Nice: o que fazer na ensolarada e luxuosa capital da Riviera Francesa

Escrito por Marta Stegani

Nice, a capital da Riviera Francesa, é um destino dos sonhos. A cidade é uma das mais visitadas da França e não é para menos: Nice é alegre, tem um ar de glamour, é banhada pelas águas azuis do Mar Mediterrâneo e tem sol quase o ano inteiro.

Continua após o anúncio

Caminhar por Nice é uma delícia. Além de ser uma ótima forma de conhecer a cidade, ainda permite observar de perto a natureza exuberante e todo charme de suas ruas. Descubra aqui o que fazer em Nice e dicas para fazer uma viagem perfeita!

Mapa de Nice

Nice é a quinta cidade mais populosa da França, com aproximadamente 350 mil habitantes. A cidade é a capital da Riviera Francesa e está localizada no sul do país e a apenas 30 km da fronteira com a Itália. É vizinha de Cannes – a 32 km de distância – e está bem próxima de Mônaco – a 21 km.

A temperatura é boa quase o ano inteiro. O inverno é ameno e a estação chuvosa ocorre no outono e na primavera, principalmente entre abril e setembro.

Informações úteis

Aqui vão algumas informações básicas, mas que você precisa saber antes de embarcar.

  • Aeroporto: o aeroporto da cidade é o Nice Côte d’Azur, o terceiro mais movimento da França.
  • Documentação necessária: para ir à Nice é necessário apenas o passaporte.
  • Melhor época do ano para viajar: Nice possui atrações que valem a pena o ano todo, mas é especialmente badalada e interessante no verão, que vai de meados de junho a setembro.
  • Moeda: Euro.
  • Idioma: francês.
  • Fuso horário: assim como na Europa, Nice está quatro horas à frente do horário de Brasília.

Passaporte em dia? Agora se programe e vem descobrir o que fazer nessa cidade incrível!

O que fazer em Nice?

Nice reúne atrações bem interessantes e ao ar livre, o que permite curtir ainda mais o clima agradável da cidade. Confira aqui o que você não pode deixar de incluir no roteiro!

Vieux Nice

Vieux Nice corresponde a parte antiga da cidade, a Velha Nice. O bairro abriga ruas estreitas de paralelepípedo com construções históricas, casas com fachadas coloridas, diversos cafés, restaurantes, feiras, lojinhas, além de ser um verdadeiro charme. O local é repleto de turistas que se encantam com o local.

Continua após o anúncio

Colline du Château

O Castelo de Nice é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O local é um conjunto de ruínas localizadas no topo de uma colina onde no passado existiu um castelo. A subida é um pouco íngreme e desafiadora, mas do alto se tem uma vista panorâmica incrível e recompensadora, que é o cartão postal da cidade.

  • Endereço: Rue des Ponchettes – Rue de Foresta – Montée Montfort – 06300.
  • Horário de funcionamento: de 01/10 a 31/03, das 8h30 às 18h; de 01/04 a 30/09, das 8h30 às 20h.

Cemitério Judaico

Parece estranho visitar um cemitério? Mas no topo da Colina do Castelo está um dos cemitérios mais belos da França. Ele existe desde 1783 e chama a atenção pela arquitetura dos túmulos e capelas e por oferecer uma das vistas mais lindas da cidade.

  • Endereço: Allée François Aragon, 06300.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18h.
  • Valor de entrada: gratuito.

Promenade des Anglais

A Promenade des Anglais é a principal, mais famosa e badalada avenida de Nice. São quase 7 km de extensão à beira mar para correr, caminhar, pedalar ou apenas sentar em um dos banquinhos e observar o incrível mar azul. A La Prom, como é chamada pelos moradores, é um programa obrigatório e pra lá de agradável.

Porto de Nice

Seguindo pela Promenade des Anglais você chega até o Porto de Nice. Ali estão parados barcos e iates, o que por si só já vale o passeio pelo cenário, mas você também pode embarcar em passeios de ferry para as ilhas de Córsega e a Sardenha, no Mediterrâneo.

Place Masséna

A Place Masséna é a principal praça de Nice e está localizada próximo às principais avenidas da cidade. É ali que acontecem grandes eventos, como o Mercado de Natal e a comemoração do Dia da Bastilha. Ela fica entre a Vieux Nice e a parte nova da cidade e ao redor você vai encontrar diversas lojas, restaurantes e hotéis.

Place Garibaldi

Outra famosa praça que você não pode deixar de conhecer é a Place Garibaldi. A praça é toda trabalhada na bela arquitetura barroca. Estando ali, aproveite para visitar um dos mais belos edifícios do local, a capela Chapelle du Saint-Sepulcre, e parar para uma refeição em um dos cafés ou restaurantes do local. É um excelente passeio para um final de tarde!

Catedral Saint Nicolas

A Catedral Saint Nicolas é o maior templo ortodoxo russo fora da Rússia. Logo de cara é possível identificar a arquitetura, inspirada nas igrejas de Moscou. Do lado de dentro, sua decoração é rica e é adornada com diversos ícones e afrescos. A igreja está em funcionamento, atendendo a comunidade russa em Nice, portanto, para entrar, é necessário usar roupas que cubram os ombros e colo e homens não podem entrar sem camisa.

  • Endereço: Av. Nicolas II – Bd Tzarevich.
  • Horário de funcionamento: visitas guiadas diariamente às 9h, 12h, 14h e 18h (de 01/04 a 31/10) e às 9h30, 12h, 14h e 17h30 (de 01/11 a 31/03). Não há grupos de visitas durante os cultos aos domingos de manhã e feriados religiosos.
  • Valor de entrada: 10 €.

Blue Beach

Não dá para ir à Nice e não sentir vontade de mergulhar no incrível mar azul e que tem pedras no lugar da areia. A Blue Beach, praia que acompanha a Promenade des Anglais, tem ótima infraestrutura, mar calmo e um visual deslumbrante para relaxar.

Carnaval em Nice

Se estiver em Nice durante o inverno, não deixe de conhecer a festa de Carnaval que agita e colore a cidade por 15 dias. O festejo é temático e, a partir do tema escolhido, os carros alegóricos são enfeitados e artistas criam suas fantasias.

Além do desfile, acontece também a Batalha das Flores, na qual os carros são abastecidos com flores, que são jogadas sobre o público. O evento acontece em fevereiro e atrai mais de 1 milhão de pessoas de todo o mundo.

E se você gosta de arte, não deixe de visitar o museu dedicado ao artista Marc Chagall e, se o seu negócio são compras, faça uma parada na famosa loja francesa Galeries Lafayette e visite as lojas de luxo que marcam presença por lá.

Hospedagem em Nice

Nice tem ótimas opções de hospedagem, bem localizadas e com muito conforto para aproveitar a cidade da melhor maneira. Veja só!

Hotel Le Negresco – $$$$$

O Hotel Le Negresco é um edifício icônico na Promenade des Anglais. O hotel existe há mais de 100 anos e o une o antigo e o contemporâneo em sua estrutura. Ele é todo decorado com móveis de época, quadros e obras de arte francesa que lembram uma galeria de arte. Nas dependências existem dois restaurantes – um deles com duas estrelas Michelin – e um charmoso bar. O atendimento e todo o serviço é considerado impecável pelos hóspedes.

  • Endereço: 37 Promenade des Anglais.

Hyatt Regency Nice Palais de la Mediterranee – $$$$$

Situado na Promenade des Anglais, o Hyatt Regency Nice Palais de la Mediterranee é um hotel 5 estrelas que oferece todo o luxo que é a cara da cidade. São 187 quartos espaçosos, com vista para o pátio, para a cidade ou para o mar. A estrutura do hotel é completa, com restaurante, bar, espaço fitness, piscina, spa e tudo o que você precisa para uma estadia perfeita na cidade.

  • Endereço: 13 Promenade des Anglais.

Ibis Styles Nice Centre Gare – $$$$

O Hotel Ibis em Nice se destaca pela localização privilegiada: na região central da cidade, a poucos minutos da estação ferroviária e 10 minutos a pé de Place Masséna e da Promenade des Anglais. Os quartos são modernos, espaçosos e confortáveis. O café da manhã está incluso na diária e é farto e saboroso.

  • Endereço: 3-5 Avenue Durante.

Hotel 64 Nice – $$$$

O Hotel 64 Nice está localizado a poucos metros da estação ferroviária, a seis minutos a pé da Promenade des Anglais e a 15 do aeroporto Nice Cote d’Azur. Os quartos são modernos, possuem camas confortáveis e alguns contam com varanda. O café da manhã gourmet está incluso na diária e nas proximidades há restaurantes e estacionamento para quem viaja de carro.

  • Endereço: 64 Avenue Jean Médecin.

Villa Saint Exupery Beach Hostel – $$

Em Nice também existem acomodações de baixo custo para quem prefere economizar. O Villa Hostels possui dormitórios e quartos privativos, ar-condicionado, academia, internet gratuita, recepção 24 horas, café da manhã, bar e áreas em comum com jogos para quem gosta de fazer amizades e diversos outros serviços. A localização é excelente: próximo a Cidade Antiga e à praia.

  • Endereço: 6 Rue Sacha Guitry.

Vamos combinar que Nice não é uma cidade barata para se hospedar, mas cada centavo vale a pena para desfrutar desse paraíso.

Transporte em Nice

Conheça o sistema de transporte público da cidade – que funciona muito bem, por sinal – e como se locomover por Nice.

É muito tranquilo se locomover por Nice. Você pode aproveitar o tempo sempre bom e as belas paisagens para fazer tudo caminhando ou pedalando. A cidade conta com um bom sistema de compartilhamento de bikes, o Vélo Bleu, que tem diversos pontos para aluguel espalhados.

Outro sistema rápido e econômico é o transporte público. A Ligne d’Azur conta com linhas que passam por todos os pontos turísticos. A passagem custa 1,50 € e você ainda pode fazer conexões gratuitas dentro de um período e há também planos para você economizar.

Mais fotos de Nice para se encantar pela cidade

Nice é uma cidade fotogênica, de céu azul e cercada pelo mar. Veja aqui mais um pouquinho das belezas que vão aumentar sua vontade de viajar.

1. Seja bem-vindo à linda e ensolarada Nice

2. O Centro Antigo reserva muitas surpresas

3. A Praça Masséna está entre a parte antiga e nova da cidade

4. A bela Promenade des Anglais é o coração de Nice

5. É lá que está o icônico hotel Le Negresco

6. A Promenade des Anglais segue pela orla da cidade

7. O topo Castelo de Nice guarda uma exuberante cascata

8. A vista do cemitério judaico também impressiona

9. O porto da cidade é uma área fotogênica

10. Os barquinhos até parecem uma pintura

11. O sol iluminando a cidade é um espetáculo à parte

12. Pela praia, tudo azul

13. E no lugar de areia… pedras

14. A Catedral Saint Nicholas te transporta para Moscou

15. É impossível não se apaixonar por Nice!

Assim fica mais fácil entender porque Nice é um destino tão amado, né?

Nice é um dos grandes destinos da França, perdendo para apenas para Paris. E se a capital francesa entrar no seu roteiro nesta mesma viagem, descubra aqui 22 coisas que você precisa fazer em Paris e tenha uma viagem dos sonhos! Bon voyage!