11 atrações para conhecer a linda cidade de São Bento do Sul

Por
Atualizado em 15.03.23

Já visitou vários lugares de Santa Catarina e está a procura de um novo destino? Hora de anotar a cidade de São Bento do sul na sua agenda! De passeios de maria fumaça até visitas à cachoeiras, a cidade vale tanto pela sua parte histórica quanto suas atrações naturais. Conheça cada detalhe desse lugar encantador.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica São Bento do Sul

A cidade fica no norte catarinense, no vale do rio negro, a 259 km de Florianópolis e apenas 96 km de Curitiba. Inclusive, o aeroporto do capital paranaense, por oferecer mais opções de voos, acaba sendo o meio mais prático de se chegar a cidade. Muitos alugam um carro e partem para São Bento do Sul. O outro aeroporto mais próximo é o de Joinville (78 km).

Para quem for pegar a estrada, a BR-280 que se liga à BR-116, partindo de Mafra ou Jaraguá do sul, no sentido contrário, é uma das opções, junto ao acesso rodoviário SC-418 que sobe a serra do litoral norte desde a BR-101, em Joinville – SC.

O que fazer em São Bento do Sul

Das variadas alternativas que a cidade catarinense oferece, conheça ela aqui de dentro para fora: Passear pelas igrejas e museus e depois desbravar pelas belezas naturais que cercam São Bento do Sul.

1. Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria

Por ficar no alto do morro, as escadarias da igreja simulam a Via Sacra e dão um destaque maior a arquitetura do local. Localizada no centro da cidade, a igreja se impõe em frente a praça central. Cercada por árvores, percebe-se a junção da história da cidade e a preservação da natureza no ambiente urbano.

2. Igreja Luterana de São Bento do Sul

Por ter recebido muitos imigrantes pomeranos (povo alemão originário da região da Pomerâmia, que hoje estaria entre a Alemanha e a Polônia), a cidade de São Bento do sul mantém a tradição luterana e a igreja, localizada no centro da cidade, é um dos símbolos dessa cultura. A igreja conserva a arquitetura tradicional do final do século XIX e tem como uma de suas atrações a cantata de natal mantida a mais de 120 anos.

3. Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff

Construído no começo da década de 1880, foi residência do médico que leva o nome do museu. À época, o médico cedeu a sua casa para ser parte do Governo de Santa Catarina, assim como parte do quartel general dos revolucionários. Por isso, hoje, o museu guarda artigos de guerra e maquinários, mas também artigos religiosos, instrumentos musicais, entre outros. A entrada no museu é gratuita, fechando somente nas segundas-feiras.

Publicidade

4. Museu da Música de São Bento do Sul

No museu da música, você encontra equipamentos musicais que mostram a evolução desses itens até os dias atuais. Anexado à estação ferroviária de São bento do Sul, a visita pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 16h, também sem custo.

5. Museu Natural Ornith Bollmann

Para registrar a fauna e a flora de São Bento do Sul e região, o museu natural Ornith Bollmann traz uma variedade grande de animais empalhados e árvores nativas. O museu fica anexado à secretaria do meio ambiente, no trevo do mato preto. Seu horário de funcionamento é das 07h30 às 16h30, de segunda a sexta. No sábado, e também no segundo domingo do mês, das 09h às 12h.

6. Parque 23 de setembro (Mirante da cidade)

Unindo a natureza e o urbanismo, o parque é localizado no centro da cidade e possui um mirante que possibilita uma vista única da cidade, além de te colocar pertinho do topo de muitas árvores. É neste local que possui uma réplica da primeira casa a ser construída no município. O espaço é muito utilizado pelos moradores para fazer caminhadas, com ar fresco, cheiro de flores e o som dos pássaros.

7. Parque Natural das Aves

O parque situa-se dentro de uma área de preservação ambiental (APA), onde várias espécies de aves e animais silvestres vivem sob cuidados e soltos pela mata atlântica muito bem preservada. A equipe de profissionais do parque promove atividades que incentivam a preservação do meio ambiente. O espaço possui um grande pomar e um curioso criatório de minhocas, que servem para conhecimento do público, porém sua função principal é simular o habitat natural das aves. No parque, há também área para camping em chalés, venda de produtos coloniais e lanchonetes. Além das trilhas e um banho de rio, para finalizar muito bem o passeio.

8. Morro da Igreja

Para quem gosta de aventura em grandes altitudes, o morro da igreja é a melhor opção. Ele contém três picos, o mais alto com 870 metros, a caminhada ida e volta leva por volta de 5h, mas vale muito a pena, pois garante uma vista incrível do local e rende ótimas fotos para as suas redes sociais. No morro também se encontra uma grande parede de quase 250 m de altura, que atrai muitos escaladores e praticantes de rapel.

9. Parque Natural do Braço esquerdo

Localizada na divisa de São Bento do Sul com Corupá, a belíssima queda d’água possui incríveis 90 metros de altura e o banho é garantido nos poços formados embaixo da cachoeira. Além de ser mais uma opção para escalada e rapel, entre as grandes pedras, existe a Caverna da fuga. Também dá para desbravar pelas demais trilhas que levam até outras cachoeiras menores. A trilha do vale perdido (referência ao filme Jurassic Park, pela semelhança do ambiente com a do parque dos dinossauros), trilha da chaminé e toboágua e a trilha do mirante ernesto, que possibilita uma vista maravilhosa dos morros e da vegetação.

Atenção aos horários de funcionamento do parque: Como fecha às terças e quartas, o local está aberto nas segundas, quintas e sextas, das 08 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 08 às 18 horas. O custo de entrada é de R$10.

10. Passeio de Maria Fumaça na Serra do Mar

Uma viagem a São Bento do Sul também te dá a chance de andar no mais extenso passeio de Maria Fumaça do Brasil, com longos 60 km de extensão. O trem recebe o nome de Serra do Mar, pois o seu percurso passa por essa serra uma vez ao mês, descendo em um sábado e subindo em um domingo. No caminho, o destaque é uma vista especial do Morro da igreja, além da passagem por túneis e pontes, sem contar a própria parada na estação ferroviária que faz uma viagem no tempo mantendo as características da década de 50.

11. Passeio de Balão

Você pode agendar um passeio de balão, acordar cedinho e contemplar uma proximidade com o céu da manhã ou para o final da tarde, no pôr-do-sol. Basta procurar a agência local, escolher em qual período quer a sua decolagem e seguir os passos dados pelos balonistas. O voo dura cerca de 40 minutos.

Publicidade

E aí? Já colocou São Bento do Sul nos seus planos de viagem? A cidade catarinense possibilita que você vá com sua família inteira, a dois, ou até mesmo sozinho. Por ser uma cidade que se preocupa em receber seus turistas, as opções de hospedagens e alimentação são diversas e de boa qualidade. Pesquise e escolha o melhor para você!

10 fotos encantadoras de São Bento do Sul para não deixar de visitar

Você vê a seguir algumas fotos que mostram a diversidade de belezas que São Bento do Sul reserva, e comprovam o quanto a cidade merece estar na sua agenda de viagens

1. Aqui você encontra trilhas para lugares únicos

2. Há sempre um belo rio pelo caminho

3. A linda ponte férrea

4. A bela praça em frente à igreja

5. Paredões de pedra para rapel ou para uma linda foto

6. E sempre mais e mais cachoeiras

7. O pôr do sol na montanha é de tirar o fôlego

8. Os vários mirantes da cidade também

9. O contato com a natureza é constante

10. Não deixe de curtir a estada em São Bento do Sul

Empolgou em conhecer São Bento do Sul? Então programe-se para conhecer Friburgo, cidade que também conta a história da chegada dos alemães no Brasil, além de ter uma beleza natural impressionante. Com certeza você vai adorar!