Praia do Secreto: visite esse paraíso da Zona Oeste do Rio de Janeiro

Escrito por Bruno Mendes

Ainda que não seja mais um segredo para muitos cariocas, a Praia do Secreto é pouco conhecida por quem visita o Rio de Janeiro. Na verdade, a atração é uma piscina natural sem faixa de areia, contornada por imponentes pedras e vasta vegetação. Resumindo, um cenário paisagístico de encher os olhos.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia do Secreto

A Praia do Secreto fica no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre a Praia da Macumba e a Prainha. Para chegar lá, siga pela orla da Barra até a avenida Estado da Guanabara e depois vá até o Mirante do Roncador. Neste ponto, com estacionamentos e guardadores que geralmente cobram R$ 5 para vigiar o veículo, há o acesso para a trilha até a praia.

A trilha é pequena e é feita entre 5 e 10 minutos, mas é fundamental caminhar com atenção, afinal, existe um trecho mais perigoso com descida íngreme por um paredão de pedra. Para evitar acidentes, faça o percurso de tênis ou descalço, não use chinelos.

Informações importantes

Agora que você já sabe a localização, conheça um pouco mais sobre essa parte paradisíaca do litoral carioca.

  • Uma piscina impecável: a Praia do Secreto tem 12 metros de extensão e 5 de largura. É uma maravilha nadar e boiar nas águas transparentes e contemplar o visual de tirar o fôlego desse pedacinho bucólico do Rio.
  • Fique de olho na maré: em períodos de maré alta é perigoso entrar no mar, pois as águas batem violentamente nas pedras. Por outro lado, quando está mais baixa não há riscos em aproveitar a piscina natural.
  • Não há bares e ambulantes: leve água e alimentos para a praia, afinal, não existe infraestrutura de quiosques e não passam vendedores na área. Lembre-se: guarde o lixo e, no final do passeio, descarte-o em lugar adequado. Mantenha a praia preservada.
  • Boa para crianças: a Praia do Secreto parece com uma piscina normal, com trechos rasos e mais fundos. A turminha pode brincar tranquilamente na parte rasa, mas cuidado com os pequenos no trajeto da trilha, ok?
  • Onde se hospedar por perto: o bairro Recreio dos Bandeirantes conta com hotéis, hostels e pousadas, que normalmente ficam entre 4 km e 6 km da Praia do Secreto. É uma boa ideia se hospedar na região.

É claro que é muito bom curtir o alto astral de praias como Ipanema, Copacabana, Arpoador e Barra da Tijuca. Por outro lado, você vai amar descobrir esse atrativo menos badalado da cidade maravilhosa.

Vídeos de quem visitou e amou a Praia do Secreto

Fique com registros inspiradores feitos por quem passou pela trilha, mergulhou na piscina natural e até mostrou as paisagens por uma perspectiva nova.

Um delicioso banho na piscina natural

O vídeo mostra o Mirante do Roncador e um pouco do caminho até a piscina natural. Aqui você terá uma noção de como é passar um dia de sol escaldante na atração.

Continua após o anúncio

Recomendações sobre a trilha

Assista até o fim e saiba como seguir com segurança até a praia. Note que a pedra é escorregadia e coberta com areias finas em determinadas partes, por isso, é imprescindível ter cautela na descida e subida.

Um passeio de drone pela Praia do Secreto

Confira, pelos melhores ângulos possíveis, a natureza exuberante da Praia do Secreto e das atrações vizinhas. É o tipo de vídeo que vai te fazer sentir vontade de se teletransportar para esse pedaço do paraíso.

Dica importante: para não enfrentar trânsito intenso no caminho, é uma ótima decisão chegar à praia cedinho, certo?

10 fotos da Praia do Secreto que vão te deixar ansioso para viajar

Aí estão mais cliques inspirados desse atrativo natural que você precisa conhecer!

1. A natureza do Rio de Janeiro sempre encanta

2. Olha só este caminho até a praia

3. Momentos de paz e diversão

4. Aí está a recompensa após a caminhada pelas pedras

5. O seu instagram vai ganhar novas imagens

6. Um dos pedaços mais belos da Zona Oeste carioca

7. Quando o sol colore as rochas da Praia do Secreto

8. Vale ficar até mais tarde para admirar o entardecer

9. Lazer com um gostinho de aventura

10. O paraíso te espera

Depois de passar o dia na Praia do Secreto, não deixe de conhecer a Ilha da Gigóia, um belo e sossegado recanto da Barra da Tijuca.

 
   

PARA VOCÊ