Lagoa de Arituba: conheça esse paraíso no Rio Grande do Norte

Escrito por Liz Santana

A Lagoa de Arituba é uma das atrações turísticas mais conhecidas do Rio Grande do Norte. Ela possui águas cristalinas e calmas, além de ótima infraestrutura com bares e restaurantes, perfeita para quem quer passar o dia com a família. Portanto, se você está em busca de um lugar novo para curtir, confira as belezas naturais dessa lagoa encantadora.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica e como ir para a Lagoa de Arituba

A 35 km de Natal e a 25 km da Praia de Ponta Negra, a Lagoa de Arituba se tornou um ótimo passeio para quem deseja conhecer o Rio Grande do Norte. É muito comum encontrar visitantes com filhos pequenos aproveitando a tranquilidade. Localizada em Nísia Floresta, município do litoral sul, essa lagoa faz parte do conhecido Roteiro das Águas.

Como chegar

Partindo pela Rota do Sol em direção ao sul, a lagoa fica depois de Tabatinga. Você pode ir de ônibus, em uma excursão ou de carro. Aliás, as atrações divertem pessoas de diversos gostos: há desde caiaques e pedalinhos até o “aerobunda”, que é uma brincadeira em que você desliza sobre a água de um lado para o outro da lagoa.

O que fazer por lá

A Lagoa de Arituba possui atrações divertidíssimas, para quem deseja descansar nas águas tranquilas ou quem quer praticar esportes mais radicais. Aliás, pelas redondezas, você encontrará também uma série de passeios incríveis, que farão das suas férias uma das melhores da sua vida. Confira:

1. Lagoa de Alcaçuz

Alcaçuz segue sendo uma atração imperdível por perto. Lá, você poderá fazer passeios de quadriciclo, descansar em uma das redes que ficam sobre a lagoa ou praticar esportes marítimos. Além disso, as águas são bem transparentes e o local é bastante tranquilo e paradisíaco, sobretudo durante os períodos de baixa estação. Por fim, o acesso é superfácil.

2. Barra de Tabatinga

Essa praia possui piscinas naturais na maré baixa, perfeitas para famílias com crianças pequenas. O visual ainda encanta todos que vão em busca de um relaxante banho de mar. O local possui estrutura com algumas barracas, mas os valores são considerados um pouco caros. Por fim, as águas são mornas, a praia é bastante preservada e ainda há estacionamento.

3. Praia de Camurupim

Outro local bastante visitado pelos turistas que estão na Lagoa de Arituba é a Praia Camurupim. O lugar é bem tranquilo, possui belezas naturais incríveis e paisagens energizantes. As piscinas naturais que se formam na maré baixa são bem quentes e as falésias na beira da praia são cenários espetaculares. Além disso, a praia está na rota de várias outras lagoas.

4. Passeio para Lagoa do Carcará

Pense em um local com águas cristalinas e doces, perfeito para tirar fotos lindíssimas… Esse lugar é a Lagoa do Carcará. Você pode fazer um bate-volta ou fretar um transporte para te levar, pois a estrada é bastante difícil. Não deixe de fazer um passeio de buggy por lá e conhecer em detalhes essa atração maravilhosa.

Continua após o anúncio

5. Complexo Capiba

Essa atração fica localizada dentro de um hotel fazenda com apartamentos decorados e equipados para receber os hóspedes. Além disso, o local ainda funciona como um grande complexo de lazer, com piscinas, campo de futebol e fazendinhas com animais, além de trilhas e restaurantes. Sem dúvidas, esse é um passeio completo para toda família que deseja um dia de diversão.

6. Museu do Vaqueiro

O museu está localizado a 28 km da Lagoa de Arituba e é a atração perfeita para quem ama vaquejada, histórias e curiosidades. O local fica próximo das lagoas e das praias da região, além de ser um ambiente agradável e rico em cultura. Por fim, ainda é possível assistir a algumas apresentações de forró por lá, a depender da temporada e dia da semana.

7. Mirante dos Golfinhos

Se você gosta de paisagens, certamente vai amar a vista do Mirante dos Golfinhos, também em Nísia Floresta, na Rota do Sol. Esse local tem esse nome porque, de lá, é possível ver golfinhos nadando nas águas, experiência maravilhosa para quem vai à praia. Além disso, o mirante é uma ótima parada para todos que estão na região e desejam ter um contato maior com a natureza.

8. Restaurante Camarão do Olavo

O Camarão do Olavo possui um bom atendimento e ótima comida. Embora os preços sejam um pouco mais caros que os praticados em outros restaurantes, o local serve pratos tradicionais, como caranguejo e casca de siri. Por fim, fica localizado de frente para o mar, onde se formam pequenas piscinas naturais.

9. Pedra Oca

A Pedra Oca é uma atração turística localizada em Camurupim e formada por rochas e pedras. Essa é uma espécie de buraco ou caverna de onde muitos aproveitam para apreciar a natureza, relaxar e, é claro, tirar muitas fotos. No entanto, programe-se antes de ir e verifique se a maré está baixa, para poder visitar o local com segurança.

10. Restaurante Toca do Chico

Outra opção de restaurante é a Toca do Chico. O local possui uma carne de sol deliciosa, além de outros pratos. O estabelecimento também disponibiliza parquinho para crianças e outros espaços de convivência, além de estar localizado perto de um ambiente com a natureza bem preservada. O atendimento é considerado bom e, os preços, bastante razoáveis.

Agora sim você pode montar seu roteiro antes de ir à Lagoa de Arituba. Vale salientar que as atrações não se esgotam aqui e existem muitos outros lugares incríveis nessa região do Rio Grande do Norte para você desbravar. É só se programar e arrumar as malas!

Hotéis e pousadas

Se você for conhecer a Lagoa de Arituba, encontrará tanto pousadas e casas de veraneio mais simples quanto opções mais luxuosas de hospedagem. O importante é que você encontre um local que esteja dentro das suas possibilidades financeiras e expectativas. Veja ótimas sugestões a seguir:

  • Chalé da Toca – $: os chalés possuem vista para a piscina e são excelentes opções, por conta do custo-benefício. Aliás, esse local possui serviço de guia de turismo por um custo a mais e fica próximo das principais atrações da região.
  • Porto Parus – $$: próxima da Barra de Tabatinga, a Porto Parus possui restaurante, estacionamento e quartos com wi-fi. O principal diferencial é o atendimento e simpatia dos funcionários e donos, que são considerados bastante atenciosos.
  • Condomínio Arituba Tropical – $$$: bem pertinho da Lagoa de Arituba, está essa hospedagem superconfortável para famílias. Isso porque o local possui cerca de 100m², piscina, churrasqueira e um lindo jardim. Enfim, ótimo lugar para quem deseja conforto e descanso.
  • Praia Bonita Resort & Conventions – $$$$: essa última opção segue como a mais luxuosa da região. A hospedagem está localizada na Praia de Camurupim, bem perto da Lagoa de Arituba, e possui quartos confortáveis, área de lazer e um delicioso café da manhã. Sem dúvidas, o local ideal para quem gosta de luxo.

Caso sua família seja grande, pode ser mais vantajoso escolher uma casa de temporada do que se hospedar em uma pousada. Avalie as opções e comece a se preparar para essa aventura!

Vídeos com dicas sobre a Lagoa de Arituba

Antes de fazer a sua viagem, não se esqueça de saber o que os outros visitantes que foram à Lagoa de Arituba estão falando sobre o local. Ter referências é muito importante para você escolher bem as atrações que você conhecerá. Anote todas as dicas!

Suas férias na Lagoa de Arituba

Se você está de férias e deseja conhecer um lugar paradisíaco no Rio Grande do Norte, certamente vai amar essa atração. Então, confira o que você pode fazer nesse lugar maravilhoso!

As imagens mais lindas da lagoa

Se você ama ver os vídeos dos locais antes de viajar, vai adorar esse aqui. Veja as imagens de cima dessa lagoa tão adorada.

Um tour por Arituba

Aqui, você vai conferir ótimas dicas do que fazer e como chegar à Lagoa de Arituba. Acompanhe as imagens e se delicie!

Praia de Camurupim: conheça a vizinha de Arituba

Quer conhecer um pouquinho mais sobre o que fazer perto de Arituba? Então, anote todas as dicas dos visitantes locais.

Um pulo na Lagoa de Alcaçuz

A Lagoa de Alcaçuz é outro local que você deve conhecer quando for visitar Arituba. Sem dúvidas, você vai amar esse lugar também.

Certamente, as dicas dos turistas serão fundamentais no momento de montar o roteiro. Depois de ver os vídeos, nada melhor do que ir se animando também com as fotos da lagoa mais famosa do Rio Grande do Norte, não é mesmo?

15 fotos perfeitas da Lagoa de Arituba

Veja agora as fotos mais lindas tiradas pelos visitantes que estiveram na Lagoa de Arituba e nas atrações vizinhas. Se encante com as belezas naturais desse lindo estado no Nordeste!

1. Conheça a Lagoa de Arituba

2. Perfeita para passar as suas férias

3. Ou aproveitar os seus dias de folga

4. Então, curta o seu fim de tarde

5. Dê aquele mergulho

6. Pratique esportes

7. E tire muitas fotos

8. Descubra também os encantos da Lagoa de Alcaçuz

9. Local de paisagens lindíssimas

10. Além do passeio para a Lagoa do Carcará

11. E suas águas calmas

12. E o que dizer do Mirante dos Golfinhos?

13. Sem dúvida, você vai se apaixonar

14. Pelas belezas naturais

15. Da Lagoa de Arituba e seus arredores!

Se você estiver passando as férias no Rio Grande do Norte, não deixe de conhecer a Lagoa de Arituba. E se tiver alguns dias sobrando, se encante também com as belezas da Praia do Amor e descubra o que fazer por lá.