Praia da Cocanha: um dos locais mais bonitos de Caraguatatuba

Escrito por Luiz Felipe Gomes
Em 13.01.21

Se o litoral norte paulista é a sua próxima rota de viagem, saiba que você precisa colocar a Praia da Cocanha em sua lista de destinos. Essa praia é cercada por belezas naturais, muita calmaria e um visual incrível. Com uma ótima infraestrutura e bons passeios, você certamente vai curtir conhecê-la. Quer saber como? Então confira o nosso roteiro!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia da Cocanha e como chegar

A Praia da Cocanha está localizada em Caraguatatuba, a cerca de 188 km de São Paulo. Ela fica na região norte da cidade, entre as praias da Mococa e do Massaguaçu.

Após desembarcar em Caraguatatuba, a melhor forma de chegar até lá é de carro. Partindo do centro da cidade, basta seguir pela BR-101 em direção a Ubatuba. Durante o trajeto, haverá placas indicativas até o destino. Se preferir, você também pode chegar de ônibus, já que existem linhas intermunicipais na cidade que passam pela praia.

O que fazer na Praia da Cocanha

A Praia da Cocanha é um destino que oferece muitas possibilidades aos seus visitantes. Cercada por inúmeras belezas naturais e uma infraestrutura completa, ela garante atrações e passeios incríveis. Ideal para curtir com a família e com os amigos, você vai adorar conhecê-la. Confira, a seguir, quais atividades precisam estar em seu roteiro por lá:

1. Descanso à beira-mar

Com uma extensa faixa de areia e um belo litoral, a Praia da Cocanha é ideal para relaxar. Por isso, ao chegar à orla, a primeira coisa que você deve fazer é curtir o visual. Aproveite para descansar na areia, fazer caminhadas e descobrir aos poucos as belezas naturais. Uma dica é aproveitar a infraestrutura do local, que conta com bons restaurantes e quiosques.

2. Esportes aquáticos

Se você ama aventura, saiba que a Praia da Cocanha também oferece boas opções de programas para você. Com mar calmo e poucas ondas, ela possui as condições ideais para praticar esportes aquáticos. Pela orla, é possível curtir stand up paddle e caiaque, assim como o divertido banana boat, que atrai muitos visitantes. Sem dúvida, esse é um programa perfeito para curtir com os amigos.

3. Passeio de barco

O passeio de barco pelo litoral de São Paulo costuma ser sempre encantador, portanto não deixe esse programa de fora do seu roteiro. A aventura revela paisagens únicas da região e garante a descoberta de muitas belezas naturais. Uma dica é fazer um passeio até a Ilha da Cocanha, que fica em frente à orla. O programa é ideal para a família e custa cerca de R$ 25.

4. Foz do Rio Gracuí

A foz do Rio Gracuí é um destino muito particular na Praia da Cocanha e, dessa forma, também entra para o nosso roteiro. Localizado no lado esquerdo da praia, o atrativo garante um delicioso banho de rio e é ideal para curtir com as crianças. Embora esteja mais afastado, o local é uma boa opção para quem busca mais sossego durante o passeio.

5. Pôr do sol

O pôr do sol na Praia da Cocanha também merece destaque, já que a atração revela um visual de tirar o fôlego. Por isso, após um dia inteirinho de passeios, não deixe de apreciar o entardecer do litoral. Esse momento é ideal para contemplar e garante sempre fotos lindas. Sem dúvida, essa é uma ocasião perfeita para curtir em boa companhia.

6. Fazendas de Mexilhões

Além de atrativos naturais, a Praia da Cocanha faz da cultura local um programa imperdível. Por isso, as Fazendas de Mexilhões são mais um destino que você precisa conhecer por lá. Elas pertencem a moradores locais e preservam a biodiversidade da região. Vale lembrar que o tour para conhecê-las mostra desde as técnicas de cultivo dos mexilhões até a venda dos produtos. Ou seja, é um passeio e tanto!

7. Quiosques e restaurantes locais

A Praia da Cocanha possui uma das melhores infraestruturas da região, portanto aproveite muito os quiosques e os restaurantes locais. Os estabelecimentos valorizam sabores típicos do litoral e contam com pratos saborosos, porções e drinks geladinhos. Uma dica é conhecer o Restaurante Golfinho, que fica pertinho da orla, possui uma estrutura agradável e conta com pratos deliciosos à base de frutos do mar.

8. Praia da Mococa

Após curtir as atrações da Praia da Cocanha, que tal explorar melhor a região? A Praia da Mococa, por exemplo, fica a 2 km do nosso destino e também possui muitos atrativos. Ela é ideal para a família, pois possui uma estrutura completa e oferece um mar perfeito para nadar. Uma dica é aproveitá-la para praticar esportes náuticos, já que a orla é calminha e ideal para se aventurar.

9. Praia do Massaguaçu

Localizada a 7 km do nosso destino, a Praia do Massaguaçu também entra para o roteiro, sendo ideal para quem busca sossego. O local possui uma grande faixa de areia, quiosques e revela lindas paisagens. Embora seja uma praia de tombo, que não é favorável para banho, o visual sempre atrai muitos visitantes. Certamente você vai gostar de conhecê-la também.

10. Praia de Tabatinga

Distante 6 km da Praia da Cocanha, a Praia de Tabatinga também possui um visual marcante e é rota comum de quem visita a região. A atração combina calmaria com uma boa infraestrutura e possui condições ideais para a família. Com mar calmo e faixa de areia branquinha, a praia garante ótimos momentos. Sem dúvida, esse é um bom destino para curtir com as crianças.

11. Passeio pelo centro de Caraguatatuba

Por fim, para fechar com excelência o seu roteiro, não deixe de conhecer a região central de Caraguatatuba. Ela conta com atrativos históricos e culturais, ótimos bares e restaurantes, bem como uma vida noturna muito animada. O destaque da cidade fica por conta de um parque de diversões, que é cheio de brinquedos e ideal para a família. Certamente você vai querer estender a sua viagem, não é?

Com todas essas opções de atrativos e destinos incríveis, o seu passeio pela Praia da Cocanha será incrível. Para torná-lo ainda melhor, anote esta dica: escolha viajar entre os meses de abril e outubro, já que esse é o período de poucas chuvas na região.

Onde se hospedar

A Praia da Cocanha possui opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Perto da orla e na região, é possível combinar tranquilidade com uma estadia muito agradável. A seguir, separamos as melhores sugestões para o seu roteiro. Confira:

  • Pousada Sol e Cia – $: essa é uma das principais escolhas dos visitantes. Ela possui quartos completos e ambientes muito agradáveis e, dessa forma, é uma boa opção para uma viagem em dupla. Localizada a 10 metros da praia, possui uma localização privilegiada.
  • Pousada Praia da Cocanha – $$: já essa opção conta com quartos bem equipados e ambientes aconchegantes e, por isso, é uma boa escolha para casais. Localizada a 2 km da praia, conta ainda com opções de lazer. Por fim, o seu diferencial fica por conta do restaurante, que serve refeições muito saborosas.
  • Pousada Atlântica Recanto do Mar – $$$: essa sugestão possui boas opções de quartos e conta com acomodações muito agradáveis. O destaque do espaço está nas opções de lazer, que incluem piscina, bar e lounge. Embora esteja localizada a 4 km da praia, possui um bom custo-benefício.
  • Pousada A Ver O Mar Beach House – $$$: por fim, essa é uma das melhores escolhas para a família na região, pois conta com quartos grandes e bem equipados, além de um café da manhã muito caprichado. O seu diferencial fica por conta do atendimento, que é acolhedor e muito elogiado pelos visitantes.

Além das sugestões acima, a região da Praia da Cocanha também conta com casas de veraneio. Portanto, caso você viaje com um grande número de pessoas ou queira mais privacidade, por exemplo, essa também pode ser uma boa escolha para o seu roteiro.

Vídeos sobre a Praia da Cocanha para inspirar ainda mais a sua viagem

Para tornar a sua viagem mais completa, separamos, a seguir, vídeos que trazem belas imagens e informações sobre a Praia da Cocanha. Através de registros feitos pelos próprios visitantes, você vai descobrir detalhes únicos da região. Olha só!

Um pouco mais sobre a Praia da Cocanha

Nesse vlog, um casal de visitantes aproveita o melhor da Praia da Cocanha e traz mais passeios incríveis para fazer na região. Além disso, o vídeo conta com ótimas dicas que serão muito úteis para o seu roteiro. Não deixe de anotá-las, pois os visitantes se divertiram bastante!

Imagens aéreas da Praia da Cocanha

Que tal apreciar belas imagens aéreas da Praia da Cocanha? Esse vídeo traz perspectivas únicas do destino e revela paisagens lindas do litoral. Esteja preparado para as cenas, pois os registros são de tirar o fôlego!

Melhores praias de Caraguatatuba

Por fim, aproveite para estender o seu roteiro conhecendo mais destinos incríveis em Caraguatatuba. Nesse vídeo, você vai descobrir as melhores praias da cidade, incluindo o nosso destino. Cada praia possui uma beleza particular que fará você se encantar ainda mais pela região.

Depois desses vídeos incríveis, a sua vontade de conhecer a Praia da Cocanha aumentou, não é? Afinal, as dicas e as imagens dos visitantes valorizam muito o destino, mas nosso roteiro não termina aqui, ok? No próximo tópico, há mais belezas que você precisa descobrir!

10 fotos lindas da Praia da Cocanha que farão você viajar o quanto antes!

A Praia da Cocanha é mesmo um destino encantador, não é? Queremos te mostrar que a região consegue surpreender e ser ainda mais bonita! A seguir, veja os melhores registros de quem já visitou esse paraíso:

1. Se você busca um destino que una calmaria e natureza

2. E garanta uma série de programas marcantes

3. Você precisa conhecer a Praia da Cocanha

4. Essa orla é cercada por um mar de águas cristalinas

5. E conta com uma faixa de areia muito convidativa

6. Assim como uma boa infraestrutura

7. Além disso, possui cantinhos muito agradáveis

8. E é porta de entrada para mais atrações incríveis

9. Está esperando o que para descobrir logo o nosso destino?

10. Sem dúvida, você vai amar conhecer esse paraíso!

A Praia da Cocanha é mesmo um destino único, não é? A sua combinação de belezas naturais e bons passeios garantem os melhores momentos. Outro lugar que também encanta na região é a Praia de Camburi. A orla une natureza e tranquilidade e conta com ótimos programas. Sem dúvida, você vai adorar visitá-la também!