5 atividades para apreciar o encanto do percurso da Estrada Bonita

A Estrada Bonita foi fundada em 1885 por imigrantes alemães, em Santa Catarina. Ela conta com restaurantes, pousadas e até museu em seu caminho. Logo na entrada dela existe um restaurante capaz de garantir uma experiência única com as comidas típicas da Alemanha. A estrada possui aproximadamente 5 km de belezas naturais e você pode observar a bela paisagem montanhosa pelo percurso.

Publicidade

Onde fica a Estrada Bonita

A Estrada Bonita está localizada no distrito de Pirabeiraba, na região de Joinville, Santa Catarina, a 17 km do centro.

Como chegar

Para encontrá-la basta seguir a BR-101 sentido norte. Ela é asfaltada até certo ponto e depois é formada por estrada de terra. Em seu percurso além de observar belas paisagens e sentir a tranquilidade que só a natureza pode oferecer, você também poderá conhecer ótimas opções para lazer.

O que fazer na Estrada Bonita

Ao decorrer da Estrada, você encontrará diversos restaurantes, pousadas e propriedades rurais que comercializam produtos tradicionais e que oferecem ótimos espaços para descanso.

1. Visitar o Museu Duas Rodas

Inaugurado por Rodolfo Gehrmann há mais ou menos cinco anos, o Museu Duas Rodas conta com mais de 300 bicicletas e motos de diversos momentos do século XX, garantindo uma verdadeira viagem no tempo.

2. Apreciar as construções e conhecer os moradores

Grande parte dos moradores da Estrada Bonita são descendentes de alemães que atuam na atividade agrícola e turismo, é possível visitar algumas propriedades. A Estrada é um forte nome no turismo rural da região, lá os moradores comercializam muitos produtos coloniais e típicos. As propriedades bem cuidadas transmitem um ar de acolhimento e conforto, além de serem lindas paisagens para apreciação.

3. Atravessar a Ponte Tercilio Bilau

Na região da Ponte Tercilio Bilau você pode aproveitar a natureza e curtir o lazer em família, no entorno existem restaurantes e lanchonetes. A Ponte tem 3 m de altura e 28 m de extensão, está sobre o Rio Pirabeiraba. Recebeu o nome em homenagem a um dos moradores mais antigos da região. É possível tomar banho no rio e realizar piqueniques. A Ponte liga a Estrada Bonita ao Recanto do Diamante, onde é necessário pagar para entrar.

Publicidade

4. Conhecer o Recanto do Diamante

O Recanto do Diamante é um lindo local que possui área para piquenique, camping e churrasco. Além disso, é possível fazer ensaios fotográficos em suas belas paisagens, mas há necessidade de realizar agendamento, assim como as atividades anteriores. O restaurante abre às sextas-feiras, finais de semana e feriados. O local tem um amplo espaço com trilhas, lagos e rios, é ideal para um dia de lazer com a família.

5. Experimentar comidas típicas

No Restaurante Recanto Gehrmann você pode provar algumas comidas típicas da Alemanha. O local conta com uma varanda ao lado de um córrego, o que garante uma refeição tranquila e confortável para você. O Recanto ainda possui uma piscina para que os clientes se refresquem no pós-almoço ou após um café colonial. No mesmo terreno está o Museu Duas Rodas, garantindo a você dois passeios de uma só vez!

Além dessas atividades você também pode entrar em contato com agências de turismo da região para fazer esportes dentro do rio e trilhas para conhecer ainda mais a Estrada Bonita.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua viagem

Para aproveitar ainda mais sua experiência na Estrada Bonita não deixe de conferir algumas dicas preciosas:

  • Conheça a Propriedade Ango Kersten: é uma propriedade de agricultura familiar onde existe o Museu Rural, venda de produtos coloniais e artesanato, além da fábrica de melado e um passeio de trator pela natureza, existe uma taxa para conhecer a propriedade e embarcar nessa aventura.
  • Faça piquenique ou acampe: diversos Recantos têm área para camping, se você gosta de se conectar com a natureza, não deixe essa oportunidade passar. Mas se você é daquelas pessoas que preferem um quarto e uma cama, aproveite o dia para realizar um piquenique na beira do Rio Bonito e se refrescar.
  • Converse com os moradores: nada melhor do que conversar com quem mora no local de visitação para conhecer mais da história, não é mesmo? Muitos dos moradores são descendentes de alemães e comercializam produtos em suas propriedades, como geleias, queijos, artesanatos, pães, melaços, cachaças e linguiças, a partir do turismo receptivo.

Esse roteiro é para que você aproveite ao máximo sua viagem! Agora que você já sabe o que fazer a ainda recebeu algumas dicas importantes, saiba onde pode saborear as melhores comidas.

Bares e restaurantes na Estrada Bonita

Muitos recantos que estão localizados no caminho da Estrada Bonita oferecem alimentação, veja os melhores locais para tomar um belo café colonial ou comer comidas típicas em um variado buffet livre.

  • Restaurante Tia Martha – $$: inaugurado em 1995, o Restaurante Tia Martha se destaca por oferecer café colonial com uma grande variedade de comidas típicas alemãs, funciona de quarta a sexta-feira com serviço à lá carte e buffet aos finais de semana e feriados. Lá você poderá provar a tradicional chucrute e o bom marreco. O local é pet friendly e o valor do buffet é acessível. O restaurante fica no final do asfalto da Estrada Bonita.
  • Alles Blau Cuca e Café – $$: localizado no início da Estrada Bonita, o local oferece um belo café rural simples e caseiro com buffet livre e valor acessível. É um ambiente aconchegante e familiar em meio a natureza. O Alles Blau Cuca e Café tem o objetivo de preservar a culinária artesanal e local, seu foco é a produção de cucas.
  • Restaurante Grün Wald – $$$: oferece café colonial com o valor mais elevado que os anteriores, além disso, conta com um buffet bastante variado. Está localizado junto ao Pórtico da Estrada Bonita, você encontrará o restaurante facilmente. O local também é uma pousada, garantindo assim conforto e lazer para os visitantes.

Não dá para perder a oportunidade de tomar um belo café colonial, né? E para o seu roteiro ficar ainda mais completo confira algumas acomodações que os hóspedes estão falando bem.

Hotéis e pousadas

Veja a lista com as melhores acomodações para você curtir seu passeio com tranquilidade e conforto.

  • Grün Wald Restaurante e Pousada – $: é a acomodação perfeita para quem está procurando um lugar bem pertinho da Estrada Bonita. É uma pousada simples e econômica, possui piscina e atividades recreativas para a família. Além disso, tem um restaurante que você pode saber mais subindo um pouco esse roteiro para “onde comer”, a comida tem uma boa avaliação pelos hóspedes.
  • Hotel 10 Joinville – $$: localizado a 15 km do Rio Bonito é uma ótima opção para quem prefere um quarto de hotel e conforto. O estacionamento é gratuito e o café da manhã está incluso na diária. Um diferencial é que o hotel dispõe de quartos para hóspedes com mobilidade reduzida. Animais de estimação são aceitos desde que estejam dentro das regras do hotel, existe limite de tamanho e peso, além da necessidade de o animal ser adestrado.
  • Hotel Fazenda Dona Francisca – $$$$: inaugurado em 2003 o Hotel Fazenda está localizado no ponto mais nobre da Serra Imperial Dona Francisca, apenas 3 km do mirante da Serra e 35 km do centro de Joinville. É o local perfeito para descansar com tranquilidade e se divertir em família. Conta com as mais diversas atividades, como trilhas, banheira ao ar livre, pesca, sauna, espaço kids e muito mais. Animais de estimação são permitidos e custos adicionais podem ser aplicados.

Além desses locais para repousar, você pode encontrar diversos outros pelo seu percurso na Estrada Bonita, fique atento e aproveite a melhor possibilidade!

Publicidade

12 fotos encantadoras da Estrada Bonita para te instigar

São inúmeras as belezas que essa aventura pode te proporcionar, confira as fotos abaixo e não passe vontade de realizar essa viagem. Na Estrada Bonita você encontrará:

1. Aqui você encontrará as paisagens mais encantadoras

2. Muita paz e tranquilidade

3. Aconchego e simplicidade

4. Calmaria para descansar

5. Água limpa para se refrescar

6. Lugares para se lembrar

7. E para se conectar com a natureza

8. Oportunidade única de conhecer belos lugares

9. E agradecer a natureza

10. Aproveitando cada aventura

11. Apreciando desde as águas cristalinas

12. Até as montanhas da Estrada Bonita

E aí? Bateu vontade de conhecer esse destino? Se você gostou de saber sobre a Estrada Bonita, não deixe de conferir também o que fazer em Joinville e aproveite!