Por Júlia Paschoalino Robert
Atualizado em 15.01.24
Porto Seguro abriga algumas das melhores praias da Bahia. Com vida noturna agitada e mais de 90 km de litoral, a cidade atrai milhares de turistas, dos que buscam viagens para casal aos que querem curtir em família ou com amigos. Além disso, o município foi tombado pelo Iphan, pois marca o ponto de chegada dos portugueses no Brasil. Acompanhe a matéria para conhecer o destino.
Publicidade
Uma viagem para Porto Seguro une natureza e animação em um roteiro bem brasileiro. A cidade foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do país – ou seja, atrações históricas não faltam por lá. Para começar a planejar sua estadia, preste atenção às dicas abaixo:
Porto Seguro é um destino turístico clássico para passar as férias no Nordeste. A cidade é bem preparada para receber turistas o ano todo. Com as dicas acima anotadas, continue a leitura e conheça outras singularidades do berço do Brasil.
O município de Porto Seguro está localizado no litoral sul da Bahia a 700 km da capital, Salvador. O Aeroporto Internacional de Porto Seguro é a porta de entrada da cidade, a 3 km do centro, para quem vem de outro estado. Se você estiver viajando de carro, o caminho inclui a BR-101 e a BR-376. Partindo de Ilhéus, são 300 km de estrada.
Ao redor de Porto Seguro, Trancoso, Arraial d´Ajuda e Santa Cruz Cabrália são pontos turísticos muito requisitados e estão nos principais roteiros da região. Abaixo, conheça um pouquinho mais sobre essas cidades.
Há vários motivos para visitar Arraial d’Ajuda, um distrito de Porto Seguro, localizado a 9 km da cidade. O vilarejo rústico e charmoso abriga praias de águas calmas e transparentes. As belezas naturais e o estilo hospitaleiro conquistam os visitantes.
Trancoso fica a 22 km de Porto Seguro. O distrito é tranquilo e repleto de paisagens. A Praia do Espelho, a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros são as mais famosas por lá. A hospitalidade da cidade também é um ponto alto.
Publicidade
Santa Cruz Cabrália está localizada na região turística Costa do Descobrimento, a 23 km de Porto Seguro. Os principais destinos da cidade são a Praia da Coroa Vermelha e o Centro Histórico, também tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro.
O Monte Pascoal, ao sul de Porto Seguro, foi o primeiro ponto da costa do Brasil avistado pelos portugueses em 1500. No encontro do Rio Buranhém com o mar, Pedro Álvares Cabral aproveitou as águas tranquilas para ancorar sua frota de barcos, por isso, o local foi batizado de Porto Seguro. Alguns anos depois, em torno de 1503, na região, construíram a primeira igreja em solo brasileiro e a Aldeia de Santa Cruz.
No Centro Histórico da cidade, o conjunto arquitetônico e paisagístico engloba construções de diversas épocas, desde o século XVI, e outros monumentos que podem ser visitados. O Marco do Descobrimento, a Paróquia Nossa Senhora da Pena e o Museu de Porto Seguro são alguns dos pontos turísticos mais famosos.
No centro de Porto Seguro, você encontrará as atrações históricas, bares, restaurantes e festas. Ao redor da cidade, Trancoso e Arraial d´Ajuda (ao Sul) contam com praias e paisagens belíssimas. Em Santa Cruz Cabrália (ao Norte), os pontos turísticos também estão ligados à natureza, incluindo praias, parques e o Rio João de Tiba. A seguir, confira o que fazer em Porto Seguro, com informações sobre as atividades.
A região de Porto Seguro é uma zona turística conhecida como Costa do Descobrimento, com o maior parque hoteleiro da Bahia. Para uma viagem completa, não podem faltar dias de praias, noites badaladas e passeios por monumentos históricos no seu roteiro.
Antigamente, conhecida como Passarela do Álcool, a Passarela do Descobrimento é um ponto agitado da cidade, cheio de restaurantes, lojinhas de artesanato e barracas que vendem bebidas alcoólicas. A rua é uma opção tradicional durante o dia para comprar lembrancinhas, além de animada para um passeio noturno.
O Centro Histórico de Porto Seguro está localizado na Cidade Alta. No local, há vários pontos turísticos, entre eles: o Marco do Descobrimento, o Museu do Centro Histórico de Porto Seguro, a Igreja Nossa Senhora da Pena e o Farol da Marinha. Reserve uma manhã inteira para aproveitar bem o passeio.
A Reserva da Jaqueira, uma aldeia indígena de origem Pataxó, abre para visitações. Um dos melhores passeios para entrar em contato com a natureza e conhecer a cultura local.
O Eco Park, localizado no distrito de Arraial d´Ajuda, é um parque aquático com atrações para toda a família. Entre as atividades do complexo, estão piscina de ondas, toboáguas, arvorismo, tirolesa, área verde e acesso à praia. As crianças vão amar esse passeio.
Publicidade
O Parque Marinho Recife de Fora é composto por um ecossistema de recifes, formando a terceira maior biodiversidade marinha do Brasil. Os passeios consistem em um trajeto de 45 minutos de escuna até chegar a uma grande formação de corais. No local, é possível mergulhar e observar a vida marinha.
O Memorial Epopeia do Descobrimento é um museu privado na orla da Praia do Cruzeiro. Em um tour guiado, o museu remonta algumas memórias da época do descobrimento do Brasil. O passeio passa por algumas áreas da Mata Atlântica e por salas com exposições pequenas. Além disso, há uma grande caravela, em referência aos navios portugueses, que costuma fascinar as crianças.
O Parque Nacional do Monte Pascoal é uma unidade de conservação integral. O passeio consiste em uma trilha até o cume do monte. Durante a caminhada, você conhecerá muitas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, além de monumentos que representam a luta e a resistência indígena.
A Fazenda Mãe Tereza é um parque Ecológico localizado na cidade de Santa Cruz Cabrália. As atividades estão ligadas ao ecoturismo, com opções para todas as idades. As atrações mais procuradas são os toboáguas, o passeio a cavalo e as trilhas na Mata Atlântica.
Entre os meses de julho e outubro, é possível observar baleias Jubarte nos mares de Porto Seguro. Várias empresas oferecem passeios de barco até os melhores pontos de contemplação. É uma atividade indicada para famílias com crianças a partir de 5 anos.
O Rio João de Tiba nasce nos arredores de Porto Seguro, na cidade de Santa Cruz Cabrália. É possível fazer um passeio de barco pelo curso do rio, passando por paisagens que alternam entre recifes e manguezais. O trajeto inclui a Praia de Santo André, que ficou conhecida como praia do 7×1, pois hospedou a seleção alemã durante a Copa do Mundo do Brasil em 2014.
A região de Porto Seguro possui pontos turísticos para diferentes perfis de viajantes. É possível intercalar momentos na praia, dias de trilha, passeios de barco e visitas históricas, ou seja, um roteiro dinâmico para ninguém ficar entediado!
As praias de Porto Seguro exibem um mar azul e límpido, além de uma vegetação típica da região. Algumas são mais calmas, outras são agitadas, mas todas trazem paisagens naturais admiradas por turistas do mundo todo. Confira algumas opções para conhecer:
A Praia da Coroa Vermelha fica em Santa Cruz Cabrália e tem 2 km de extensão. Na orla, há boas opções de barracas e restaurantes. O mar é calmo e a paisagem é considerada uma das mais bonitas da região. Vale a pena fazer um passeio de escuna.
A Praia do Espelho fica entre Trancoso e Caraíva. O destino reúne belezas naturais e muito sabor nos restaurantes locais. Durante a maré baixa, é possível ver o reflexo do céu na água, por isso, o local ficou conhecido como praia do Espelho.
A orla da Praia de Taperapuã é a mais agitada de Porto Seguro. O local é muito conhecido por abrigar as barracas que deram à cidade a fama de badalada, com shows e muita animação. O mar é tranquilo e a paisagem não perde para as outras praias da região.
A Praia do Mutá é vizinha de Coroa Vermelha e tem 3 km de extensão. É o local ideal para aproveitar o dia com crianças, pois possui mar calmo, águas claras e límpidas. Mesmo sendo menos agitado, o destino oferece boas opções de restaurantes e barraquinhas.
A Praia de Mundaí faz divisa com Taperapuã. Assim como a vizinha, é uma praia para quem gosta de agito. As barracas ao longo da orla são animadas, o mar é calmo e a areia é macia.
As praias da região de Porto Seguro não costumam decepcionar os turistas. Com mar azul, areia macia e boas barraquinhas, elas estão entre as grandes belezas da Bahia.
Porto Seguro é uma cidade agitada 24 horas por dia. Para animar sua noite, não faltam boas opções de bares, restaurantes e baladas. Abaixo, confira os melhores lugares para se divertir:
O Beco das Cores é a viela mais famosa de Porto Seguro. Em 80 metros de extensão, você encontrará bares, cachaçaria artesanal, restaurantes e música ao vivo. Esse é o point do rolê alternativo e reúne diversas tribos até altas horas. As opções gastronômicas e os drinks são muito elogiados. O beco fica na Rua do Mucugê, onde você encontrará outras opções de lazer.
Localizada no centro de Arraial d’Ajuda, a Rua do Mucugê é conhecida como a rua mais charmosa do Brasil. Após conhecer o Beco das Cores, vale fazer uma tour pelos bares. Há várias opções temáticas com música ao vivo de rock, MPB, jazz e blues. O clima festivo é acentuado pela decoração alegre que preserva a identidade de vilarejo.
A Barraca Toa Toa, localizada na agitada Praia de Taperapuã, promove um luau toda terça-feira ao entardecer. O evento tradicional da cidade enche a orla de música, dança, uma linda decoração e drinks especiais. Nos outros dias da semana, há shows e cardápio diversificado. O local conta com um espaço kids.
Entre Arraial d´Ajuda e Porto Seguro, a Ilha dos Aquários possui um clima de balada e, ao mesmo tempo, oferece contato com a natureza. Para chegar ao local, é preciso ir de balsa. Além de 5 aquários, há um ambiente infantil e uma boate.
O Gallo Deck fica à beira do Rio Buranhém e oferece uma vista privilegiada do pôr do sol. O bar é muito elogiado pelos petiscos e pratos locais, com diversas opções de frutos do mar. O lugar perfeito para fazer um esquenta antes da balada.
Seja de dia ou de noite, não faltam opções de passeios em Porto Seguro. Tenha um orçamento de viagem bem planejado, pois as baladas, os drinks e os pratos são um pouco caros.
No verão e nas férias escolares, a cidade entra em alta temporada. Os preços sobem e a região fica muito lotada. Se está buscando viajar de forma mais tranquila, evite essas épocas. Quanto ao clima, não se preocupe, a Bahia é um estado tropical com calor o ano inteiro. Observe:
Para não pegar a cidade muito cheia, evite também os feriados prolongados. Se quer fugir das chuvas, o indicado é viajar entre agosto e setembro. Entretanto, as pancadas leves não costumam atrapalhar, apenas refrescam o clima.
No centro da cidade e ao longo da orla, você encontrará várias hospedagens. Outra possibilidade é se hospedar nas cidades vizinhas, que possuem uma grande variedade de hotéis e pousadas. Os resorts de Porto Seguro também são famosos entre os turistas. Abaixo, veja as características das regiões mais procuradas:
No centro da cidade, as hospedagens facilitam o acesso aos monumentos históricos e ficam perto da Passarela do Descobrimento. A região central é um lugar agitado com muitas festas noturnas, por isso, não é uma boa opção para quem busca calmaria. O Eden Praia Hotel é uma opção um pouquinho mais cara, porém oferece sauna, piscina ao ar livre e uma bela vista para o mar. Já o Hotel Bem Brasil conta com quartos mais baratos, é muito procurado por famílias e as acomodações são confortáveis.
As opções de hospedagem no distrito de Arraial d´Ajuda costumam ficar bem perto da praia. A maioria possui piscinas, academias e até quadras esportivas, ficando em um meio-termo entre hotel e resort. Uma possibilidade para aproveitar as praias da região sem preocupações é o Hotel Paraíso do Morro, que oferece até massagem. Outra alternativa muito elogiada pelos turistas por causa do custo-benefício é o Saint Tropez.
A maioria dos hotéis caros fica em Trancoso. As hospedagens costumam ter uma infraestrutura completa de resort. O UXUA Casa Hotel e Spa conta com casas de até 3 quartos. O jardim é um diferencial e a decoração valoriza os materiais locais. Na praia dos Nativos, o Villas de Trancoso oferece uma experiência de resort.
Em Santa Cruz Cabrália, a 20 km do centro de Porto Seguro, você também encontrará ótimas hospedagens. A região é muito calma e repleta de natureza. O Costa Cabrália Hotel possui várias atrações aquáticas, como toboáguas, além de um parquinho infantil. O Sueds Segundo Sol é um pouco mais simples, porém muito elogiado pelo custo-benefício, atendimento e café da manhã.
Na alta temporada, faça sua reserva com antecedência, pois alguns hotéis são muito disputados. Para escolher a região, pense se você quer ficar no agito ou na calmaria. Além disso, considere seu orçamento, pois os resorts costumam ser caros.
A culinária baiana possui forte influência africana, mas também carrega um pouco das culturas indígena e europeia. Tanto no centro quanto na orla, você encontrará ótimas opções de restaurantes e bares para conhecer as delícias da gastronomia local. Não deixe de experimentar:
Os pratos da gastronomia baiana são ricos em tempero e sabor. Que tal incluir um tour gastronômico no seu roteiro? Além disso, os doces são ótimas opções de presentes. Aproveite para comprar manteiga de garrafa, pimenta, óleo de coco e outros produtos locais.
Antes de finalizar seu roteiro, acompanhe a seleção de vídeos abaixo. Há várias dicas de viagem, curiosidades sobre Porto Seguro e passeios pelos pontos turísticos.
Com imagens incríveis de Porto Seguro e região, o vídeo traz mais detalhes de várias atrações apresentadas no decorrer da matéria. Além disso, conheça as barraquinhas de rua com personagens famosos da cidade.
A região de Porto Seguro oferece passeios culturais, belas praias e caminhadas em contato com a Mata Atlântica. O vídeo indica as principais opções de roteiro no local, destacando as belezas naturais encontradas por lá com uma fotografia encantadora.
Se você está planejando uma viagem curta, assista ao vídeo e confira os passeios fundamentais para incluir no roteiro. Além disso, há várias dicas e informações que te ajudarão a otimizar o tempo para aproveitar melhor as férias.
O Nordeste brasileiro é o paraíso tropical das férias. Se possível, fique pelo menos uma semana em Porto Seguro, assim, você conseguirá apreciar com calma todas as belezas mencionadas nos vídeos acima. A seguir, conheça outros encantos do destino.
Porto Seguro tem tudo para oferecer uma viagem memorável. Além da recepção calorosa, a cidade é linda, cheia de história e cultura. Abaixo, confira alguns cliques de turistas que se apaixonaram pelo local:
Culinária, cultura, história e praias fazem de Porto Seguro uma preciosidade brasileira! Outro belo destino no sul da Bahia é Ituberá: a melhor opção para quem gosta de esportes aquáticos, cachoeiras e natureza.