Descubra os encantos da Lagoa do Peri, surpreendente atração de Florianópolis

Por                                
Em 08.12.20

A Lagoa do Peri, em Florianópolis, tem a maior concentração de água doce potável da costa de Santa Catarina. Com ampla área verde ao redor, a atração é perfeita para quem gosta de nadar em águas calmas, praticar esportes náuticos ou fazer trilhas em meio às paisagens de encher os olhos. Conheça já esse paraíso!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Lagoa do Peri

Situada a 24 km da região central de Florianópolis, a Lagoa do Peri está localizada depois do Campeche e próxima do Morro das Pedras e da Praia da Armação. Existem três trilhas nos seus arredores, portanto é uma excelente ideia caminhar entre áreas preservadas da Mata Atlântica, por lugares com pinheiros, restingas, eucaliptos, pequenas cachoeiras e riachos.

Para chegar ao local, saindo do Centro de Floripa, é preciso guiar pela SC-405. Confira atenção às placas ou GPS, mas não se preocupe, pois o caminho é tranquilo.

O que você precisa saber antes de ir

  • O parque: com fauna e flora exuberante, o Parque Municipal da Lagoa do Peri é um reduto de diversão e descanso para a família inteira. Ótimo lugar para a criançada se divertir.
  • A maior lagoa de Santa Catarina: a Lagoa do Peri tem 11 metros de profundidade no trecho fundo e 5,2 km de extensão.
  • O que fazer: além do banho de água doce e do sossego na areia em manhãs ensolaradas, na Lagoa também é viável passear de caiaque e barquinhos não motorizados. Por perto, há lugares que alugam boias, pranchas de stand up-paddle, pedalinho e boias.
  • Onde comer: o local conta com uma lanchonete e um restaurante.
  • O que levar: é recomendável ir com roupas leves e levar frutas e garrafinhas de água mineral. Aliás, é uma boa fazer um piquenique nos espaços sombreados por árvores.
  • Recomendação de segurança: ainda que os banhos na piscina natural sejam seguros, não deixe de ter atenção. Nade nas proximidades da faixa de areia e tenha atenção redobrada às crianças, ok?
  • Visita guiada: para obter informações específicas sobre a história da região e sentir mais segurança nas trilhas, recomendamos que o passeio seja feito com o suporte de um guia turístico.

Se até aqui você já ficou com vontade de conhecer esse point natural da Ilha da Magia, quando conferir o próximo tópico, vai querer comprar as passagens o mais rápido possível. Veja só.

Vídeos sobre a Lagoa do Peri feitos por quem amou a atração

Selecionamos quatro lindos vídeos que mostram as belezas naturais da atração catarinense por perspectivas inspiradoras. Assista até o fim e já vai colocando em prática a ideia do passeio, tá?

A Cachoeira da Gurita e seus encantos

Aqui temos um registro feito da Lagoa do Peri e da indescritível Cachoeira da Gurita, que é acessada por uma das trilhas. Note a diferenciada beleza que surge da combinação entre o mar de tom esverdeado com as formações rochosas e o verde das florestas.

Publicidade

Imagens aéreas da Lagoa do Peri

Neste vídeo, você irá ter noção exata da grandiosidade dessa lagoa de Florianópolis. Observe que, além da reserva de água doce, existe uma floresta imensa que encontra o núcleo populacional lá no fundo. Que privilégio morar perto desse cenário!

Informações completas sobre o Parque Municipal da Lagoa do Peri

Fique por dentro deste destino que é dividido em três partes: uma área de lazer, um trecho de reserva biológica e outro com paisagens culturais onde vivem descendentes dos primeiros colonizadores. No vídeo, você poderá assistir relatos de especialistas em preservação da fauna e da flora do parque.

Stand Up Paddle na Lagoa

Marina Werneck e suas parceiras de aventura conduzem cada entusiasta de viagens a um incrível tour de stand up paddle pelo lado esquerdo da Lagoa do Peri. Sinta a tranquilidade emanada pela natureza e, é claro, trate de planejar a sua rota sobre as águas catarinenses.

E aí, aprovou os vídeos? Que tal gravar os seus? Antes disso, confira fotos incríveis que separamos desse ponto turístico catarinense.

10 fotos encantadoras da Lagoa do Peri para você se apaixonar ainda mais

Para finalizar, veja e reveja essas imagens escolhidas a dedo de diferentes trechos da Lagoa do Peri.

1. A Lagoa do Peri é um pedacinho do paraíso em Floripa

2. Um lugar de múltiplos encantos naturais

3. Esquecer dos problemas nesse ambiente vai ser fácil, né?

4. Você vai tirar muitas fotos inspiradoras

5. Até o seu cãozinho vai adorar a Lagoa

6. A mescla perfeita entre preservação e infraestrutura

7. Chame o pessoal para a trilha

8. Vocês contemplarão paisagens assim pelo caminho

9. A Lagoa é apaixonante em todos os seus detalhes

10. Não deixe de programar esse passeio

Depois do passeio na Lagoa do Peri, conheça a Praia da Joaquina, um dos mais badalados pontos turísticos de Florianópolis. Não tenha dúvidas, a sua viagem vai ser inesquecível

Publicidade