Praias do México: 25 paraísos naturais que você precisa conhecer

Escrito por Sheila Almendros

De selvagens e intocadas pelo homem a orlas badaladas e com infraestrutura de primeira categoria, as praias do México, sem dúvidas, possuem atrações paradisíacas imperdíveis e de tirar o fôlego.

E se você acredita que o país se resume a Cancún e Acapulco, está muito enganado! Há centenas de destinos encantadores pela costa mexicana, e algumas delas não são tão populares entre os brasileiros, mas com certeza merecem ser inclusas em nosso roteiro. Quer saber quais são?

Mapa das praias do México

As praias do México se agrupam em várias regiões do país, desde o Oceano Pacífico até o Golfo do México.

25 praias do México para você conhecer

Prepare-se para conhecer as atrações mexicanas mais paradisíacas da sua viagem. Com tantas opções, será difícil escolher somente algumas entre elas:

1. Lovers Beach

No paradisíaco Cabo San Lucas, em Baja California, está a Lovers Beach (na tradução livre, praia dos apaixonados), acessível somente de barco. As águas tranquilas e cristalinas são um convite irrecusável ao mergulho, mas não existe nenhum tipo de infraestrutura por perto para atender os visitantes. Portanto, leve suas comidinhas, água e canga para curtir um merecido dia de descanso.

2. Divorce Beach

Ao contrário da vizinha Lovers Beach, a “praia do divórcio” tem o mar bastante agitado – e por isso o nome das praias, fazendo alusão à calmaria de um relacionamento apaixonado e à turbulência de uma separação. A infraestrutura e acesso é o mesmo, inclusive, vale ressaltar que é possível encontrar diversos táxis aquáticos oferecendo transporte até as duas praias com o custo variado entre 5 a 15 dólares.

3. Medano

Os amantes de esportes não podem deixar de visitar esta praia em Cabo San Lucas, já que por lá é muito comum a prática de snorkel, parasail, caiaque e jet ski. A região também concentra um bom número de restaurantes, casas noturnas e bares, ideal para quem não dispensa uma boa experiência gastronômica, e também o agito.

4. Santa Maria

Localizada em Cabo San Lucas, a praia de Santa Maria é tranquila, isolada, porém com o acesso fácil, e conta com chuveiros, banheiros e bebedouros. A prática de snorkel é bem vinda para conhecer a vida marinha do local, e o stand up paddle, remo e snorkeling também estão liberados (algumas agências da cidade oferecem passeios até esta atração com as atividades inclusas).

5. Chileno

Entre Cabo San Lucas e San Jose del Cabo está a praia do Chileno, muito frequentada durante o final de semana pelos mexicanos, e tranquila no restante dos dias. Conte com banheiros limpos, chuveiros gratuitos e atividades oferecidas a preços justos, como stand up paddle e snorkel. O mar cristalino é repleto de peixinhos, mas as ondas podem variar de acordo com a época do ano (vale se atentar as bandeirinhas vermelhas expostas pela orla).

6. El Coromuel

El Coromuel, situada em La Paz, é uma praia com uma infraestrutura completa para atender os banhistas: possui bares, restaurantes, quiosques com aluguel de guarda-sol e cadeiras, além de ser limpa e segura. Na alta temporada costuma lotar de turistas, porém na baixa a tranquilidade garante um belo passeio com toda a família.

7. Balandra

Balandra é o destino perfeito para o viajante que visita La Paz e quer fugir um pouco da rota turística mexicana. A praia é mais frequentada por moradores aos finais de semana e conta com uma infraestrutura simples, porém suficiente: estacionamento e alguns poucos quiosques que alugam cadeiras e guarda-sóis. O ponto forte do local é o mar: a água é limpinha, tranquila e rasa.

8. Mismaloya

A popularidade de Mismaloya, em Puerto Vallarta, começou depois que a praia serviu de cenário para as gravações do clássico ‘A noite da iguana’, com Richard Burton. E apesar de conhecida, dá para curtir o local com tranquilidade, já que ela não costuma ficar abarrotada de banhistas. É possível chegar até lá de ônibus, e conte com os restaurantes e bares da região para garantir uma boa refeição típica mexicana.

9. Playa Los Muertos

A principal praia de Puerto Vallarta é a Los Muertos, com aproximadamente 1,5 km de extensão. Ela costuma ser bastante cheia por pessoas de todas as idades, e tudo se concentra ao redor desta orla: bares, restaurantes, museus e igrejas. Por conta disso, a infraestrutura é caprichada, e há até um deck para você assistir ao pôr do sol em grande estilo.

10. Playa Camarones

Situada em Puerto Vallarta, Playa Camarones muda de clima dependendo do dia: durante a semana ela é mais tranquila, com pouco movimento e somente alguns vendedores ambulantes circulando. Aos sábados e domingos, famílias mexicanas lotam a orla com seus guarda-sóis e piqueniques, música alta e muita animação. Aproveite para assistir ao pôr do sol por lá: quem já viu fala que é sensacional!

11. Isla Holbox

Esta ilha em Lázaro Cárdenas ainda não é muito conhecida por nós brasileiros, mas já conquistou o coração dos europeu há um tempo. A junção dos mares Caribenho com o Golfo do México banhando os 40 km de extensão da praia formam um verdadeiro paraíso selvagem, com pouca interferência humana (esqueça sinal de celular por lá) e uma bela paisagem natural. Quer fugir do mundo para curtir a família, comer e beber bem? Não pense duas vezes em colocar este destino em seu roteiro.

12. Playa Caletilla

Esta é uma das praias mais populares de Acapulco, portanto, prepare-se para grandes multidões na alta temporada! E para comportar tantas pessoas, certamente o local conta com uma infraestrutura preparada, vendedores ambulantes e bastantes opções para comer e beber. Para quem gosta do agito e mar tranquilo, esta é a pedida!

Durante a sua estadia, inclua em seu roteiro conhecer a Isla La Roqueta, a Plaza de Toros de Caletilla e também a a Virgem dos Mares, uma capela debaixo d’água, entre a praia e a ilha. Imperdível!

13. Pichilingue

Pichilingue é uma praia particular de Acapulco, e para acessá-la é necessário fazer uma bela caminhada ou percorrer de carro a estrada Escénica, rumo a calle Baja Catita. Mas todo o esforço é válido quando no final há uma grande recompensa: a praia é tranquila, o mar idem, a infraestrutura atende bem o visitante, e volta e meia há alguma celebridade mexicana descansando por lá.

14. Barra de Coyuca

Entre o Oceano Pacífico e o Lago Cayuca, em Acapulco, fica a Barra de Coyuca, uma praia com localização privilegiada e uma infraestrutura de primeira. O local é ideal para receber casais que buscam tranquilidade e uma ótima experiência gastronômica, já que por lá há diversas opções de restaurantes com peixes e frutos do mar como carros chefes do menu. Só fique esperto com a previsão do tempo antes de ir até lá, pois em épocas muito chuvosas, a Barra de Coyuca inunda.

15. Mayan Beach

Esta paradisíaca praia fica de frente para as ruínas de Tulum, uma antiga construção maya, na Riviera homônima. O local se torna uma parada obrigatória depois de participar de uma tour pela histórica atração – aproveite para mergulhar neste mar azul e cristalino e terminar o dia em grande estilo, mesmo que a orla esteja cheia de turistas.

16. Playa Paraíso

Esta é a praia mais conhecida de Tulum, e o cenário faz jus ao nome, viu? O mar tranquilo com água azulzinha, coqueiros espalhados pela areia, fazendo aquela sombrinha incrível nas espreguiçadeiras e uma vista paradisíaca do entorno. Algumas empresas oferecem passeio de lancha, para a prática de snorkel e também para ter uma melhor visão das ruínas

17. Xcacel-Xcacelito

Xcacel-Xcacelito é aquele paraíso intocado pelo homem, no caminho entre a Playa del Carmen e Tulum. Diferente das outras praias da Riviera Maya da qual faz parte, pode-se dizer que a região é um local virgem, e todos os esforços para que ela permaneça assim deve-se ao fato de que as tartarugas marinhas fazem as suas desovas por lá. Aproveite para se desligar do mundo em sua natureza selvagem e também das grandes muvucas dos pontos turísticos. Só não se esqueça de levar uma mochilinha com comes e bebes e recolher o seu lixo antes de partir.

18. Akumal

Ainda na Riviera Maya, precisamente em Akumal, há a praia homônima que mais parece um sonho de tão linda! Suas águas rasas recebem a visita de centenas de tartarugas marinhas, e há até uma lojinha por lá que aluga equipamentos de mergulho para que você possa ver estes simpáticos animais bem de pertinho. A região conta com alguns quiosques, hotéis e resorts por perto.

19. Playa Palancar

A infraestrutura de Palancar, em Cozumel, é simples, mas para atender a demanda desta tranquila praia, é o suficiente. Aliás, por lá os precinhos são bem mais em conta, portanto, se o orçamento está apertado, eis um bom destino. Você só pagará pelo o que consumir nos quiosques.

20. Mr. Sanchos

Ainda em Cozumel, você encontrará esta praia de nome engraçado, que oferece ao turista algumas boas regalias: por lá você encontrará brinquedos aquáticos, duas piscinas, e caso possa desembolsar 50 dólares por pessoa, ainda usufruirá de todo um serviço all inclusive, com comes e bebes de primeira. Um destino perfeito para toda a família.

21. Paradise

A praia de Paradise é um dos Beach Clubs mais conhecidos de Cozumel, e para acessá-la é necessário pagar uma taxa de 3 dólares. E para usufruir de toda a infraestrutura do local, como a piscina, caiaque, prancha de stand up paddle, entre outros brinquedos aquáticos, você desembolsa uma taxa de 18 dólares. Vale a pena para curtir o dia com a família dando um up na diversão, não acha?

22. Playa Norte

Isla Mujeres é uma pequena ilha mexicana com algumas praias privativas e outras públicas, como é o caso da Playa Norte. Sua orla é muito frequentada por jovens e estudantes que buscam por diversão e um espacinho para praticar esportes na área, mas na área leste é possível encontrar um pouco mais de sossego para curtir a família, pegar um bronzeado ou se refrescar no mar tranquilo e raso.

23. Chac Mool

Chac Mool é uma praia próxima da zona hoteleira e bares de Cancún, precisamente na Boulevard Kukulcan, mas com pouca infraestrutura. Não é um local muito cheio, mas também não é dos mais desertos – ideal para curtir com a família já que o mar é bem tranquilo e limpo. Só fique de olho nas crianças ao entrar na água, pois há muitas rochas na beiradinha e elas podem se machucar.

24. Playa Las Perlas

Assim como Chac Mool, Las Perlas é uma praia pública de Cancún, e apesar de não ter uma infraestrutura bem cuidada, é uma praia perfeita para levar a criançada. O mar é bem tranquilo, cristalino, há alguns brinquedos espalhados pela orla, guarda-sóis gratuitos e banheiros. É o destino preferido dos mexicanos para curtir um final de semana quente.

25. Playa Coco

Esta praia situada em Playa del Carmen, na Riviera Maia, é uma das mais tranquilas da região. Ela fica de frente para o hotel Coco Bay, ideal para relaxar, longe da muvuca. É também um local sem nenhum tipo de estrutura, portanto, não deixe de levar comidinhas, guarda-sol e espreguiçadeiras.

30 fotos de praias do México que são de tirar o fôlego

Uma imagem pode até falar mais que mil palavras, mas também só aumenta mais a vontade de viajar, né? Espia só o que o México te reserva:

1. Um mar cristalino e a cervejinha trincando em Isla Mujeres

2. Não é o máximo caminhar acima desta água azulzinha?

3. Este é O Arco, uma das principais atrações de Cabo San Lucas

4. As espécies mais sensacionais da flora na Área Natural Protegida Valle de los Cirios

5. Só mais um dia de tranquilidade em uma praia de La Paz

6. Que tal esta visão incrível do mar de Los Cabos?

7. Difícil não se encantar com a magia de Tulum

8. O céu de Acapulco é inesquecível

9. Playa del Carmen vista de cima

10. Tem dias que a gente só precisa de uma sombra sob um coqueiro de Akumal

11. Quintana Roo é banhada por um mar azul que chega a arrepiar

12. Um desejo: apreciar a vista do entorno deitada nesta rede

13. Um fim de dia na Riviera Maya

14. O mergulho é uma prática comum em Chac-Mool

15. Este pôr do sol só inspira a esticar um pouco mais na praia

16. Quem nunca sonhou com férias em Cancún?

17. Essa mistura fantástica de cores no mar

18. Que aliás, inspira momentos contemplativos

19. Em Puerto Vallarta o que não faltará é infraestrutura de primeira

20. E lugares fantásticos para praticar stand up paddle

21. Aquela recompensa por um ano cheio de trabalho

22. Quanto mais selvagem, melhor

23. Tem praias que denunciam pelo próprio nome que se trata de um paraíso

24. Nadar com as tartarugas em Akumal será uma experiência única

25. Aquele farol bem fotogênico de Cancún

26. No México, há resorts para serem escolhidos a dedo

27. Aquele vai e vem irresistível das ondas

28. O dia se despede em El Coromuel

29. Enquanto a calmaria domina

30. Será difícil não querer voltar para o México em breve

Não deixe de conferir também 20 coisas que todo mundo que vai para o México precisa saber para a viagem ficar ainda mais especial.

PARA VOCÊ