8 passeios na Praia da Solidão para descansar e curtir a natureza

Por                                
Em 29.08.21

Está em busca de um destino de paz e calmaria para curtir as férias? Então, vale a pena ter no roteiro a Praia da Solidão! Localizada em Florianópolis, a orla encanta com paisagens desenhadas e cantinhos de muito sossego. Além disso, é o lugar ideal para levar toda a família. Confira a seguir dicas para conhecer esse belo destino de Floripa.

Publicidade

Onde fica a Praia da Solidão

A Praia da Solidão, chamada pelos mais antigos de Praia do Rio das Pacas, está localizada na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Ela fica no bairro Pântano do Sul, no lado Sul da Ilha, a 28 km do centro.

Como chegar

A melhor maneira de chegar ao destino é partindo do centro de Florianópolis. De carro, o acesso é pela Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, em uma trajeto que dura em média 40 minutos. Se preferir, você também pode ir de ônibus a partir da linha municipal Costa de Dentro, e saltar perto da praia. Outra opção é ir de Uber ou táxi.

Seja qual for a sua forma de chegar até a praia, aproveite também para curtir as paisagens durante o caminho. Afinal, o lado Sul da Ilha da Magia também possui cenários incríveis para admirar. Sendo assim, aproveite o seu passeio desde o início!

O que fazer na Praia da Solidão

A Praia da Solidão é um destino que emana paz e tranquilidade, mas também é cheia de atrações. Veja abaixo quais são os passeios e atividades você pode curtir quando for visitá-la:

1. Descanso a beira-mar

Cercada por belezas naturais e uma faixa de areia convidativa, a Praia da Solidão é um convite ao descanso. Então, ao chegar na orla, aproveite para relaxar bastante e curtir sem demora o visual. Além disso, vale a pena desfrutar da infraestrutura da praia, que conta com cantinhos aconchegantes, assim como bons quiosques. Com certeza, você vai querer passar o dia inteirinho curtindo o local.

2. Caminhadas

Embora a Praia da Solidão tenha apenas 800 metros de extensão, ela é muito frequentada para caminhadas. Se você gosta de praticar exercícios perto do mar, certamente vai curtir o passeio. No caminho, é possível avistar a floresta local, montanhas e, claro, um visual incrível! Por fim, você também pode aproveitar para visitar outros destinos próximos, como a Praia dos Açores.

Publicidade

3. Esportes náuticos

Se você é amante de esportes náuticos, saiba que a Praia da Solidão também pode te agradar. Pela enseada, você pode praticar algumas modalidades esportivas e se divertir bastante. Entre as principais atividades estão o surf e o stand-up paddle, que garante a diversão dos visitantes. Uma boa dica, é reunir os amigos para curtir a aventura.

4. Trilhas ecológicas

Outra maneira de ter um dia de aventuras em seu passeio, é conhecer as trilhas ecológicas da Praia da Solidão. Afinal, a orla é cercada pela Mata Atlântica e possui muitas belezas para explorar. Na região, é possível conhecer praias vizinhas, admirar vários mirantes e visitar novos atrativos. Uma dica é fazer a trilha da Praia do Saquinho, que é de fácil acesso e revela mais paisagens lindas.

5. Rio das Pacas

Caso você prefira um programa mais tranquilo, pode colocar no roteiro uma visita também ao Rio das Pacas. Localizado no lado direito da praia, o rio é cercado pelas montanhas e encanta com suas belezas naturais. O local é ideal para relaxar, tem águas límpidas e é perfeito para curtir com as crianças.

6. Cachoeira da Solidão

Outro destino ideal para levar a família é a Cachoeira da Solidão. A atração fica localizada acima do Rio das Pacas e é cercada pela natureza. No espaço, é possível desfrutar de piscinas naturais de águas cristalinas e também relaxar bastante. Para chegar até lá é preciso fazer uma pequena trilha ecológica, de cerca de 15 minutos.

7. Praias vizinhas

Se você estiver com mais tempo livre durante a sua viagem, vale a pena conhecer as praias vizinhas da região. Perto da Praia da Solidão estão as praias dos Açores e do Saquinho, que também são muito agradáveis. Além de ótimas atrações, elas têm boa infraestrutura e prometem bons momentos também.

8. Culinária local

Por fim, entre um passeio e outro, com certeza você vai precisar repor as energias. Então, vale a dica de provar a culinária de Florianópolis, que é bem representada na Praia da Solidão. Pela enseada, você vai encontrar quiosques e restaurantes que servem refeições deliciosas. Dois pratos que você precisa provar são o pastel de berbigão e o pirão de peixe, que tem sabores únicos e agradam os visitantes.

A partir dessas dicas de atrações e atividades, com certeza você vai fazer uma viagem única pela Praia da Solidão. Afinal, o roteiro traz passeios que permitem conhecer o melhor do destino. Aproveite!

Dicas e informações importantes sobre a Praia da Solidão

Antes de curtir todos os passeios listados acima, é preciso ficar por dentro de mais informações sobre a Praia da Solidão. Veja a seguir, dicas valiosas para conhecer melhor o destino e fazer uma viagem tranquila:

  • Estrutura: a Praia da Solidão conta com uma boa infraestrutura. No local, é possível encontrar muitos hotéis e pousadas, assim como quiosques e restaurantes;
  • Estacionamento: a praia conta com estacionamento privado, que oferece um bom número de vagas aos visitantes. Também é possível estacionar na rua, embora o acesso seja mais disputado;
  • O que levar: para curtir melhor o seu passeio, leve protetor solar e repelente na bagagem. Caso for fazer as trilhas ecológicas, reforce a alimentação e leve também lanches e frutas;
  • Público: a praia é um lugar tranquilo, por isso é ideal para jovens e famílias. É importante lembrar apenas os cuidados com as crianças no mar, que deve ser sempre mantido;
  • Quando ir: o melhor momento para visitar o destino é entre os meses de dezembro e fevereiro, pois nessa época as temperaturas estão perfeitas para curtir a praia;
  • Baixa temporada: caso você prefira desfrutar de mais sossego na Praia da Solidão, pode conhecê-la durante a baixa temporada, que vai de junho a setembro.

Com essas dicas, agora você está mais preparado para curtir o destino. Use as novas informações para fazer um passeio tranquilo e sem imprevistos.

Publicidade

Onde se hospedar perto da Praia da Solidão

A região da Praia da Solidão conta com boas opções de hospedagens. Então vai ser fácil encontrar a acomodação perfeita para a sua viagem. Confira, a seguir, uma lista das melhores sugestões para você considerar:

Hotéis e pousadas

  • Pousada Estrelas no Mar Florianópolis – $: essa opção tem um bom custo-benefício e é ideal para uma viagem mais econômica. Ela tem quartos bem equipados e ambientes agradáveis, por isso é perfeita para casais. O seu destaque está no atendimento, que é excelente, segundo os visitantes;
  • Pousada do Pescador – $$: é ideal para quem busca sossego, pois está localizada pertinho da natureza. A pousada tem quartos e chalés completos, assim como bom espaço de lazer. O seu diferencial fica por conta da área externa, que é muito agradável;
  • Aruna Eco Spa – $$$: é uma boa escolha para quem deseja relaxar na viagem, pois também possui um ambiente tranquilo e agradável. O espaço conta com chalés de luxo, bom atendimento e localização perfeita. Além disso, possui um café da manhã, que é saboroso e muito elogiado pelos hóspedes.

Airbnb

  • Quarto aconchegante no centro – $: essa escolha é ideal para quem busca viajar gastando pouco, pois tem um preço acessível. O espaço tem quarto simples, cozinha, ambientes muito agradáveis e permitem animais de estimação durante a estadia;
  • Casa confortável no litoral – $$: possui um bom custo-benefício e é ideal para família. Ela conta com cozinha bem equipada, quartos confortáveis e estacionamento. Também tem uma vista linda para o mar e é próxima da praia;
  • Casa residencial perto da natureza – $$$: está localizada em um bairro tranquilo da cidade, por isso é ideal para quem busco sossego. Ela possui suíte, quarto com vista para o mar, garagem e varanda. O seu destaque está na recepção, que é acolhedora, segundo os visitantes.
  • Cabana com localização perfeita – $$$$: essa opção é ideal para casais, pois está localizada em meio à natureza e oferece mais privacidade. Ela tem quarto grande, cozinha, estacionamento gratuito e está localizada próxima dos atrativos locais.

Seja qual for a sua escolha, com certeza você vai aprovar a estadia na Praia da Solidão. Até porque as opções de hospedagem são variadas e tem um bom custo-benefício.

10 fotos lindas da Praia da Solidão para inspirar a sua viagem

Acompanhe uma série de registros únicos feitos pelos próprios visitantes na Praia da Solidão para inspirar ainda mais o seu tour:

1. Se você está em busca de um destino perfeito para as férias

2. Que contemple muitas belezas naturais e calmaria

3. Então, saiba que você precisa conhecer a Praia da Solidão!

4. Essa orla é cercada pela natureza e tem passeios incríveis!

5. Pela região, você pode relaxar apreciando uma vista linda

6. Fazer passeios ecológicos

7. E também curtir uma boa infraestrutura

8. Além disso, uma cachoeira incrível também te espera!

9. Já imaginou todas as possibilidades que esse destino pode garantir?

10. Basta marcar a viagem e curtir muito o litoral de Floripa!

Curtiu o roteiro? Então marque o quanto antes o seu passeio para a Praia da Solidão. Afinal, uma viagem incrível te espera! Outro destino que também vale a pena visitar é o Morro das Pedras, essa praia tem paisagens lindas assim como os melhores passeios. Certamente você vai amar conhecer também!