Bosque Alemão: guia de visitação para conhecer a magia dos contos de fada

Por
Atualizado em 16.03.23

Devido às atividades lúdicas, o Bosque Alemão é um dos parques mais surpreendentes da capital paranaense. Inclusive, algumas pessoas relatam que o passeio é como entrar em um verdadeiro ambiente de conto de fadas. A seguir, confira um guia de visitação com dicas e informações relevantes sobre esse ponto turístico de Curitiba.

Publicidade

Onde fica o Bosque Alemão

O Bosque Alemão fica localizado no bairro Jardim Schaffer, uma região residencial muito tranquila de Curitiba. O local possui duas entradas, a primeira na esquina da Rua Nicolo Paganini e Rua Schubert, e a segunda na esquina da Rua Nicolo Paganini com a Rua Francisco Schaffer.

Como chegar

O parque fica a apenas 5 km do centro de Curitiba e você pode chegar até lá de ônibus, carro ou táxi. De carro, basta seguir pela Av. Visconde de Guarapuava, e depois da R. Cel. João Guilherme Guimarães você chegará ao parque. De ônibus, basta escolher as linhas Interbairros II, Convencional Jardim Mercês-Guanabara, Primavera e Bracatinga.

O Bosque Alemão oferece tranquilidade e diversão para toda a família, ideal para fugir da rotina e conhecer a cultura alemã. Por isso, conheça a história do parque no próximo tópico.

História do Bosque Alemão

Também conhecido como Memorial Alemão, o local foi construído para homenagear a cultura e as tradições dos imigrantes alemães no século XIX. Antes da reforma, a área fazia parte da antiga chácara da família Schaffer, uma família pioneira de Curitiba.

Inaugurado em 1996, os 38 mil m² de mata nativa e nascentes de água doce preservam os traços da arquitetura germânica e as atrações prometem manter viva a cultura dos imigrantes. Atualmente o memorial é uma das principais atrações turísticas da cidade e ele precisa fazer parte do seu roteiro.

Como visitar o Bosque Alemão

O Bosque Alemão é um lugar encantador e repleto de coisas para fazer. Mas antes de conferir todas as atrações, fique por dentro de dicas essenciais para melhorar sua programação:

Publicidade

  • Valor da entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento do parque: aberto diariamente, das 06h às 20h.
  • Horário de funcionamento da Casa das Bruxas: aberto diariamente, das 09h às 17h.
  • Hora do Conto: acontece aos sábados, a partir das 14h na Casa das Bruxas. Além da contação de histórias, costumam acontecer apresentações teatrais para o público infantil.
  • Entrada principal: escolha a entrada da Rua Nicolo Paganini com a Rua Schubert para percorrer a Trilha João e Maria, encontrar o Oratório Bach e subir a Torre dos Filósofos.
  • Segunda entrada: use a entrada da Rua Nicolo Paganini com a Rua Francisco Schaffer se quiser começar o seu passeio pelo Portal do Bosque Alemão e pela Praça da Poesia Germânica.
  • Estacionamento: você vai encontrar opção de estacionamento nas duas entradas do Bosque Alemão. E o melhor é que ambas são gratuitas.
  • Culinária Germânica: próximo ao Oratório Bach, há uma cafeteria que serve alguns quitutes de origem alemã. Então, aproveite para provar estas delícias ao mesmo tempo em que desfruta da natureza do parque!

Esse é um excelente local para passar uma tarde em família ao ar livre. Os parques de Curitiba são bem famosos e proporcionam passeios incríveis para todos os públicos. Se você estiver passando pela cidade, não deixe de conhecer o Bosque Alemão.

O que fazer no Bosque Alemão

Finalmente chegou o momento de conferir todas as atrações do Bosque Alemão. Reserve um período do seu dia e se programe para fazer todas as atividades da lista:

1. Portal do Bosque Alemão

O Portal do Bosque Alemão é um dos principais pontos para tirar fotos e fica logo na entrada! A arquitetura é uma representação da Casa Mila, uma construção estilo germânico que ficava no centro de Curitiba no século XIX. Inclusive, a grade de ferro que fica na parte superior central do portal é original da antiga construção.

2. Casa da Bruxa

A Casa da Bruxa é uma biblioteca infantil e sua arquitetura representa a história de João e Maria. Ela fica localizada bem no meio da Trilha João e Maria. Aos fins de semana ocorre a Hora do Conto, um evento de contação de histórias realizado por artistas vestidos de bruxa. Vale a pena levar as crianças para conferir a atração.

3. Trilha João e Maria

Se trata de uma trilha no Bosque Alemão que ilustra os principais trechos da história de João e Maria. Existem diversas placas recontando a famosa história dos Irmãos Grimm ao longo do trajeto, sendo uma opção interativa e educativa para aproveitar junto com as crianças.

4. Oratório Bach

O Oratório Bach fica na entrada principal do Bosque Alemão. A construção é uma réplica de uma antiga igreja de madeira que ficava no bairro do Seminário no século XIX e homenageia o músico alemão Johann Sebastian Bach. No local, há uma sala de concertos e apresentações, com capacidade para receber até 100 pessoas.

5. Mirante do Bosque Alemão

Para chegar até o mirante, basta partir do Oratório de Bach e caminhar pela ponte de madeira. Com quase 20 metros de altura, o local tem uma paisagem simplesmente incrível. Lá do alto, você terá uma vista panorâmica de grande parte da cidade de Curitiba. O mirante também é considerado um dos principais cartões-postais da cidade!

6. Torre dos Filósofos

A Torre dos Filósofos é uma construção rústica de 20 metros de altura. Foi construída em homenagem a Goethe e Nietzsche, e é popularmente conhecida como ‘Torre das Vertigens do Espírito Santo’. Sua estrutura é toda feita de Eucalipto e na parte superior você terá uma bela vista do Bosque Alemão.

7. Praça da Poesia Germânica

Fica em frente ao Portal Bosque Alemão e chama a atenção pela sua grande beleza. O espaço possui um jardim bem cuidado, com flores coloridas na maior parte do ano. A praça é perfeita para quem quer fazer uma caminhada, ou simplesmente apreciar a beleza das flores.

Publicidade

Em aproximadamente uma hora você conseguirá visitar todas as atrações do parque. Mas fique para aproveitar a Hora do Conto também, principalmente se você levar crianças.

10 fotos do Bosque Alemão para viver um conto de fadas

Que tal dar uma olhada nos cenários encantadores do Bosque Alemão? Após apreciar os cliques abaixo, você certamente ficará com vontade de visitar a atração. Confira:

1. O Bosque Alemão é um destino muito convidativo

2. Que mistura a singularidade da cultura germânica

3. Com uma natureza estonteante e encantadora

4. A trilha arborizada é perfeita para uma caminhada relaxante

5. Aproveite cada momento do seu passeio

6. Para relaxar e desfrutar de todos os pontos do parque

7. Você certamente não terá pressa para ir embora

8. O memorial preserva a cultura e a história da imigração alemã

9. Em meio a paisagens incríveis

10. Não perca a oportunidade de visitar esse destino único na capital paranaense

Gostou de conhecer o Bosque Alemão? Aproveite que já está na cidade e veja mais dicas sobre o que fazer em Curitiba para complementar o seu roteiro.