8 dicas sobre o Pico dos Marins para uma trilha imperdível

Por                                
Em 16.09.21

Contornado por vegetação preservada e repertório paisagístico fascinante, o Pico dos Marins está situado em São Paulo e encanta aventureiros e aventureiras do Brasil inteiro. Quer realizar um programa de aventura nota 10 na sua próxima viagem? Então, confira informações sobre a trilha, dicas, imagens e vídeos desse surpreendente recanto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como chegar ao Pico dos Marins

Localizado na Serra da Mantiqueira, na cidade de Piquete (SP), o Pico dos Marins fica a 232 km de São Paulo. Para chegar lá saindo da capital paulista, é preciso seguir pela Rod. Presidente Dutra (BR-116) até a saída 51 e, em seguida, conduzir pela BR-459 até a divisa de São Paulo com Minas Gerais. Depois da barreira policial, siga por 1,5 km até o início da estrada de terra que leva até as proximidades da base do pico.

É fácil chegar, basta ter atenção às placas pelo caminho, ok? No tópico seguinte, confira boas informações sobre o Pico dos Marins e dicas que vão tornar o seu passeio ainda mais agradável e seguro.

O que você precisa saber antes de ir

  • O Pico dos Marins: com 2420 metros de altura, a pico é formado por um suntuoso complexo montanhoso cercado por exemplares da Mata Atlântica;
  • Visita guiada: você até pode fazer a escalada por conta própria, mas em razão da complexidade da trilha, é recomendado percorrer o trajeto com um guia especializado;
  • Preço: diferentes empresas oferecem expedições e o preço varia entre R$ 150 a R$ 825 por pessoa. Dependendo da agência turística, além da segurança, ao programar o passeio, você contará com alimentação completa, barracas de camping e transporte da hospedagem até a montanha;
  • Tempo de subida: o trajeto para o pico dura entre 4h e 7h;
  • O que levar: é recomendado levar na mochila cerca de quatro litros de água por pessoa e comida o suficiente para o trajeto de ida e volta. Dica: além das garrafas de água, inclua na sua mochila biscoitos, frutas e sanduíches naturais;
  • O que vestir: utilize calçados propícios para caminhadas em terrenos acidentados, calças confortáveis e camisas térmicas de manga curta e comprida. Em razão do frio intenso nos trechos altos, também é indicado levar luvas e gorros;
  • Quando ir: apesar da temperatura baixa, o melhor período para visitar o Pico dos Marins é entre maio e setembro, pois as chuvas são menos frequentes;
  • Preserve o local: na volta, descarte o lixo acumulado em local adequado. É um compromisso coletivo ajudar na preservação de todas as maravilhas naturais, concorda?
  • E aí, já pensando no seu passeio? No próximo tópico, entenda mais sobre o percurso até o Pico dos Marins e organize-se para comprar as roupas e acessórios para essa deliciosa aventura na montanha paulista.

    A trilha do Pico dos Marins

    Com estrutura de estacionamento, banheiros e restaurante na base, a trilha do Pico dos Marins tem 6 km e nível de intensidade entre média e difícil. A subida solicita bom condicionamento físico, afinal, é longa e conta áreas de mata fechada e trechos cujos obstáculos são desafiadores.

    Na primeira fase da trilha, chega-se até o Morro do Careca após cerca de 50 minutos de caminhada. Do topo, é possível observar, por ângulos incríveis, Piquete e parte de Lorena, Aparecida e Guaratinguetá. Além de o local servir como ponto para descanso e hidratação, é ótimo para visitantes fotografarem as paisagens.

    Após essa passagem, o percurso segue por áreas com rochas e no fim há um paredão íngreme de 150 metros o qual serve como caminho final até o Pico dos Marins. Com certeza, ao chegar ao cume, o esforço será recompensado com o visual arrasador. Aliás, vale acampar e conferir o sol nascendo entre as nuvens e as montanhas nas primeiras horas do dia, certo?

    Publicidade

    Vídeos sobre o Pico dos Marins que vão fazer você querer viajar

    Para você entender melhor sobre a trilha, assista até o fim a esses três vídeos cheios de informações relevantes e graciosas imagens da Serra da Mantiqueira.

    Informações completas sobre o passeio

    O vídeo mostra a chegada de carro até a base do Pico dos Marins e os principais detalhes da trilha. Note os trechos de mata fechada, as subidas e o conjunto de belezas sem igual.

    Acampamento no Pico dos Marins

    Além da caminhada pela área de Mata Atlântica, esse registro apresenta uma ideia clara sobre o acampamento no ponto mais alto da montanha paulista. Que tal montar a sua barraca de camping e sair de lá bem cedinho para apreciar o dia por uma perspectiva exclusiva? Guarde essa ideia!

    O Pico dos Marins visto de cima

    Acompanhe um sensacional passeio de drone pelo mais exuberante destino da Serra da Mantiqueira. Um local de incontáveis belezas e que transmite emoção e paz de espírito a cada visitante.

    Já na expectativa para gravar os seus vídeos durante o passeio? Vai ser moleza conseguir registros inspiradores, então, não se esqueça de incluir uma boa câmera na bagagem, heim!

    10 fotos encantadoras de Pico dos Marins para você sonhar com o passeio

    Veja e reveja quantas vezes quiser e indique as imagens abaixo às pessoas queridas do seu círculo social. Assim, certamente vão surgir parcerias para a viagem em pouco tempo.

    Publicidade

    1. Prepare-se para momentos de emoção

    2. Em um cenário natural arrebatador

    3. O que acha de acampar no Pico dos Marins?

    4. Acordar com esse visual não tem preço!

    5. Aliás, já é hora de fazer os primeiros registros

    6. O recanto certo para quem ama ecoturismo

    7. Encontre lindos exemplares da flora pelo caminho

    8. O estado de São Paulo é repleto de surpresas

    9. Então, siga as placas e conheça esse paraíso

    10. Boa viagem!

    Após escalar o Pico dos Marins, vale a pena programar uma visita às principais cachoeiras em São Paulo. A natureza paulista merece ser contemplada!