7 atividades para aproveitar Porto da Barra ao melhor estilo baiano

O jornal The Guardian já elegeu a Praia do Porto da Barra, na Bahia, como a 3ª melhor praia do mundo. As águas mornas e transparentes, e as atividades culturais ao redor fazem deste destino, um lugar incrível para as férias no litoral baiano. Então, descubra o que fazer por lá, onde se hospedar e onde comer, além de ver fotos incríveis do destino.

Publicidade

Onde fica o Porto da Barra

Em Salvador, na Bahia, fica um dos destinos mais visitados da região. Localizada no bairro da Barra, a praia do Porto da Barra está na Baía de Todos os Santos, bem no centro da capital e próximo a outras atrações turísticas. Para chegar à praia, é preciso acessar a Av. 7 de setembro.

O que fazer no Porto da Barra

Todas as atrações no Porto da Barra são do estilo da Bahia. Por isso, não deixe de aproveitar as atividades incríveis por lá.

1. Mergulhar e aproveitar a praia

A praia não é muita extensa, possui cerca de 600 metros. Então, chegue cedo para encontrar um lugar, tanto na areia como nos estacionamentos. Pegue a cadeira e o guarda-sol e aproveite o dia. Mergulhe no mar com águas mornas e relaxe. Além disso, na praia você encontrará barraquinhas que servem comidas típicas baianas como o famoso acarajé.

2. Praticar stand up paddle ou windsurf

A segunda maior baía natural do mundo em extensão, a Baía de Todos os Santos, propicia a prática de esportes náuticos. É comum ver remadores e praticantes de windsurf. Há algumas empresas que ficam no calçadão em frente à praia que oferecem stand up paddle para locação.

3. Forte de Santa Maria

É possível visitar a estrutura pela parte de fora gratuitamente. O espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana fica no interior e funciona em dias selecionados. Contudo, é preciso comprar um ingresso para visitá-lo, que também dá o direito para conhecer o Espaço Carybé de Arte no Forte de São Diogo. No Forte de Santa Maria, você encontra um píer de pedras onde muitas pessoas vão para pular e mergulhar no mar.

4. Forte de São Diogo

O Forte está localizado em uma praça próximo à praia. Você pode entrar para conhecer o espaço Carybé de Arte, fotografar o lado de fora e fazer uma refeição no Bistrô Mirante, que tem uma vista espetacular.

Publicidade

5. Pôr do sol no Porto da Barra

Escolha um ângulo para poder ver o incrível pôr do sol de Salvador. Por isso, você pode ir nos fortes, ficar na areia, ir até o Farol da Barra ou ao Cristo da Barra. Então, não deixe de apreciar esse espetáculo da natureza em um dos cartões postais mais visitados da Bahia.

6. Praia Farol da Barra e Farol da Barra

Andando menos de 1 km, você chegará até a Praia Farol da Barra, que possui um visual lindo. Indo em direção ao Farol da Barra, você encontrará pequenas piscinas naturais ideais para relaxar e tirar lindas fotos. Aproveite que você está por ali e visite o pátio do forte para conhecer os canhões e apreciar uma vista de cinema.

7. Pedalar até o Cristo da Barra

Ali mesmo no bairro da Barra, você vai encontrar espaços para locação de bikes. Por exemplo, você pode pedalar até o morro do cristo para ver uma pequena imagem do Cristo esculpida em mármore. Se não quiser pedalar, pode ir até o morro como atração à parte. Alias, uma dica é fazer a tirolesa do Morro do Cristo que é muito divertida.

Para fazer todas essas atividades, não esqueça de passar protetor solar, usar boné e roupas adequadas para tentar fugir um pouco do calor de Salvador.

O que fazer no Porto da Barra de noite

Ao anoitecer, o calor de Salvador vai dando uma pequena amenizada e uma boa pedida é fazer essas atividades abaixo. Então, confira o que fazer no Porto da Barra de noite.

  • Calçadão da Barra: assim que anoitecer, você pode se juntar com os amigos e se divertir em restaurantes e bares da região. No Porto da Barra, as atividades à noite se limitam nesses bares, mas mesmo assim são atividades extras para se fazer pós-praia;
  • Bairro Rio Vermelho: há 7 km da Praia do Porto da Barra, esse bairro é o centro de entretenimento mais famoso de Salvador. Você pode ir até lá e encontrar bares, restaurantes e até festas;
  • Música e arte: tem muita arte e cultura na Bahia. É comum encontrar performances artísticas e musicais ao anoitecer. Se você é adepto a essas atividades, pode visitar o Museu de Arte Moderna da Bahia que possui cinema, café e pátios abertos até às 20h. O destaque fica por conta do evento Jam no MAM, com performances de jazz ao ar livre.
  • Além disso, na época do Carnaval é comum encontrar bloquinhos de rua e atividades extras na Praia Porto da Barra e região. Não deixe de dar um passeio ao anoitecer. Contudo, como em toda cidade grande, cuidado ao andar sozinho e em locais com menos movimento.

    Bares e restaurantes no Porto da Barra

    Uma refeição também é uma atração à parte em uma viagem. Por isso, veja esses restaurantes e bares no Porto da Barra que são verdadeiras experiências gastronômicas.

    • BRAVO Burger – $$: essa rede de hamburgueria é famosa em Salvador e no Porto da Barra você vai encontrar uma unidade;
    • Caranguejo do Farol – $$: localizado na Praia Farol da Barra, o restaurante oferece pratos como carne de sol e moqueca. Além disso, tem vista para o mar;
    • Pereira Restaurante – $$: uma opção para o final do dia com bons drinks e pratos para comidas rápidas, estilo happy hour;
    • Restaurante Barra Vento – $$$: com uma das melhores vistas da praia, o restaurante oferece risoto, frutos do mar, moqueca e é muito bem servido e aconchegante;
    • Mirante Forte São Diogo – $$$: restaurante bistrô localizado no Forte São Diogo, uma das atrações do Porto da Barra. Por isso, a opção é sofisticada, possui vista para o mar e a culinária é contemporânea com destaque para os frutos do mar.

    A região possui muitas opções de bares e restaurantes. Uma dica é você dar uma volta a pé para encontrar o que se encaixa no orçamento.

    Publicidade

    Onde se hospedar

    A região da Barra possui diferentes opções de hotéis e por estar muito próximo da Praia Farol da Barra, você encontrará hospedagens simples e requintadas. Por isso, veja abaixo:

    • Pousada Estrela do Mar – $: um casarão colonial transformado em pousada que é um ótimo custo-benefício. Quartos simples que podem acomodar até 5 pessoas. Está próximo do shopping Barra;
    • The Hotel – $$: hospedagem distante a 2 km da praia que possui quartos confortáveis com decoração contemporânea;
    • Grande Hotel da Barra – $$$: hospedagem 4 estrelas de frente para a praia Porto da Barra com um clima sofisticado e um café da manhã excelente;
    • Vila Galé Salvador – $$$: essa hospedagem distante a 3 km da Praia Porto da Barra é uma ótima opção localizada na Praia de Ondina, área nobre. Quartos muito amplos e confortáveis;
    • Monte Pascoal Praia Hotel – $$$: localizado da Praia Farol da Barra, próximo ao Porto da Barra, esse hotel é uma das melhores opções de frente para o mar. Quartos amplos e restaurantes conceituados.

    Por ser uma região turística, você não terá dificuldades de encontrar uma hospedagem. Então, pesquise qual hotel ou pousada que se encaixa no orçamento e visite Porto da Barra e região.

    10 fotos do Porto da Barra que vão deixar você deslumbrado

    As fotos são as lembranças que você guardará do destino, não é mesmo? Por isso, confira essas imagens espetaculares para você se ambientar pelo Porto da Barra e região.

    1. Seja bem vindo ao Porto da Barra, um destino deslumbrante

    2. Em primeiro lugar, aproveite as águas mornas e transparentes da praia

    3. Depois, conheça alguns fortes na região

    4. Visite a Praia Farol da Barra e conheça o incrível farol

    5. Aproveite que está por ali e conheça as piscinas naturais

    6. Escolha um restaurante com vista para o mar e aproveite

    7. Na praia, você também pode praticar mergulho

    8. Além disso, visite o Morro do Cristo e ande de tirolesa por lá

    9. O destino recebe muitos turistas, não a toa

    10. Por fim, não deixe de apreciar o incrível pôr do sol

    Gostou de conhecer Porto da Barra por meio de fotos? Agora é só você planejar sua viagem para a Bahia e tirar muitas fotos nesses locais.

    Publicidade

    Um pouquinho do Porto da Barra para ficar ainda mais encantado

    Assistir vídeos é a melhor maneira de conhecer o destino final sem nunca ter pisado o pé. Por isso, aperte o play nesses vídeos que vão fazer você conhecer a Porto da Barra e planejar as suas férias:

    Conheça a Porto da Barra e divirta-se em um passeio de stand up paddle

    O canal Armário de Madame mostrou como é a incrível praia do Porto da Barra. Nesse vídeo, você vai conferir dicas de como é a praia, como alugar stand up paddle e qual restaurante visitar. Por isso, aperte o play e veja essas dicas perfeitas para o passeio.

    Entre no clima do destino

    Desbrave tudo o que a Praia do Porto da Barra oferece para o visitante. Então, saiba como chegar, o que fazer e entre no clima deste destino típico da Bahia. Além disso, você vai até poder ver algumas imagens aéreas da praia que é linda.

    Vista área do Porto da Barra

    Veja imagens aéreas e do chão da Praia do Porto da Barra e também de atrações e atividades incríveis para fazer por lá. Além disso, visite o bairro Rio Vermelho, bem próximo do destino, cheio de cultura.

    Vlog completo do que fazer em Porto da Barra

    Nesse vlog, o canal Para o Próximo Destino desvenda as atrações que o visitante pode ir ao chegar em Porto da Barra. Então, aperte o play e veja dicas e imagens lindas desse destino na Bahia que encanta todo mundo.

    Após conhecer esse pedaço de paraíso na Bahia. Que tal conhecer as Praias de Salvador: as melhores opções para curtir na terra da alegria