Praia Grande: visite uma das orlas mais admiráveis de Arraial do Cabo

Por
Atualizado em 29.11.22

Praia Grande é um dos destinos mais interessantes de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. Com passeios emocionantes e uma paisagem deslumbrante, certamente essa orla merece a sua visita. Para aproveitar seus dias, elabore um roteiro dos sonhos com o guia a seguir.

Publicidade

Onde fica a Praia Grande

Praia Grande é um dos destinos do município de Arraial do Cabo. Conhecida pelas águas cristalinas, a orla está a 165 km da capital do Rio de Janeiro, 15 km de Cabo Frio e 40 km de Búzios.

Como chegar

A melhor forma é partir da capital do Rio de Janeiro. De lá, você pode escolher o seu meio de transporte: ônibus, transfer, carro próprio ou alugado, aplicativo de corrida, transporte compartilhado ou avião.

De ônibus, considere a companhia Auto Viação 1001. Já de avião, é possível encontrar alguns voos que chegam ao aeroporto de Cabo Frio, mas já se prepare para utilizar outro meio de transporte para chegar até a Praia Grande. É preciso percorrer mais 4 km até o destino.

Dicas e informações para aproveitar a sua visita

Antes de conhecer todas as atrações da Praia Grande, é importante ficar atento a algumas informações. Assim, considere as dicas a seguir na hora de montar o seu roteiro:

  • Quantos dias ficar em Arraial do Cabo: o ideal é reservar três dias para conhecer as orlas principais e mais dois dias para aproveitar outros passeios. No caso da Praia Grande, é possível conhecer a orla em apenas um dia.
  • Evite feriados e finais de semana: muitas pessoas aproveitam os dias de folga para visitar a Praia Grande e o resultado é muito movimento. Prefira dias de semana e épocas de baixa temporada, entre fevereiro e outubro.
  • Pontos menos movimentados: aos redores do calçadão e dos quiosques da praia há uma maior aglomeração. Se você prefere tranquilidade, se instale nas pontas da orla.
  • Perigo: preste atenção nas condições da maré, as bandeiras da praia sempre sinalizam se o mar está seguro.
  • Temperatura da água: a Região dos Lagos é conhecida por ter águas mais geladas em relação a outras praias do Rio de Janeiro. Entretanto, a temperatura costuma ser um pouco mais quente de janeiro a abril.
  • Estacionamento: se prepare, pois há poucas vagas ao longo da orla. Para evitar estresse, prefira ir a pé até a Praia Grande. Se você estiver muito longe, é possível utilizar um aplicativo de corrida.
  • Locação de equipamentos de praia: prepare o bolso, pois a locação de cadeira e guarda-sol costuma ser cara.

Anotou as informações? Agora você já está pronto para conferir as atrações da Praia Grande. Siga para o próximo tópico e selecione suas atividades favoritos.

O que fazer na Praia Grande, em Arraial do Cabo

A orla da Praia Grande é enorme e se estende por 40 km. Com tanta imensidão, é de se esperar que o local abrigue diversas atividades. Confira as principais a seguir:

Publicidade

1. Orla da Praia Grande

A orla é conhecida como ‘Flávia Alessandra’, pois se trata de uma homenagem à atriz, que nasceu em Praia Grande. A dica é caminhar até o pequeno deck, utilizado como mirante, para admirar a vista da praia. Além disso, não deixe de visitar a estátua da própria Flávia Alessandra na sua caminhada.

2. Mergulho e flutuação

Arraial do Cabo é conhecida como a Capital Nacional do Mergulho e a Praia Grande é o ponto mais procurado para a prática devido às águas cristalinas e do naufrágio Imbetiba. Contrate um guia para ir até o Naufrágio e faça snorkel ou flutuação na beira da praia.

3. Surfe

Devido ao mar aberto, a Praia Grande possui um dos melhores picos de surfe em Arraial do Cabo. Além do vasto mar, as ondas são menores, sendo uma ótima oportunidade para quem está começando. Você pode fazer uma aula de surfe nas tendas Onda Arraial ou na Água Viva Dive. A melhor época do ano para surfar é de março a junho e setembro a dezembro.

4. Janela do Paraíso

Suba uma escadinha atrás da Associação dos Pescadores, do lado esquerdo da praia, para chegar até a Janela do Paraíso. O mirante mais famoso de Arraial do Cabo está nas ruínas de um edifício abandonado. A janela dá de frente para a Ilha do Francês e o pôr do sol é o momento mais disputado para fotos.

5. Deck dos pescadores

O deck dos pescadores está situado uma escada antes da Janela do Paraíso. Visite o deck perto do horário do almoço, pois o mar fica mais bonito e há poucas pessoas disputando por espaço. Mas, atenção, há relatos de que, em algumas épocas do ano, os pescadores cobram para visitar o local.

6. Caiaque e standup paddle

A Praia Grande é palco do melhor pôr do sol em Arraial do Cabo, pois o sol vai desaparecendo no meio do oceano. É possível assistir da Janela do Paraíso ou do restaurante Point Calamares, mas você pode alugar um caiaque ou stand up paddle em tendas na praia para assistir ao pôr do sol mais de perto.

7. Restaurantes e bares

Após assistir ao pôr do sol, escolha restaurantes ou bares para se divertir. O ponto mais procurado é o El Farol, pois o espaço oferece um clima de praia perfeito. O cardápio conta com pizzas, hambúrgueres e bebidas. O Point Calamares também é outra opção.

8. Trilha da Praia Grande

A Trilha da Praia Grande à Praia Brava é uma das mais procuradas devido aos mirantes. Assim, em 1h30 é possível completar o percurso de ida e volta. O início começa logo após a Janela do Paraíso, passando pelo Mirante do Francês e o Mirante do Pontal.

9. Passeio de barco

Há diversos passeios que partem da Praia Grande. O mais famoso é até a Ilha do Farol, pois os turistas adoram visitar a Gruta Azul. Além dessa opção, é possível encontrar passeios para a Fenda da Nossa Senhora, Prainhas do Pontal, Praia do Forno e Pedra com a Face do Gorila.

Publicidade

10. Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos fica ao lado da Praia Grande, sendo menos de 3 km entre os dois destinos. Porém, essa orla infelizmente não é indicada para banho. Ainda assim, o cenário com barquinhos de pescadores atrai curiosos, principalmente aqueles que querem visitar a Praia do Farol devido às partidas de barcos.

Além dessas atrações, sempre é bom anotar um passeio bom para ser feito em dias de chuva. No caso da Praia Grande, o Museu Oceanográfico é uma ótima atração para esses dias.

Onde se hospedar

A Praia Grande conta com poucas hospedagens, mas são ideais para descanso. Veja as sugestões a seguir:

  • Canto da Praia Beach Hostel – $: se você procura um lugar mais econômico e com ótima localização, esta opção é perfeita. A 100 m da praia, o hostel é bem avaliado pelos hóspedes e os quartos compartilhados são confortáveis. O café da manhã é muito elogiado.
  • Pousada Vieira – $$: possui o melhor custo-benefício da Praia Grande e ainda é bem avaliada pelos hóspedes. Está a 100 m da praia e os quartos rústicos acomodam grupos maiores, sendo que alguns contam com cozinha.
  • Pousada do Timoneiro – $$: fica a 200 m da praia. A pousada possui quartos para 2 até 4 pessoas. O café da manhã é servido direto para o hóspede, mas não há buffet. Também conta com uma piscina acolhedora, que combina com o estilo intimista da hospedagem.
  • Pousada Caminho do Sol – $$: é a pousada mais perto da orla, a 80 m. Foi inaugurada em 1996 e é administrada pela mesma família até hoje. Os quartos se dividem em Standard, Plus e Master, sendo a categoria Plus a mais procurada. O restaurante Sol na Cozinha é aberto ao público e a piscina é ótima para descansar após a praia.
  • Pousada Vista Turquesa – $$$: conforto e qualidade são sinônimos desta pousada. Ela fica no Pontal do Atalaia, bem pertinho da Praia Grande. As suítes são dividas em Master, Luxo e Premium. Mas reserve com antecedência, pois há poucas unidades.

Além dessas opções, lembre que há outras opções de pousas em Arraial do Cabo. Pesquise com calma e selecione a hospedagem que mais te agrada.

Bares e restaurantes na Praia Grande, em Arraial do Cabo

É muito importante incluir experiências gastronômicas para o seu passeio ficar completo. Por isso, considere a seleção a seguir:

  • Restaurante Meu Xodó – $$: é aquele típico restaurante de praia, que serve porções de frutos-do-mar acompanhadas de arroz e batatas fritas. Está na região central de Praia Grande.
  • Point Calamares – $$: um dos melhores locais para ver o pôr do sol em Praia Grande. O restaurante oferece a união perfeita entre boa comida e música ao vivo. Peça os drinks e experimente pratos diferentes.
  • Sol na Cozinha – $$$: é a melhor opção para quem procura culinária contemporânea. O ambiente oferece mesas internas e externas, ideal para diversos tipos de público. Além da grande opção de carnes, massas e peixes, o local também conta com uma vasta carta de vinhos e drinks.

Além dessas possibilidades, dê uma chance aos quiosques da orla. Peça petiscos e bons drinks enquanto aproveita a linda vista da Praia Grande.

10 fotos encantadoras da Praia Grande que fazem bem aos olhos

Confira registros de quem passou por Praia Grande e se deslumbrou com o local. Prepare para se deparar com muitas belezas neste pedacinho de paraíso!

1. Bem-vindo ao Caribe brasileiro

2. Encontre um espacinho para se instalar na orla

3. Depois caminhe até o deck dos pescadores

4. Contemple essa perfeição da natureza

5. A Praia Grande tem o pôr do sol mais bonito de Arraial do Cabo

6. Escolha sua hospedagem e fique pertinho da orla

7. Faça passeios emocionantes de barco

8. Tire foto com a estátua da atriz Flávia Alessandra

9. Alugue um stand up paddle ou caiaque

10. E termine com um passeio pela Janela do Paraíso

A Praia Grande realmente é um paraíso, né? Antes de terminar o guia, confira vídeos abaixo e anote as dicas de quem já visitou o destino.

Vídeos sobre Praia Grande para uma imersão no Caribe Brasileiro

Não tem muitos segredos para fazer um bom passeio na Praia Grande. Entretanto, informação nunca é demais. Complemente seu roteiro com as dicas extras da seleção de vídeos abaixo:

Outras atividades na região

Você sabia que é possível praticar escalada na Praia Grande? No vídeo, você confere outras opções de passeios e atividades, além de apreciar imagens do alto da orla: da areia até debaixo d’água.

Movimento pós-feriado

Você já sabe que a orla costuma ser movimentada, mas será que ela continua disputada no pós-feriado? Caminhe pelo centrinho e confira como é a incrível praia com águas azuis, cristalinas e quentinhas depois do feriado.

Dicas extras para visitar a Praia Grande

Fique por dentro de dicas extras sobre essa praia queridinha dos turistas. Além das informações preciosas, o vídeo também oferece outras sugestões de passeios e atividades. Anote tudinho para não esquecer!

Praia Grande é apenas um dos incríveis destinos de Arraial do Cabo. E perto dali, está Cabo Frio, uma bela cidade litorânea da Região dos Lagos que vale a pena incluir em qualquer roteiro.