6 atrações em Lapinha da Serra para se apaixonar por suas paisagens

Por
Atualizado em 27.05.21

Lapinha da Serra é um destino sensacional para quem ama explorar paisagens naturais! Localizado em Minas Gerais, esse vilarejo encanta os turistas com seu charme e com diversos passeios para conhecer cachoeiras, pinturas rupestres e lindos rios. Confira a seguir mais informações para seguir viagem:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Lapinha da Serra

O vilarejo está localizado a apenas 136 km de Belo Horizonte e faz parte do distrito de Santana do Riacho (MG). Próximo à Serra do Cipó, esse destino encanta quem está em busca de ecoturismo com belíssimas paisagem entre as montanhas. A forma mais simples de chegar é de carro, passando pela MG-10, mas a Viação Saritur também oferece ônibus para os trechos BH – Santana do Riacho e Santana do Riacho – Lapinha da Serra.

O que fazer na Lapinha da Serra

Se você busca se desconectar da cidade, esse é um local para se sentir em contato com a natureza! Então, prepare o seu tênis e a roupa de banho para nadar em lindas cachoeiras, subir montanhas, fazer trilhas e praticar esportes. Separamos algumas atrações a seguir para te mostrar um pouco mais sobre a Lapinha da Serra. Acompanhe:

1. Cachoeira do Lajeado

Com uma trilha fácil para mediana, em cerca de 2 horas você chega nesse paredão rochoso espetacular. Sendo uma das cachoeiras mais famosas da Lapinha da Serra, sua queda d’água tem cerca de 40 metros e o trajeto tem 12 quilômetros (ida e volta). Por ter pouca sombra, é importante levar muita água e protetor solar, mas, ao chegar lá, você pode banhar em água cristalina.

2. Sítio Arqueológico da Lapinha

Já imaginou fazer um percurso lindo e ainda ver pinturas rupestres com aproximadamente 7 mil anos? Para chegar no sítio arqueológico da Lapinha, você pode percorrer uma trilha ou ir de barco quando a lagoa está cheia. É cobrada uma taxa de visitação, mas o visual e a história com certeza valem a visita!

3. Travessia Lapinha – Tabuleiro

Partindo da Lapinha, esse é um famoso trekking de 40 quilômetros que tem como ponto final a Cachoeira do Tabuleiro. Se você gosta de aventura, essa travessia é feita em 3 dias, com alguns pontos de apoio para acampar e descansar. Apesar da distância, as paisagens são belíssimas e você chega na terceira maior queda d’água do Brasil, com 273 metros de altura.

4. Cachoeira do Bicame

Formada pelo Rio das Pedras, essa cachoeira é uma das mais belas da Lapinha. Ela fica localizada a 16 quilômetros do vilarejo, sendo possível percorrer uma parte de carro e o restante a pé. Além de ser um longo caminho, é importante chegar cedo porque há um limite de 30 pessoas para visitação. E depois de tanta caminhada, você pode se banhar no poço para refrescar.

5. Pico da Lapinha

O Pico da Lapinha é o segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1.686 metros de altitude, ele garante a melhor visão da Lapinha da Serra. A trilha é íngreme e o percurso tem 10 quilômetros de ida e volta, mas você pode fazer pausas para descansar e desvios, inclusive, para se refrescar em cachoeiras (do Rapel e do Paraíso). Então, é só ter calma e resiliência para apreciar uma vista incrível no topo.

6. Stand Up Paddle

Praticar esportes fica bem melhor com paisagens estonteantes, não é mesmo? Outra atração da Lapinha da Serra é percorrer os rios com Stand Up Paddle para se aventurar e relaxar em locais belíssimos. Se você for iniciante, é possível alugar os equipamentos e ter aulas antes de cair na água.

São diversas cachoeiras e trilhas para você se aventurar. Mas se você não tem muita experiência, é recomendado contratar guias locais para acompanharem seu grupo nos passeios. Além disso, as atrações em propriedade privada podem cobrar uma pequena taxa em dinheiro na entrada. Por isso, lembre-se de ir preparado.

Hotéis e pousadas

Mesmo sendo um pequeno distrito, a Lapinha da Serra conta com boas e variadas hospedagens para turistas. Desde espaços para camping até chalés luxuosos, você encontra acomodações que combinam com o seu estilo. Veja a seguir ótimas sugestões:

  • Camping Bromélias – $: essa área de camping oferece banheiro e café da manhã. Além disso, você pode tem a opção de contratar um guia local e um translado para te ajudar nos passeios.
  • Pousada Opicodocipo – $$$: possui ótima localização com restaurantes próximos e fica cerca de 10 minutos de caminhada de um poço natural. Além disso, possui quartos independentes com varanda para uma maior privacidade e descanso.
  • Casa e Bangalô do Sóter – $$$$: para casais ou grupos, nessa opção você pode alugar uma casa ou um Bangalô totalmente equipado e com piscina para tirar uns dias de folga da cidade.
  • Casa do Teuler – $$$$$: com mais privacidade, você pode alugar casas e chalés luxuosos para relaxar com conforto na Lapinha da Serra. Acomodações para até 8 pessoas e com piscina de borda infinita.

É possível encontrar acomodações privativas incríveis na Lapinha da Serra para quem quer viajar em casal ou em grupo. Fora isso, os campings fazem sucesso nessa região e, próximo à Serra do Cipó, também há várias opções de hospedagem.

12 fotos encantadoras da Lapinha da Serra para se apaixonar pela região

Para não restar dúvidas que esse lugar merece a sua visita, separamos algumas fotos que representam parte do encanto escondido entre as montanhas. Confira:

1. Lapinha da Serra possui um visual encantador

2. E perfeito para sua viagem de descanso

3. Aproveite para ver um pôr do sol de tirar o fôlego

4. Se conecte com a natureza e relaxe

5. O destino possui cachoeiras espetaculares para se refrescar

6. Além de prainhas para praticar esportes radicais

7. As acomodações possuem vistas incríveis

8. Que fazem você ficar conectado com a natureza

9. Lapinha é um ótimo destino para as férias em família

10. Pois o interior do estado foge da correria da rotina

11. Por isso, aprecie as obras naturais que acalmam a alma

12. E termine sua viagem se sentindo renovado

Ou seja, o que não falta são lugares maravilhosos para você explorar na Lapinha da Serra! E por ser mais afastada, há pouco sinal de celular, tornando a região ainda mais propícia para aproveitar a natureza.

Um pouquinho da Lapinha da Serra para te ajudar a se planejar

Para você se inspirar com experiências de quem já foi para essa região, escolhemos vídeos com dicas e informações extras que vão ajudar a deixar sua viagem ainda mais inesquecível! Confira:

Viagem de motorhome pela Lapinha da Serra

Com um automóvel que também é casa, uma ótima ideia é cair na estrada e aproveitar as belezas da Lapinha. Nesse vídeo, o casal conta um pouco sobre as atrações desse lugar e fala também sobre a melhor época para aproveitar todas as trilhas.

Conheça o vilarejo e sua culinária

Para conhecer mais a Lapinha da Serra, esse casal mostra o chalé em que se hospedaram, o vilarejo e a belíssima Cachoeira do Rapel. Além disso, nesse vídeo você encontra dicas de restaurantes para comer bem durante a viagem.

Um paraíso em Minas Gerais

Esse casal de viajantes fez um compilado de imagens impressionantes para mostrar toda a beleza da Lapinha da Serra em formato de clipe. Assista para se inspirar e ficar com mais vontade de colocar o pé na estrada!

Hospedagem, cultura e passeios na Lapinha da Serra

De forma bem descontraída, esse casal dá informações de como chegar ao destino. Além disso, dão dicas de hospedagem e de passeios para conhecer a cultura local. Acompanhe o vídeo e anote todas as informações.

Agora é só escolher uma data para visitar as atrações da Lapinha da Serra. Que tal aproveitar a proximidade e explorar outras cachoeiras incríveis? Conheça também a Serra do Cipó!