Praia da Joaquina: encante-se por esse paraíso de Florianópolis

Escrito por Gabriella Soares

A Praia da Joaquina, em Florianópolis, é o destino ideal para quem deseja curtir uma linda praia e praticar diferentes esportes. Aqui, o viajante vai encontrar boas ondas, dunas e uma bela paisagem. Conheça a praia, que, segundo a lenda, tem seu nome em homenagem a uma antiga rendeira da região que foi levada pela maré alta.

Continua após o anúncio

Onde fica

Localizada a aproximadamente 15 quilômetros do centro de Florianópolis, a Praia da Joaquina fica próxima à Lagoa da Conceição. Para chegar até lá, é possível ir de carro ou táxi e fazer uma viagem rápida de menos de 40 minutos.

Se preferir o transporte público, no centro de Florianópolis pode-se pegar um ônibus (linha 2120) até o bairro de Joaquina e de lá outro ônibus (linha 363) até a orla da praia.

A distância entre Joaquina e a Praia Mole é de 3,8 quilômetros e até a Ilha do Campeche é de apenas 15 quilômetros. Já até a Praia dos Ingleses e a Praia Brava é de, respectivamente, 25 e 40 quilômetros.

O que fazer na Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina é um pequeno paraíso de areia clara e mar em uma linda tonalidade de azul. Suas características, assim como a natureza ao seu redor, fazem com que haja diversas atrações para quem vai aproveitar o verão na região. Veja abaixo as melhores opções:

Dunas da Joaquina

Uma das principais atrações da região, as Dunas da Joaquina ficam entre a Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição. Esse é um ótimo lugar para apreciar a beleza e a arquitetura da natureza. As paredes de areia são enormes e simplesmente impressionantes.

Restaurantes

Na orla da Praia da Joaquina e nas ruas mais próximas é possível encontrar diversos restaurantes e bares para aproveitar. É indispensável experimentar os frutos do mar da região, como os que você pode encontrar no restaurante O Barba Negra.

Surf

Um dos motivos pelos quais a Praia da Joaquina é famosa é por ser um point de surf. Diversas competições nacionais e internacionais são realizadas ali, já que a área conta com grandes e maravilhosas ondas. A presença de surfistas é uma constante.

Continua após o anúncio

Esportes de areia

Também é comum a prática de outros esportes na região. O voleibol e o futebol de areia estão sempre sendo jogados na areia da Praia da Joaquina. Há áreas específicas, que incluem até redes, para que as pessoas possam jogar e se divertir.

Avenida das Rendeiras

Parte do caminho até a praia consiste em passar pela Avenida das Rendeiras. Nesse local é possível ter contato com a cultura das rendeiras, muito importante na região, além de encontrar diversas lembrancinhas da viagem, já que as rendeiras vendem seu trabalho por ali.

Bares

Já para quem busca diversão noturna, esta região também tem diversas opções. Um exemplo é o Bar DeRaiz, que tem uma vista privilegiada para as Dunas de Joaquina e conta ainda com música ao vivo de diferentes ritmos.

Sandboard

Um atrativo especial para os mais aventureiros é o sandboard, ou surf na areia. Ele é praticado nas Dunas da Praia da Joaquina e tem diferentes modalidades. O sandboard pode ser praticado com prancha, para quem tem mais experiência, ou sentado, para os iniciantes.

A Praia da Joaquina tem diversão para todos os gostos. Você só precisa montar o roteiro da sua viagem e aproveitar o melhor do lindo litoral de Florianópolis.

Onde se hospedar

O melhor para aproveitar tudo o que a Praia da Joaquina tem a oferecer é se hospedar na região. Abaixo você confere algumas das melhores opções de hotéis e pousadas para ficar:

1. Hotel Haute Haus – $$$

À distância de uma simples caminhada até a praia, o Hotel Haute Haus é uma opção de hospedagem com um bom custo benefício. Aqui é possível curtir quartos com ar condicionado e vista para o mar, além de uma bela piscina.

2. Pousada Bom Vivant – $

A Bom Vivant tem um custo mais baixo, mas também fica bem próxima da Praia da Joaquina. Seus quartos têm ar condicionado e a área comum conta com um belo jardim com espaço dedicado as crianças.

3. Pousada dos Chás – Hotel Boutique – $$$$

Já a Pousada dos Chás oferece um serviço mais completo ao hóspede, e por isso o valor da diária é um pouco maior. Aqui é possível ter acesso à piscina, bar e um vasto café da manhã, por exemplo.

4. Pousada Vento Forte – $$

Localizada a dois quilômetros da Praia da Joaquina, a Pousada Vento Forte tem um ótimo custo benefício e um atendimento elogiado. No local, há quartos com vista para as montanhas, uma piscina sazonal ao ar livre e banheiros privativos.

5. Hi Adventure – $

Já o Hi Adventure é um hotel que atrai muitos dos viajantes mais radicais. O hotel conta com uma pista de skate na sua entrada e uma piscina. Apesar de ficar um pouco mais distante da Praia da Joaquina, essa é uma opção com um bom custo benefício.

Seja qual for a sua escolha de hospedagem, o conforto é garantido. Você vai encontrar tudo o que precisa para aproveitar completamente a sua viagem.

12 fotos que vão te surpreender com a beleza da Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina tem diversas atrações, mas também tem paisagens de tirar o fôlego. Veja abaixo algumas imagens e se encante ainda mais por esse destino:

1. A beleza das Dunas da Joaquina é única

2. E a praia é o lugar ideal para aproveitar sua viagem

3. O pôr-do-sol na Praia da Joaquina é uma visão maravilhosa

4. Os surfistas, que são visitantes frequentes, aproveitam as altas ondas

5. Os drinks na orla da praia são uma atração a mais para aproveitar

6. Assim como os deliciosos frutos do mar, muito presentes na região

7. Durante a noite é comum que os visitantes aproveitem festas na praia

8. Outro ponto muito aproveitado são as rochas que fazem parte da orla da praia

9. A Praia da Joaquina é muito movimentada e ideal para todas as idades

10. A paisagem é realmente linda, com pontos privilegiados para aproveitar

11. Na maré alta, ainda é possível aproveitar lindas piscinas naturais entre as rochas

12. As atrações e belezas da Praia da Joaquina são de tirar o fôlego

Impossível não querer conhecer e se encantar pessoalmente com essas belezas. Planeje sua viagem e tenha uma experiência inesquecível.

Vídeos para você conhecer mais de perto a Praia da Joaquina

A melhor forma de se preparar para sua viagem é pegar dicas com quem já teve a oportunidade de conhecer as belezas da Praia da Joaquina. Abaixo, você encontra os melhores vídeos de quem já teve a oportunidade de aproveitar esse litoral:

As maravilhas das Dunas da Joaquina

O canal Casados Por Aí foca, nesse vídeo, na experiência de conhecer e descer as Dunas da Joaquina. Além disso, é possível pegar algumas dicas sobre bares e restaurantes da região.

Uma viagem romântica para a Praia da Joaquina

Nesse vídeo do canal Mochileiros de Floripa você encontra as melhores dicas para fazer com que sua viagem seja a mais tranquila possível. Além disso, o casal mostra as melhores atrações para curtir sua viagem.

As Dunas da Joaquina para os mais aventureiros

Já nesse vídeo, é possível ver imagens de drones um pouco diferentes. É quase como ter a experiência radical de descer as Dunas da Joaquina.

Prepare a sua viagem e não deixe de aproveitar as maravilhas da Praia da Joaquina. E não perca a chance de conhece e se apaixonar também pela praia vizinha, a Lagoa da Conceição.