O que fazer em Maceió: conheça um dos mais belos litorais do Brasil

Escrito por Gabriella Soares
Atualizado em 02.12.20

Se você busca o que fazer em Maceió, opções é que não vão faltar. A bela capital de Alagoas conta com um dos mais impressionantes litorais do Brasil. Sendo assim, na cidade é possível encontrar incríveis praias, dunas e ilhas, além de uma deliciosa culinária, ótimos bares e uma rica história. Conheça e se apaixone pelas belezas de Maceió.

Continua após o anúncio

Principais pontos turísticos

Para quem busca o que fazer em Maceió, alguns pontos turísticos são quase obrigatórios, principalmente no belo litoral que é a marca registrada da cidade. Por isso, separamos cinco locais que todos precisam conhecer na região.

1. Praia do Francês

A Praia do Francês é uma das mais famosas de Maceió e se tornou uma grande atração para todos os viajantes, desde quem viaja com a família até surfistas. Além disso, uma das principais belezas dessa praia é a barreira de corais que a cerca, que pode ser observada mais de perto na maré baixa, quando o mar se assemelha a uma piscina de tão calmo.

2. Pajuçara

Outra praia muito procurada é a de Pajuçara, cheia de piscinas naturais. Para quem gosta de observar a natureza e procura o que fazer em Maceió, não existe um local melhor. Aqui, é possível fazer mergulho nas piscinas naturais em um passeio de jangada que custa cerca de R$ 30. Além disso, Pajuçara faz parte da mais famosa Orla de Maceió. Vale a pena conhecer!

3. Dunas de Marapé

As Dunas de Marapé são diferentes daquilo que se imagina quando falamos em dunas, mas ainda assim são uma ótima alternativa de passeio em Maceió. Aqui, as Dunas indicam muito mais o complexo de praia e rochas avermelhadas do que paredões de areia dourada em si. Mas a paisagem ainda é surpreendente!

4. Passeio das 7 Ilhas

Uma atração popular entre os turistas é o Passeio das 7 Ilhas, no qual é possível conhecer as ilhas que cercam a Lagoa Mundaú. O passeio dura cerca de cinco horas e é realizado de barco. Além disso, normalmente há paradas para mergulho. Já o trajeto e o valor dependem da empresa contratada.

5. Mirante de São Gonçalo

Um dos melhores lugares para aproveitar a vista da cidade, o Mirante de São Gonçalo é uma boa opção de o que fazer em Maceió. Com uma posição privilegiada de onde se pode observar o porto, uma boa parte do litoral e, ainda, o Centro Histórico, essa é uma das principais paradas de turistas da região.

Tenha certeza de reservar um tempinho para curtir esses locais, que são alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Com toda a certeza, vale a pena!

O que fazer em Maceió à noite

A noite da capital alagoana reserva ótimas surpresas para os visitantes. Seja mais para o centro da cidade ou em seu impressionante litoral, é possível encontrar diversas atrações e opções do que fazer em Maceió após o pôr do sol:

6. Kanoa Beach Bar

Localizado na orla da praia da Ponta Verde, o Kanoa Beach Bar reúne muitos dos turistas e residentes locais de Maceió durante a noite. Esse bar conta com um dos melhores chops da região, além de servir petiscos e contar com apresentações de DJs. O happy hour do Kanoa também é muito animado, sempre cheio e, às vezes, com música ao vivo.

7. Maikai

Um dos lugares mais famosos entre aqueles que procuram o que fazer em Maceió durante a noite é o Maikai. Uma mistura de casa de shows com choperia, esse local consegue atrair desde as pessoas mais calmas até as mais festeiras. Além disso, perto do bar há um ambiente para apresentações e danças de forró, que é muito popular entre o público.

8. Lopana

Também na praia Ponta Verde fica uma das mais famosas barracas de praia da região, a Lopana. Além dos serviços durante o dia, a Lopana tem música ao vivo a noite, além de deliciosos drinks de frutas. No local, também há a opção de jantar e aperitivos.

9. Itynerantys Bar

Mas, se o assunto é drinks, o melhor lugar é o Itynerantys Bar, uma coquetelaria que conta com um espaço ideal para relaxar e curtir com muito conforto. Esse bar tem um espaço tão grande que pode ser alugado para festas e até casamento. Com piscina, diversos ambientes e serviço de qualidade, o Itynerantys é uma ótima opção de o que fazer em Maceió.

10. El Lugar

Um lugar mais alternativo em Maceió é o pub El Lugar, um bar argentino que fica próximo à praia da Pajuçara. Além das deliciosas bebidas, o pub tem uma área de restaurante com comida contemporânea latino-americana e uma vasta carta de vinhos. O El Lugar conta ainda com serviços de brunch e atendimento ao ar livre.

Para quem procura o que fazer em Maceió para curtir a noite, não faltam opções. Escolha a que mais tem a ver com você e curta sua viagem ao máximo!

O que fazer em Maceió com chuva

Apesar de ser conhecida principalmente pelo seu impressionante litoral, Maceió também conta com ótimas atrações para curtir durante um dia de chuva. E não há exemplo melhor do que o Centro Histórico da cidade, cheio de locais que transbordam a cultura e a história da região. Sendo assim, reunimos as melhores atrações de Maceió para aproveitar em um dia chuvoso:

11. Restaurantes

Uma das principais atrações de Maceió que podem ser aproveitadas independentemente do clima é sua culinária. Há restaurantes de diferentes países, como italiano e japonês, além da culinária baiana, que também é muito presente. Além disso, há muitas tapiocarias pelo centro e é muito comum encontrar diversos pratos com frutos do mar em todos os restaurantes. Vale a pena experimentar.

12. Catedral Metropolitana de Maceió

Para os mais religiosos, uma visita à Catedral Metropolitana de Maceió é imperdível. A principal igreja católica da cidade desde 1894, quando foi fundada, a Catedral é uma imponente construção. Com a mistura dos estilos neoclássico e coríntio, seu interior é pura arte sacra.

13. Palácio Floriano Peixoto

Conhecido também como Palácio do Governo, essa bela construção agora é utilizada como museu e conta aos visitantes a história da capital do Alagoas. Ali, existem móveis originais, que fazem parte do Palácio Floriano Peixoto desde 1983, e exposições de artistas locais. Além disso, há também cômodos dedicados aos maiores artistas do estado, Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda.

14. Museu Théo Brandão

Um marco e um local obrigatório para quem deseja conhecer a cultura alagoana, o Museu Théo Brandão é uma ótima oportunidade para quem busca o que fazer em Maceió durante um dia chuvoso. Isso porque o museu conta com um amplo acervo, com obras de artistas locais, objetos e artesanatos tradicionais e religiosos.

15. Pavilhão do Artesanato

Essa é uma opção coberta do que seria uma feira de artesanatos, então é ideal para ir em um dia de chuva. É possível encontrar e comprar diferentes tipos de produtos no Pavilhão, como roupas, objetos de decoração e lembranças de viagem.

Seja na chuva, no sol ou de noite, a cidade de Maceió tem diversas atrações para serem aproveitadas pelos visitantes. Portanto, não deixe de conhecer essa bela capital.

Roteiros em Maceió para aproveitar o melhor da capital alagoana

É possível aproveitar Maceió em uma viagem mais curta ou em uma mais longa. De qualquer forma, você tem acesso às melhores atrações da cidade. Veja abaixo nossas sugestões de roteiro para dois, cinco e sete dias de viagem.

O que fazer em Maceió em 2 dias

Para quem vai curtir a cidade de Maceió por apenas um final de semana, existem alguns lugares que ainda são obrigatórios e vão fazer desse um destino inesquecível.

  • Dia 1: um dos pontos mais importantes de Maceió é seu litoral. Assim, nada melhor do que aproveitar o dia em suas belas praias. Você pode aproveitar metade do seu dia na Praia do Francês, uma das mais famosas da cidade, e depois ir conhecer as lindas piscinas naturais da Pajuçara.
  • Dia 2: a culinária alagoana é imperdível. Sendo assim, em seu segundo e último dia na capital, você pode aproveitar para passar pelos diferentes restaurantes e provar os deliciosos frutos do mar da região. Além disso, é possível conhecer a famosa Orla de Maceió, onde estão alguns dos melhores beach bars da cidade.

O que fazer em Maceió em 4 dias

Se você tem a oportunidade de passar mais alguns dias em Maceió, há muito mais para aproveitar e conhecer nessa linda cidade.

  • Dia 1: a primeira coisa que todos querem fazer quando chegam a Maceió é aproveitar suas lindas praias. Sendo assim, o melhor é começar com a maravilhosa Praia do Francês, onde é possível aproveitar também as famosas barracas de praia alagoanas, cheias de deliciosas comidas e drinks.
  • Dia 2: outra praia para se aproveitar durante boa parte do dia é a das Dunas de Marapé. Como o próprio nome indica, o lindo mar de águas azuis não é a única atração do local, que conta também com belas rochas de tom avermelhado. Durante a tarde, você pode ainda fazer o Passeio das 7 Ilhas e se encantar com a Lagoa Mundaú.
  • Dia 3: depois de aproveitar o melhor do litoral, separe o dia para conhecer o Centro Histórico de Maceió. Além dos museus e locais famosos da capital, como o Palácio Floriano Peixoto e o Museu Théo Brandão, você pode conhecer também o Pavilhão do Artesanato e comprar suas lembrancinhas de viagem.
  • Dia 4: por último, você pode retornar ao litoral e curtir a beleza natural tão presente na cidade. Um dos melhores passeios para aproveitar é a praia de Pajuçara, onde você pode praticar mergulho em suas piscinas naturais. Além disso, a própria praia e seus beach bars são algo para guardar na memória.

O que fazer em Maceió em 7 dias

Já para quem pode aproveitar uma viagem mais longa, há muito o que fazer em Maceió. E o melhor: não precisa correr para conhecer a cidade, pode fazer tudo, verdadeiramente, em ritmo de férias.

  • Dia 1: começar sua viagem pelo litoral é a melhor forma de relaxar e entrar no clima da cidade. Dessa forma, passe seu dia na Praia do Francês e aproveite o melhor da culinária e dos drinks da orla. Além disso, você pode aproveitar para conhecer alguns dos melhores beach bars da cidade.
  • Dia 2: para conhecer um pouco mais de Maceió, nada melhor do que visitar o Centro Histórico. Aqui, você pode conhecer o Museu Théo Brandão. Além disso, há diversas tapiocarias e restaurantes no centro, que garantem um dia cheio de delícias.
  • Dia 3: uma atração muito famosa entre os turistas é o Passeio das 7 Ilhas. Ele dura em média cinco horas e pode ser um pouco cansativo se você for mergulhar ao longo do caminho, mas é uma atração que vale a pena pela beleza da Lagoa Mandaú. No fim da noite, aproveite os shows nos bares e pubs.
  • Dia 4: continue aproveitando o litoral, mas reserve um momento para a outra parte da cidade também. Assim, visite o Palácio Floriano Peixoto e a Catedral Metropolitana de Maceió.
  • Dia 5: para quem curte a natureza, é preciso visitar as Dunas de Marapé. Lá é possível aproveitar lindas águas azuis e areia clara. Além disso, em sua orla existem dunas de cor avermelhada que embelezam ainda mais o litoral.
  • Dia 6: para lembranças de viagem, o local é o Pavilhão do Artesanato, ideal para compras. Além disso, uma visita ao Mirante de São Gonçalo pode ser perfeita, principalmente durante o pôr do sol.
  • Dia 7: no seu último dia de viagem, nada melhor do que uma junção das belezas naturais que Maceió tem a oferecer. Nesse sentido, o melhor lugar a ir é a praia de Pajuçara, que conta com lindas piscinas naturais.

Independentemente de quantos dias você tem disponível, uma coisa é certeza: não vai faltar o que fazer em Maceió.

Vídeos de quem já aproveitou o melhor de Maceió

Para você se preparar para a sua viagem, não há nada melhor do que conferir como foi a experiência de quem já foi a Maceió e aproveitou o melhor que esse destino tem a oferecer. Sendo assim, separamos os melhores vídeos com as experiências de outros viajantes e dicas sobre o que fazer em Maceió:

Férias no paraíso

Nesse vídeo do canal do Bruno De Luca, é possível ver de perto alguns dos principais passeios da cidade. Além disso, há dicas de o que fazer em Maceió para todos os bolsos e gostos.

Um tour único por Maceió

Às vezes, nada melhor para conhecer um lugar do que pegar dicas com quem mora na cidade. É isso que a Marina Ferrari faz nesse vlog, mostrando como é a Maceió que ela vive e adora.

A beleza estonteante do litoral

Já nesse vídeo da Torrada Torrada, é possível conhecer um pouco mais do litoral de Maceió, além dos detalhes da rica e diversa culinária que pode ser encontrada nos restaurantes da cidade.

Essa cidade é simplesmente linda e vale a sua visita. Do centro histórico ao litoral, há muito o que fazer em Maceió. Ou seja, é a garantia de uma viagem perfeita! Além disso, há diversas outras praias de Alagoas para você conhecer. Não perca essa oportunidade!