Conceição do Mato Dentro: veja o que fazer na capital mineira do ecoturismo!

Por
Atualizado em 18.10.22

Conceição do Mato Dentro é uma cidade histórica de Minas Gerais. Ela está na rota da Estrada Real, a trilha turística mais famosa do Brasil. Com foco no ecoturismo, o destino é perfeito para fugir da rotina e da correria. Acompanhe a matéria e conheça as atrações que prometem uma viagem cheia de aventura.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro é uma pequena cidade de Minas Gerais. Ela está localizada na Serra do Espinhaço, a 166 km de Belo Horizonte. Diversos atrativos naturais da região foram tombados pela Unesco. Inclusive, o município é conhecido como a capital mineira do ecoturismo. Além disso, suas festividades locais são famosas, como o Festival da Cachaça, que acontece anualmente entre os dias 15 e 18 de novembro.

Como chegar

O Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, é o mais próximo de Conceição do Mato Dentro. Ao desembarcar no local, é preciso viajar 140 km pela MG-10 até chegar à cidade. Para mais conforto, o indicado é fazer o trajeto de carro. Entretanto, você pode viajar de ônibus e desembarcar na Estação Rodoviária Xisto Guerra a 2 km do centro. Já para quem sai de Belo Horizonte, é preciso percorrer 166 km pela MG-10.

No geral, são duas horas de estrada. Depois disso, é só aproveitar as atrações que Conceição do Mato Dentro oferece. Não esqueça de fotografar e apreciar cada momento da sua viagem!

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

Apesar de ser uma cidade pequena, Conceição do Mato Dentro conta com diversas atrações turísticas. Abaixo, conheça algumas atividades que deixarão seu roteiro cheio de ar fresco, cachoeiras e lindas paisagens:

1. Poço das Ninfas

O Poço das Ninfas fica a 5 km do centro da cidade. Com aproximadamente 15m², a atração se destaca por causa da cascata de águas cristalinas e do poço que promove uma sensação de hidromassagem. Aproveite as pequenas piscinas naturais e uma pequena trilha em meio à natureza.

2. Pico do Soldado

O Pico do Soldado é uma atração natural famosa em Conceição do Mato Dentro. Localizado no Monumento Natural da Serra da Ferrugem, o pico é muito procurado por turistas que gostam de praticar voo livre. A trilha possui um pouco mais de 4 km e seu nível é considerado difícil, pois o acesso é íngreme. No entanto, a vista do alto é tão sensacional que compensa a caminhada!

Publicidade

3. Lago Azul

O Lago Azul fica a 4,5 km do centro de Conceição do Mato Dentro. Também conhecida como Pocinho Azul, a atração recebeu esse nome devido à transparência azulada de suas águas. Você encontrará um pequeno riacho com nascente no Salão das Pedras, além de diversos poços nos arredores. As águas são propícias para banho o ano inteiro.

4. Parque Natural Municipal Salão de Pedras

O parque está localizado na região oeste da cidade. Ele faz parte da reserva da biosfera da Serra do Espinhaço. Além disso, possui grande relevância histórico-cultural devido à presença de sítios arqueológicos, recursos naturais e pinturas rupestres de até 5 mil anos atrás. O local é bastante frequentado por praticantes de boulder e outros esportes de escalada.

5. Serra da Ferrugem

Também conhecida como Mirante da Torre ou Mina da Torre, a Serra da Ferrugem é um monumento natural de Conceição do Mato Dentro. Localizada a 8 km do centro, a serra possui uma área de 867 hectares e oferece uma visão panorâmica da cidade. O local foi tombado como patrimônio histórico-cultural do município em 2007.

6. Cânion do Peixe Tolo

O Cânion do Peixe Tolo é uma das principais atrações da cidade. Ele está localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Intendente, no distrito de Itacolomi. O percurso possui aproximadamente 5 km, com alguns trechos mais delicados, por isso, é indicado contratar um condutor credenciado. No local, você encontrará diversas cachoeiras, como a Cachoeira do Bucaína e a Cachoeira do Peixe.

7. Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro fica na Serra do Espinhaço e é uma das atrações mais visitadas de Conceição do Mato Dentro. Com 273 metros de altura, ela chama a atenção por causa do seu formato que lembra a figura de um coração. Para chegar ao destino, é preciso percorrer uma trilha de uma hora e meia. O percurso é todo sinalizado e preparado para oferecer segurança aos turistas.

8. Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos fica a 20 km da Cachoeira do Tabuleiro. A igreja foi construída por escravos em 1728. A construção foi tombada e reconhecida como patrimônio histórico pelo IPHAN em 1948. Apesar de ter sido restaurada, a capela preserva a arquitetura colonial e chama a atenção dos turistas que chegam à cidade.

9. Mercado Municipal Maurílio Lages

O Mercado Municipal Maurílio Lages está localizado no centro da cidade. A atração turística reúne diversos aspectos do município, entre eles, culinária, tradições culturais e a história local. O prédio foi tombado pela prefeitura como patrimônio histórico-cultural.

10. Travessia Lapinha Tabuleiro

A Travessia Lapinha Tabuleiro cruza toda a Serra do Espinhaço em uma jornada de 3 dias. Uma atividade para pessoas que já estão acostumadas com esse tipo de aventura. O percurso possui 42 km. É importante fazer um bom planejamento e levar itens essenciais para a caminhada, como lanches leves, água, roupas apropriadas, barraca, material para escalada, entre outros.

Qual dessas atrações você colocará no seu roteiro? Com um bom planejamento, é possível visitar todas e aproveitar ao máximo a sua estadia na cidade.

Publicidade

10 fotos encantadoras de Conceição do Mato Dentro

Se você quer viajar para descansar e apreciar a natureza, Conceição do Mato Dentro é o destino ideal! Abaixo, confira um pouquinho mais das belezas da cidade mineira.

1. No interior de Minas Gerais

2. Conceição do Mato Dentro encanta os turistas

3. Com suas paisagens extraordinárias

4. Aproveite a viagem para relaxar

5. Visite as tranquilas piscinas naturais

6. E faça trilhas no Parque Natural

7. O importante é apreciar cada paisagem

8. Aproveitar o contato com a natureza

9. Para recarregar as energias

10. E conhecer esse paraíso mineiro

As paisagens realmente encantam! Aproveite para planejar agora mesmo a sua viagem e conheça de perto cada uma das atrações de Conceição do Mato Dentro.

Turistando em Conceição do Mato Dentro

A simplicidade de Conceição do Mato Dentro é um dos grandes charmes da cidade. Confira alguns vídeos que mostram várias belezas do destino.

Um dia na charmosa Conceição do Mato Dentro

Nesse vídeo, você conhecerá um pouquinho da tranquilidade de Conceição do Mato Dentro. O passeio inclui a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e as formações rochosas do Salão de Pedras.

A espetacular beleza da Cachoeira do Tabuleiro

Acompanhe um passeio até a Cachoeira do Tabuleiro. Você conseguirá visualizar a dificuldade da trilha de quase 3 km. Além disso, repare na beleza majestosa da principal cachoeira de Conceição do Mato Dentro.

Um vlog na cidade Conceição do Mato Dentro

Acompanhe um dia de passeio em Conceição de Mato Dentro, começando pela feira de artigos regionais e depois passeando pelas ruas da cidade. A simplicidade e o charme do interior é algo que encanta os visitantes.

Que tal estender um pouquinho a viagem? Aproveite para conhecer Serro, a capital do queijo, localizada a 63 km de Conceição do Mato Dentro. Minas Gerais é rica em belezas naturais, encantos históricos e muita cultura.