Praia do Matadeiro: conheça as belezas dessa praia popular em Floripa

Escrito por Liz Santana

A Praia do Matadeiro é mais uma atração bastante visitada por quem está em Florianópolis. Isso porque ela possui uma ótima estrutura com bares e restaurantes, além de atrair muitos surfistas que vão em busca das ondas maravilhosas. Ou seja, é uma praia que agrada tanto famílias como jovens aventureiros. Saiba mais sobre esse lindo destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia do Matadeiro

A Praia do Matadeiro fica localizada ao lado da Praia da Armação, em Florianópolis. Para chegar, você deve fazer uma leve caminhada de 5 minutos, que te levará até as areias. O local é excelente para passar o dia, tomar um banho de mar e surfar. Aliás, quem gosta de pescar também vai amar a praia, sobretudo o costão direito.

Como chegar

Para chegar à Praia do Matadeiro, basta dirigir através da rodovia SC-405 e, então, você chegará ao lado sul. A praia fica a cerca de 24 km de Florianópolis e possui uma extensão de 850 metros, que é considerada relativamente pequena. Por fim, essa é a principal opção de veranistas e moradores locais, por causa do seu acesso e estrutura.

O que fazer por lá

Existe uma série de atrações no entorno da Praia do Matadeiro, na sua maioria praias lindíssimas e uma natureza quase intocada. Se você vai passar as suas férias na região, saiba o que fazer e como aproveitar melhor a sua estadia!

1. Passar o dia na Praia do Matadeiro

Praia bastante preservada, Matadeiro é um colírio para quem espera se deparar com um lindo visual. O local é incrível, com áreas de vegetação intocada e trilhas que vão fazer você virar aventureiro hoje mesmo. Por isso, é muito difícil alguém ir a essa praia e não gostar das suas paisagens. Vale salientar que, para chegar, você precisará fazer uma pequena trilha, mas nada muito puxado.

2. Ilha do Campeche

Considerada o Caribe Brasileiro, a Ilha do Campeche é uma atração em Floripa cercada de belezas naturais, sem ondas e com areias bem branquinhas. Ela fica a 1,5 km das areias da Praia do Campeche e tem uma importância muito grande para Santa Catarina. O passeio pode ser feito de barco, que cabe até 20 pessoas, e o tempo de chegada é de 40 minutos.

3. Santo Antônio de Lisboa

Se você estiver de carro, em busca de atrações que não sejam praias, poderá dar um pulo em Santo Antônio de Lisboa. Localizada a 40 minutos da Praia do Matadeiro, a cidade tem uma importância histórica e encanta os turistas que vão visitá-la por suas construções, como casarões antigos e igrejas com ares portugueses. Certamente, você vai se apaixonar pelas casinhas coloridas e bastante charmosas.

4. Praia dos Naufragados

Para chegar à Praia dos Naufragados, é necessário passar por uma trilha, considerada de média dificuldade e com duração de uma hora. Essa é uma das praias mais tranquilas dessa lista e possui uma linda paisagem, perfeita para quem ama sossego e quer entrar em contato com a natureza.

Continua após o anúncio

5. Lagoinha do Leste

É beleza que você quer? Então, visite a Lagoinha do Leste. Essa é uma das regiões mais bem preservadas, sobretudo quando se trata de vegetação nativa. No entanto, seu acesso não é tão fácil assim, mas você poderá se aventurar através das trilhas pelas montanhas ou até mesmo pegar uma carona no barco dos pescadores. E, sobre a vista, nem precisamos falar muita coisa, não é mesmo?

6. Praia da Joaquina

Considerada uma das melhores da região, essa praia possui dunas lindíssimas, nas quais certamente você tirará muitas fotos. Na região, ainda ocorrem campeonatos de surf por conta das fortes ondas, o que atrai diversos turistas o ano todo. Você ainda pode desfrutar dos pratos servidos nos restaurantes e, por sinal, os pratos com camarão são perfeitos e bastante falados.

7. Borinelli Bar e Restaurante

Está em busca de restaurantes na Praia do Matadeiro? Então, conheça o Borinelli Bar e Restaurante. O estabelecimento fica na praia e serve os petiscos diretamente na areia. O atendimento é considerado ótimo e, os preços, bastante justos. Aliás, a estrutura é ótima, com mesas, cadeiras, guarda-sol e chuveiro, e o local ainda disponibiliza som ao vivo para os visitantes.

8. Prática de esportes radicais

A maioria das praias listadas aqui são perfeitas para quem ama surfar ou praticar outros tipos de esportes no mar. As ondas são perfeitas e cada paisagem traz tranquilidade para quem está em busca de sossego e aventura. No entanto, se você não souber nadar, tome muito cuidado com a força das águas. Por fim, indicamos sobretudo a Praia do Matadeiro e Joaquina.

9. Praia da Armação

A Praia da Armação é bem tranquila e ideal para quem busca contato com a natureza. Ela possui poucas ondas e é formada por uma colônia de pescadores que vivem na região. O cenário é lindíssimo e, no local, ficam vários barquinhos ancorados. Ou seja, ela é ideal para quem busca paz de espírito.

10. Restaurante O Timoneiro

Nossa última dica é um restaurante que fica localizado na beira de uma lagoa. O local é supercharmoso e serve comidas deliciosas e drinks perfeitos. O custo é um pouco mais alto, mas, se você busca uma experiência diferenciada perto da Praia de Matadeiro, a visita ao local valerá muito a pena.

Agora você já pode montar o seu roteiro com os principais lugares que você deseja conhecer. O ideal é que você passe uma semana, para desbravar todas as trilhas e descobrir todos os cantinhos dessa região em Florianópolis.

Hotéis e pousadas

É importante saber que a Praia do Matadeiro possui poucas opções de hospedagem. No entanto, ao redor da Praia da Armação e em locais próximos, existem alternativas viáveis, desde hotéis até casas de temporada para alugar. Veja opções:

  • Pousada Paraíso da Armação – $: essa opção está bem próxima da Praia da Armação, ou seja, perto também da Praia do Matadeiro. O local oferece recepção 24h, quartos para famílias e um ótimo café da manhã. Por fim, ela é ideal para quem deseja curtir as atrações ao redor.
  • Pousada Pires – $$: localizada a 1 km da Praia do Matadeiro, o local oferece bicicletas para o hóspede conhecer a região. Aliás, além desse diferencial, os donos da pousada são considerados bem hospitaleiros e atenciosos.
  • Pousada Frente Mar – $$$: nossa terceira sugestão está a 700 metros do Matadeiro e é considerada confortável e com um bom custo-benefício. Além disso, ela possui um lounge de compartilhamento, que fica de frente para o mar.
  • Recanto Praia do Matadeiro – $$$$: por fim, na Praia do Matadeiro há algumas casas que você pode alugar para passar um período específico. Essa opção, por exemplo, é ideal para quem tem vários dias livres e deseja passar uma temporada maior na região.

Antes de tudo, escolha a hospedagem que melhor se encaixa em seu orçamento. Lembre-se de se informar com moradores da região sobre a possibilidade de alugar uma das casas de veraneio para viajar com a sua família e ficar em um lugar bem confortável.

Vídeos com dicas sobre a Praia do Matadeiro

Agora que você já sabe onde ficar, que tal conhecer de perto as principais dicas de pessoas que já foram à Praia do Matadeiro? Não deixe de anotar as informações que os turistas deram sobre esse lugar lindo. Confira:

Um tour pela Praia do Matadeiro

Nesse vídeo, saiba como chegar até a Praia do Matadeiro, em Florianópolis, passando por uma ponte e uma trilha de 200 metros que dá nas areias.

Vista aérea das Praias do Matadeiro e Armação

Conheça, nesse vídeo, as vistas mais lindas dessas duas praias, gravadas por visitantes que estiveram no local e registraram as belezas de cima.

Trilha para a Lagoinha do Leste

Se você é daqueles que não se contenta em ficar parado, conheça a trilha da Lagoinha do Leste, saindo da trilha do Matadeiro. Uma aventura de 11 km para você se animar!

Entre o Matadeiro e a Armação

Quer conhecer de perto os encantos dessas duas praias? Então, assista ao vídeo e descubra as principais atrações dessas duas regiões tão visitadas.

Um pulo na Ilha do Campeche

Veja, nesse vídeo, como chegar à Ilha do Campeche, os melhores caminhos e os principais passeios que podem ser feitos por lá.

Por fim, não deixe de montar o seu roteiro com as principais atrações que você deseja ver. Ter tudo anotado te ajudará a aproveitar melhor todos os seus dias de folga e cada lugar com mais intensidade.

20 fotos que farão você se apaixonar pela Praia do Matadeiro

Ver fotos de viagem é muito empolgante, ainda mais quando é um lugar que se deseja conhecer há muito tempo. Por isso, listamos as fotos mais lindas feitas pelos visitantes da Praia do Matadeiro. Olha só:

1. Está de férias em Floripa?

2. Então, conheça a Praia do Matadeiro

3. Certamente, essa é uma das melhores opções

4. Para passar as férias ou o final de semana

5. Portanto, aproveite para curtir a paisagem

6. Se refrescar em um banho de mar

7. Caminhar pelas areias da praia

8. E aproveitar a natureza

9. Se você gosta de esportes radicais

10. Sem dúvidas, irá adorar a região

11. Não deixe de conhecer as praias vizinhas

12. E fazer as trilhas

13. Como a dos Naufragados

14. Que nos levam a lugares incríveis

15. Portanto, conheça todos as cores

16. E encantos da Praia do Matadeiro

17. E volte para a casa

18. Com lindas fotos

19. De momentos inesquecíveis

20. E com a memória cheia de boas recordações!

A Praia do Matadeiro é certamente um lugar muito mais lindo pessoalmente. Por isso, faça uma visita a essa praia e, se for esticar a viagem, não deixe de conferir o que fazer em Florianópolis.