6 praias de Arraial do Cabo que você não pode deixar de visitar

Escrito por Bruno Mendes

O viajante que deseja mergulhar em mares tão belos quanto os caribenhos e estiver no estado do Rio de Janeiro, não poderá deixar de conhecer as praias de Arraial do Cabo. É no município que ficam algumas das praias mais bonitas do Brasil, e muitas delas tem características distintas, o que agrada os mais diferentes tipos de visitantes.

Algumas delas são animadas e cheias de banhistas, e outras desérticas e propícias para relaxar e ter momentos de contemplação. Nas faixas de areia branquinhas e nas águas azuladas e transparentes desse paraíso da Região dos Lagos, há mil motivos para se divertir. Confira estas opções e algumas hospedagens nas proximidades, para você aproveitar o passeio com o máximo de comodidade.

1. Praia Grande

Na Praia Grande, como o próprio nome sugere, há muito espaço para o banhista curtir boas caminhadas na faixa de areia: são 40 quilômetros de extensão de uma ponta a outra. Ainda que só existam quiosques e restaurantes no trecho inicial da praia, há ambulantes espalhados, então se a ideia for esticar a canga para relaxar e depois petiscar e beber algo, por lá você vai conseguir.

Onde ficar:

  • Pousada Caminho do Sol: Situada a cerca de 200 metros da Praia Grande, a pousada Caminho do Sol tem ótimas acomodações, piscina externa e delicioso café da manhã.
  • Varandas ao Mar Hotel: Com localização privilegiada – somente 300 metros da Praia Grande – o Varandas ao Mar Hotel é um primor em termos de conforto. Os hóspedes ficarão satisfeitos com a estrutura dos quartos e da área externa.
  • Pousada Terra do Sol: A Pousada Terra do Sol, localizada em torno de 300 metros da praia, é a melhor indicação para o viajante que procura por uma hospedagem simples, mas de qualidade. Ponto alto: o café da manhã é servido no quarto.

2. Praia do Farol

Reconhecida com justiça como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol é acessada de barco a partir da Praia dos Anjos, em um passeio que custa por volta de R$ 60. Protegida pela Marinha, cada grupo de visitantes só pode ficar no local por 45 minutos.

Em razão do perfil isolado, a praia do Farol não conta com hotéis a poucos passos de sua faixa de areia, mas destacamos algumas opções mais próximas para você ter mais tranquilidade nas idas e vindas.

Onde ficar:

  • Hotel Praia dos Anjos: Posicionado a 50 metros da Praia dos Anjos, o hotel dispõe de suítes com ventilador ou ar condicionado, e oferece um ótimo café da manhã.
  • Canto da Canoa: Próximo de diferentes atrações de Arraial do Cabo e da região central da cidade, o hotel Canto da Canoa possui confortáveis instalações.
  • Pousada do Capitão: Localizada na Praia dos Anjos, a Pousada do Capitão é pequena e aconchegante, local perfeito para o visitante descansar entre um passeio e outro e ser muito bem tratado durante a sua estadia.

3. Praia do Forno

A Praia do Forno também é acessada de barco ou por uma trilha pela Praia dos Anjos, e é um dos recantos naturais mais bonitos da região dos Lagos. Vale chegar ao mirante e antes do providencial mergulho, tirar muitas fotos de todo o entorno.

Onde ficar:

  • Casa Verde: Simples e muito confortável, a pousada Casa Verde fica a apenas 800 metros da praia do Forno e dispõe de redes do lado de fora e piscina.
  • Solar da Praia Pousada: A acomodação está a um pouco mais de 10 minutos a pé da Praia do Forno e além dos quartos agradáveis, tem excelente café da manhã, piscina e até mesa de ping pong.
  • Pousada Arraial Inn: Situada a um pouco mais de um quilômetro da Praia do Forno, a pousada tem wifi gratuito nos quartos, piscina e está pertinho das principais atrações de Arraial do Cabo.

4. Praia do Pontal Atalaia

Mesmo sem acesso fácil, a Praia do Pontal da Atalaia recebe inúmeros visitantes durante os fins de semana e a tradicional combinação das águas azuladas, areia branquinha e vegetação suntuosa do entorno não deixam dúvidas de que é mais uma maravilha a ser descoberta.

Onde ficar:

  • Pousada Casa do Telhado Verde: Localizada a aproximadamente 20 minutos a pé da praia do pontal do Atalaia, esta pousada tem piscina, bar lounge e quartos climatizados.
  • Pier Beach Hotel: Piscina, sauna a vapor, bar na praia. Estes são alguns mimos do hotel que fica a um pouco mais de 4 quilômetros da praia do Pontal do Atalaia.
  • Pousada Xerxes: Com mini bar, churrasqueira e quartos simples, porém bem decorados, a pousada Xerxes fica a apenas 10 minutos da praia pontal da Barra.

5. Praia Brava

A Praia Brava tem aquele aspecto selvagem que encanta aquele viajante com sede de “fugir do mundo”. Para chegar lá, é preciso seguir por uma pequena trilha com início no Pontal do Atalaia e descer cerca de 300 degraus de escada de pedra.

Onde ficar:

  • Pousada Porto Praia: Contando com serviço de recepção 24 horas, piscina e café da manhã de primeira, a pousada Porto Praia fica a apenas 10 minutos da Praia Brava.
  • Pousada Roça Velha: Rústica e aconchegante, a Pousada Roça Velha fica a 700 metros da Praia Brava e próxima de farmácias, mercados e restaurantes de Arraial.
  • Pousada Genesis: Situada a um pouco mais de 1 quilômetro da Praia Brava, a Pousada Gênesis dispõe de quartos com som ambiente, TV LED e frigobar.

6. Praia dos Anjos

IStock

A Praia dos Anjos não é a mais indicada para banhos, mas é super importante em Arraial do Cabo, afinal de lá saem embarcações para a Praia do Farol e outros pontos interessantes do município. O local é cheio de barcos de pescadores das proximidades e tem relevância histórica, pois foram naquelas águas que em 1503 Américo Vespúcio desembarcou para colonizar a região.

As imediações da Praia dos Anjos também dispõe de bares, restaurantes, espaços para shows, dentre outras opções urbanas sempre úteis aos visitantes.

Onde ficar:

  • Pousada Paraíso do Atlântico: O visitante que ficar hospedado na pousada poderá usufruir de piscina externa, bar ao lado e assistência completa para excursões por Arraial do Cabo.
  • Capitão n’ Areia Pousada: Construída bem em frente a Praia dos Anjos, a pousada tem academia, piscina, bar/restaurante, jardim e quartos muito aconchegantes.
  • Pousada Mar do Anjos: Por ter apenas 8 quartos, a pousada oferece melhor atenção aos hóspedes e também disponibiliza quartos com TV, geladeira e ar condicionado.
  • Se você passar um dia em Arraial do Cabo, perceberá que não há nenhum exagero em chamar a região de “Caribe brasileiro”. O litoral fluminense é gracioso e as praias indicadas acima merecem uma visita!

PARA VOCÊ