7 dicas para curtir a trilha da Pedra do Pontal, na zona oeste do RJ

Por                                
Em 21.10.21

Se você ama uma aventura e vai visitar o Rio em sua próxima viagem, saiba que você precisa conhecer a Pedra do Pontal. Essa atração natural está localizada na zona oeste da cidade e tem paisagens lindas. Seu nome faz referência a sua localização que une as belas praias da Macumba e Recreio. Confira, a seguir, mais detalhes do destino:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal está localizada na Praia do Recreio, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela fica no bairro do Recreio dos Bandeirantes e também está próxima da Barra da Tijuca.

Para chegar até lá, a melhor maneira é ir de carro. O acesso é pela Avenida das Américas e Rua Gilka Machado que leva diretamente até o destino. Se preferir você também pode escolher ir de transporte público usando o BRT, que é a opção mais acessível. A estação mais próxima fica na altura do Recreio Shopping.

Outra boa alternativa para chegar ao atrativo é optar pelo transporte por aplicativo, pois ele oferece mais conforto na viagem. Embora seja uma opção mais cara, vale a pena considerá-la caso você chame os amigos e a família para curtir o passeio.

A Trilha da Pedra do Pontal

Antes de conhecer as belezas naturais da Pedra do Pontal, é necessário tomar nota de algumas informações importantes sobre a trilha que leva à atração. Por isso, confira, a seguir o que você precisa saber para fazer um passeio tranquilo e com total segurança:

1. Características da trilha

A Pedra do Pontal tem 125 metros de altura, por isso o seu acesso requer agilidade e condicionamento físico. A trilha que leva à atração começa pela faixa de areia da Praia do Recreio e continua em meio à vegetação nativa. O trajeto até o topo é seguro e demarcado, e possui algumas inclinações, onde é preciso realizar escalada. Por fim, toda a trilha dura em média 30 minutos.

2. Condições da maré

Como a Pedra do Pontal tem acesso pela faixa de areia da Praia do Recreio, é importante ficar atento sobre as condições do mar no dia do passeio. Então, para garantir que a sua viagem seja segura, vale a dica de conferir a tábua das marés da região. Outra sugestão é ficar atento à previsão do tempo para o dia da viagem.

Publicidade

3. Melhor momento para visitar

Além de considerar as condições do mar para o dia da aventura, também existem épocas melhores para curtir as belezas da Pedra do Pontal. Caso você queira mais sossego durante a trilha, escolha ir durante a semana, já que o período tem menos movimento. Uma dica é aproveitar os meses do inverno, pois chove menos e o céu está mais claro nessa época do ano.

4. O que levar e o que vestir

Para garantir que o seu programa seja perfeito, é sempre bom estar bem preparado, não é? Por isso, para curtir a trilha opte por vestir roupas leves e confortáveis, assim como sapatos fechados. Já para garantir aquela energia, leve água, barrinhas de cereais e lanches para o passeio. Uma dica é levar também uma câmera fotográfica, pois a região tem lindas paisagens.

5. Vista encantadora

Após concluir a trilha seguindo todas as recomendações necessárias, a Pedra do Pontal presenteia os visitantes com uma vista única do litoral. A atração, além de muitas belezas naturais, revela cenários da cidade maravilhosa por diferentes perspectivas. Do local você poderá avistar as praias do Recreio e Macumba, e também lugares famosos como a Pedra da Gávea. Com certeza, você vai amar descobrir o que te espera!

6. Rapel

Além de paisagens desenhadas, a Pedra do Pontal também oferece aos visitantes a prática de Rapel. Então, se você é mais aventureiro, não pode deixar de curtir esse programa. A atividade permite mais contato com a natureza e traz ainda mais adrenalina para o passeio. Uma dica, é contratar um equipe especializada assim como um guia local.

7. Outras atrações

Por fim, depois de viver momentos únicos na Pedra do Pontal, vale a pena conhecer outros destinos próximos. Após a trilha você pode visitar praias lindas e outros lugares incríveis na região. Entre os atrativos que não podem faltar em seu roteiro estão a Praia da Macumba, o Morro do Caeté e a Pedra do Telégrafo, que possuem muitas belezas também.

A partir dessas dicas úteis, certamente o seu passeio até a Pedra do Pontal será incrível. Use todas as informações para curtir uma aventura completa e cheia de diversão!

15 fotos lindas da Pedra do Pontal para você admirar

Que tal já ir admirando um pouco das belezas naturais da Pedra do Pontal? Após anotar todas as dicas anteriores, vale a pena já conferir um pouquinho do que te espera, não é? Veja a seguir imagens lindas da atração e se apaixone ainda mais:

1. Se o Rio de Janeiro é o destino de suas próximas férias

2. E você deseja conhecer um lugar incrível na cidade

3. Que contemple muitas belezas naturais

4. E, acima de tudo, muita aventura

5. Então você precisa conhecer a Pedra do Pontal

6. Essa atração natural é cercada de paisagens lindas

7. Assim como outros lugares incríveis!

8. Lá, é possível curtir o contato com a natureza

9. Praticar esportes de aventura

10. E também conhecer destinos únicos

11. Além disso, cenários desenhados também estão te aguardando…

12. Já imaginou curtir esse visual bem de perto?

13. E relaxar aproveitando muito sossego?

14. Se a sua resposta é sim, então vale a pena marcar a viagem

15. Afinal, tudo isso te espera na zona oeste do Rio de Janeiro!

A Pedra do Pontal de fato é um destino de tirar o fôlego, não é? Seja pela aventura ou pelas belezas do caminho, o atrativo realmente encanta. Sem dúvida, você vai fazer uma viagem inesquecível!

Vídeos sobre a Pedra do Pontal para inspirar ainda mais o seu passeio

Ficar por dentro de mais dicas valiosas sobre o próximo destino é sempre uma boa pedida, não é? Então, confira a seguir uma série de vídeos com mais informações sobre a Pedra do Pontal. A lista com certeza vai tornar a sua viagem mais completa, segura e divertida:

Publicidade

Como é a Trilha da Pedra do Pontal

Nesse vídeo, um visitante realiza a trilha da Pedra do Pontal e destaca todas as características do trajeto. Além disso, o viajante dá ótimas dicas de como fazer um percurso seguro na região. Vale a pena assistir à aventura, pois o vlog é informativo e, aliás, pode te ajudar na hora de realizar o passeio.

Outra maneira de chegar à Pedra do Pontal

Aqui, você vai conferir um caminho alternativo para conhecer a Pedra do Pontal. No vlog, uma visitante ensina uma forma de chegar à atração sem enfrentar a escalada, que faz parte da trilha. Se você tem medo de altura e quer fazer um passeio mais tranquilo, com certeza vale a pena conferir as dicas do vídeo.

Publicidade

Imagens aéreas da Pedra do Pontal

Por fim, que tal admirar um jogo de cenas incríveis da Pedra do Pontal? Esse vídeo traz imagens lindas do local por perspectivas únicas. Além disso, o vlog é ilustrado pela música do Tim Maia que faz referência à atração. Embora o vídeo seja curto, vale muito a pena conferir o resultado!

Curtiu todas as dicas? Então aproveite para visitar em breve as belezas naturais da Pedra do Pontal. Certamente você vai amar descobrir esse recanto da zona oeste do Rio. Outro cantinho que vale a pena conhecer é a Praia de Grumari. A orla tem uma natureza preservada assim como ótimos passeios. Sem dúvida, você também amará conhecer!