Mirante Dona Marta: descubra uma das vistas mais bonitas do Rio

Escrito por Luiz Felipe Gomes
Atualizado em 02.12.20

Se você pretende viajar para o Rio de Janeiro, saiba que você precisa conhecer o mirante Dona Marta. Esse belo destino é um dos pontos turísticos mais charmosos da cidade e revela cenários únicos. De lá, é possível avistar o Corcovado, o Pão de Açúcar e mais lugares imperdíveis do Rio. Se animou para conhecer? Então, confira o nosso guia completo!

Continua após o anúncio

Onde fica o mirante Dona Marta

O mirante Dona Marta está localizado no bairro Santa Teresa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele está situado a cerca de 360 metros de altitude e fica próximo à Comunidade Santa Marta.

Como chegar ao mirante Dona Marta

A melhor forma de chegar até o nosso destino é de carro. O acesso mais comum é pela R. Cosme Velho em direção à Estrada das Palmeiras. Esse caminho é o mesmo que vai para o Corcovado e é bem sinalizado. Além disso, também é possível chegar ao local de ônibus. As linhas municipais que levam até o mirante são a 006, a 007 e a 507.

Além das opções acima, saiba que você também pode chegar através de uma trilha ecológica. Essa opção passa pela Comunidade Santa Marta, em Botafogo. A trilha tem dificuldade média e necessita da companhia de um guia. Sem dúvida, é uma boa opção para quem gosta de aventura.

Informações importantes sobre o mirante Dona Marta

Antes de conhecer as belezas do mirante Dona Marta, é necessário tomar nota de algumas informações importantes sobre ele. Por isso, confira, o que você precisa saber para apreciar melhor a atração:

  • Estacionamento: o mirante Dona Marta conta com um amplo estacionamento que oferece um bom número de vagas.
  • Entrada: a entrada para o mirante é gratuita.
  • Horário de funcionamento: o mirante funciona diariamente das 8h às 17h, com fiscalização. Após esse horário, o local continua aberto, porém sem policiamento. Por isso, caso você deseje conhecê-lo em outro momento, procure ir em grupo.
  • Estrutura: a atração não oferece nenhuma estrutura básica de alimentação aos visitantes. Portanto, não deixe de levar um lanchinho para o passeio.
  • O que levar: além de lanches, é importante levar água e protetor solar, já que a cidade do Rio costuma ter temperaturas bem elevadas.
  • Cuidados: prefira conhecer o mirante no fim de semana, já que é nesse período que o local está mais movimentado. Durante a semana, a atração fica mais vazia e requer um pouco de atenção.
  • O que vestir: caso você opte por fazer a trilha ecológica até o mirante Dona Marta, não deixe de usar roupas leves e sapatos fechados, assim como óculos e chapéu.
  • Animais silvestres: é possível encontrar macacos na região do mirante, mas vale lembrar que é proibido alimentá-los.
  • Quando ir: por fim, o melhor período para visitar o nosso destino é o outono. Afinal, é nessa época que as temperaturas estão mais agradáveis. Além disso, o céu fica bem mais azul e você vai ter uma visão incrível da cidade.

Após anotar essas informações, você já pode conhecer o nosso destino com tranquilidade. Você está pronto para descobrir uma das vistas mais bonitas do Rio!

O que fazer no mirante Dona Marta

A princípio, é possível afirmar que contemplar é a melhor atividade para se fazer no mirante Dona Marta, não é? Afinal, o local revela paisagens incríveis. No entanto, é importante lembrar que a atração oferece outras opções de passeios que também são muito agradáveis. Confira abaixo quais são:

1. Vista do mirante Dona Marta

A vista do mirante Dona Marta, em si, é um grande espetáculo. Por isso, ao chegar ao local, essa será a sua maior recompensa. Aproveite todas as suas belezas naturais, faça fotos únicas e descubra os melhores destinos da cidade do Rio. De lá, é possível avistar o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Baía de Guanabara e até mesmo algumas praias, como Copacabana. Sem dúvida, sua experiência será incrível!

2. Nascer do sol

O amanhecer no mirante Dona Marta também promete sensações únicas. Esse momento contorna a cidade do Rio com diversas cores e revela cenários incomparáveis. Portanto, vale a pena acordar um pouquinho mais cedo para conhecê-lo. Uma boa dica é curtir o momento com os amigos e, dessa forma, tornar a experiência ainda mais agradável. Por fim, anote: o nascer do sol costuma acontecer por volta das 6h da manhã.

3. Heliponto

Além do mirante Dona Marta, você também pode visitar o Heliponto, que fica ao lado da atração. O local é amplo, agradável e também possui um belo visual. Além disso, se destaca ao revelar lindas paisagens do Corcovado e do Cristo Redentor. Sem dúvida, você também vai fazer fotos incríveis por lá e se apaixonar ainda mais pela Cidade Maravilhosa.

4. Trilha pela Comunidade Santa Marta

Por fim, caso você goste de uma boa aventura, não deixe de fazer a trilha ecológica pela Comunidade Santa Marta. Esse trajeto combina adrenalina e natureza e conta com pontos turísticos famosos do local. A trilha é de intensidade média e é sempre realizada com um guia. O valor da excursão, por grupo, custa cerca de R$ 100.

Com essas dicas de passeios e atividades, certamente o seu tour pelo mirante Dona Marta tem tudo para ser perfeito. Curta cada momento por lá e aprecie muito o visual desse charmoso destino!

Vídeos sobre o mirante Dona Marta com mais dicas para o seu passeio

Para inspirar ainda mais a sua visita ao nosso destino, escolhemos vídeos que contam com boas dicas para curtir o local. Com ótimas sugestões e belas imagens, você vai descobrir mais detalhes desse paraíso. Veja só!

Vlog pelo mirante Dona Marta

Nesse vídeo, uma visitante mostra como é o passeio pelo mirante Dona Marta. Além disso, traz detalhes importantes para curtir melhor a atração. Certamente, com essas imagens e boas dicas, você vai desejar conhecê-lo o quanto antes!

Nascer do sol no mirante Dona Marta

O nascer do sol é um dos momentos mais desejados pelos visitantes em nosso destino. Por isso, vale muito a pena descobrir um pouco de como é esse espetáculo. Nesse vlog, você vai conferir paisagens incríveis do mirante nessa hora especial do dia. As imagens são lindas, portanto não deixe de apreciar!

Como chegar ao mirante

Você já sabe que existem diversas maneiras de chegar ao mirante Dona Marta, não é? Nesse vídeo, você vai descobrir detalhes de como é chegar ao local de ônibus. Além disso, vai ver que é possível curtir a atração com a mesma empolgação. Sem dúvida, vale muito a pena assistir ao vlog!

Trilha pela Comunidade Santa Marta

Por fim, a trilha pela Comunidade Santa Marta é um passeio famoso na região e, dessa forma, não poderia ficar de fora da nossa lista. Nesse vlog, você vai conhecer detalhes de como é esse passeio e ainda vai descobrir cenários únicos. Se você curte uma boa aventura, certamente vai amar o vídeo!

Gostou de todas essas dicas? Então, anote as sugestões para curtir melhor o seu passeio. Seguindo cada feedback, você certamente vai aproveitar melhor o nosso destino.

12 fotos do mirante Dona Marta para inspirar a sua viagem

Que tal já ir admirando imagens únicas do nosso destino? Separamos, a seguir, os melhores registros que representam esse paraíso. Veja um pouquinho mais do que te espera em sua viagem!

1. Se o Rio de Janeiro é a sua próxima rota turística

2. E você deseja conhecer a cidade por perspectivas únicas

3. Saiba que você precisa visitar o mirante Dona Marta

4. Esse belo destino é um dos mais charmosos do Rio

5. Revela paisagens incríveis

6. Belezas naturais de tirar o fôlego

7. E também permite as melhores experiências

8. Além disso, o mirante é a melhor opção para fazer fotos perfeitas

9. E, claro, apreciar um amanhecer de encher os olhos

10. Portanto, se você quer ter uma viagem inesquecível

11. Precisa descobrir logo esse paraíso

12. Afinal, o Rio é ainda mais bonito visto do mirante Dona Marta!

Cercado por belezas naturais e paisagens únicas, o mirante Dona Marta é mesmo um dos destinos mais bonitos do Rio de Janeiro. Outro ponto turístico que revela surpresas na cidade é a Lagoa Rodrigo de Freitas, um destino charmoso e cheio de possibilidades na Zona Sul carioca!