Praia do Perigoso: aventure-se nessa praia selvagem do Rio de Janeiro

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se, em sua próxima viagem, você deseja visitar um destino marcante, precisa conhecer a Praia do Perigoso. Distante dos centros urbanos e repleta de paisagens intocadas, essa praia é um destino perfeito para quem ama natureza. Ideal para uma viagem com amigos, você certamente vai gostar de conhecê-la. Quer descobrir como? Então, acompanhe o nosso roteiro!

Continua após o anúncio

Como chegar à Praia do Perigoso

A Praia do Perigoso está localizada em Barra de Guaratiba, a 60 km do centro do Rio de Janeiro. É possível chegar até lá através de trilha ou de barco. Se preferir fazer o percurso terrestre, o trajeto inclui uma trilha de nível médio que dura cerca de 1h. Caso opte por uma embarcação, você poderá aproveitar boas opções de passeios de agências de turismo, assim como de barqueiros locais.

História da Praia do Perigoso

Embora pareça um destino arriscado, a Praia do Perigoso não oferece perigo algum. Isso porque a sua história surgiu de uma lenda urbana. Segundo moradores, a praia foi abrigo, durante muito tempo, de um bandido que escolheu a região para se refugiar. O fato afastou visitantes na época e acabou atribuindo ao destino a fama de “perigoso”. Hoje, a praia é tranquila e não há motivos para se preocupar.

6 motivos para visitar a Praia do Perigoso

A Praia do Perigoso é um destino que faz da natureza o seu principal atrativo. Deserta, mas cercada por paisagens incríveis, ela garante momentos muito agradáveis. Além disso, é perfeita para quem busca sossego e quer se desconectar. Confira, a seguir, porque você deve conhecer esse pequeno paraíso:

1. Amanhecer surpreendente

O amanhecer na Praia do Perigoso é um espetáculo à parte e, por isso, é o nosso primeiro motivo para você conhecê-la. Esse momento do dia é um dos mais elogiados pelos visitantes, já que revela um cenário único e inesquecível. Para aproveitar esse instante, lembre-se: é importante chegar ao local logo cedo para não perder a vista. Uma dica é apreciar a cena em boa companhia.

2. Natureza preservada

Se você ama natureza, a Praia do Perigoso é um prato cheio. Isso porque a praia faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, que conta com mais de 12 mil hectares de áreas preservadas. No local, existe uma rica biodiversidade, diversas nascentes e muitos animais da Mata Atlântica. Além disso, a reserva conta com mais praias incríveis. Sem dúvidas, você vai curtir muito apreciar todas as belezas da região.

3. Orla boa para praticar esportes

Embora a Praia do Perigoso tenha apenas 150 metros de extensão, a sua orla conta com uma faixa de areia convidativa para algumas atividades e esportes. No local, por exemplo, você pode reunir os amigos para jogar futebol de areia, frescobol e frisbee. Já no mar, vale a dica de curtir o famoso stand up paddle e também se aventurar no surf.

4. Trilha para a Pedra da Tartaruga

A Pedra do Tartaruga é mais um razão que torna o nosso destino tão especial. O local tem acesso por uma trilha leve e bem sinalizada que revela muitas paisagens do litoral. No topo da rocha, é possível avistar a praia de Grumari, a Barra da Tijuca e até mais praias da região. Certamente, você vai se apaixonar pela vista, que é uma das mais bonitas do Rio.

Continua após o anúncio

5. Rapel na Pedra da Tartaruga

A aventura também está presente em nosso destino, e é a Pedra da Tartaruga que garante a diversão. Na atração, é comum os visitantes praticarem rapel e trazerem mais adrenalina para o passeio. Para curtir essa atividade e ter uma visão única do local, vale a dica de contratar o programa com agências de turismo locais. Os preços variam de R$ 40 a R$ 120.

6. Mais praias selvagens incríveis

Por fim, além da Praia do Perigoso, a região da Barra de Guaratiba conta com, pelo menos, mais quatro praias selvagens para visitar. Além do nosso destino, é possível conhecer a Praia dos Búzios, a Praia Funda, a Praia do Meio e a Praia do Inferno. Todas repletas de belezas naturais e trilhas ecológicas cheias de aventura. Certamente, ao conhecê-las também, você terá uma viagem ainda mais completa!

Depois de conferir todos esses motivos marcantes, está claro que vale muito a pena visitar a Praia do Perigoso, não é? Para tornar o seu passeio ainda melhor, lembre-se de respeitar e cuidar da natureza do local. Assim, todos ganham e você poderá visitar esse paraíso quando desejar.

Onde se hospedar

Para visitar a Praia do Perigoso, é preciso se hospedar em Barra de Guaratiba. O bairro é muito aconchegante e conta com ótimas opções de estadia. Confira, a seguir, algumas das melhores sugestões para considerar em sua viagem:

  • Pousada do Sergio – $$: conta com acomodações confortáveis e boas opções de lazer. Além disso, se destaca com quartos grandes e bem equipados, ideais tanto para famílias como para casais. Localizada no centro, a pousada está a menos de 2 km do nosso destino.
  • Marambaia Café Hotel – $$$: essa é uma das principais escolhas dos visitantes e tem um bom custo-benefício. Ela representa uma ótima escolha para casais, já que conta com vista charmosa para o litoral, quartos completos e muitas outras comodidades.
  • Hotel Le Relais de Marambaia – $$$$: por fim, essa é uma das opções mais completas na região. Possui ambientes modernos, quartos bastante aconchegantes e se destaca por suas opções de lazer e bem-estar. Além disso, conta com refeições saborosas e muito elogiadas pelos visitantes.

Entre opções mais simples e outras mais luxuosas, saiba que é possível aproveitar bastante a sua estadia em Barra de Guaratiba. Vale lembrar que é proibido acampar na região e em outras praias selvagens do Rio. Portanto, aproveite e curta bastante as nossas sugestões!

15 fotos encantadoras da Praia do Perigoso para inspirar a sua viagem

Depois de conhecer boas opções de passeios e de estadia na Praia do Perigoso, certamente você já percebeu que esse destino é mesmo único, não é? Mas acreditamos que você precisa descobrir mais cenários que cercam esse belo lugar. A seguir, veja e aprecie registros fascinantes de lá!

1. Se você é amante da natureza

2. Adora descobrir lugares incríveis

3. E deseja traçar a sua próxima viagem para o Rio de Janeiro

4. Você precisa conhecer a Praia do Perigoso

5. Esse destino é selvagem, mas, ao mesmo tempo, encantador

6. E também revela paisagens surpreendentes

7. Por lá, é possível curtir inúmeras trilhas ecológicas

8. Praticar esportes de aventura

9. E descobrir cenários desenhados

10. A região também encanta com uma série de programas

11. Com um visual impressionante

12. E muito aconchego

13. Assim como vários cantinhos de tirar o fôlego

14. Você certamente vai se apaixonar por essa bela praia

15. Um destino inesquecível te espera em sua próxima viagem!

Em meio a muitas belezas naturais e cenários de encher os olhos, a Praia do Perigoso é mesmo um destino incrível para conhecer. Outra orla que merece a sua visita é a Praia de Grumari, um recanto escondido no Rio que não economiza em belas paisagens e vai te garantir outra boa viagem!