Praia do Patacho: o paraíso alagoano que você precisa conhecer

Escrito por Nicole Dias

O Brasil tem muito a oferecer quando se pensa em destinos paradisíacos. Entre eles está a Praia do Patacho. Localizada no município de Porto de Pedras, Alagoas, a Praia do Patacho é um verdadeiro presente da natureza. Quer descobrir o que fazer por lá, onde se hospedar e quais os melhores lugares para comer bem? Basta continuar lendo esse post.

Como chegar

A Praia do Patacho fica a 11 quilômetros de distância da Praia de Lages, 12 quilômetros da Praia do Toque e 205 quilômetros da Praia do Gunga. Chegar até a Praia do Patacho não é complicado, seja vindo de Maragogi, Recife ou de Maceió – onde está o aeroporto mais próximo. Diversas pousadas da região oferecem transfers dos aeroportos, então vale a pena contratar um desses serviços.

Vindo de Maceió é preciso seguir pela AL 101, na maior parte do trajeto seguindo o litoral. AL 465 e AL 460 são as estradas para quem vem de Maragogi.

5 coisas para fazer na praia do Patacho durante sua viagem

A pedida na Praia do Patacho é aproveitar as atividades ao ar livre. Confira abaixo 5 sugestões que não podem ficar de fora do seu roteiro.

1. Praia do Patacho

A primeira dica não poderia ser outra: conferir de perto as belezas da Praia do Patacho, considerada uma das mais lindas do Brasil. Trata-se de um local para quem procura por descanso, sem agitação. O mar é calmo e morno. Quando a maré está baixa é possível caminhar vários metros para dentro da água. Os coqueiros dão um clima charmoso. Há poucas barracas com lanches e bebidas.

2. Passeio nas piscinas naturais

Imagine um banco de areia bem no meio do oceano, sem ondas e com água quente. As piscinas naturais do Patacho oferecem uma experiência incrível. Para chegar até lá é preciso contratar alguma empresa que faça o passeio, como a Patacho Receptivo. As pousadas locais também costumam ter parcerias com jangadeiros.

3. Povoado de Tatuamunha

O vilarejo de Tatuamunha também fica na cidade de Porto de Pedras. Por lá é possível se encantar com coloridos casarões que datam de muitas décadas atrás, todos muito bem preservados. As igrejas merecem uma visita – e muitas fotografias. As belezas naturais são outro atrativo do local: há trilhas ecológicas, rio, mar, áreas de mangue e de mata.
O Passeio do Rio Tatuamunha também precisa ser feito, pois é muito legal!

4. Mirante e Farol de Porto de Pedras

Visita imperdível para quem ter ter uma bela vista da região. Pode-se chegar ao farol a partir do centro de Porto de Pedras, subindo a rua ao lado de onde ficava a Cadeia Pública – o percurso pode ser feito andando ou de carro. Ver o encontro do mar com o rio faz tudo valer a pena.

5. Associação Peixe-boi

Você sabia que o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no nosso país é o peixe-boi? Justamente pensando nesse cenário e na preservação ambiental que surgiu a Associação Peixe-boi. A associação realiza diferentes atividades turísticas de base comunitária, entre elas o passeio para observação do peixe-boi em seu habitat natural e passeios pela Rota Ecológica de Alagoas. É necessário agendamento antecipado, e pode ser realizado pelo WhatsApp (82) 99359-7473.

Não esqueça de colocar na sua mala um bom protetor solar, toalha e trajes de banho!

Onde comer

Bateu a fome? Não há restaurantes na Praia do Patacho, e sim nas proximidades e nas pousadas da região. No entanto, não falta sabor nos endereços abaixo.

Conforme o site TripAdvisor, o Ninanoa é o restaurante número 1 de Porto de Pedras. Esse sucesso não é por acaso. É possível sentar em um charmoso deck, curtir a brisa do mar e se deliciar com iguarias como paella valenciana (especialidade da casa) e arroz de polvo cremoso.

O Restaurante Corten, por sua vez, fica dentro do Hotel Pedras do Patacho. O preço é um pouco mais alto e o cardápio enxuto, mas a comida é gostosa: um encontro da culinária brasileira com a peruana. Há bons vinhos no cardápio e uma linda vista.

O Empório Patacho é um ambiente legal para comer um lanche ou fazer uma refeição mais leve. Os bolos, tapiocas e sanduíches são uma delícia. Além disso, o local comercializa objetos de decoração e artesanato. Vale a pena a visita.

Qual desses locais abriu mais o seu apetite? Na dúvida, vá em todos!

Onde ficar na praia do Patacho

Acomodações estreladas ou a beleza da simplicidade? Seja qual for a sua preferência, há um bom local para se hospedar na Praia do Patacho.

O hotel Pedras do Patacho é para quem procura o máximo de conforto. O local é rodeado pela natureza e aposta nos materiais naturais para seus interiores. As acomodações são charmosos bangalôs com vista para o mar, piscinas privativas, cama king size, ar condicionado e amenidades L’Occitane. Um luxo.

Se é por um bom custo-benefício que você busca, a Pousada Sunshine é uma boa escolha. Com boa localização, a hospedagem é elogiada pelo café da manhã variado e pelo bom atendimento dos funcionários.

Independente do seu orçamento, uma coisa é certa: não faltará um local para descansar depois de um belo dia de praia.

Dicas e curiosidades

Antes de conhecer um lugar novo, sempre é bom assistir vídeos de outras pessoas que já estiveram por lá. Veja dicas de viajantes que estiveram pela Praia do Patacho e anote já no seu roteiro!

O que fazer na Praia do Patacho

Curtir a brisa, tomar banho de mar, relaxar… Essas são apenas algumas das atividades possíveis na Praia do Patacho. Confira no vídeo acima mais opções de passeios.

Passeio de buggy na Praia do Patacho e Praia da Laje

Para quem gosta de um pouco de emoção durante as viagens, uma boa dica é fazer o passeio de buggy entre praias. As paisagens pelo caminho são de cair o queixo. Play para conferir.

Viagem em família na Praia do Patacho

As belezas da Praia do Patacho encantam pessoas de todas as idades. O vídeo de Francielli Rezende mostra dicas para uma viagem em família pela praia e por São Miguel dos Milagres.

Preparado para colocar o pé na estrada?

12 fotos da praia de Patacho para você se apaixonar

A Praia do Patacho é um paraíso nacional – e as fotos abaixo estão aqui para provar isso. Prepare-se para ficar sem fôlego!

1. Patacho tem tudo aquilo que se espera de uma boa praia

2. As areias branquinhas

3. A água cristalina

4. A natureza

5. O sossego

6. E a aventura

7. Precisa mais que isso?

8. É um lugar para relaxar

9. Recarregar as energias

10. E agradecer pelas belezas do mundo

11. A Praia do Patacho merece ser visitada pelo menos uma vez na vida

12. Partiu?

Quer conhecer mais sobre o litoral alagoano? Então veja esse guia com 9 lindas praias de Alagoas para se encantar!

 
   

PARA VOCÊ