Cabreúva: 10 motivos para conhecer esse destino rural

Escrito por Liz Santana
Em 12.10.20

Cabreúva é uma típica cidade do interior, famosa pelas paisagens, áreas verdes e calmaria. Além disso, esse é um destino ideal para quem busca espiritualidade e um mergulho no seu eu interior. Aliás, é lá que está localizado um importante centro budista do país, que recebe centenas de visitantes de todo o mundo. Gostou? A seguir, confira as atrações mais buscadas por lá!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Cabreúva e como chegar

A cidade fica localizada a 80 km da capital de São Paulo e possui cerca de 50 mil habitantes. O seu potencial vem quase todo das belezas naturais, do turismo religioso e de atividades de aventura, como trilhas, cicloturismo e caminhadas. Você poderá fazer um bate-volta de carro ou passar um final de semana com a família.

O que fazer em Cabreúva

Cabreúva possui diversas atividades que agradam os diversos gostos. O visitante poderá fazer uma imersão na natureza, como também aproveitar os centros de meditação para relaxar. Independente da sua escolha, certamente você retornará à sua cidade renovado. Veja o que visitar por lá:

1. Centro de Meditação Kadampa Brasil

O Kadampa Brasil é um centro de meditação budista onde ocorrem diversas atividades, aulas, cursos, celebrações importantes e retiros. O local recebe grupos de visitantes de todo o país, que vão em busca de paz interior e de um contato maior com a natureza. O centro ainda dispõe de cafés, livraria, lojas e um lindo jardim. Essa é uma das principais atrações de Cabreúva.

2. Mosteiro Sakya

Outro local importante e que movimenta o turismo em Cabreúva é o Mosteiro Sakya. A entidade religiosa oferece práticas do budismo tibetano e estudos de filosofia e psicologia. O ambiente é bastante inspirador e os ensinamentos de Buda são compartilhados entre todas as pessoas, independente de religião. Sendo assim, lá é possível participar de workshops, cursos, palestras e retiros.

3. Cachaça Vilela Artesanal

Se você está em busca dos sabores locais, certamente vai gostar de conhecer essa cachaçaria. O lugar funciona de segunda a sexta e oferece ao turista uma experiência fantástica, através da degustação das cachaças produzidas por lá mesmo. Aliás, mesmo que você não seja fã da bebida, vai querer levar para casa um pouco dessa iguaria. Mas vale salientar que os preços costumam ser um pouco altos.

4. Empório Uai

E por falar em delícias, você vai ficar encantado com os doces do Empório Uai. Lá é o ponto de parada de muitos visitantes que passam pela Estrada dos Romeiros, inclusive das pessoas que praticam cicloturismo pela região. O estabelecimento é simples e com uma decoração rústica, porém o atendimento é considerado bom e a comida, excelente. Aliás, você ainda poderá degustar alguns produtos e levá-los com você.

5. Fazenda Guaxinduva

A Fazenda Guaxinduva é um dos pontos de visitação mais lindos de Cabreúva e fica localizado dentro de uma propriedade privada. O local possui uma extensa área verde com lagos, cachoeiras incríveis, trilhas e churrasqueiras. Além disso, a paisagem é incrível e o turista se sente bastante reenergizado após passar alguns dias nessa região. Sem dúvidas, uma ótima opção para ir com a família.

6. Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade

Se você é daquelas pessoas mais religiosas, conheça a charmosa Igreja Matriz de Cabreúva. Essa é uma construção típica das regiões interioranas, acolhedora e com uma arquitetura antiga, porém conservada. O local traz uma sensação de paz e tranquilidade e ainda fica em frente a uma cafeteria. Por isso, se você está fazendo um tour pelo centro da cidade, dê uma parada para admirar essa atração.

7. Portal Japy Golf Club

O Japy Golf Club funciona como um complexo com campo de golf, piscina, heliponto, restaurante e campo de futebol ao longo do condomínio. O local ainda possui trilhas para a Serra do Japy e oferece uma vista perfeita para a mata nativa de Cabreúva. No entanto, ele é frequentado por pessoas com alto poder aquisitivo e o custo para entrar é um pouco alto.

8. Camping Cabreúva

O Camping Cabreúva é uma opção de hospedagem em Cabreúva. Além disso, sua extensão territorial abrange áreas com piscinas, parque aquático, restaurante e atividades de esporte e aventura. Ou seja, é o local perfeito para ir com os filhos, pois há diversão para todas as idades. E por falar nisso, você ainda encontrará parquinhos, trenzinhos, saúna e diversas trilhas que levam às cachoeiras.

9. Serra do Japy

A Serra do Japy fica localizada ao lado do Portal Japy e possui paisagem perfeita, clima tranquilo e diversas nascentes. Ela fica entre quatro municípios de São Paulo, com diversos ecossistemas e fauna e flora diversificadas. Aliás, esse nome se assemelha ao canto de um pássaro e, em tupi-guarani, significa “nascente de rios”.

10. Cachoeira da Corda

A Cachoeira da Corda é perfeita para se refrescar e fica localizada dentro da propriedade da Fazenda Guaxinduva. O acesso não é fácil, então, se você não tem carro, uma boa opção é alugar um transporte para levá-lo até o início da trilha. Enfim, a cachoeira tem esse nome porque há uma corda utilizada para quem deseja fazer saltos no rio. Garantia de diversão!

Em apenas um dia, é possível conhecer boa parte das atrações que listamos aqui. Porém, se quiser aproveitar com mais calma, poderá se hospedar em um dos hotéis da região e passar mais alguns dias desfrutando de ar puro e calmaria.

Hotéis e pousadas

Cabreúva possui algumas opções de hospedagens, como pousadas, hotéis fazenda e até mesmo campings. Por isso, o ideal é que você avalie as suas necessidades para escolher o melhor lugar. Para te ajudar, listamos os principais lugares em que você pode ficar por lá. Confira:

  • Colinas de Cabreúva – $$: o Colinas de Cabreúva fica localizado em uma reserva ecológica onde é possível realizar atividades ao ar livre. O local possui quartos confortáveis e disponibiliza uma comida caseira deliciosa.
  • Fazenda Tucunduva – $$$: a Fazenda Tucunduva possui quartos para família e aceita animais de estimação. Além disso, ainda oferece estacionamento gratuito para os hóspedes.
  • Hotel Cabreúva Resort – $$$$: essa opção possui vista para a montanha, terraço para gosta de tomar banhos de sol e transfer para o aeroporto. O café costuma ser bem avaliado também.

A melhor parte de se hospedar em cidades do interior é aproveitar as experiências gastronômicas dos hotéis. Por isso, confira se a sua hospedagem possui todas as comodidades que você deseja!

Vídeos sobre as atrações de Cabreúva

Se você ainda está em dúvidas sobre o que fazer em Cabreúva, que tal ter mais dicas de pessoas que já estiveram por lá? A seguir, confira as principais atrações e a melhor forma de aproveitá-las!

O que fazer em Cabreúva

Conheça aqui os principais pontos turísticos de Cabreúva e os locais que você deve visitar. Aproveite para desfrutar das melhores atrações da cidade!

Trilha na Fazenda Guaxinduva

Você é daqueles que gostam de se aventurar em atividades novas? Então, conheça essa fazenda e as principais atividades que você poderá fazer por lá.

Descobrindo o Camping Cabreúva

Veja, nesse vídeo, as belezas de Cabreúva e faça um tour pelo camping mais famoso do local. Você vai gostar bastante das várias possibilidades de diversão de lá!

Entrar em contato com a natureza é a melhor forma de descansar a mente e o corpo. Certamente, esse destino vai te deixar encantado e com vontade de voltar outras vezes para sentir esse prazer novamente!

12 fotos de Cabreúva para admirar

Banho de lago, mergulho na cachoeira, trilhas divertidas pela natureza… Essas são apenas algumas das atividades que você poderá aproveitar em Cabreúva. Então, confira lindas imagens para já ficar com vontade de viajar agora mesmo!

1. Precisa de tranquilidade?

2. Então, vá para Cabreúva!

3. A cidade possui um centro de budismo

4. Para tirar fotos lindas

5. Fazendas maravilhosas

6. Com lagos

7. Trilhas

8. E cachoeiras incríveis

9. Para meditar

10. E se refrescar

11. Experimente também as delícias locais

12. E aproveite bastante!

Sem dúvidas, essa é a melhor opção para passar alguns dias longe da correria das cidades. E, se você tiver mais dias de folga, aproveite para conhecer a cidade de Bananal, que fica logo ao lado!