20 restaurantes em Búzios para você aproveitar o melhor da gastronomia

Escrito por Bárbara Costa

Quando você pensa na cidade de Búzios (Rio de Janeiro), o que vem à sua cabeça? As belas praias, certo? Mas o que nem todos conhecem é a rica gastronomia que os restaurantes locais oferecem.

A seguir, você vai ver quais são as melhores opções de restaurantes em Búzios, além dos principais pratos servidos e da localização de cada um deles. Acompanhe!

Restaurantes românticos em Búzios

O clima aconchegante da cidade é mais do que convidativo para um delicioso jantar a dois. Veja onde passar uma noite especial em Búzios!

1. [block]4[/block]

O restaurante fica na charmosa Casa da Sereia, tem a arquitetura típica de Búzios e conta com uma decoração rústica-chic. Há mesinhas no deck de frente para a Praia da Armação e uma boa música de trilha sonora. Quer combinação melhor para um jantar a dois?

No menu, você encontra pratos que seguem a culinária contemporânea, como: farfalle com salmão defumado, creme de leite fresco e brócolis ou, então, arroz de jasmim com frutos do mar (camarões, lula, polvo e cherne). Vale experimentar!

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 428 – Centro.

2. [block]6[/block]

Admirar o pôr do sol no Mistico, com uma boa taça de vinho, é uma experiência mágica. Mas jantar por lá com o seu amor também pode ser algo especial! Localizado na Pousada Abracadabra, o restaurante tem mesas ao ar livre e proporciona uma vista maravilhosa da Baía da Armação.

No menu, você pode escolher entre opções que aliam a gastronomia contemporânea e mediterrânea. O mix de frutos do mar, as costeletas de cordeiro e o tataki de atum ao missô são alguns dos pratos principais. Bom apetite!

Endereço: R. Morro do Humaitá, 13 – Triângulo de Búzios.

3. [block]8[/block]

Natureza a alta gastronomia: quer uma combinação melhor para aquela ocasião especial ao lado do seu amor? No Rocka, vocês podem curtir o dia e ficar até o pôr do sol — que é simplesmente maravilhoso.

Dos ombrelones e almofadões espalhados pelo gramado, peça um vinho, drinks, petiscos ou os pratos principais. Experimente a lula de Arraial do Cabo acebolada ao estilo Thai com Arroz de Amendoim e os Culingions de Ricota com Consomê de Abóbora tostada e Alcaçuz. Como sobremesa, que tal o Crème brulée de capim-limão com sorvete de alecrim?

Endereço: R. da Praia, 13 – Praia Brava

4. [block]10[/block]

Já pensou em ter uma noite italiana ao lado do seu amor? Com uma arquitetura (e decoração) que enchem os olhos, o Primitivo tem um ambiente aconchegante, que alia o tradicional e o moderno. O Chef Mauro Vettori, que comanda a casa, é reconhecido pelas massas, molhos e temperos típicos do sul da Itália.

Prove os gnocchis a la creme (um creme de abóbora com gorgonzola, presunto de parma e tomates) e de banana da terra ao creme de gorgonzola com presunto e amêndoas crocantes. Ficou com água na boca? Não deixe de ir!

Endereço: R. das Pedras, 60 – Centro.

5. [block]12[/block]

O Belli Belli Gastrobar conta com uma vista sensacional da Praia de Manguinhos e é mais uma opção para admirar o pôr do sol na cidade. Para acompanhar sua tarde (ou noite) especial, peça uma sangria ou algum dos drinks da casa (Carica Belli, Vanilla Chill e Spritz estão entre as opções).

No menu, escolha entre os tapas, o croquete de jambu ou o bolinho de baroa com camarão como entradas. Na hora do prato principal, experimente o risoto de camarão e manga ou o polvo grelhado à galega.

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – Porto da Barra.

Já decidiu onde terá uma experiência única com o seu amor em Búzios?

Restaurantes baratos em Búzios

Quer fazer uma boa refeição em Búzios, mas não pretende gastar muito? Confira as melhores opções!

6. [block]14[/block]

Com inúmeros argentinos visitando e morando em Búzios, nada mais justo do que um estabelecimento especializado em empanadas na cidade! Na Empanaderia Real, há mais de 20 recheios para a típica iguaria.

Se você quer uma refeição prática e rápida (e, principalmente, econômica), não deixe de provar as deliciosas empanadas de carne com queijo, camarão com catupiry e carne-seca com aipim. Bom proveito!

Endereço: R. Manoel Turíbio de Farias, 100 – Centro.

7. [block]16[/block]

Os burgers do Mr. Dian são bastante conhecidos em Búzios. A qualidade e o sabor conquistam quem pisa por lá! Se a ideia é economizar, você tem mais uma razão para conhecer o local: as promoções geralmente oferecidas.

Não deixe de experimentar os burgers de cordeiro, costela ou picanha. Se preferir, opte por pratos como o filé de frango acebolado, o churrasco misto ou o filé mignon. A casa também traz tapiocas e sanduíches no cardápio. Como você pode perceber, as opções são bem variadas!

Endereço: R. César Augusto São Luís, 177 (Loja A) – Centro.

8. [block]18[/block]

Nada melhor do que uma boa padaria para fazer refeições práticas, concorda? Mas seus lanches vão ficar ainda mais saborosos na Balthazar, pois a fermentação dos pães é natural e a maior parte dos produtos usados é caseira.

Além disso, a casa passou a oferecer pratos cuidadosamente preparados. Que tal uma lasanha à bolonhesa, um linguine à carbonara ou o frango em lascas (com vagens e duo de gergelins) para o almoço?

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 953 – Portal da Ferradura.

9. [block]20[/block]

O Caverna oferece um variado buffet com iguarias típicas da culinária mineira. Os azulejos coloridos, de estilo antigo, se misturam aos caldeirões que trazem receitas caseiras e contribuem para deixar você com a sensação de estar em casa.

O frango caipira, o angu, o feijão tropeiro e a farofa são presenças marcantes no buffet. O que acha de sentar em uma das mesinhas da área externa e se fartar com essa comida deliciosa?

Endereço: Rua Manoel de Carvalho, 50 – Centro.

10. [block]22[/block]

Trata-se de mais uma opção para apreciar um bom hambúrguer artesanal em Búzios. Aqui, porém, o ambiente é especial: parece ter saído diretamente do filme Piratas do Caribe. Inspirado nas lendas da pirataria, o estabelecimento mantém uma gastronomia bem próxima do “american life style”.

A marca registrada do Captain B são os altos e rosados burgers de 200 g. Experimente o Jenny (hambúrguer artesanal de carne bovina fresca, queijo cheddar, bacon de pernil crocante, cebola caramelizada, alface e tomate no pão de sua escolha) ou o menu degustação de petiscos!

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 500 – Vila Luiza.

Viu só como é possível comer bem e pagar pouco em Búzios?

Restaurantes sofisticados em Búzios

Sabia que Búzios reúne o melhor da gastronomia contemporânea e internacional? Veja quais restaurantes se destacam!

11. [block]24[/block]

Se você quer ter uma noite única e de classe em Búzios, o lugar certo é, sem dúvidas, o Baroque. Trata-se de um ambiente exclusivo, localizado em um ponto que foge do tradicional turismo da cidade, no qual é preciso fazer a reserva com antecedência para desfrutar de um jantar como se fosse amigo dos donos Ivana e Michael.

Interessou-se pela proposta? Pois saiba que o seleto grupo de pessoas que visita o local pode experimentar uma primorosa seleção de pratos de variados países e regiões da Europa. Além disso, a carta de vinho é especialmente pensada de acordo com as iguarias servidas. Vai perder?

Endereço: R. das Palmeiras, 7 – Manguinhos.

12. [block]26[/block]

Os conceitos de arte e gastronomia convivem harmonicamente no Farinatta. Trata-se de um restaurante exclusivo, com poucos lugares, pratos seletos e sabores marcantes. A especialidade da casa é a massa fresca (o tradicional nhoque agrada até os paladares mais exigentes).

Experimente o Cordeiro Profano, a Costeleta de Cordeiro Corte Paris, com talharim de massa fresca e redução de shoyo e vinho, ou o Ossobuco do Fim do Mundo (ossobuco com nhoque de massa fresca). Aproveite para apreciar a galeria de arte e a loja de vinhos que há no local!

Endereço: Av. Enseada do Albatroz – Geribá.

13. [block]28[/block]

O Chez Françoise fica no Hotel Le Relais La Borie e tem uma vista espetacular para a Praia de Geribá. O cardápio é alterado a cada semana, mas segue a gastronomia franco-brasileira.

A adega do restaurante merece destaque, com rótulos que passam pela América Latina e pela Europa. Para harmonizá-los da melhor forma com os pratos servidos, você pode pedir o auxílio do maître e de sua equipe. Experimente o camarão com maracujá salteado em ervas finas e servido na casca da fruta!

Endereço: Rua Gerbert Périssé, 554 – Geribá.

14. [block]30[/block]

Se você quer um jantar com o devido requinte e um ambiente bem especial, faça uma reserva no 74 Restaurant. O estabelecimento fica em um dos terraços do hotel Casas Brancas e abre diariamente, tanto durante o dia quanto no período da noite.

A culinária local é representada com elegância e a vista é de tirar o fôlego. O menu é predominantemente mediterrâneo e traz o Polvo Grelhado com Batatinhas ao Murro, Pupunha, Aspargos e Mousse de Azeitonas Verdes, além da Lagosta Grelhada na Manteiga de Cítricos com Risoto de Palmito Pupunha.

Endereço: R. Alto do Humaitá,10 – Centro.

15. [block]32[/block]

Esse restaurante francês promete conquistar você com o clima aconchegante e os pratos deliciosos. Funcionando há mais de dez anos na Pousada do Sol, o Cigalon é ideal para um jantar requintado.

A carta de vinhos traz rótulos nacionais, chilenos, italianos e, claro, franceses. Como entrada, experimente as vieiras grelhadas com molho de capim-limão. Já para o prato principal, escolha entre o cordeiro à cardamomo com senteurs de Provence ou o filé de badejo com cogumelos e espinafre orgânico.

Endereço: R. das Pedras, 199 – Centro.

Búzios tem os lugares certos quando o assunto é uma culinária de requinte!

Restaurantes de frutos do mar de Búzios

Você é daqueles que faz questão de frutos do mar quando vai à praia? Veja quais restaurantes procurar em Búzios!

16. [block]34[/block]

Como um bom restaurante espanhol, o Rincón é reconhecido por seus deliciosos frutos do mar. A casa funciona desde 2015 em plena Orla Bardot (no espaço do antigo tailandês Sawasdee), sob o comando do chef Isaías da Silva Coutinho.

Como entrada, experimente o ceviche de polvo e o carpaccio de salmão defumado. Já na hora do prato principal, peça a Paella Marinheira, com lagosta, camarão, lula, polvo e peixe. Para arrematar, que tal uma panacota com calda de frutas vermelhas?

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 422 – Centro.

17. [block]36[/block]

A proposta do restaurante é oferecer o melhor da culinária contemporânea às margens da Praia de Manguinhos. O espaço conta com: bar, lounge, salão de vidro e varanda com deck (e uma vista maravilhosa).

Aproveite a variedade de espumantes, vinhos e drinks enquanto aprecia a bela paisagem ao redor. No menu, você pode escolher entre o risoto de camarões e lulas com limão siciliano ou os medalhões de lagosta ao vermouch com açafrão, abacaxi, alho-poró, creme fresco e arroz jasmine, entre outras opções.

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2900 (loja 14) – Manguinhos.

18. [block]38[/block]

O antigo Bar Skipper, na Orla Bardot, passou por ampliações até se tornar o sofisticado e aconchegante restaurante de hoje. O Bar do Zé tem como especialidade a cozinha mediterrânea e proporciona uma experiência memorável com suas mesinhas na calçada.

No menu, o destaque vai para o Polvo Oriental, com molho de ostras, favas verdes e legumes, o risoto de camarão com queijo brie, aspargos e azeite de trufas e o cherne com banana. Não deixe de conhecer!

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 382 – Centro.

19. [block]40[/block]

No Nami Gastrobar, a leveza e a descontração do ambiente se misturam aos pratos bem elaborados e ingredientes cuidadosamente selecionados. O menu traz o melhor das culinárias peruana e japonesa, portanto os frutos do mar são presenças garantidas.

O pisco sur, típica bebida peruana, está presente no cardápio. Como entrada, escolha entre as guiosas, os ceviches ou os tacos. Para o prato principal, o menu oferece uma variedade de peixes, ostras, polvos e lagostas.

Endereço: Rua Gelbert Perissé, 1023 – Geribá.

20. [block]42[/block]

Comandado pelo chef francês Frank Gérard, o Taverne 67 traz não só os pratos do seu país de origem, mas também iguarias brasileiras, espanholas e italianas. Portanto, você encontrará risotos e a tradicional paella no menu.

Além disso, a feijoada surge com novos ingredientes, como lula, mexilhões, peixe e camarões — perfeitos para os amantes de frutos do mar, não? Para acompanhar, escolha entre os vinhos e espumantes franceses!

Endereço: R. Manoel Turíbio de Farias, 222 – Centro.

Os restaurantes de Búzios têm tudo para agradar tanto quem procura por ambientes requintados quanto aqueles que preferem refeições mais práticas. Há, ainda, opções para jantares ou almoços românticos e que atendem aos apreciadores de frutos do mar. Qual vai ser o primeiro a receber sua visita? Para aproveitar o melhor desse paraíso brasileiro, conheça também as praias de Búzios.

PARA VOCÊ