8 passeios em São Vicente para você se divertir no litoral paulista

Por                                
Em 22.11.21

Vai viajar para São Paulo em sua próxima viagem e está em busca de um destino para curtir com a família? Então visite a cidade litorânea de São Vicente! Esse município conta com praias lindas, histórias e possui os melhores passeios. Além disso, é o cantinho ideal para curtir a natureza. Confira mais detalhes desse belo recanto a seguir:

Publicidade

Onde fica São Vicente

A cidade de São Vicente está localizada no litoral sul do estado de São Paulo. Ela fica a 72 km da capital, a 8 km de Santos e a 6 km de Praia Grande, na Baixada Santista.

Como chegar

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar a viagem partindo da capital paulista. De carro, o acesso é pela Rodovia dos Imigrantes e BR-050, em uma viagem que dura em média 1h30. Outra boa alternativa é ir de transporte público, pois a cidade recebe linhas de ônibus de outros municípios. Para essa opção, basta embarcar no Terminal Rodoviário Tietê. A passagem custa em média R$28.

Caso você busque por mais privacidade no passeio, vale a dica de alugar um carro para conhecer a cidade. Afinal, essa escolha pode trazer ainda mais conforto na viagem. Além disso, é uma boa oportunidade de conhecer as belezas da região, que conta com paisagens lindas da Serra do Mar. Com certeza, você vai curtir o programa.

A história de São Vicente

São Vicente tem a sua história marcada pela colonização portuguesa e é conhecida como a primeira cidade do Brasil. A região, que hoje abriga o município, foi descoberta em 1502 nas expedições do navegador português Gaspar Lemos. Em 1532, o município se tornou a Primeira Vila Portuguesa do país e também ocupou o título de capital paulista por 177 anos.

Atualmente, São Vicente é considerada uma estância balneária do estado de São Paulo, o que valoriza o turismo local. Boa parte do município se estende pelo litoral, revelando muitas belezas naturais. A cidade também é conhecida por suas belas praias, parques, montanhas e uma culinária muito elogiada.

O que fazer em São Vicente

A cidade de São Vicente possui um litoral cheio de paisagens naturais e belas praias. Além disso, conta com atrativos históricos que também pedem uma visita. Confira quais programas você não pode deixar de fazer para curtir quando for visitá-la:

1. Praia do Gonzaguinha

A Praia do Gonzaguinha é conhecida como uma das mais agitadas de São Vicente, então vale a pena iniciar o dia de passeios desbravando as suas belezas. A orla possui 800 metros de extensão, águas calmas e cristalinas e é ideal para praticar esportes aquáticos. O local também tem uma ótima infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes. Com certeza, é o destino perfeito para curtir com os amigos.

Publicidade

2. Praia do Itararé

Localizada a 5 km do centro da cidade, a Praia do Itararé também possui muitas belezas naturais e se destaca pelo seu visual encantador. O atrativo possui uma longa faixa de areia, que é ideal para praticar caminhada e explorar a região. Além disso, a orla tem uma rede hoteleira caprichada, que atrai muitos visitantes. A dica é visitar o Teleférico de São Vicente, que fica localizado na praia.

3. Praia dos Milionários

A Praia dos Milionários é conhecida por sua tranquilidade e calmaria. Por isso, esse local se torna um ótimo cantinho para passear em família. A orla recebe esse nome por estar localizada ao redor de prédios de luxo. No local, é possível descansar à beira-mar, fazer passeios de barco e também desfrutar de uma excelente infraestrutura.

4. Ilha Porchat

A Ilha Porchat é muito frequentada em São Vicente durante o verão, portanto também vale a pena fazer uma visita. O atrativo está localizado a 4 km do centro e conta com um mirante que revela muitas belezas naturais. Lá, é possível encontrar excelentes restaurantes e visitar o Monumento dos 500 Anos do Brasil, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Sem dúvida, é um programa ideal para curtir com a família.

5. Parque Estadual Xixová-Japuí

Outro destino que revela lindos cenários em São Vicente é o Parque Estadual Xixová-Japuí. O atrativo possui mais de 900 hectares de Mata Atlântica e revela belezas que se estendem até o litoral. No local, você pode avistar florestas intocadas, restingas, montanhas e lindas praias também. Uma boa dica é visitar a Praia de Paranapuã, uma das mais preservadas da região.

6. Morro do Voturuá

Caso você goste de um pouco mais de aventura, também pode conhecer o Morro do Voturuá em sua viagem. A atração está situada na divisa com a cidade de Santos e, por isso, possui uma vista linda. No local, você pode praticar voo livre e também curtir um passeio único de teleférico. Uma boa pedida é levar a câmera fotográfica, pois o cenário desta região encanta bastante.

7. Ponte Pênsil

A Ponte Pênsil é mais um destino que vai te garantir belas fotos durante o passeio. O atrativo é considerado o cartão postal de São Vicente e possui uma linda arquitetura. No local, você pode admirar uma visão privilegiada e curtir paisagens únicas do litoral. Uma dica é visitar a atração ao lado de uma boa companhia.

8. Culinária local

Por fim, depois de visitar uma série de atrações, certamente você vai precisar repor as energias, não é? Então aproveite o momento para conhecer a culinária de São Vicente. Na cidade, é possível conhecer restaurantes que valorizam os costumes locais e a gastronomia. Dois pratos típicos que você precisa provar são o Camarão ao molho branco e a Barca Baiana, que são uma ótima pedida para um almoço em família.

Com essas opções de passeios com certeza você vai fazer uma viagem marcante por São Vicente. Afinal, todos os destinos permitem descobrir muitas belezas da cidade e do litoral paulista. Aproveite as sugestões e divirta-se!

Dicas e informações importantes sobre São Vicente

Antes de conhecer de perto todos os atrativos de São Vicente é preciso estar por dentro de algumas dicas sobre a cidade. Por isso, confira algumas informações para você fazer um passeio seguro e tranquilo:

Publicidade

  • Estrutura:São Vicente é conhecida por possuir um extenso centro comercial e na cidade é possível desfrutar de uma infraestrutura muito agradável. O município conta com uma rede hoteleira elogiada, assim como ótimos bares e restaurantes.
  • O que levar:como a cidade possui belas praias, vale a dica de levar roupa de banho para o passeio. Além disso, não dispense chapéus, óculos de sol e um bom protetor solar.
  • Melhor época para visitar:o melhor período para visitar o destino é entre os meses de dezembro à março, durante a temporada de verão. Mas caso você busque um passeio mais sossegado, escolha ir entre junho e agosto.
  • Quantos dias ficar na cidade:o tempo ideal para conhecer São Vicente é antre 2 à 3 dias. Afinal, nesse período é possível passear pelas praias da cidade e conhecer melhor as suas atrações históricas.
  • Passeio de barco:por fim, como o destino fica próximo de Santos e da Baixada Santista, vale a pena fazer um passeio de barco pela região. Perto do município é possível visitar mais praias lindas e destinos ainda pouco conhecidos.

Depois de ficar por dentro de todas essas dicas o seu passeio tem tudo para ser perfeito. No próximo tópico, saiba onde relaxar após um dia cheio de aventuras.

Onde se hospedar em São Vicente

O município de São Vicente possui uma variedade de hotéis e pousadas, portanto vai ser fácil encontrar uma acomodação que combine com a sua viagem. Confira uma lista das melhores hospedagens para você viver bons momentos de descanso:

  • Hotel Mont Rey – $$: essa opção está localizada no centro da cidade e é ideal para uma viagem a dois. Ela conta com quartos bem equipados, café da manhã farto e uma área externa muito agradável. O seu diferencial fica por conta do bom custo-benefício.
  • Ilha Porchat Hotel – $$$: essa escolha possui quartos confortáveis e muitas atividades de lazer, sendo perfeita para famílias. Ela também possui estacionamento gratuito, piscina e restaurante. O seu destaque está na localização, pois o espaço fica próximo da praia e de outros atrativos turísticos.
  • Hotel e Pousada Areia da Praia – $$$: essa opção é ideal para casais, pois oferece suítes de luxo e ambientes muito agradáveis. O espaço também conta com um bom custo-benefício, café da manhã elogiado e um ótimo atendimento. O seu destaque está em permitir pets durante a estadia.
  • Pousada Lumen Solis – $$$$: essa escolha tem um ambiente familiar e também é uma das mais sofisticadas da região. Ela tem quartos bem equipados, piscina e uma extensa área de lazer. Por fim, o local se destaca pelo seu atendimento cordial.

Seja qual for a sugestão escolhida, com certeza você vai curtir se hospedar em São Vicente. Afinal de contas, a cidade possui opções acessíveis e com um ótimo custo-benefício.

10 fotos lindas de São Vicente para inspirar o seu passeio

Até aqui, com certeza você já está animado para conhecer São Vicente, não é? Mas, que tal descobrir um pouquinho mais sobre essa cidade? A seguir veja fotos lindas do destino e se encante ainda mais pelas belezas do litoral paulista:

Publicidade

1. Se você deseja visitar um destino ideal para passear com a família

2. Que possua muitas belezas naturais e ótimos passeios

3. Então saiba que você precisa conhecer a cidade de São Vicente!

4. Esse destino conta com atrações incríveis e possui melhores programas

5. Você pode admirar a natureza

6. E relaxar, visitando belas praias

7. Se aventurar por paisagens desenhadas

8. Além disso, há cantinhos únicos que estão te esperando…

9. Pronto para admirar esse cenário incrível em sua próxima viagem?

10. Então marque logo o tour para São Vicente e curta o litoral paulista!

Curtiu o roteiro sobre São Vicente? A cidade realmente é um destino e tanto, não é? As suas belezas naturais e atrativos permitem curtir ótimos momentos. Outro cantinho que também pede uma visita é Ilhabela. O destino possui muitas paisagens naturais, assim como passeios incríveis. Sem dúvida, você vai amar conhecer também.