Salto do Itiquira: conheça uma das maiores quedas d’água do Brasil

Escrito por Gabriella Soares

Salto do Itiquira é um dos pontos turísticos mais visitados de Goiás. E não é à toa: é a sétima cachoeira mais alta do Brasil, com cerca de 168 metros de altura, daí o significado do nome (“água que cai do alto”). Além disso, há também pequenas quedas d’água e uma impressionante mata ciliar. Conheça mais sobre esse destino!

Continua após o anúncio

Onde fica o Salto do Itiquira

Localizado na cidade de Formosa, no estado de Goiás, o Salto de Itiquira fica dentro do Parque Municipal do Itiquira. Essa cidade é uma das principais da área, conhecida como berço das águas do cerrado brasileiro – não é surpresa que tenha tantas belezas naturais -, e fica a apenas 110 km da capital brasileira, Brasília.

Como chegar por cima

É possível visitar a parte de cima do Salto do Itiquira e ver a magnitude de sua queda de 168 metros de altura. A trilha é um pouco complicada, porque o trajeto não é muito bem sinalizado. Primeiro, pegue a estrada rumo a Alto Paraíso e pare na Fazenda Citates. Depois, siga a trilha de 5 km, passando por diferentes cachoeiras até o vale com a queda principal da área.

Como chegar por baixo

Já para quem deseja chegar ao poço do Salto do Itiquira, é preciso viajar até a entrada do Parque Municipal do Itiquira. Para isso, é só seguir pela Rodovia BR-20, partindo de Brasília. Dentro do parque, o caminho até a parte de baixo da queda da d’água é muito mais tranquilo, seguindo por trilhas pavimentadas e muito bem sinalizadas.

O que você precisa saber antes de ir

Com uma grande área, trilhas e até mesmo outras quedas d’água, você precisa prestar atenção a alguns pontos para que a sua visita até o Salto do Itiquira seja a melhor possível. Confira abaixo todas as informações:

  • Horário de Funcionamento: o Parque Municipal do Itiquira fica aberto todos os dias, das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: para ter acesso ao Salto do Itiquira, o custo é de cerca de R$ 20 por pessoa – exceto para crianças de zero a cinco anos, que têm gratuidade.
  • Estacionamento: com uma ampla área, o estacionamento fica ao lado da entrada e é gratuito.
  • O que levar: lembre-se de incluir em sua mochila água, protetor solar, repelente e seu celular, para tirar muitas fotos.
  • Roupas: como o caminho até o Salto do Itiquira requer seguir por trilhas em meio à mata ciliar, é importante estar com tênis apropriado para caminhada e roupas leves.
  • Alimentação: não é permitido levar alimentos para dentro do Parque, mas há um restaurante em frente à portaria.
  • Guia: as trilhas do Parque até o Salto do Itiquira são bem demarcadas, então não é obrigatório contratar um guia. Caso você deseje, poderá conseguir um no parque.
  • Dificuldade da trilha: seja por cima ou por baixo, o trajeto é considerado fácil para todos os públicos.
  • Quando ir: o melhor é evitar a época de chuvas, então visite a atração entre abril e setembro.
  • Unidade de Conservação: todo o Parque Municipal do Itiquira é uma área de conservação ambiental, então os visitantes precisam ter cuidado extra com seus pertences e lixo.

Lembre-se dessas informações e garanta que a sua aventura até o Salto do Itiquira seja o mais tranquila e segura possível. Além disso, preste especial atenção às regras do parque para garantir a preservação da natureza.

Itiquira Park

O Itiquira Park é um complexo fundado em meados de 1980, com o objetivo de ser um empreendimento turístico e de lazer em meio à mata e aos principais pontos naturais de Formosa. Ao longo do tempo, o parque passou por diversas modificações e, atualmente, está localizado a cerca de 800 metros da entrada do Salto do Itiquira, além de contar com uma vista privilegiada da enorme queda d’água.

Além da paisagem incrível, o Itiquira Park tem ainda um clube aquático completo, com piscinas, saunas, rios, bosques e locais para alimentação. Também é possível fazer atividades aquáticas no local, em suas piscinas aquecidas. Para quem deseja se hospedar na área, os 45 hectares do parque ainda oferecem serviços de chalés e de camping. Assim, o parque se torna o complemento ideal para uma viagem até o Salto do Itiquira.

Continua após o anúncio

Vídeos sobre o Salto do Itiquira para você se preparar

Se preparar é a melhor forma de garantir que sua aventura de ecoturismo ocorrerá com o máximo de segurança e respeito pela natureza. Pensando nisso, separamos vídeos de quem já aproveitou toda a aventura e beleza do Salto do Itiquira para que você comece a planejar a sua viagem. Confira:

Uma das melhores experiências de ecoturismo no Brasil

Nesse vídeo do canal da Nina Ferreira, é possível conhecer os detalhes dessa incrível cachoeira. Veja as belas paisagens que fazem parte da área de conservação do Parque Municipal do Itiquira!

Trilhas e muitas aventuras até o Salto do Itiquira

O caminho até a queda d’água é, por si só, uma ótima experiência de ecoturismo, como mostra em detalhes esse vídeo do canal do Ciro Abreu.

Uma ótima forma de aproveitar o clima quente

Para quem vive próximo da cidade de Formosa, é possível fazer com que essa viagem seja um rápido e gostoso bate e volta. Acompanhe a experiência nesse vídeo do Canal Mundo ao Vivo!

A paisagem de tirar o fôlego do Salto do Itiquira

Uma opinião praticamente unânime entre os visitantes é que a paisagem do Parque Municipal de Itiquira é simplesmente incrível. Comprove sua beleza nesse rápido vídeo do canal do Chico Gorman.

Não deixe de anotar essas dicas e informações de quem já foi até esse maravilhoso destino e se prepare para a sua próxima aventura!

20 fotos do Salto do Itiquira que vão te encantar

Com muitas paisagens naturais e uma bela queda d’água, o Salto do Itiquira garante algumas das fotos mais impressionantes que você vai ver. Caso você ainda não esteja convencido de que essa precisa ser a sua próxima viagem, as imagens de quem já se maravilhou com esse destino vão te convencer a ir até Formosa o mais rápido possível. Confira:

1. A altura dessa queda d’água impressiona qualquer pessoa

2. Com 168 metros de altura, ela é uma das mais altas do Brasil

3. É um cenário quase cinematográfico, de tão incrível

4. A aventura começa já no caminho até o Salto de Itiquira

5. Que tem paisagens muito encantadoras

6. Além de quedas d’água onde é possível se banhar

7. Assim como belíssimos morros naturais pelo caminho

8. O Parque Municipal de Itiquira tem até trilhas pavimentadas

9. Que fornecem as mais lindas vistas da imensa queda d’água

10. Vistas que fazem o trajeto até o Salto de Itiquira valer a pena

11. E que compensam também pelo caminho em si, cheio de mata ciliar

12. A mata contribui para um clima quase mágico na região

13. E garante imagens simplesmente lindas para os visitantes

14. Muitos procuram o local principalmente para isso

15. Deliciosas quedas d’água se originam no Salto do Itiquira

16. E as belezas da serra garantem paisagens cheias de natureza

17. O Salto do Itiquira é encantador, sempre com um arco-íris

18. Além de seu poço com belas águas de cor turquesa

19. Que fazem de suas quedas algo ainda mais belo para conhecer

20. Vale a pena visitar uma das mais belas cachoeiras do Brasil!

O Salto do Itiquira é realmente de tirar o fôlego. E já que você vai estar aproveitando as belezas naturais de Goiás, aproveite a oportunidade para fazer outra aventura que será inesquecível: conhecer as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros!