7 passeios em Rio de Contas para se encantar com sua história e beleza

Por                                
Em 18.11.21

Está programando uma boa viagem com a família? Que tal ir para um lugar que além de ter um contexto e arquitetura históricos, tem uma bela paisagem natural e diversos passeios para você curtir? Rio de Contas, pequena cidade do estado da Bahia, é o lugar ideal! Confira mais detalhes sobre esse lugar e programe a sua viagem!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Rio de Contas

Rio de Contas está localizada na Bahia a 607 km da capital Salvador. É uma das regiões mais antigas da Chapada Diamantina e foi a primeira cidade planejada do país. Sua fundação inicial se deu por pessoas escravizadas fugidas e alforriadas, que criaram o povoado “Pouso dos Crioulos”, descoberto em 1681 através de uma expedição.

Um tempo depois, encontraram ouro na região, o que fez com que o fluxo da população aumentasse em busca dessa riqueza. Por isso, o município tem um rico centro histórico e paisagens naturais de tirar o fôlego. Além disso, conta com uma flora riquíssima e diversificada.

Como chegar

Se você for de avião, os aeroportos mais próximos ficam em Vitória da Conquista (220 km) e Lençóis (274 km). Desembarcando na primeira cidade, você tem acesso a uma estrada asfaltada para chegar ao destino, enquanto na segunda o acesso é por estrada de terra.

A melhor época para conhecer Rio de Contas é após a temporada de chuvas (de dezembro à março), pois as cachoeiras estarão cheias e belas para você aproveitar um ótimo banho e as trilhas sem barro para que o caminho seja mais fácil.

O que fazer em Rio de Contas

A cidade conta belezas naturais e históricas e diversas opções de passeios! Você pode conhecer as melhores cachoeiras, o centro histórico do município, picos incríveis e alguns povoados. Confira ótimas opções de atividades que você pode incluir no seu roteiro:

1. Conhecer as cachoeiras

A cidade tem diversas cachoeiras e a Cachoeira do Fraga é uma das mais procuradas pelos viajantes, pois é a mais rápida de chegar. Em apenas 12 minutos de carro, você já pode curtir a beleza das águas e se divertir na grande piscina natural formada. Para os aventureiros, é possível ir de bike ou caminhando, pois está localizada a cerca de 3 km da cidade.

Publicidade

2. Fazer uma viagem no tempo

Rio de Contas é uma cidade histórica do final do século XVII, por isso um passeio pelo centro histórico fará você voltar no tempo. Com uma arquitetura incrível, a Igreja de Santana é uma das riquezas dessa cidade, pois a sua construção ocorreu no final do século XVIII. Ela é toda feita em pedras e é um patrimônio histórico tombado pelo IPHAN.

3. Pico do Barbado

Esse pico é um dos altos do nordeste com 2.033 metros. Ele faz parte de uma área de preservação ambiental e conta com uma vegetação muito rica. Está localizado entre três municípios: Rio de Contas, Abaíra e Rio do Pires. Para o passeio, é necessário um guia, além de roupas adequadas, mas a vista belíssima do topo é belíssima. A trilha tem duração de cerca de 5 horas e é possível acampar no local.

4. Aproveitar a Fazenda Vaccaro

Localizada a 9 km da cidade, esse é o lugar ideal para quem quer relaxar em meio a natureza. O local conta com um belo pomar, casa na árvore para se hospedar, uma fábrica artesanal de cachaça e piscinas naturais para você se refrescar. Se preferir aproveitar a atração por apenas um dia, é necessário pagar por pessoa ($$).

5. Atravessar a Ponte do Coronel

A Ponte do coronel fica a 14 km de Rio de Contas e seu acesso é por estrada de terra. O local conta com diversas piscinas naturais para banho e poços. Também é conhecida como uma pequena praia e o acesso é gratuito. Por receber muitos turistas, o local possui com estacionamento e lanchonetes.

Depois de desfrutar desses passeios e das belezas de Rio de Contas sua viagem estará perfeita!

Onde se hospedar

A cidade tem hospedagem para todos os gostos: pousada, hostel e camping. A maior parte das pousadas ficam na região central, já outras estão mais afastadas e garantem maior tranquilidade. Veja as melhores opções para você:

  • Chalé trilha das Águas – $: localizada a 2 km do centro, essa é uma ótima opção para quem procura um lugar barato, e tranquilo. As acomodações são simples e possui uma cozinha é completa. Há também estacionamento privativo e jardim;
  • Fazenda Vaccaro – $$: boa opção para se hospedar durante o final de semana ou feriado. O local conta com chalés na árvore, acomodações simples e café da manhã com produtos da própria fazenda. Com certeza, uma hospedagem tranquila e em meio a natureza;
  • Pousada Portugal – $$$: é uma excelente opção para casais ou família! Tem uma ótima localização, pois está no centro da cidade. A pousada conta com área gramada e uma arquitetura colonial. Também possui piscina e bar para você relaxar e se divertir;
  • Pousada Rio de Contas – $$$$: localizada no centro da cidade, a 10 min da Igreja de Santana, essa pousada possui uma arquitetura colonial e lindos vitrais. Os apartamentos são bem equipados e contam com rede e varanda, ou seja, pode ser ideal para casais. Além disso, há uma piscina, uma bela área verde e estacionamento privativo.

Você viu como Rio de Contas tem opção de hospedagem para todos os gostos? Uma viagem para essa cidade é um encontro com a época colonial, com uma natureza exuberante e com muita cultura.

10 fotos de Rio de Contas para você explorar esse espetáculo colonial e da natureza

Agora que você já conhece um pouco sobre Rio de Contas, sabe o que pode fazer por lá e onde se hospedar, que tal se aventurar mais um pouquinho admirando lindas fotos que te deixarão com mais vontade de marcar essa viagem? Olha só:

1. Em Rio de Contas você se conecta com o passado

2. Aprecia belas vistas

3. Conhece piscinas naturais

4. E chega aos picos mais altos

5. É um bom lugar para acampar

6. Relaxar nas diversas cachoeiras

7. E admirar de perto as belezas naturais

8. Rio de Contas precisa ser seu próximo destino

9. Para você curtir uma viagem cheia de aventuras

10. E com vários cenários inesquecíveis!

Gostou das dicas desse destino? Não demore a marcar sua viagem para esse lugar incrível, cheio de história e belezas naturais! Aproveite a viagem e conheça também Lençóis, uma cidade pertinho de Rio de Contas.

Publicidade