Conheça Lavras Novas, o destino perfeito para fugir da rotina agitada

Por                                
Em 15.04.21

Lavras Novas é o lugar ideal para quem deseja fugir da correria das cidades e se aventurar pela natureza. O local é repleto de trilhas, cachoeiras e atrações maravilhosas para quem curte ecoturismo. Além disso, a culinária é saborosa e muito bem falada em todo o mundo. Ficou curioso? Então conheça mais um pouco dessa região.

Publicidade

Onde fica Lavras Novas

O destino é um dos 13 distritos de Ouro Preto, em Minas Gerais. Ele fica localizado a 112,8 km de Belo Horizonte, capital do estado. A cidade é linda, possui casas antigas e coloridas, igrejas coloniais e restaurantes. Além disso, ela ainda é cercada de montanhas e de uma vegetação incrível, que dão um charme especial ao local.

Como chegar

Para chegar, o turista tem duas opções: de carro ou de ônibus. Confira cada um dos trajetos:

  • De carro: você deverá pegar a BR 356 que nos leva à Ouro Preto. Na entrada da cidade, vire à direita numa estrada quase toda asfaltada, em direção a Lavras Novas.
  • De ônibus: a segunda opção é ir de ônibus até a rodoviária de Ouro Preto e ver os horários de saída para Lavras Novas. O transporte costuma ser escasso, por isso, se programe com antecedência.

É muito importante também que você verifique a qualidade das estradas antes de ir, para não ter nenhuma surpresa. Além disso, verifique a previsão do tempo para evitar viajar num tempo chuvoso, certo?

O que fazer em Lavras Novas para se divertir

A cidade possui poucas atrações além das trilhas e cachoeiras. Por isso, aproveite para comer bem, se aventurar pela natureza e descansar bastante. Separamos a seguir os principais pontos turísticos de Lavras Novas para você ocupar o seu tempo quando estiver passeando pela região.

1. Ruas de Lavras Novas

O centro histórico é um dos melhores lugares para passear. As ruas desse distrito são charmosas e encantadoras, com suas igrejinhas, casas coloridas e casebres antigos. Por isso, muitos turistas aproveitam para caminhar a pé, tirar fotos nas portas das casinhas e visitar as lojinhas de artesanato que estão espalhadas pelas ruas de Lavras Novas.

2. Pico do Itacolomi

O Pico do Itacolomi possui 1 772 metros de altitude e fica perto da Estrada Real, importante local de passagem do ouro em Minas Gerais. Essa unidade de conservação é bem preservada e abriga diversas espécies de plantas da Mata Atlântica e animais silvestres, alguns ameaçados de extinção. Por isso, contrate um guia turístico para te contar um pouco sobre a história local.

3. Parque Estadual do Itacolomi

O Parque de Itacolomi é cheio de trilhas públicas, que atendem desde ao público mais preparado para longos trajetos, até aquele que só aceita caminhar em trilhas leves. A extensão territorial ainda abrange outras cidades, como Mariana, e os distritos de Ouro Preto, como Santa Rita, Santo Antônio do Salto e Lavras Novas. Então, é possível percorrer por todos esses lugares, caso você tenha mais dias de folga.

4. Represa do Custódio

A represa surgiu após a construção de uma hidroelétrica em Lavras Novas. Para chegar, é necessário fazer uma trilha simples, de 1 hora, ou então ir um veículo 4×4. O local é lindo, perfeito para passar uma tarde relaxante, tirar fotos e fazer um piquenique nas margens do rio.

5. Mirante da pedra

Esse é um dos lugares preferidos dos turistas que amam a natureza. O acesso é fácil, a paisagem é linda e ainda é possível escutar o barulho da cachoeira de longe. Algumas pessoas ainda realizam saltos de pára-quedas e rapel pela região. Então, aproveite para ficar o tempo que for preciso para recarregar as suas energias.

6. Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres

Quando estiver passeando pelo centro da cidade, dê um pulo para conhecer a Igreja Matriz de Lavras Novas. A igreja fica localizada no centro do distrito e possui uma pracinha bem agradável na sua frente. Sem dúvidas, um local perfeito para tirar fotos e aproveitar o ambiente tranquilo.

7. Ponte da Caveira

A Ponte da Caveira é outra atração interessante e que vale a pena descobrir em Lavras Novas. Você irá passar por ela quando estiver indo para o vilarejo, então faça uma parada rápida para conhecer o lugar e tirar uma foto.

8. Pedra do Equilíbrio

Ir ao vilarejo e não conhecer a Pedra do Equilíbrio é inevitável. Ela fica localizada no início da cidade, numa curva, e chama a atenção de muitos visitantes por conta dessa peculiaridade. Por isso, contemple e desfrute dessa obra prima da natureza.

9. Chapada Santa Rita

O vilarejo de Santa Rita fica bem pertinho de Lavras Novas e também merece um pouquinho da sua atenção. Você poderá fazer um bate-volta e desfrutar da natureza do local. Além disso, vale salientar que existe um posto de gasolina instalado pelas redondezas, caso você precise de algum suporte ou combustível para o seu veículo.

10. Cachoeiras de Lavras Novas

Além desses pontos turísticos que mencionamos, Lavras Novas ainda possui cachoeiras encantadoras, como:

  • Cachoeira 3 pingos: essa cachoeira é linda e forma uma piscininha bem rasa, também ótima para famílias. Porém, o acesso é um pouco difícil para quem não está acostumado.
  • Cachoeira dos namorados: a atração fica a 5.5 km da vila e sua queda d’água é bem baixinha. Ela é recomendada principalmente para crianças.
  • Cachoeira do Castelinho: esse local é lindo, possui águas geladas e é possível nadar. Mas tome cuidado com as pedras, pois são escorregadias.
  • Cachoeira do Falcão: essa atração possui uma piscina natural e um banco de areia onde é possível sentar-se e curtir o ambiente.
  • Cachoeira de Pocinhos: muitos aventureiros aproveitam essa cachoeira para realizar esportes como rapel. Por isso, é importante ir com um guia.

A maioria dessas cachoeiras são de difícil acesso, por isso, o recomendado é contratar um profissional que conheça o caminho. Além disso, não esqueça de levar água e lanches para a trilha e de recolher o seu lixo quando retornar à pousada, combinado?

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor seus passeios

Lavras Novas é um distrito simples e sem muita estrutura. Por esse motivo, você deve ter alguns cuidados antes de viajar para esse local.

  • Durante o verão, as temperaturas são mais altas, porém, costuma chover à noite. Enquanto isso, no inverno você perceberá temperaturas mais amenas e um friozinho delicioso.
  • Faça um bate-volta e aproveite para conhecer os outros 12 distritos que ficam próximos à Lavras Novas. Sem dúvidas, sua viagem ficará mais completa.
  • Além disso, não há farmácias pela região. Ou seja, leve seu kit de primeiros socorros contigo. Aliás, também não há clínicas e hospitais.
  • Em Lavras Novas não há bancos e caixas eletrônicos para sacar dinheiro. Então saque um valor antes de ir para o distrito.
  • Não há postos de combustível em Lavras Novas. Por isso, abasteça seu veículo no local mais próximo para evitar ficar sem gasolina.

Com todas essas orientações, sua viagem será muito mais proveitosa e você poderá tomar as medidas certas, caso algum imprevisto aconteça.

Onde se hospedar

Lavras Novas possui um pouco mais de 30 pousadas pela sua região. Ou seja, você encontrará locais simples, como também hotéis luxuosos e requintados. Por isso, listamos algumas opções para te ajudar.

  • Morada da Águia – $: a Pousada Morada da Águia possui restaurante, spa e um ótimo café da manhã. Além disso, o local ainda dispõe de serviço de quarto.
  • Suite Cantinho de Minas – $$: já essa opção possui uma ótima localização e é bem avaliada pelos hóspedes. Sem dúvidas, é o local perfeito para casais.
  • Pousada Bem Querer – $$$: se você deseja um pouco mais de conforto, certamente vai gostar dessa pousada. O local possui quartos confortáveis e aceita animais de estimação.
  • Pousada Pouso e Prosa – $$$$: essa pousada fica bem próxima do centro da cidade e oferece diversas comodidades ao visitante. Sendo assim, os quartos são bem equipados e organizados.

Mas lembre-se de escolher locais que estejam próximos aos pontos turísticos e restaurantes da cidade. Assim você não irá andar muito toda vez que precisar sair da hospedagem.

Bares e restaurantes em Lavras Novas

E por falar em restaurantes, Lavras Novas é um local que possui uma gastronomia espetacular e uma comida caseira inesquecível. O local dispõe de diversos bares, botecos e cantinas, que também são parada obrigatória. Conheça alguns:

  • Restaurante Pimenta Rosa – $: o Pimenta Rosa é bastante conhecido e possui um ambiente agradável. O atendimento é ótimo e o local serve vários tipos de comida mineira, feitas no fogão à lenha. O valor mínimo para almoçar é de R$ 35.
  • Casa Ad’Vinho Restaurante e Suítes – $$: a Casa Ad’Vinho funciona como restaurante, bar e pousada. O local é lindo e serve comida brasileira no almoço e no jantar. O serviço é considerado excelente e os preços acessíveis.
  • Taberna Casa Antiga – $$$: o restaurante proporciona uma experiência sensorial fantástica ao visitante e a decoração é diferenciada. O melhor horário para visitar é no jantar, por isso, faça reserva anteriormente.
  • Restaurante La Cucinetta – $$$$: esse é um restaurante de comida italiana bastante intimista e perfeito para casais e famílias. Os pratos são um pouco mais caros, porém, ele charmoso e os pratos deliciosos.

Vale salientar que a maioria dos restaurantes fica na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, que é a principal do distrito. Aliás, a maioria desses locais funcionam à noite e oferecem um cardápio maravilhoso, além de música ao vivo.

10 fotos encantadoras de Lavras Novas para admirar

Lavras Novas é incrível, repleta de verde, águas limpas e ar puro em todos os locais. Mas se você está curioso para saber mais um pouco sobre esse destino, veja essa seleção de imagens maravilhosas que fizemos para te animar.

1.Pense num local com paisagens perfeitas

2. E cheio de belezas naturais?

3. Pois ele se chama Lavras Novas

4. Cada pedacinho é encantador

5. E atrativo para aventureiros e famílias

6. Em busca de sossego e diversão

7. As paisagens são lindas

8. Certamente você vai ficar hipnotizado

9. Com cada cenário natural

10. Desse paraíso em Minas Gerais

Viajar para Lavras Novas vai te deixar renovado e mais apaixonado ainda pelas paisagens mineiras. E para que seu passeio seja mais completo, descubra também o que fazer em Ouro Preto durante as suas férias.