7 motivos para visitar São Francisco de Itabapoana no interior do RJ

Que tal conhecer um recanto familiar, com boa infraestrutura e ideal para curtir em família? Este é o município de São Francisco de Itabapoana! Localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, o destino tem praias lindas, lagoas, ilhas e é ideal para praticar ecoturismo. Veja a seguir como se divertir neste belo destino fluminense:

Publicidade

Onde fica São Francisco de Itabapoana

A cidade de São Francisco de Itabapoana está localizada na região da Costa Doce, no norte do estado do Rio de Janeiro. Ela fica a 80 km de São João da Barra e a 50 km de Campos dos Goytacazes.

Como chegar

A melhor forma de chegar até lá é partindo do centro do Rio de Janeiro. De carro, o acesso é pela BR-101 em uma viagem que dura em média 4h30. Se preferir, você também pode ir de ônibus saindo da Rodoviária Novo Rio, também na capital. No local existe uma variedade de horários e passagens para o destino.

Seja qual for a sua maneira de conhecer a cidade, saiba que vale a pena curtir o passeio desde o início. Afinal, o interior do Rio tem paisagens lindas e lugares pouco conhecidos que também pedem uma visita. Com certeza, você vai amar descobrir o que te espera pelo caminho.

O que fazer em São Francisco de Itabapoana

A cidade de São Francisco de Itabapoana conta com muitas belezas naturais e por isso a maioria dos seus passeios são em meio à natureza. Na região, é possível visitar praias desenhadas, lagoas e também se divertir com a prática de esportes aquáticos. Veja a seguir 7 programas que você precisa curtir quando for conhecê-la:

1. Praia de Lagoa Doce

A Praia de Lagoa Doce é um dos destinos mais conhecidos de São Francisco de Itabapoana, então vale a pena iniciar o dia de passeios descobrindo as suas belezas. A atração possui um mar de águas frescas e cristalinas e uma vista muito agradável. Além disso, tem uma extensa faixa de areia que é ótima para caminhadas. O ponto alto do local são as falésias, que sempre garantem belas fotos.

2. Praia de Guaxindiba

Com uma enseada de 3 km de extensão, a Praia de Guaxindiba também é ideal para quem busca caminhar e se exercitar ao ar livre. A orla garante um delicioso banho de mar e é conhecida com um dos melhores cantinhos para relaxar na região. Vale lembrar que no local não é possível encontrar uma boa infraestrutura, portanto vá disposto apenas para descansar e curtir a natureza.

Publicidade

3. Praia do Sossego

Como o próprio nome já diz, a Praia do Sossego é um ótimo destino para descansar, então se você busca um cantinho mais tranquilo na viagem, não pode deixar de conhecê-la. Na praia é possível desfrutar de águas mornas, uma natureza intocada, assim como uma boa infraestrutura. Uma dica é ficar para admirar o entardecer no local, que sempre surpreende os visitantes.

4. Praia de Santa Clara

A Praia de Santa Clara é boa para a família e é conhecida por sua excelente infraestrutura. A orla conta com opções de hotéis e pousadas e possui bares e restaurantes que servem ótimos petiscos. Lá, também é possível descansar e curtir o contato com a natureza, pois a região é preservada e muito tranquila.

5. Praia de Gargaú

A Praia de Gargaú é uma das mais frequentadas de São Francisco de Itabapoana, portanto também não pode faltar em seu roteiro. A orla possui uma boa infraestrutura e é cercada de belezas naturais. No local, você pode desfrutar de lagoas que se conectam com o mar e, assim, tomar um banho muito refrescante. Uma dica, é visitar o parque eólico que fica na região e sempre atrai muitos visitantes.

6. Lagoas

Além de praias lindas, São Francisco de Itabapoana também possui lagoas que garantem a diversão dos turistas. Localizadas entre manguezais e paisagens da Mata Atlântica, elas são ideais para praticar esportes aquáticos e perfeitas para a família. Entre as principais que você deve conhecer estão as lagoas de Gargaú e dos Quiosques, que têm uma boa estrutura e oferecem uma série de programas.

7. Ilhas

Por fim, se você desejar curtir um pouquinho mais da natureza da região, faça uma visita também às ilhas da cidade. Perto da foz do Rio Paraíba do Sul que corta o município, é possível visitar ilhas que possuem paisagens de tirar o fôlego. As principais atrações são as Ilhas de Lima e a Ilha da Convivência, que são agradáveis e ótimas para curtir com as crianças.

Com essas opções de atrações e passeios com certeza você vai curtir uma viagem incrível por São Francisco de Itabapoana. Prepare-se para aproveitar bastante a natureza do local e divirta-se vivendo momentos únicos.

Dicas e informações sobre São Francisco de Itabapoana

Para realizar uma viagem segura e tranquila é sempre bom ficar por dentro de boas dicas, não é? Então, veja a seguir, mais informações úteis sobre São Francisco de Itabapoana:

  • Quando ir: a melhor época para visitar a cidade é durante a alta temporada, entre os meses de dezembro e março, afinal, nesse período o clima está ótimo para curtir as praias. Caso você busque por mais sossego, vale a pena ir durante o inverno, que não recebe muitos visitantes.
  • Quanto tempo ficar na cidade: o tempo ideal para conhecer São Francisco de Itabapoana é de 2 à 3 dias. Nesse período você poderá visitar todas as praias e também explorar outras atrações naturais.
  • O que levar: como o município conta com um extenso litoral e lindas praias, não deixe de levar roupa de banho para o passeio. Além disso, vale a pena levar chapéus, óculos de sol e protetor solar, pois o clima costuma ser quente a maior parte do ano.
  • Público: em sua maioria, o público do destino é composto de famílias, porém a região tem recebido cada vez mais jovens que buscam praticar esportes e se divertir.
  • Onde comer: o comércio da cidade possui uma boa infraestrutura e é fácil encontrar excelentes bares e restaurantes. Uma boa pedida é visitar o Restaurante Master Fran que fica no centro e é um dos mais tradicionais da região.
  • Cuidados: por fim, é importante saber que a maioria das praias de São Francisco de Itabapoana não costumam ter boa iluminação à noite. Então, para a sua viagem ser segura, escolha passear pelo litoral apenas de dia.

Após anotar todas essas dicas, o seu roteiro ficou ainda mais perfeito, não é? No tópico seguinte saiba onde descansar depois de curtir um dia cheio de aventuras pela região.

Onde se hospedar em São Francisco de Itabapoana

Embora seja uma cidade pequena, São Francisco de Itabapoana tem boas opções de estadia. A melhores hospedagens ficam no centro e também em municípios vizinhos. Veja a seguir algumas sugestões para você considerar em sua viagem:

Publicidade

  • Hotel Fazenda São Felipe – $: essa escolha é acessível e por isso é ideal para quem busca viajar gastando pouco. Ela conta com ambiente familiar, quartos bem equipados e uma extensa área de lazer. Também possui bom atendimento e estacionamento gratuito. O seu diferencial está no restaurante, pois o espaço serve boas refeições.
  • Hotel Itabapoana Palace – $$: essa opção é conhecida pelo conforto e por isso é uma boa escolha para casais. Ela possui apartamentos bem equipados, bom café da manhã e estacionamento privativo. O seu destaque fica por conta da localização, que fica próxima do comércio mas também a poucos minutos do litoral.
  • Pousada Porto Prime – $$$: essa sugestão fica no município vizinho de São João da Barra, porém é uma das opções mais completas. A pousada conta com quartos de luxo, área de lazer agradável, assim como bar e restaurante. Por fim, o ponto alto do local está no atendimento acolhedor.

Seja qual for a opção escolhida, com certeza você vai aprovar a estadia em São Francisco de Itabapoana. Afinal a cidade tem opções acessíveis que combinam sossego com aquele aconchego do interior.

5 Curiosidades sobre São Francisco de Itabapoana

Para tornar a sua viagem ainda mais divertida e completa, que tal descobrir algumas curiosidades sobre São Francisco de Itabapoana? A seguir, confira mais detalhes sobre a cidade e tenha uma experiência ainda melhor na viagem. Olha só:

  • A cidade de São Francisco de Itabapoana tem apenas 26 anos de emancipação e por isso é considerada uma cidade jovem. De acordo com o IBGE, ela possui uma população estimada em cerca de 42 mil habitantes;
  • O topônimo “Itabapoana” tem origem indígena e pertence à tribo Tupi. Segundo a tradução mais aceita a palavra significa “correnteza de água”;
  • Os símbolos do município são o brasão, a bandeira e o hino. No brasão, aliás, estão desenhadas figuras que representam a economia da cidade, baseada na pecuária, extração de petróleo e pesca;
  • O destino possui cerca de 36 km de litoral e por isso as praias são as atrações mais frequentadas na cidade. Algumas orlas, aliás, são conhecidas por ter areias medicinais que podem tratar doenças;
  • Por fim, São Francisco de Itabapoana também chama a atenção por suas condições geológicas e possui sedimentos formados há 20 milhões de anos. Essas formações são conhecidas como falésias e são comuns na Praia de Lagoa Doce.

A partir dessas informações ficou ainda mais interessante visitar a cidade. Afinal, além de praias lindas e belezas naturais, São Francisco de Itabapoana é um destino cheio de histórias. Sem dúvida, você vai amar conhecê-la!

10 fotos lindas de São Francisco de Itabapoana para você admirar

Até aqui, com certeza, você já está animado par visitar São Francisco de Itabapoana, não é? Mas que tal conhecê-la um pouco melhor? A seguir veja fotos lindas da cidade e se apaixone ainda mais:

Publicidade

1. Se você está em busca de um destino perfeito para curtir as férias

2. E que também reúna sossego e muitas belezas naturais

3. Então saiba que você precisa conhecer São Francisco de Itabapoana!

4. Essa cidade conta com praias desenhadas e tem programas incríveis

5. Lá, você pode relaxar à beira-mar

6. Curtir o contato com a natureza

7. E também fazer ótimos passeios em família

8. Além disso, há cantinhos de tirar o fôlego esperando por uma visita

9. Pronto para curtir as belezas naturais deste paraíso acolhedor?

10. Visite São Francisco de Itabapoana e apaixone-se pelo interior do Rio!

São Francisco de Itabapoana é realmente um destino e tanto não é? A cidade de fato sabe como encantar os visitantes com suas atrações e belezas naturais. Outro cantinho que também pede uma visita é Araruama. A cidade tem praias lindas assim como passeios que são ideais para curtir em família. Sem dúvida, você vai amar conhecê-la também.