Faça chuva ou faça sol, a Rua Coberta de Gramado (RS) garante seu passeio

Por
Atualizado em 07.02.23

Um espaço com ótimos restaurantes, cafeterias, música ao vivo e lojas diversificadas. A Rua Coberta, em Gramado, no Rio Grande do Sul, é muito bem frequentada, inclusive por moradores locais, turistas e artistas famosos. Acompanhe um guia para incluir essa atração no seu roteiro.

Publicidade

Onde fica a Rua Coberta

A Rua Coberta fica na Rua Madre Verônica e possui 100 m de comprimento, ligando a Av. Borges de Medeiros à Rua Garibaldi, no centro da cidade e perto dos principais pontos turísticos. Quando alguém procura o que fazer em Gramado, essa atração é uma das mais recomendadas – um dia de shopping ao ar livre!

Como chegar

De carro, é só percorrer a Av. Borges de Medeiros ou a Rua Garibaldi e procurar por um espaço coberto com uma estrutura de acrílico. Se você está hospedado no centro, vale a pena fazer um passeio a pé, pois a cidade não é grande e tudo fica perto. Além disso, Gramado conta com uma ótima estrutura de transporte, incluindo táxis, aplicativos e ônibus.

Para um passeio divertido, considere o BusTour: um ônibus vermelho de 2 andares que realiza city tours de 1, 2 e 3 dias, passando pelas principais atrações, inclusive pela Rua Coberta – um ponto turístico para conhecer do café da manhã ao jantar.

História da Rua Coberta

Na década de 90, Gramado conquistou a atenção dos turistas com seu clima europeu e ar romântico. Para impulsionar o turismo na cidade, a Rua Madre Verônica foi repaginada, ganhou uma cobertura de acrílico e um novo nome – Rua Coberta. O ponto turístico foi inaugurado em 31 de dezembro de 1996. Com isso, vieram os restaurantes, as lojas e outras atrações. Em datas especiais, como o Natal, o local ganha uma decoração especial.

Como visitar a Rua Coberta

Durante a viagem, talvez você vá à Rua Coberta mais de uma vez, pois o espaço conta com restaurantes famosos entre os turistas. No entanto, vale fazer um tour completo e conhecer cada cantinho da atração com calma. Para isso, confira algumas dicas:

  • Horário de funcionamento: a rua não fecha, mas as lojas começam abrir a partir das 9h, e os restaurantes, das 11h às 23h, com algumas variações dependendo da época do ano e do estabelecimento.
  • Quanto custa para entrar na Rua Coberta: a entrada é gratuita, pois é uma rua pública. Você só vai gastar se consumir nos restaurantes ou fizer compras pelas lojas.
  • Qual é o melhor horário para visitar: para tirar fotos, vá no período da manhã, pois a movimentação é menor. Então, fique para o almoço. Ao anoitecer, retorne à rua para jantar, aproveitar o agito e a música ao vivo.
  • Estacionamento: as vagas ficam na rua e para estacionar é preciso de parquímetro.
  • Natal e Páscoa: a Rua Coberta é decorada e recebe várias atrações, entre elas, shows, teatros e brincadeiras. No Natal Luz, a árvore cantante e um coral encantam o ambiente.
  • Eventos e shows musicais: o Palco da Rua Coberta recebe bandas, cantores e apresentações, principalmente em datas comemorativas, como o Natal Luz de Gramado.

Leve uma blusa bem quentinha, pois, mesmo com a estrutura coberta, corre um ventinho por lá, inclusive no verão. Confira como é o tempo em Gramado.

Publicidade

O que fazer na Rua Coberta

Como já dito, a Rua Coberta reúne restaurantes e lojas. Abaixo, você conhecerá algumas opções populares entre os turistas. Além disso, nas redondezas, há pontos turísticos que merecem uma visita. Então, anote as dicas e planeje um dia divertido!

1. Restaurante Pastasciuttana

A Cantina Pastasciuttana é um restaurante familiar com unidades em Porto Alegre, Atlântida e na Rua Coberta de Gramado. No cardápio, há carne de panela ou de ossobuco, polenta mole recheada, saladas, massas, lasanha, risoto etc. A opção perfeita para quem gosta de culinária italiana.

2. Gau Restaurante

O melhor de duas culturas: o Gau Restaurante harmoniza culinária italiana e gaúcha em um ambiente com clima de bar gourmet. No cardápio, há pizzas, massas, saladas e carnes, além de ótimos drinks e chopp artesanal. Experimente um sanduíche de costela ou um galeto com massa e polenta. Se estiver com um grupo de amigos, esse é o local para fechar a noite.

3. Neni Restaurante

Café, bar e restaurante, tudo em um único lugar. O preço costuma ser mais em conta e a casa serve hambúrguer, sanduíches, crepes e croissants. Também há pratos mais completos, como risotos e carnes. O diferencial é o fondue que serve 2 pessoas. O local é tão aconchegante quanto seu nome, neni, que significa caçulinha em italiano.

4. Sabor de Frutas

O destaque desse restaurante e café são as sopas, que combinam com o inverno de Gramado. Você também encontrará massas, carnes, pizzas e sanduíches. Passe para um almoço, pois o custo-benefício é muito elogiado.

5. Varanda

Um dos melhores restaurantes de Gramado! O ambiente interno é climatizado com lareira e há um deck de madeira. No cardápio, pratos italianos com o sabor gaúcho, incluindo massas caseiras e carnes na brasa. O Entrecot e o Parmegiana são os mais pedidos. Além disso, há opções vegetarianas e cardápio infantil.

6. Esperienza Bistrot

A única sopateria Gourmet da Serra Gaúcha e muito bem avaliada pelos clientes. No cardápio, há mais de 15 sopas, servidas no prato ou em um pão italiano crocante, incluindo opções vegetarianas e veganas. Além disso, serve massas, grelhados, filés e risotos. O Esperienza abre no Natal e Ano Novo com cardápio é especial. No entanto, faça sua reserva com bastante antecedência.

7. Casa da Madre Restobar

Na Casa da Madre, você encontrará cozinha contemporânea com ingredientes frescos. O filé ao molho 4 queijos servido em uma panelinha é muito elogiado. A alquimia dos drinks acontece nesse local! Você encontrará bebidas diferenciadas com sabores exclusivos.

8. Lojas na Rua Coberta

Na Rua Coberta, você encontrará algumas lojas de roupas, artesanatos, artigos esportivos, além de farmácias. No entanto, o melhor local para fazer compras em Gramado é na Avenida Borges de Medeiros, ao Lado da Rua Coberta. Passe nesse endereço para conhecer chocolaterias famosas e comprar lembrancinhas da cidade.

Publicidade

9. Palácio dos Festivais

Em frente à Rua Coberta, fica o Palácio dos Festivais – lar do Festival de Cinema de Gramado. Em agosto, um tapete vermelho é estendido e acontecem exposições de filmes e curtas, terminando com a entrega do troféu Kikito. Nos outros meses, há sessões de cinema, eventos e visitas ao Museu do Festival. No Natal Luz, é em frente ao Palácio dos Festivais que ocorre o Show de Acendimento, espetáculo marcado pelo acendimento das luzes de Natal no centro da cidade. Na entrada do prédio, fica o Caminho das Estrelas, que imita a Calçada da Fama, com mãos de artistas brasileiros gravadas no chão.

10. Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo

A Igreja de São Pedro fica a poucos metros da Rua Coberta. O prédio foi inaugurada em 29 de junho de 1942, Dia de São Pedro, e possui uma arquitetura romana que chama a atenção. Além das missas, é um lugar muito frequentado para tirar fotos. Para conhecer o interior, que é lindo, faça a visita entre 7h30 e 21h.

11. Fonte do Amor Eterno

Na Rua Ângelo Bisol, 250, a Fonte do Amor é parada obrigatória para os corações apaixonados. Turistas e moradores fecham um cadeado na fonte e jogam a chave na água como um símbolo de amor eterno. A fonte fica um pouco mais à frente da Igreja de São Pedro Apóstolo.

Além de visitar as atrações citadas, aproveite para explorar o local e conhecer outros restaurantes e lojas. Também acompanhe o instagram da Rua Coberta para saber sobre reformas, alterações de horários, fechamentos ou aberturas de estabelecimentos e programação de eventos.

Vídeos sobre a Rua Coberta para entrar no clima de Gramado

Gramado é uma cidade romântica e o clima da Rua Coberta não é diferente. A decoração dos restaurantes, as plantas e o teto de vidro deixam o ambiente muito charmoso e aconchegante. Para conhecer essa atração mais de perto, confira a seleção de vídeos abaixo:

Passeio romântico em Gramado

O amor está no ar! O Jonatas visitou a Rua Coberta no Dia dos Namorados e mostrou seu passeio. A decoração ganha corações, rosas e luzes. Veja como o ambiente charmoso combina com um jantar romântico ou um chocolate quente. Nesse espaço, já aconteceram vários pedidos de casamento – então, fica a dica!

Onde comer na Rua Coberta

Um restaurante muito procurado na Rua Coberta é o Gau. Nesse vídeo, o canal Andy e PH Chapéu de Viagem visitou o local e experimentou pratos deliciosos, incluindo a sobremesa crumble de maçã. Conheça o cardápio com preços e dicas de um casal que amou a experiência.

Como são os preços dos restaurantes da Rua Coberta

Nesse vídeo, o canal Morando em Canela mostrou o cardápio dos principais estabelecimentos da Rua Coberta. Além disso, você verá como os pontos turísticos ficam próximos. As ruas de Gramados prometem um passeio encantador.

Se você quer escolher outros restaurantes em Gramado, não faltarão opções! No entanto, não deixe de passar na Rua Coberta para beber um chocolate quente e tirar algumas fotos.

10 fotos encantadoras da Rua Coberta para conhecer o destino

Apesar do frio de Gramado, a Rua Coberta deixa o coração quentinho. Abaixo, confira uma seleção de fotos da atração, inclusive como o ambiente fica encantador na época do Natal.

1. Bem-vindo à Rua Coberta

2. Os restaurantes são as atrações principais

3. No caminho, você encontrará uma cabine telefônica

4. As platas criam uma atmosfera mágica

5. Ao anoitecer, o espaço fica ainda mais encantador

Airbnb CanelaViajando Sem Parar

6. O espaço é Pet friendly

7. Em outubro, a rua ganha decoração de natal

8. Visitantes e moradores locais esperam por essa época

9. Pois o clima natalino é contagiante

10. Tanto na Rua Coberta quantos nas outras atrações da cidade

Aproveite que está pelo centro de Gramado e faça uma caminhada de 800 m, menos de 4 minutos, até a Rua Torta, outra atração da Serra Gaúcha.