Monterrey: descubra todo o charme da cidade das montanhas mexicana

Escrito por Bárbara Costa

O município mexicano de Monterrey é a capital do estado de Nuevo León e tem uma população de aproximadamente um milhão de pessoas. Mas, além de toda a estrutura típica de uma cidade de grande porte, “la ciudad de las montañas” reserva uma natureza bela e exuberante aos visitantes. Confira suas principais atrações e os melhores lugares para se hospedar:

Índice do conteúdo:

Mapa de Monterrey

Monterrey fica na região noroeste do México, no estado de Nuevo León. O município fica a aproximadamente 900 km da Cidade do México.

Como chegar

Se você está pensando em visitar Monterrey, saiba que o Aeroporto Internacional General Mariano Escobedo, que fica no município vizinho de Apodaca, recebe voos da Cidade do México, de Cancún e de Guadalajara. Também há a opção de ônibus partindo da Cidade do México, além da possibilidade de percorrer o trajeto de carro, pela México 57D.

Clima em Monterrey

O verão de Monterrey, que compreende os meses do meio do ano, é bastante longo e abafado, enquanto o inverno é mais curto, seco e ameno. No geral, as temperaturas variam de 10º C a 35º C. Quem deseja aproveitar as praias, portanto, deve visitar a cidade entre maio e julho.

O que fazer em Monterrey

Mas quais são os atrativos de Monterrey? É o que você vai descobrir a seguir!

1. Paseo Santa Lucía

Cartão-postal de Monterrey, o rio artificial fica entre a Macro Plaza e o Parque Fundidora, medindo cerca de 2,5 km. Para admirar suas águas azuis, a dica é caminhar pelo corredor repleto de bares e restaurantes e escolher o estabelecimento de sua preferência. No local, também há esculturas, obras de arte fontes de água e jardins.

Outra opção é fazer o passeio turístico com uma pequena embarcação que percorre todo o canal. Durante o percurso, você ouvirá sobre a história do lugar e de seu entorno.

2. Parque Fundidora

O Parque Fundidora é o queridinho não só dos visitantes, mas também das pessoas locais. Os fornos herdados da época em que o lugar abrigava a companhia fundidora de ferro e aço de Monterrey (extinta no ano de 1986) atraem a atenção de quem passa por lá.

O espaço é ideal ainda para caminhar, relaxar ou aproveitar as maravilhas gastronômicas oferecidas. Isso porque certos fornos foram transformados em restaurantes. Ficou curioso? Não deixe de visitar!

3. Macroplaza

A Macroplaza é nada menos do que a 5ª maior praça do mundo, com cerca de 40 hectares. O lugar atrai pessoas interessadas em conhecer mais sobre a história e a cultura de Monterrey, já que abrange prédios do governo e monumentos históricos, incluindo o Palácio Municipal de Monterrey, a Catedral Metropolitana e o museu de arte contemporânea.

A feirinha que acontece aos domingos, com expositores locais de artesanato, dá um charme a mais para a praça. Também há muitas barracas de comidas típicas por lá. Que tal apreciar um delicioso taco ou burrito?

4. Cerro de la Silla

O Cerro de la Silla é o ponto turístico de Monterrey que melhor representa a cadeia de montanhas pela qual a cidade é conhecida. O morro faz parte da Sierra Madre Oriental e é composto por quatro picos, sendo que os visitantes que estão em busca de aventura podem escalar cada um deles.

Uma coisa é certa: ao final da escalada, a paisagem deslumbrante vai recompensar todo o esforço! Só não se esqueça do protetor solar, da água e de um sapato confortável, combinado?

5. El Palacio de Hierro

Os fãs de umas boas comprinhas também vão se encontrar em Monterrey. Isso porque a cidade conta com o Palacio de Hierro, um grande centro de compras que abriga marcas de todo o mundo como Louis Vitton, Mont Blanc, Levis e Calvin Klein. Para os turistas brasileiros, trata-se de uma boa oportunidade para aproveitar os preços mais em conta.

6. Horno 3

Lembra-se dos fornos do Parque Fundidora? Pois bem: um deles se transformou neste belo espaço que reúne galerias, museu e restaurantes. Por lá, você pode fazer o passeio de elevador e chegar até o último andar (a 40 m de altura), onde fica o restaurante El Lingote. O passeio custa por volta de 120 pesos, o que equivale a aproximadamente R$ 20.

No restaurante, você terá a chance de saborear o melhor da culinária mexicana, regado a uma ampla variedade de cervejas artesanais. Para completar, a vista para Monterrey é de encher os olhos!

7. Cerro de Chipinque

Essa montanha se localiza nos municípios de San Pedro Garza Garcia, Monterrey e Santa Catarina, tem mais de mil metros, fica bem no meio da cordilheira Sierra Madre Oriental e pertence ao Parque Nacional Cumbres de Monterrey. Por lá, você terá um momento de respiro e contato com a natureza em meio ao agito das cidades.

Os amantes da vida selvagem podem observar desde ursos pretos até incríveis borboletas. Para quem entra a pé no parque, o valor cobrado é de cerca de 20 pesos mexicanos. Aproveite!

8. Planetário Alfa

Trata-se de um centro focado em ciência e tecnologia, que busca promover o aprendizado e o desenvolvimento dos visitantes por meio de entretenimento, experimentação e interação. O espaço conta com aquário, observatório astronômico, aviário e museu, sendo que os ingressos variam entre 65 a 130 pesos mexicanos. Vai perder?

9. Pueblo Mágico de Santiago

A 30 km de Monterrey, a Sierra de la Silla e a Sierra Madre Oriental abrigam uma vila mágica, cheia de tradição e beleza natural: Santiago. No local, você vai ouvir a água da cachoeira Cola de Caballo batendo nas rochas e apreciar uma vista espetacular. Também será possível desfrutar das águas azul-turquesa do Matacanes Canyon e passar um dia cheio de aventuras em suas piscinas, cachoeiras, rios subterrâneos ou na Caverna dos Morcegos.

Além disso, o centro histórico reserva aos visitantes o melhor da história e da cultura do Pueblo, com obras arquitetônicas coloniais, a Casa de Arte e Cultura e o Museu de História. Há também exposições de arte ao ar livre, sem contar com os restaurantes de requintada culinária local. Vale uma visita!

10. Museo del Obispado

Originalmente chamado Palácio de Nossa Senhora de Guadalupe, o Bispado foi construído entre 1787 e 1788. Desde 1956, trata-se da sede do Museu Regional de Nuevo León, também conhecido como Museu do Bispado. O prédio se destaca por suas grandes dimensões, bem como pela solidez e altura das paredes.

O edifício é construído em pedra “sillar”, material característico da região, e uma das poucas amostras da arquitetura “virreinal” que ainda são preservadas no nordeste do México. Essa é uma parada obrigatória para quem faz questão de explorar a história das cidades visitadas!

E então, curtiu os atrativos de Monterrey?

Melhores hotéis em Monterrey

Depois de passar o dia inteiro batendo perna pelos pontos turísticos do município, nada melhor do que contar com uma hospedagem de qualidade para o merecido descanso. Veja as opções a seguir!

Hotel Krystal Monterrey – $

A localização do Hotel Krystal é privilegiada, pois está bem próximo de museus, centros comerciais e shopping centers. Todos os seus nove andares trazem grandes janelas de vidro, que garantem uma vista do lendário Cerro de la Silla aos hóspedes. Vale destacar que o hotel oferece uma variedade de instalações modernas, quartos confortáveis e comodidades como piscina coberta aquecida, academia, centro de negócios e muito mais. Tudo isso certamente tornará sua estadia ainda mais agradável!

Gamma Monterrey Gran Hotel Ancira – $$

Gamma é uma rede de hotéis do México, mas cada unidade tem personalidade, decoração e design únicos. Sua concepção é: independentemente do motivo da viagem, o hóspede deve ter contato com as tradições locais e todo o conforto que merece. Isso porque a essência do destino é integrada ao hotel, seja por meio da história do prédio ocupado, seja por determinado elemento decorativo. No local, o visitante terá uma experiência de acordo com a personalidade e a essência do destino, o que o permitirá um contato com a cultura já no momento de se hospedar. Interessante, não?

Misión Monterrey Centro Historico – $

Trata-se de mais um hotel que pertence a uma rede: o Mission Hotels Group está presente no México e em outros países há cerca de 35 anos, mantendo a reputação de hospitalidade, economia e conforto. O estabelecimento é totalmente equipado para viagens de negócios, com uma variedade de espaços para reuniões e eventos, mas também oferece surpreendentes opções de culinária regional e internacional. Vai perder?

Quinta Real Monterrey – $$$

Com as montanhas ao fundo, o Quinta Real Monterrey é um refúgio de elegância e tranquilidade em uma das cidades mais dinâmicas do México. Ele está convenientemente localizado a apenas 35 minutos do aeroporto e próximo do centro do município, onde ficam os museus. Os hóspedes podem contar ainda com a comodidade de serviços como sala de ginástica, spa, lavanderia e centro de negócios. Que tal?

Live Aqua Urban Resort Monterrey – $$$$$

Trata-se da opção de hospedagem ideal para os visitantes exigentes e sofisticados. A decoração, em conjunto com os toques de design e arte, contribui para que a experiência sensorial por lá seja memorável. Além disso, os espaços interiores trazem luxo na medida certa, com detalhes que fazem a diferença e amenidades de marcas exclusivas à disposição do hóspede. Se você não quer abrir mão de uma experiência completa em Monterrey, faça sua reserva no Live Aqua Urban Resort!

Agora você já sabe que a hospedagem não será um problema durante sua estadia em Monterrey, há opções para todos os gostos e bolsos, é só escolher e aproveitar.

Mais fotos de Monterrey que são de encher os olhos

Para fechar, que tal apreciar imagens que provam por que Monterrey merece sua visita? Vamos lá!

1. A vista do Museo del Obispado é maravilhosa

2. Mas uma simples olhada pela janela do carro também pode surpreender

3. E a beleza singela do céu, mesmo no centro da cidade, vai ganhar seu coração

4. Porém, é a natureza local que se destaca

5. Uma mistura de cenários que dispensa palavras

6. O Cerro de la Silla ao fundo da paisagem é magnifíco

7. Nem a visão noturna decepciona

8. Afinal, a Macroplaza é para lá de charmosa

9. Que tal uma voltinha pelo Paseo Santa Lucía?

10. Monterrey aguarda você de braços abertos!

E então, convenceu-se de que essa cidade mexicana merece entrar no seu roteiro? Monterrey tem charme de sobra e vale uma visita! Aproveite e conheça também Guadalajara, outra maravilhosa cidade mexicana para incluir no seu roteiro.

PARA VOCÊ