Ilhas brasileiras: conheça 25 destinos que são de tirar o fôlego

Escrito por Gabriella Soares

As ilhas brasileiras são os locais ideais para curtir lindas praias, conhecer animais marinhos e praticar esportes aquáticos. Existem diversas opções com as mais diferentes atrações, desde observar baleias jubarte até simplesmente relaxar em uma bela praia de areia branca e mar de águas transparentes. Veja abaixo as melhores ilhas brasileiras:

Continua após o anúncio

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um dos mais famosos arquipélagos de ilhas brasileiras. Localizada na costa pernambucana, Noronha é simplesmente linda e o lugar ideal para curtir uma praia. Além disso, é possível conhecer a rica e linda vida marinha da região.

Ilha Grande

Localizada no Rio de Janeiro, Ilha Grande é uma das ilhas brasileiras mais procuradas por turistas. E isso porque a ilha tem mais de 100 praias e trilhas, além de contar com trechos preservados da Mata Atlântica. É o lugar ideal para fazer ecoturismo e aproveitar um dia no mar.

Atol das Rocas

O Atol das Rocas é uma ilha próxima a Fernando de Noronha e consiste em um anel de corais em meio ao Atlântico Sul. Esse é o local ideal para o turista conhecer e entrar em contato com a vida marinha, já que o Atol é uma linda reserva biológica, cheia de tartarugas.

Ilha do Gajiru

No Ceará está localizada a Ilha do Gajiru, uma das ilhas brasileiras menos exploradas. Gajiru é um dos melhores locais para praticar kitesurf, mas também é uma ótima opção para quem quer relaxar e aproveitar a linda praia e um mar ideal para banho.

Angra dos Reis

Angra dos Reis é outro destino paradisíaco do Rio de Janeiro que é queridinho dos turistas. O arquipélago reúne diversas ilhas e mais de mil praias. Além disso, é possível encontrar dezenas de cachoeiras e baías, que encantam a todos os visitantes.

Abrolhos

Localizado na Bahia, Abrolhos é um arquipélago de cinco ilhas, que formam uma área de proteção ambiental. Considerado um paraíso para tartarugas e baleias jubartes, Abrolhos é o local ideal para fazer ecoturismo e se maravilhar com a natureza.

Ilha do Marajó

Já no Pará, na foz do Rio Amazonas, fica a Ilha do Marajó, um local ideal para praticar esportes, tanto aquáticos como terrestres. Além disso, Marajó conta com diversas praias desertas, campos naturais e trilhas para caminhadas.

Ilhabela

Ilhabela é o destino ideal para quem quer se conectar e aproveitar a natureza. Localizada em São Paulo, Ilhabela oferece trilhas, cachoeiras e até locais para se acampar. Além disso, suas praias têm águas cristalinas e contam com uma linda paisagem.

Cabo Frio

O arquipélago de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, reúne diversas ilhas brasileiras de diferentes tamanhos, mas que têm em comum suas belas praias e exuberante natureza. Nesse local é possível pescar, fazer trilhas e até mergulhar.

Continua após o anúncio

Ilha de Boipeba

Na Bahia fica uma das mais belas ilhas brasileiras, a Ilha de Boipeba. A ilha tem lindas praias, dunas e uma parte preservada da Mata Atlântica. Além disso, é comum ver nas praias recifes e tartarugas marinhas, que vivem no entorno de Boipeba.

Ilha das Couves

Localizada em São Paulo, a Ilha das Couves é um belo local para quem gosta de mergulhar ou de surfar. Isso porque suas praias têm águas clarinhas, quase transparentes, que contam também com muitas ondas. Além disso, a paisagem da Ilha das Couves é simplesmente encantadora.

Ilha do Porto Belo

Muitas vezes chamada também de Ilha João da Cunha, a Ilha do Porto Belo é um lindo ponto turístico de Santa Catarina. Porto Belo conta com uma área de preservação da Mata Atlântica, além de praias de águas transparentes, que são ideais para o banho.

Ilha do Cardoso

Uma das ilhas brasileiras mais isoladas é a Ilha do Cardoso, em São Paulo. A ilha conta com uma grande área de preservação ambiental, então suas praias são mais vazias e limpas, assim como suas cachoeiras e suas trilhas.

Ilha de Caieiras

A Ilha de Caieiras, localizada no Espírito Santo, é um local para quem quer entrar em contato com a natureza. Na região, há manguezais, além de uma vila de pescadores. Por causa disso, uma das grandes atrações de Caieiras é a sua culinária capixaba.

Ilha do Mel

Já se o que você está buscando é um destino romântico, a Ilha do Mel, no Paraná, é a viagem ideal. Com um visual um pouco mais rústico, essa ilha tem 25 quilômetros de praias e trilhas mais fáceis e ideais para uma caminhada a dois.

Ilha do Francês

Localizada em Santa Catarina, a Ilha do Francês é um pequeno paraíso da natureza em que é possível encontrar uma linda parte da Mata Atlântica. Além disso, suas praias não são tão cheias como a vizinha Florianópolis e contam com águas quentes que têm um lindo tom de azul.

Ilha de Tinharé

Tinharé é uma ilha na região da Bahia que é mais conhecida por ser o local do Morro de São Paulo. Essa é uma ilha para quem quer curtir o verão em clima agitado. É comum acontecer muitas festas em Tinharé, inclusive em suas belas praias de areia branca e mar azul claro.

Ilha do Caju

A Ilha do Caju fica no Maranhão, perto do Delta do Parnaíba, e é o local ideal para aproveitar a natureza. O local conta com diversas dunas e piscinas naturais, sem contar algumas piscinas de água doce.

Ilha de Itamaracá

Ao norte de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá é o local ideal para aproveitar um dia na praia. Há diversas opções, já que Itamaracá tem 11 praias, incluindo algumas mais desertas. Além disso, também é um ótimo lugar para aproveitar a natureza, com seus manguezais e trilhas.

Ilha Itaparica

Itaparica é uma ilha baiana que é muito procurada por quem deseja praticar esportes aquáticos. As belas praias dessa ilha possuem água morna e contam ainda com um mar de cor azul claro que é encantador e ideal para canoagem.

Alter do Chão

Um dos destinos mais românticos do Brasil, Alter do Chão é uma das ilhas brasileiras que todos deviam conhecer. Esse é um paraíso de praias de areia branca e águas cristalinas que fica ainda mais lindo durante o pôr do sol. Alter do Chão fica na região amazônica, em Santarém.

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é uma formação de cerca de 80 ilhas que fica entre o Maranhão e o Piauí. No Delta, é possível aproveitar uma bela paisagem, cheia de dunas, rios e até mesmo bancos de areia. Além disso, há diversos passeios de barco para que os turistas possam conhecer a natureza e os animais das ilhas.

Ilha do Bananal

Localizada em Tocantins, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo e ideal para praticar esportes náuticos, já que suas águas são tranquilas. Além disso, a ilha conta ainda com diversos rios e animais silvestres, como botos e tartarugas.

Florianópolis

Uma das mais famosas ilhas brasileiras, Florianópolis conta com mais de 100 praias e também muita cultura, já que é um dos centros populacionais de Santa Catarina. Em Florianópolis é possível encontrar diferentes tipos de praias, seja para surfar, tomar um banho de mar ou simplesmente relaxar.

Arquipélago de São Pedro e São Paulo

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo fica no litoral do Rio Grande do Norte e compreende um conjunto de dez ilhas. Esse é um local ideal para quem gosta de mergulhar, já que é possível ver diversas espécies que são protegidas. É uma viagem única.

Faça o seu roteiro e aproveite o melhor das ilhas brasileiras. E não deixe de conhecer também as melhores praias do Brasil.