Praia da Armação: descubra atrações perfeitas na Ilha da Magia

Escrito por Liz Santana

A Praia da Armação é um dos locais preferidos das famílias que estão em busca de sossego, águas calmas e tranquilidade no sul de Floripa. No verão, as areias costumam ficar cheias de visitantes aproveitando os dias de folga. Ficou curioso e quer saber mais? Então, conheça esse destino, que é charmoso por natureza!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia da Armação e como chegar

Armação está localizada a 24 km de Florianópolis, em uma colônia de pescadores. Embora seja muito agradável, o local também serve como ponto de partida para outras praias muito importantes da região, como Lagoinha do Leste, Praia do Matadeiro e Ilha do Campeche, de onde saem barcos para passeios incríveis. Ou seja, atrações não irão faltar.

O que fazer por lá

Se você está fugindo da correria do trabalho, certamente encontrará o seu refúgio na Praia da Armação. O local possui uma ótima infraestrutura para receber os turistas, além de ser perfeito para pessoas de todas as idades que querem aproveitar o litoral. Confira o que você vai encontrar quando visitar essa parte da ilha:

1. Praia da Armação

A Praia da Armação é perfeita e segura para descansar. A faixa de areia não é muito extensa, porém ela é bastante acolhedora. Além disso, o local possui restaurantes e quiosques que servem petiscos e drinks deliciosos – mas, se prepare, pois é preciso pagar um valor para utilizar as mesas e cadeiras. Então, aproveite para caminhar nas areias e conhecer as outras atrações ao redor.

2. Praia do Matadeiro

Essa praia é deliciosa e fica localizada ao lado da Praia da Armação, sendo separadas apenas por um pier. A do Matadeiro é mais indicada para os surfistas, por causa das fortes ondas, e, sobretudo, para aqueles que gostam de esportes aquáticos e aventuras. Vale salientar que o local não não possui infraestrutura, então é interessante que você leve o que precisar utilizar durante o dia.

3. Projeto Lontra

O local é uma reserva natural onde são preservados animais como furões e lontras. Lá, é possível ver os bichinhos se alimentando, brincando ou apenas desfrutando da Lagoa do Peri. Aliás, os funcionários desse projeto são atenciosos e oferecem informações importantes sobre o lugar para os visitantes. Embora seja um passeio rápido, ele é considerado um dos mais interessantes da região.

4. Sul da Ilha Surf Bar

Esse bar é bastante aconchegante e serve comidas muito gostosas. As opções são variadas; no cardápio, por exemplo, eles oferecem pastel e batata frita como lanche e almoços executivos. Os drinks e sucos naturais também costumam atrair a atenção dos visitantes, que avaliam positivamente a experiência no local. Aliás, aos finais de semana, você ainda poderá aproveitar o som ao vivo e o ambiente alto astral.

5. Trilha Cachoeira da Solidão

O caminho que leva à Cachoeira da Solidão é de fácil acesso e é um dos locais mais preservados da região. Para chegar, basta seguir as placas após a ponte do Rio das Pacas e andar 30 minutos, em um trecho considerado um pouco escorregadio. O ideal é que o visitante vá cedo, logo pela manhã, para poder aproveitar melhor o dia e não encontrar o lugar muito cheio.

Continua após o anúncio

6. Lagoinha do Leste

Se você é daquelas pessoas que amam aventuras, sem dúvidas, vai gostar da Lagoinha do Leste. Essa praia possui a Trilha do Pântano do Sul, que leva a um local com uma vista incrível. Como a caminhada é de cerca de 3km, o ideal é que você vá com roupas confortáveis. Todo o esforço é recompensado pela paisagem vista do alto, que é de tirar o fôlego.

7. Bar e Restaurante Borinelli

O restaurante oferece uma estrutura com mesas e cadeiras, banheiros, guarda-sol e, além de tudo, possui um preço justo e bastante atrativo. Os clientes costumam elogiar o atendimento dos garçons, que são muito prestativos. Aliás, a cerveja está sempre gelada e o som ambiente é convidativo. O local ainda disponibiliza no cardápio pratos com frutos do mar.

8. Praia Morro das Pedras

Outra opção para quem está na Praia da Armação é a Praia Morro das Pedras. Ela é rodeada por pedras e ainda possui um mirante onde é possível tirar fotos, aproveitar a vista e curtir o pôr do sol. As areias são muito fofas e, por isso, é difícil realizar caminhadas sem cansar. A água também é imprópria para mergulho e muito gelada, o que afasta os banhistas.

9. Ribeirão da Ilha

Quando estiver na Praia da Armação, aproveite para desbravar Ribeirão da Ilha. Essa é uma parte escondida de Florianópolis, que possui poucos restaurantes, uma estrutura mais simples e se parece muito com antigos vilarejos. Os preços praticados no local são um pouco caros, mas você pode optar por levar suas coisas e, assim, economizar.

10. Barraca Açaí Roots

A barraca fica localizada na Praia da Armação e serve vários petiscos e lanches, entre eles o famoso açaí, que é o carro-chefe da casa. Os preços são razoáveis e, por esse motivo, o local costuma ficar cheio de pessoas de todas as idades. Que tal dar um pulo para experimentar o açaí após um banho de mar?

As atrações são variadas e você poderá realizar muitas outras atividades, como passeios de lancha e imersão na natureza. Então, aproveite tudo o que essa praia tem a oferecer!

Hotéis e pousadas

Confira opções de pousadas nessa região e escolha aquela que mais se encaixar no seu perfil de visitante. Não esqueça de considerar as comodidades que cada uma oferece!

  • Pousada Pires – $: essa hospedagem oferece transfer do aeroporto e está localizada à beira-mar, na Praia da Armação. Além disso, o local ainda recebe pessoas com animais de estimação.
  • Pousada Paraíso da Armação – $$: já essa pousada possui um delicioso café da manhã, estacionamento gratuito e quartos para famílias. Sem dúvidas, é uma ótima opção por causa do custo-benefício.
  • Pousada Pé na Areia – $$$: todos os quartos da Pé na Areia são equipados para receber os hóspedes com conforto – inclusive aqueles que possuem mobilidade reduzida. Ela disponibiliza também duas piscinas, academia e bar.
  • Pousada Frente Mar – $$$$: essa opção é um pouco mais cara que as anteriores, mas ainda possui um bom custo benefício. Ela fica bem pertinho da praia e oferece aos turistas espaço para utilização de notebook, além de wi-fi gratuito.

Você também tem a opção de se hospedar nas praias vizinhas e fazer apenas uma visitinha à Praia da Armação. Caso vá passar mais dias desfrutando das suas férias, certamente essa é a região ideal!

Vídeos sobre a Praia da Armação

Se você ainda está incerto sobre as atrações, descubra a opinião dos visitantes que estiveram nessa praia nos vídeos a seguir. Anote todas as dicas para fazer o melhor passeio possível!

Conheça as Praias de Armação e Matadeiro

Veja, nesse vídeo, as belezas dessas duas praias que são vizinhas. Quando estiver na Praia da Armação, aproveite e conheça também as belezas do Matadeiro!

Imagens aéreas da Praia da Armação

Quer se apaixonar ainda mais pelas paisagens de Floripa? Então, se encante pela vista aérea da praia feita por um drone!

Trilha Lagoinha do Leste

Se você é mais aventureiro, certamente irá se deliciar com a trilha que leva ao topo da montanha da Lagoinha do Leste. Você vai amar desbravar esse destino!

Um pulo em Morro das Pedras

Se você gosta de admirar belas paisagens e praias lindas, confira as dicas dos visitantes que estiveram na Praia Morro das Pedras. Essa é mais uma opção imperdível na região!

Gostou das dicas? Descubra uma praia encantadora e cheia de surpresas. Certamente, você terá vontade de ficar mais dias!

19 fotos que vão te deixar fascinado

Areias fofinhas para relaxar enquanto toma um sol e aquele marzão para mergulhar. Isso e muito mais é possível encontrar em Armação. Se você é daqueles que se empolgam ao ver fotografias de viagem, ficará com muita vontade de viajar agora mesmo. Olha só:

1. Bem-vindo à Praia da Armação

2. Um dos cenários mais lindos

3. De Florianópolis

4. O local é muito buscado

5. Por quem ama belezas naturais

6. Tranquilidade

7. Passear com a família

8. E curtir um pôr do sol

9. Aproveite para desbravar

10. Os vilarejos

11. E as praias maravilhosas

12. As cachoeiras

13. Mirantes

14. E trilhas que nos levam

15. Até paisagens paradisíacas

16. Então, se precisar se renovar

17. E experimentar novas aventuras

18. Arrume suas malas

19. E se delicie!

Agora, é só separar o protetor solar e programar esse passeio com a família. E, por falar em locais incríveis, descubra mais detalhes sobre a Lagoinha do Leste, ponto de encontro dos mais corajosos!