Praia dos Ingleses: saiba tudo sobre o famoso destino em Florianópolis

Escrito por Thiago Bulhões

A Praia dos Ingleses é um paraíso tradicional e democrático em Florianópolis, Santa Catarina. Cabe todo mundo por lá, graças aos seus quase 5 km de extensão. Se você é daqueles que busca tranquilidade e contemplação, a Praia dos Ingleses é o ideal.

Continua após o anúncio

Como chegar na Praia dos Ingleses, em Floripa

A Praia dos Ingleses está ao norte de Florianópolis, entre a Praia do Santinho e a Praia Brava. O ponto fica a 40 km do Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, a 35,7 km do terminal rodoviário da cidade, a 21,9 km da Praia Mole e a 25,3 km da Praia da Joaquina – duas atrações famosas em Floripa.

O final do verão é a melhor época do ano para visitar a Praia dos Ingleses, no período entre o Carnaval e o fim do mês de março. Nessa época, a alta temporada de turistas já passou, mas ainda há bastante sol e calor para aproveitar a praia em seu melhor.

O que fazer na Praia dos Ingleses

É grande o número de atividades e atrações para os turistas na Praia dos Ingleses – carinhosamente chama de “zinga” pela população local. Prepare-se para encontrar uma grande quantidade de turistas argentinos e uruguaios nas águas azuis e calmas da praia.

Para aproveitar melhor o local, fique de olho nestas dicas:

1. Praia

A Praia dos Ingleses possui 4,83 km de extensão e é uma das maiores e mais urbanizadas de Florianópolis. Por conta disso, as atrações variam bastante de uma ponta a outra. O norte é agitado, propício para a prática de esportes aquáticos. Já na porção sul é possível encontrar famílias e grupos em busca de menos agitação.

2. Morro dos Ingleses

Uma das principais atrações do local é o Morro dos Ingleses, localizado no limite com a Praia do Santinho, na porção norte. Diferentes trilhas levam os turistas ao topo do morro. Reserve aproximadamente duas horas para encarar os percursos.

3. Esportes nas dunas

Às margens do Morro dos Ingleses ficam as dunas da região. É possível aproveitar a areia em práticas cheias de aventura, como o sandboard e o “skibunda”. A diferença é simples: no sandboard, usa-se uma prancha de madeira para descer as dunas, em pé; já o skibunda é mais fácil, dá para curtir a descida sentado na prancha – como o próprio nome sugere.

Continua após o anúncio

4. Ilha do Campeche

Conhecer a Ilha do Campeche é um passeio obrigatório para quem visita Florianópolis. Por lá estão um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. A biodiversidade é abundante, as águas são calmas e a paisagem, inesquecível. O acesso à ilha é feito por embarcações que fazer o transporte dos turistas o dia todo.

5. Trilha da Feiticeira

Na parte sul da Praia dos Ingleses está a famosa Trilha da Feiticeira, no limite com a Praia Brava. Percorrendo seus 2 km de extensão é possível chegar até a Praia Brava apreciando todo o verde do local.

6. Centrinho dos Ingleses

Após a praia, por que não dar uma volta pelo Centrinho? A região concentra opções gastronômicas variadas, que vão desde os pratos locais até preferências universais, como churrascarias e hamburguerias. Por ali também dá para adquirir lembranças de viagem e outros tipos de souvenirs.

7. Turismo arqueológico

A região da Praia dos Ingleses concentra um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. É o Parque Arqueológico dos Ingleses, que abriga pinturas rupestres, e o Museu de Oficinas Líticas, ou Museu dos Brunidores. Em exposição, objetos de pedra polida fabricados por grupos pré-coloniais.

8. Folclore e festas religiosas

O ideal é visitar a Praia dos Ingleses no verão, especialmente após a alta temporada. Mas, se você estiver por Florianópolis durante outras épocas do ano, também vale a pena passar pela região.

E tem mais: durante o inverno, predominam as tradições folclóricas e festas religiosas no entorno da Capela do Sagrado Coração de Jesus, construção com quase 140 anos de história.

Onde se hospedar na Praia dos Ingleses

Por ser uma cidade turística, as opções de hospedagem em Floripa são abundantes. Mas, para aproveitar bem a Praia dos Ingleses, o melhor é estar perto da região. Confira algumas opções:

Katsbarnea Hostel – $

Hospedar-se em hostel é uma alternativa econômica para quem quer aproveitar a Praia dos Ingleses sem gastar muito. O Katsbarnea Hostel possui um ótimo astral: é colorido e familiar. Fica perto da Praia dos Ingleses e da Praia do Santinho. A hospitalidade dos anfitriões é um diferencial positivo do lugar.

Onde fica: Rua dos Tubarões, 261 – Florianópolis – SC

Contato: (48) 99970-2007

Green Hostel Ingleses – $

Outro hostel famoso na região é o Green Hostel Ingleses. Possui ambiente aconchegante, hospitaleiro e área de lazer com churrasqueira e mesa de sinuca. É uma excelente opção para passar uns dias sozinho ou com a família. Ah! E o café da manhã é bastante elogiado nas avaliações de sites especializados.

Onde fica: Rua Juvêncio Caetano Marques, 325A – Florianópolis – SC

Contato: (48) 99637-7322

Hotel Geranius – $$

Para os turistas que preferem a infraestrutura de um hotel, o Geranius traz uma ótima relação custo-benefício. Além das acomodações com ar-condicionado e TV a cabo, o Hotel Geranius possui uma ampla área de lazer com piscina e banheiras de hidromassagem, sala de jogos e parquinho para as crianças.

Onde fica: Servidão Lindomar Álvaro da Silveira, 108 – Florianópolis – SC

Contato: (48) 3269-1827

Hotel Praiatur – $$

Outro destaque entre os hotéis da região é o Praiatur, um dos mais conhecidos da Praia dos Ingleses. Está localizado no coração do local, próximo ao Centrinho e da praia, com vista para o mar.

Onde fica: Av. Dom João Becker, 222 – Florianópolis – SC

Contato: (48) 99968-0245

Hotel Costa Norte – $$$

Um dos estabelecimentos de alto padrão da região, o Hotel Costa Norte é perfeito para quem quer aproveitar dias de tranquilidade com muito conforto e vista impecável. O atendimento e os serviços de hospedagem, assim como a estrutura, são bastante elogiados nos sites especializados.

Onde fica: Rua das Gaivotas, 984 – Florianópolis – SC

Contato: (48) 3261-3000

Costão do Santinho Resort – $$$

Um dos resorts mais conhecidos de Floripa, o Costão do Santinho é para quem quer curtir o litoral com exclusividade. Está localizado ao lado da Praia dos Ingleses, mas a proximidade com a região permite que o turista transite com tranquilidade pelo local.

É possível acessar a Praia do Santinho de dentro do resort e ainda aproveitar outras atividades, como trilhas e a ampla área de lazer do local. Quem já foi, garante: é inesquecível.

Onde fica: Estrada Ver. Onildo Lemos, 2505 – Florianópolis – SC

Contato: 0800-647-1001

Restaurantes na Praia dos Ingleses

A gastronomia é variada na Praia dos Ingleses. Além da culinária local, rica em peixes e frutos do mar, também é possível encontrar outras opções em diferentes faixas de preço. Confira as dicas:

1. Braza Burger – $

Para os amantes do hambúrguer artesanal, o Braza Burger é uma boa pedida. A carne é assada na brasa e a cerveja está sempre gelada. Além disso, o ambiente rústico dá ao local um charme especial. Ideal para aqueles dias em que as comidas típicas da região não caem tão bem.

Onde fica: Rua Peixe Rei, 210 – Florianópolis – SC

2. Restaurante Paixão de Verão – $$

Com um cardápio variado e eclético, o restaurante é ideal para quem gosta de frutos do mar, mas não dispensa a boa comida caseira. Além dos pescados, o Paixão de Verão também oferece carnes, massas e uma bela vista para o mar.

Onde fica: Av. Dom João Becker, 329 – Florianópolis – SC

3. Canto do Mar – $$$

Opção sofisticada de alta gastronomia, ideal para momentos especiais. O destaque do cardápio são os frutos do mar, preparados em receitas consagradas da culinária internacional. A ótima vista é um atrativo a mais.

Onde fica: Rua das Gaivotas, 984 – Florianópolis – SC

Dicas de quem já foi na Praia dos Ingleses

Para te deixar com mais vontade ainda de conhecer a Praia dos Ingleses, selecionamos quatro vídeos com experiências de quem se encantou com essa região única de Florianópolis. Confira!

Um dia de sol na Praia dos Ingleses

A blogueira Queli Romeira apresenta um belo dia de sol na Praia dos Ingleses. Algumas curiosidades sobre a região também são mencionadas. As imagens são lindas e vão te deixar com vontade de pegar uma praia agora mesmo.

Poesia e aventura na Praia dos Ingleses

O turista Rômulo Henricco apresenta a Praia dos Ingleses de um jeito contagiante, sob o olhar poético e aventureiro de quem é fã de belezas naturais. O destaque do vídeo é o passeio de banana boat, atividade imperdível no litoral de Floripa.

Trilha no Morro dos Ingleses

Mais uma trilha: cortando o Morro dos Ingleses, no trajeto que liga a Praia do Santinho e a Praia dos Ingleses. O dia da gravação do vídeo foi de chuva, mas, mesmo assim, as imagens dão uma boa ideia da intensa magia do local.

14 fotos da Praia dos Ingleses que vão te convencer a ir para Florianópolis já!

Com tantas belezas e atividades disponíveis, fica difícil resistir aos encantos da Praia dos Ingleses. Mas sonhar nunca é demais, não é mesmo? Para te deixar ainda mais apaixonado, confira estas imagens:

1. A Praia dos Ingleses é ideal para a contemplação

2. Por lá, tranquilidade e agito convivem em harmonia

3. Também pudera: com um marzão azul desses…

4. Não importa o ângulo, a Praia dos Ingleses é sempre linda

5. Os trip lovers saem de lá mais apaixonados ainda

6. Tomar um drink ao sol pode ser o melhor jeito de relaxar

7. Mas a vista das trilhas também ajuda a acalmar

8. Os barcos navegam calmamente no mar de Floripa

9. Já as trilhas garantem a dose certa de aventura

10. Não deixe de conhecer as dunas da Praia dos Ingleses

11. Muita areia clara em uma paisagem inesquecível

12. A Praia dos Ingleses é para quem quer se divertir…

13. … e observar um horizonte de tirar o fôlego!

14. Tudo isso espera por você em Florianópolis, na Praia dos Ingleses

E aí, gostou da Praia dos Ingleses? Se você curtiu o destino, certamente vai adorar conhecer outros pontos de Floripa. Para te ajudar a montar um roteiro inesquecível, confira nossa lista com as melhores praias de Florianópolis. Você vai querer fazer as malas agora mesmo!

 
   

PARA VOCÊ