Lençóis, Bahia: encante-se com esse destino fascinante do interior

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Localizado na região da Chapada Diamantina, Lençóis é um dos destinos mais charmosos da Bahia. Com muitas belezas naturais e atrativos históricos, a cidade é segura, aconchegante e conta com uma ótima infraestrutura para receber seus visitantes. Ideal para a prática de ecoturismo, você certamente vai se encantar com esse paraíso. Confira, a seguir, mais detalhes desse destino:

Continua após o anúncio

Como chegar a Lençóis

Lençóis está situado no interior da Bahia, a cerca de 420 km da capital Salvador. A cidade fica localizada na região da Chapada Diamantina, que possui uma das maiores reservas biológicas do país.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar o trajeto a partir da capital. De carro, basta seguir pela BR-242, em uma viagem que dura em média 5 horas. Se preferir, você também pode ir de ônibus ou de avião, já que Lençóis possui aeroporto e recebe voos diretamente da capital.

O que fazer em Lençóis, Bahia

Com muitas belezas naturais, atrativos históricos e excelente infraestrutura, Lençóis proporciona ótimos momentos ao visitante. Pela cidade, há passeios para quem curte aventura e programas culturais que podem ser feitos pelo centro. Certamente, não faltarão bons atrativos para você curtir por lá. Confira, abaixo, o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Centro Histórico

O centro histórico é um dos melhores locais para iniciar os passeios em Lençóis. Com casarões coloniais, praças e igrejas, é possível conhecer facilmente a história da cidade. Pioneira na extração de diamantes no século XIX, Lençóis reúne detalhes únicos da época que, certamente, você vai amar apreciar. Entre os principais atrativos desse programa, estão a Igreja do Senhor dos Passos e a Ponte de Pedra, que é simplesmente fascinante.

2. Casa de Cultura Afrânio Peixoto

A Casa de Cultura Afrânio Peixoto é dedicada a uma das personalidades mais importantes de Lençóis e, por isso, representa um excelente passeio cultural. No espaço, é possível conhecer a vida do médico, político e escritor lençoense, além de apreciar um acervo rico em fotos, livros e objetos pessoais. A visita ao local pode ser feita de segunda à sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

3. Praça do Coreto

Aconchegante, pequena e com charme de interior, a Praça do Coreto representa uma atração ideal para a família. Localizada no centro de Lençóis, a praça é uma boa opção para fazer caminhadas, papear e também curtir a calmaria e a paz da cidade. Uma boa dica é visitá-la no fim da tarde para aproveitar também as comodidades do comércio, que reúne boas opções de bares e restaurantes.

4. Ribeirão do Meio

O Ribeirão do Meio é um dos atrativos mais famosos de Lençóis e também uma excelente pedida para visitar com a família. O local possui uma queda d’água em formato de tobogã que atrai muitos visitantes e rende sempre bons momentos. Um destaque é que o espaço também conta com uma piscina natural perfeita para banho. Para chegar à atração, é preciso fazer uma trilha de nível leve.

Continua após o anúncio

5. Cachoeira do Sossego

Localizada a 4 km do Ribeirão, a Cachoeira do Sossego é mais um destino natural obrigatório para você curtir em seu roteiro. Considerado como um dos lugares mais bonitos do nosso destino, o local encanta com uma queda d’água de 20 metros de altura. Embora a atração seja muito apreciada, não deixe de contratar um guia para conhecê-la, já que seu acesso requer uma trilha de nível médio.

6. Cachoeira do Mosquito

Localizada em meio às belezas naturais da Chapada Diamantina, a Cachoeira do Mosquito é outra bela cachoeira para conhecer em Lençóis. Essa queda d’água com mais de 70 metros de altura se destaca pelas suas formações rochosas, que encantam os visitantes. No local, também é possível apreciar um mirante que revela paisagens encantadoras da região. Uma dica é aproveitar a atração para caprichar nas fotos.

7. Poço do Diabo

O Poço do Diabo é mais um programa obrigatório em Lençóis, sendo o passeio ideal para quem ama se aventurar. Essa atração conta com uma queda d’água exuberante e perfeita para banho e é uma ótima pedida para praticar esportes como o rapel. Para visitar o local, também é necessário realizar uma trilha de intensidade média, assim como ter a companhia indispensável de um guia.

8. Parque da Muritiba

O Parque da Muritiba é uma das principais atrações para quem visita o nosso destino e possui uma série de paisagens privilegiadas. Ideal para praticar ecoturismo, o local se destaca com trilhas ecológicas que revelam cachoeiras, grutas e mirantes, proporcionando, assim, um dia inteirinho de passeios. Entre os programas que precisam estar em seu roteiro, estão uma visita ao Poço Halley, à Cachoeira da Primavera e também à famosa Cachoeirinha.

9. Culinária local

Além dos ótimos passeios, a gastronomia local de Lençóis é mais um atrativo que não pode faltar em sua viagem. Pela cidade, é possível encontrar excelentes opções de bares e restaurantes que servem pratos muito saborosos. Um cantinho que você precisa conhecer é o Restaurante Lampião, que, além de ser muito elogiado pelos visitantes, se destaca ao oferecer refeições sempre deliciosas e tipicamente nordestinas.

10. Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é um dos destinos obrigatórios para quem visita a região e, por isso, entra também para a nossa lista. Considerado como um dos lugares preferidos da Chapada Diamantina, o local possui 1120 metros de altitude e revela paisagens únicas. Ideal para ser visitado, principalmente, durante o pôr do sol, o atrativo tem acesso por uma pequena trilha.

11. Cachoeira da Fumaça

Outro recanto fascinante da Chapada é a Cachoeira da Fumaça. Com 380 metros de altura, essa queda d’água é uma das maiores do país e possui uma das vistas mais bonitas da Bahia. Para conhecê-la, é preciso fazer uma trilha de 6 km que, embora extensa, resguarda muitas belezas naturais. Se você gosta de uma boa aventura em meio à natureza, vai amar conhecê-la também.

12. Vale do Pati

Para fechar com excelência o nosso roteiro por Lençóis, vale a dica de conhecer também o Vale do Pati, que reúne uma série de destinos pela Bahia. Esse programa conta com um tour de, no mínimo, três dias, percorrendo atrativos naturais únicos do Nordeste. Na aventura, é possível visitar lugares como o Morro do Castelo e a Cachoeira do Funil, que proporcionam experiências inesquecíveis.

As atrações de Lençóis, na Bahia, são mesmo fascinantes, não é? Tanto na cidade como pela região, é possível fazer ótimos passeios e conhecer lugares incríveis. O melhor é que nosso destino pode ser visitado em qualquer época do ano, ou seja, você poderá iniciar a sua viagem quando bem desejar.

Hotéis e pousadas

A região de Lençóis, na Bahia, possui uma excelente infraestrutura, principalmente em sua rede hoteleira. Pela cidade, é fácil encontrar opções variadas de hospedagem que se adequam a todo tipo de viagem e visitante. Confira, a seguir, as melhores sugestões para considerar em seu roteiro:

  • Pousada da Villa – $$: localizada no centro, essa sugestão é uma das principais escolhas em Lençóis. Ela se destaca como uma excelente opção para casais, já que possui acomodações confortáveis e quartos aconchegantes por um preço bem acessível.
  • Terra dos Diamantes Hotel – $$$: essa sugestão também é uma das principais opções dos visitantes e tem como destaque ambientes modernos e quartos bem equipados. Com muitas comodidades, como bar, restaurante e áreas de lazer, o espaço representa uma ótima escolha para quem deseja viajar em família.
  • Pousada Vila Serrano – $$$$: essa opção é ideal para quem deseja relaxar após um dia cheio de passeios. Com ótimo custo-benefício, o espaço oferece quartos charmosos e muito confortáveis, perfeitos para quem busca fazer uma viagem a dois. O destaque do local está em seu atendimento, que é bastante acolhedor e elogiado pelos visitantes.
  • Pousada Canto no Bosque – $$$$$: situada em meio à natureza, essa sugestão possui ambientes modernos, quartos completos e oferece diversas comodidades. O principal destaque do espaço está em sua localização, que é próxima de alguns atrativos naturais do nosso destino, como o Ribeirão do Meio e a Cachoeira do Sossego.

Com opções simples e confortáveis ou luxuosas, certamente os seus dias de descanso estão garantidos em Lençóis. Se preferir, você também pode se hospedar em albergues e casas de temporada que também estão disponíveis na cidade.

Vídeos com mais dicas para aproveitar o destino

É fato que o município de Lençóis reúne uma série de possibilidades e também guarda muitas belezas naturais na Bahia. Então, que tal explorar ainda mais esse destino com dicas e belos registros de quem já visitou a cidade? A seguir, separamos uma série de vídeos que, certamente, vai incrementar o seu roteiro de viagem. Acompanhe:

Como chegar à cachoeira Ribeirão do Meio

Nesse vídeo, um visitante traz ótimas dicas de como visitar a Cachoeira Ribeirão do Meio, um dos destinos mais famosos em Lençóis. Além de conhecer informações importantes de acesso ao local, você também poderá apreciar detalhes únicos da atração pelas imagens!

Dicas e informações para conhecer o Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é uma das atrações mais visitadas da Chapada Diamantina, e esse vídeo traz excelentes sugestões para você desbravar o local. Além de dicas essenciais para aproveitar o passeio, há informações que serão úteis para realizar a trilha que dá acesso ao local. Então, não deixe de anotar!

Mais passeios para você curtir em Lençóis

Esse vídeo traz ótimas sugestões de passeios para curtir em Lençóis em dois dias de estadia na cidade. Além de atrativos que já sugerimos, há novos destinos que você, certamente, vai amar conhecer. Vale muito a pena considerar as recomendações!

Imagens fascinantes da Chapada Diamantina, Lençóis e região

Por fim, que tal apreciar uma seleção de imagens únicas da região do nosso destino? Esse vídeo traz registros incríveis da Chapada Diamantina e de Lençóis para aumentar o seu desejo de viajar. Aproveite para apreciar detalhes únicos de um dos recantos mais charmosos da Bahia!

Com tantas informações, dicas e sugestões para aproveitar Lençóis, o seu roteiro de viagem já está pronto e ainda mais completo. A seguir, confira um pouco mais do que te espera em nosso destino!

15 fotos encantadoras de Lençóis, na Bahia, para você apreciar

Após conhecer Lençóis por muitos destinos e passeios incríveis, chegou o momento de descobrir o destino por detalhes e perspectivas únicas. Conferir, a seguir, uma série de imagens fascinantes de quem já visitou essa bela cidade do interior da Bahia:

1. Se você deseja conhecer um destino inesquecível no Nordeste

2. Que resguarde muitas belezas naturais

3. Destinos históricos marcantes

4. E ofereça muita aventura em meio à natureza

5. Então, você precisa visitar Lençóis, no interior da Bahia

6. Essa charmosa cidade revela atrativos únicos da Chapada Diamantina

7. Que proporcionam ótimos passeios

8. E garantem as melhores experiências

9. Pelo centro, há atrações culturais para visitar

10. E, não tão longe, a natureza também acena por lá

11. O maior destaque do nosso destino são as belíssimas cachoeiras

12. Que, além de incontáveis, garantem sempre bons momentos

13. Já imaginou as possibilidades que nosso destino pode proporcionar?

14. Então, não deixe de aproveitá-las em sua próxima viagem

15. Você certamente vai se apaixonar por essa bela cidade da Bahia!

Repleto de muitas histórias, cultura e belezas naturais incontáveis, Lençóis é um destino fascinante na Bahia. Caso você busque conhecer mais cantinhos únicos pela região, aproveite também para visitar Corumbau, considerado um paraíso particular no sul do estado!