9 atrações para você curtir um dia inesquecível na Praia de Itapuã

Vai para Salvador e quer conhecer uma das praias mais lindas da cidade? Então você precisa fazer uma visita à Praia de Itapuã. Essa orla possui belezas naturais únicas, infraestrutura caprichada e diversos passeios. Além disso, o local conta com um entardecer de tirar o fôlego e ótimos programas noturnos. Veja a seguir, como se divertir nesse belo destino baiano.

Publicidade

Onde fica a Praia de Itapuã

A Praia de Itapuã está localizada na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Ela fica no bairro de mesmo nome, a 19 km da capital e a 24 km da Praia do Porto da Barra.

Como chegar

A melhor forma de chegar até lá é partindo do centro de Salvador. De carro, o acesso é pela Avenida Octávio Mangabeira, em uma viagem que dura em média 20 minutos. Se preferir você também pode ir de transporte público, pois há uma variedade de ônibus que passam pelo local.

Outra boa maneira de chegar é por meio do aluguel de carros de passeio. Essa forma pode ser uma boa pedida caso você viaje com os amigos e a família. Além disso, esse meio de transporte não é uma opção cara na região.

Quando ir para a Praia de Itapuã

Como em Salvador faz sol o ano inteiro e a cidade é repleta de praias lindas, não há um momento ideal para visitar a orla de Itapuã. Porém, caso você busque por mais infraestrutura na praia e por outras comodidades, o melhor período para conhecê-la é na alta temporada, durante o verão.

Vale lembrar que se você preferir desfrutar de sossego durante o passeio, pode escolher viajar nas estações do outono e da primavera. Afinal, nesses meses o fluxo de visitantes é um pouco menor e há mais tranquilidade para aproveitar a região.

O que fazer na Praia de Itapuã

A Praia de Itapuã é uma das mais animadas de Salvador, então já dá pra perceber que não vão faltar opções de passeios para você curtir por lá, não é? A orla é ótima para descansar, caminhar, passear de barco e ainda é porta de entrada para mais atrações incríveis. Veja, a seguir, os melhores programas para você curtir quando for conhecê-la:

Publicidade

1. Descanso à beira-mar

Itapuã é uma praia cheia de belezas naturais que garantem bons momentos de descanso. Então, ao conhecê-la, a primeira coisa que você deve fazer é descansar. No local, você também pode aproveitar para relaxar na areia, ler um bom livro e tomar um delicioso banho de sol. Uma dica, é alugar equipamentos para a prática de esportes aquáticos e, assim, curtir melhor o litoral.

2. Piscinas naturais

Na maré baixa, a Praia de Itapuã revela belas piscinas naturais, portanto também não deixe de aproveitá-las. Elas são ideais para curtir com a família e garantem um ótimo banho de mar. Uma boa sugestão, para conhecê-las melhor, é conferir com antecedência as condições do mar para o dia da viagem e, assim, garantir que tudo saia perfeito.

3. Caminhadas

Se você gosta de se exercitar ao ar livre, saiba que a Praia de Itapuã também é para você. Afinal, a orla tem uma extensa faixa de areia que é ideal para fazer caminhadas. No trajeto, é possível avistar paisagens lindas, as belezas do litoral e conhecer também o dia a dia de Salvador. Uma dica, é desfrutar das primeiras horas do dia para aproveitar o passeio.

4. Passeios de barco

Como o litoral baiano é cheio de paisagens desenhadas, não deixe de passear de barco quando estiver em Salvador. Esse programa, além de revelar mais belezas de Itapuã, permite conhecer outros destinos únicos da cidade. Uma sugestão de roteiro é um passeio até a Ilha de Itaparica, que guarda atrações históricas e belas praias também.

5. Pôr do sol

Se o mar do Nordeste é lindo, o entardecer é mais um programa que encanta em Salvador. Então, quando estiver na Praia de Itapuã, não deixe de admirar o pôr do sol. Esse momento do dia deixa a natureza ainda mais bela e rende ótimos registros. Uma boa pedida, é dividir a ocasião com alguém especial.

6. Farol de Itapuã

O Farol de Itapuã é considerado o cartão-postal da praia, por isso conhecê-lo é mais um programa obrigatório. O monumento, de 21 metros de altura, foi construído no século XIX, mas ainda está em atividade na cidade. Além de sua imponência, o atrativo é ótimo para contemplação e, aliás, garante belas fotos.

7. Lagoa do Abaeté

Como a Lagoa do Abaeté fica a 1 km da Praia de Itapuã, aproveite para visitá-la. A atração está situada no Parque Metropolitano de Abaeté e é cercada de dunas e outras belezas naturais. No local, você pode relaxar, desfrutar de uma boa infraestrutura e tomar um banho bem refrescante. Além disso, o atrativo está próximo de outros destinos, como o Museu da Casa da Música de Salvador.

8. Praias vizinhas

Se você resolver ficar por mais tempo curtindo as belezas da região, vale a pena visitar as orlas vizinhas da Praia de Itapuã. Além de uma ótima infraestrutura, elas são boas para descansar, tem muitos passeios e são perfeitas para curtir com a família. Uma dica, é visitar a Praia de Stella Maris, que é paradisíaca e tem muitas opções de lazer.

9. Culinária local

Por fim, dizem que visitar a Bahia e não provar a sua culinária é o mesmo que não visitar, não é? Então, não termine o dia de passeios sem antes conhecer os seus sabores locais. Na cidade e em Itapuã é possível encontrar quiosques e restaurantes que servem pratos deliciosos. Um prato típico que você precisa provar é o acarajé, que é famoso no estado e tem um sabor inigualável!

Publicidade

Com essas opções de passeios, com certeza você vai fazer uma viagem incrível pela Praia de Itapuã. Afinal de contas, todas as atrações permitem conhecer belezas únicas de Salvador. Aproveite!

O que fazer na Praia de Itapuã de noite

Depois de um dia animado de passeios, que tal estender o roteiro descobrindo o melhor da noite na Praia de Itapuã? Tanto na orla como em Salvador há ótimas opções de programas para você aproveitar com a família e os amigos. A seguir, confira algumas sugestões:

  • Restaurante Casa Di Vina: esse restaurante é tradicional em Itapuã e por isso pode ser uma boa pedida para você provar a culinária local. Situado próximo ao Farol, o estabelecimento é conhecido por servir uma gastronomia que une sabor e arte. Uma curiosidade, é que o espaço, no passado, foi a antiga casa de Vinícius de Moraes, poeta que morou por muitos anos na região;
  • Acarajé da Cira: é considerado um dos melhores acarajés de Salvador, então depois de curtir a orla, não deixe de conhecê-lo. Elogiado pelos visitantes e moradores, o prato típico além de ser saboroso é servido com um atendimento bastante acolhedor. Por fim, o espaço está situado em frente ao Posto 12, a menos de 500 metros da praia;
  • Bairro de Itapuã: depois de provar a culinária de Salvador, vale a pena fazer um passeio pelo bairro de Itapuã, que tal? Animado, seguro e acessível, o local é ótimo para levar os amigos. Além disso, tem sempre uma programação noturna bem animada. Uma dica é visitar a Praça Vinicius de Moraes ou a Capela de São Francisco, que ficam a poucos metros do local.

A partir dessas dicas de atrações, agora o seu passeio por Itapuã estará ainda mais completo. Curta bastante a região e divirta-se descobrindo as belezas de Salvador.

Dicas e informações importantes sobre a Praia de Itapuã

Para realizar um passeio seguro e sem imprevistos é sempre bom estar por dentro de dicas importantes também, não é? Então, confira a seguir, mais informações úteis para você conhecer a Praia de Itapuã:

Publicidade

  • Curiosidade: Itapuã é considerada uma das praias mais belas de Salvador por possuir águas em tom azul turquesa e um litoral desenhado. As suas belezas encantaram até o cantor Vinícius de Moraes, que compôs (junto com Toquinho) a canção Tarde em Itapuã;
  • Estrutura: a praia de Itapuã está localizada próxima ao centro comercial de Salvador e por isso ela conta com uma excelente infraestrutura. No local é possível desfrutar de ótimos quiosques, bares e restaurantes;
  • O que levar: em Salvador é comum fazer calor o ano inteiro, portanto não deixe de levar protetor solar, chapéus e óculos de sol para o passeio. Além disso, é importante levar dinheiro, pois muitos estabelecimentos na praia só aceitam esse tipo de pagamento;
  • Cuidados: como a orla de Itapuã possui uma grande faixa de areia em direção ao mar, não é recomendável frequentá-la à noite. A iluminação pública é boa na região, mas não alcança o litoral. Então, a melhor pedida é curtir esse momento perto do centro;
  • Outros passeios: como o destino fica a 19 km do centro de Salvador, aproveite para realizar um passeio na capital baiana. Afinal, a cidade também conta com ótimos atrativos, como o centro histórico e o Farol da Barra.

Depois de ficar por dentro de todas essas dicas, certamente o seu tour tem tudo para ser perfeito em Itapuã. No tópico seguinte, veja onde você pode relaxar após um dia cheio de atividades pela praia.

Onde se hospedar na Praia de Itapuã

A cidade de Salvador conta com boas opções de estadia, então você não terá dificuldades em encontrar um cantinho acolhedor na cidade. A maioria das hospedagens possuem um bom custo-benefício e estão próximas da praia. Veja, a seguir, algumas sugestões para o seu passeio:

  • Hotel Pousada Encanto de Itapoan – $$: essa opção fica a 1 km da Praia de Itapuã e é ideal para uma viagem em dupla. O espaço também possui quartos confortáveis, piscina, assim como estacionamento gratuito. O seu destaque fica por conta do atendimento acolhedor;
  • Catussaba Business Hotel – $$$: essa opção possui um bom custo-benefício e se destaca pelo conforto. Ela conta com quartos bem equipados e completos, restaurante e piscina ao ar livre. Também possui um excelente café da manhã que, aliás, é muito elogiado pelos visitantes;
  • Villa da Praia Hotel – $$$$: essa sugestão é ideal para a família, pois tem uma variedade de quartos e muitas opções de lazer. O espaço também tem restaurante, ótimo atendimento e ambientes muito agradáveis. Por fim, o ponto alto do local é a vista linda para o mar;
  • Hotel Deville Prime Salvador – $$$$$: essa escolha é mais sofisticada e por isso pode ser uma boa opção para casais. Ela tem uma estrutura moderna com quartos de luxo, atividades de lazer e uma localização perfeita. O seu diferencial fica por conta das comodidades, pois o hotel tem academia e uma série de serviços de bem-estar.

Seja qual for a sugestão escolhida, é fato que você vai amar se hospedar na Praia de Itapuã. Até porque o destino tem hospedagens variadas e com um bom custo-benefício. Além disso, a região tem preços muito mais acessíveis se comparada ao centro de Salvador.

10 fotos lindas da Praia de Itapuã para você admirar

Até aqui, com certeza você já está pensando em passar uma tarde em Itapuã, não é? Mas, que tal conhecer um pouco mais das belezas dessa praia? Veja a seguir fotos lindas da orla e saiba porquê ela era um dos destinos preferidos de Vinicius de Moraes:

1. Se você vai viajar para Salvador em suas próximas férias

2. E deseja conhecer as mais belas praias da cidade

3. Então, saiba que você precisa começar o passeio pela Praia de Itapuã

4. Essa orla é cercada de belezas naturais e tem programas incríveis

5. Lá, você pode desfrutar de uma ótima infraestrutura à beira-mar

6. Provar a culinária baiana

7. E relaxar bastante em meio à natureza

8. Além disso, outros destinos únicos também esperam por uma visita

9. Pronto para viver uma tarde inesquecível em Itapuã?

10. Então marque logo a sua viagem para Salvador e aproveite a vista!

A Praia de Itapuã realmente é um destino único, não é? As suas paisagens realmente foram desenhadas pela natureza. Tenha certeza que ao visitá-la você vai viver uma experiência incrível!

Um pouco mais sobre a Praia de Itapuã para inspirar a sua viagem

Para deixar o seu guia de passeios ainda mais completo, fique com uma série de vídeos sobre a Praia de Itapuã. A seleção traz dicas, curiosidades e novas maneiras de você curtir o local:

Tour completo pela Praia de Itapuã

Nesse vídeo, um mochileiro faz um passeio por Itapuã e conhece também o bairro que dá nome a praia. No tour, o visitante dá ótimas dicas sobre programas, destinos assim como a faixa de preços de muitas atrações. Se você pretende economizar na viagem, vale a pena assistir ao vlog, pois as informações são muito úteis.

Conhecendo o Restaurante Casa Di Vina e o Farol da Barra

Aqui, uma visitante conhece o Restaurante Casa Di Vina, onde morou o poeta Vinicius de Moraes. A viajante também estende o passeio até o centro de Salvador e explora as belezas do Farol da Barra. Gosta de conhecer sobre a cultura do destino em que visita? Então, com certeza esse vídeo tem os programas ideais para você!

Imagens aéreas da Praia de Itapuã

Nesse vlog, você vai ficar com imagens lindas da Praia de Itapuã e se encantar ainda mais pelo destino. O vídeo, além de cenas únicas, também traz a melodia de Vinicius de Moraes sobre as belezas da praia. Vale a pena prestar atenção na letra, pois a música valoriza o que Itapuã tem de melhor!

Passeio pela Lagoa do Abaeté

A Lagoa do Abaeté é um destino ainda pouco conhecido em Itapuã, mas também vale a pena fazer uma visita. Nesse vídeo, você vai ficar por dentro de informações sobre o local e também admirar belas paisagens de lá. Se você prefere um cantinho mais sossegado para curtir depois da praia, não deixe de assistir ao vlog.

Mais destinos para curtir em Salvador

Se você estiver com mais tempo livre na viagem, que tal explorar melhor a cidade de Salvador? Nesse vídeo, você vai descobrir outros destinos incríveis na capital que também garantem ótimos momentos. Sem dúvida, essa pode ser uma boa opção para você curtir ainda mais os encantos do estado da Bahia.

Curtiu os programas e atrativos da Praia de Itapuã? Então não demore em marcar uma visita para esse paraíso em Salvador. Com certeza, você vai viver momentos únicos em sua viagem. Se estiver pensando em explorar outros cantinhos da região, visite também a Praia do Forte, que é cercada de atrações naturais assim como os melhores passeios.