7 atrações incríveis em Nova Xavantina, o paraíso das cachoeiras no MT

Por
Atualizado em 06.12.21

Se você ama estar em contato com a natureza e curte praticar ecoturismo, saiba que você precisa visitar Nova Xavantina, no centro-oeste do país. Localizada no interior do Mato Grosso, essa cidade conta com cachoeiras de águas cristalinas e paisagens incríveis. Além disso, reúne belezas naturais ainda pouco conhecidas. Confira a seguir um pouco mais sobre esse belo destino.

Publicidade

Onde fica Nova Xavantina

A cidade de Nova Xavantina está localizada no interior do estado do Mato Grosso, na região centro-oeste. Ela fica a 645 km de Cuiabá, 212 km de Santo Antônio do Leste e a 148 km de Barra do Garças.

Como chegar

A melhor forma de chegar até lá é partindo da capital Cuiabá. De carro, o acesso é pela BR-070 em uma viagem que dura em média 8h30min. Se preferir, você também pode ir de transporte público, já que a cidade recebe linhas de ônibus de outros municípios. Outra boa opção é viajar com as agências de turismo que oferecem bons pacotes de passeios.

Seja qual for a sua forma de chegar ao destino, vale a pena curtir o passeio desde o início. Afinal, essa região do centro-oeste possui muitas belezas naturais, paisagens típicas do cerrado e uma rica biodiversidade. Com certeza, você vai curtir muito a aventura!

A história de Nova Xavantina

A história de Nova Xavantina iniciou em meados do século XVII e foi marcada pela escravidão e expedições em busca de ouro. Porém, o município só passou a se desenvolver, de fato, a partir do século XX. A cidade foi erguida em 1944 com a chegada da Expedição Roncador-Xingu, que buscava o crescimento da região interiorana do país.

Com apenas 77 anos de fundação, Nova Xavantina é considerada uma cidade jovem. Atualmente, o município possui cerca de 21 mil habitantes. A sua economia é marcada pela agricultura, mas a região também tem belezas naturais que favorecem a prática do ecoturismo.

O que fazer em Nova Xavantina

Embora seja uma cidade pequena, Nova Xavantina é um destino que tem muito a oferecer aos seus visitantes. O município se destaca por suas cachoeiras, rios, praias de água doce assim como muitos passeios. Confira a seguir, os melhores programas que você precisa curtir quando estiver por lá:

Publicidade

1. Cachoeira da Gratidão

A Cachoeira da Gratidão é uma das mais visitadas de Nova Xavantina, então aproveite para iniciar o dia de passeios descobrindo as suas belezas. Localizada a 27 km do centro, a queda d’água possui águas cristalinas e é cercada pela mata nativa. No local, é possível descansar e tomar um banho de rio delicioso. Vale lembrar que para conhecê-la é preciso fazer uma caminhada em meio a natureza.

2. Cachoeira da Saudade

Localizada a 21 km do centro, a Cachoeira da Saudade é mais um destino que promete ser marcante em Nova Xavantina. A atração é formada por mais 5 quedas d’água e possui poços de águas cristalinas que encantam os visitantes. Além disso, conta com uma boa infraestrutura com área de alimentação e camping. Sem dúvida, é uma boa opção para curtir com toda a família.

3. Cachoeira Abonizia

A Cachoeira Abonizia é uma das mais belas da cidade e também uma das mais altas. Com 20 metros de altura, a atração tem acesso por uma trilha de dificuldade média, mas que recompensa os visitantes pelas suas belezas. No local, você pode desfrutar de um deck aconchegante e piscinas naturais que são ideais para banho. Uma curiosidade é que perto do atrativo é possível encontrar bons quiosques e acampamentos.

4. Cachoeira da Nascente

Considerada um recanto em meio a natureza, a Cachoeira da Nascente é mais uma queda d’água que reúne outras cachoeiras. Formada por duas nascentes, ela possui muitas belezas e é ideal para os aventureiros. O seu principal destaque está nas piscinas naturais que são ótimas para banho e a prática de mergulho. O seu acesso é realizado por meio de uma pequena trilha ecológica.

5. Rancho Ponte de Pedra

Além de cachoeiras desenhadas, Nova Xavantina também conta com cantinhos perfeitos para receber os visitantes. O Rancho Ponte de Pedra possui uma ótima infraestrutura na cidade e é ideal para quem busca mais sossego. O local possui hospedagem, área de camping e uma série de passeios. Além disso, está localizado em meio a pequenas quedas d´água, que deixam o visual ainda mais bonito.

6. Rio das Mortes

Embora possua um nome nada atraente, o Rio das Mortes é um dos destinos mais visitados de Nova Xavantina, por isso não pode ficar de fora do seu roteiro. A atração se destaca por possuir praias de água doce que atraem muitas famílias. Ao longo do rio também é possível encontrar bons restaurantes e curtir esportes aquáticos. Uma dica, é visitar a Praia do Chiquito, que é sempre animada.

7. Culinária local

Depois de um dia cheio de aventuras, que tal terminar o seu passeio conhecendo a culinária típica da cidade? Nova Xavantina possui quiosques e restaurantes que valorizam os sabores regionais e servem ótimas refeições. Dois pratos típicos que você precisa provar são: a Farofa de banana-da-terra e a Galinhada. Com certeza, essa será a melhor forma de encerrar a viagem.

A partir de todas essas dicas, certamente você vai fazer um passeio incrível por Nova Xavantina. Aproveite as cachoeiras, curta muito as paisagens e divirta-se com todos os atrativos desse belo município.

Onde se hospedar em Nova Xavantina

Para curtir todos os passeios de Nova Xavantina também é importante desfrutar de bons momentos de descanso, não é? Então confira a seguir sugestões de hospedagens para você considerar na cidade. Existem opções para todos os gostos e bolsos:

Publicidade

  • Hotel Central – $$: essa escolha é ideal para quem deseja economizar na viagem, pois oferece acomodações confortáveis por um ótimo preço. O espaço também possui piscina, área externa agradável, assim como um bom café da manhã. O seu destaque fica por conta da localização, que é próxima do centro e do comércio local;
  • Morada do Sol Hotel – $$$: essa opção é ideal para uma viagem em família, pois conta com uma extensa área de lazer e muitas atividades. Ela também possui amplo estacionamento, jardim e piscina. A variedade de quartos chama a atenção e é muito bem equipados;
  • Hotel Portal do Roncador Park – $$$$$: essa sugestão é um pouco mais sofisticada e ideal para uma viagem em dupla. Ela conta com quartos completos, ambiente externo agradável e muitas atividades de lazer. Por fim, o seu destaque está no restaurante, que serve pratos típicos deliciosos.

Seja qual for a opção que melhor combine com a sua viagem, com certeza você vai aprovar a estadia na cidade. Afinal de contas, Nova Xavantina possui acomodações acessíveis e muito agradáveis. Aproveite!

10 fotos lindas de Nova Xavantina para inspirar a sua viagem

Depois de ficar por dentro de boas dicas sobre Nova Xavantina, que tal descobrir mais um pouco sobre o município? Confira a seguir, fotos lindas do destino e apaixone-se ainda mais:

1. Se você ama estar em contato com a natureza

2. E adora praticar ecoturismo

3. Então, saiba que você precisa visitar Nova Xavantina!

4. Esse destino conta com belezas naturais desenhadas

5. E ainda oferece uma série de passeios para a família

6. Na cidade, você pode visitar cachoeiras incríveis

7. Descansar em praias de água doce

8. E admirar paisagens únicas ainda pouco conhecidas…

9. Sem dúvidas, é um dos recantos mais bonitos do país

10. Por isso merece ser o seu próximo destino de viagem!

Pronto para conhecer as belezas de Nova Xavantina? A partir desse guia, você fará uma viagem inesquecível! Curta bastante todas as atrações e programas, e divirta-se! Caso esteja com mais tempo livre, visite também a Serra do Roncador. Essa região é uma das mais belas de Mato Grosso e tem paisagens lindas. Com certeza será mais um passeio único para a sua conta!