Sintra: guia completo dessa encantadora cidade em Portugal

Escrito por Juliana Trinci

Eleita pela Unesco como patrimônio mundial, Sintra faz jus ao título. Com ares de cidade medieval, o local é cheio de castelos, quintas e museus, trazendo muita beleza e história para quem visita.

Continua após o anúncio

Você pode dar uma esticadinha até lá se estiver passando férias em Lisboa, ou pode optar por ter dias tranquilos por lá mesmo, já que o lugar tem boas opções de hospedagem.

O que fazer em Sintra?

Sintra tem diversas opções de atrações imperdíveis. A seguir, listamos 19 delas:

1. Quinta da Regalera

Um local cheio de belezas e mistérios, a Quinta da Regaleira é um dos principais pontos turísticos de Sintra. O local oferece três atrações em um único passeio: você pode visitar o palácio, passear pelos seus bosques, conhecer o Poço Iniciático e a capela da Santíssima Trindade. Ah, não deixe também de ter uma experiência incrível almoçando no restaurante que tem por lá.

2. Palácio da Pena

Quem aprecia belas construções irá se embasbacar com as cores e formas arquitetônicas do palácio da Pena. Situado em um dos cumes mais altos de Sintra, o palácio ainda está com toda a decoração do século passado, o que leva o turista a uma verdadeira viagem ao tempo.

3. Castelo dos Mouros

O castelo em ruínas da época medieval é um ótimo cenário para viagens românticas. Para chegar até o castelo, você deverá atravessar a Serra de Sintra – prepare-se para uma caminhada difícil. Mas a vista ao chegar no ponto, vai fazer tudo valer a pena.

4. Cabo da Roca

Conhecido como o ponto mais ocidental da Europa, o Cabo é um local de rara beleza. Se você é amante de paisagens naturais vai ficar estupefato com a vista do Oceano Atlântico. Como lá venta bastante, recomenda-se levar uma malha para não passar frio. O local oferece toda estrutura para o viajante com um ponto de apoio ao turista que contém banheiros, bebedouros e até uma lojinha de lembrancinhas.

5. Palácio de Monserrate

O palácio Monserrate é parada obrigatória para quem aprecia arquitetura e artes. Seu interior é belíssimo, com arabescos, esculturas e vitrais de cair o queixo. Do lado de fora tem um grande jardim, onde você pode passear e ter conexão com a natureza. O local fica um pouco longe do centro de Sintra, por isso, utilize calçados confortáveis para o trajeto até lá. Leve também algum dinheiro para comer um lanche na lanchonete do lugar, ou comprar uma lembrança na loja de souvenir.

6. Palácio Nacional de Sintra

Palácio de fácil acesso, pois está localizado no centro de Sintra. Bem preservado, em seu interior você terá acesso a mobiliários e objetos, usados por reis e rainhas que ali habitaram. Um passeio longo, pois são muitos detalhes para serem apreciados e, com certeza, vale muito a pena.

7. Serra de Sintra

É pela serra de Sintra que você chega na maior parte das atrações da cidade, mas a serra por si só já é uma atração a parte e vale a pena ser explorada. Entre o trajeto de um castelo a outro, você irá se deparar com as belezas naturais do lugar, diversas espécies de plantas e alguns animais.

Continua após o anúncio

8. Vila Sassetti

Como fica no meio do caminho dos trajetos até aos castelos, esta vila é um presente para quem decide visitar os castelos a pé. Um lugar de muita beleza, e cheio de aconchego. Além dos seus belos jardins em breve seu interior irá contar com um museu, o que deixará a visita ao lugar ainda mais interessante.

9. Museu Anjos Teixeira

Este pequeno museu contém obras de artes de dois importantes escultores portugueses: Arthur Anjos Teixeira e seu filho e Pedro Anjos Teixeira. As obras são notáveis e a entrada no museu é franca.

10. Chalet e Jardim da Condessa D’Edla

Esse chalé foi construído no parque da Pena para ser refúgio de Don Fernando II e sua futura esposa, Elise Hensler, Condessa d’Edla. Tem uma decoração vasta com murais, azulejos decorados e muitos detalhes talhados em cortiça. Já nos jardins, você vai apreciar a vegetação que tem origem dos quatro cantos do mundo. Um luxo!

11. Parque da Liberdade

Para quem gosta de conexão total com a natureza, esse parque é o lugar certo. Muito bem tratado, com muito verde, musgos, flores e pássaros, é um ótimo lugar para relaxar, meditar ou fazer um piquenique em família.

12. News Museum

O News Museum é um espaço criado para contar a história da comunicação do mundo todo. Super interativo e com diversas áreas temáticas: tem, por exemplo, uma área destinada ao jornalismo de guerra, outra à publicidade e outra à realidade virtual. Uma atração que não pode faltar no seu roteiro.

13. Fonte Mourisca

Você não pode ir a Sintra sem visitar a Fonte Mourisca. A fonte é um exemplar de arquitetura modernista e foi construída por Mestre José da Fonseca, artista português. Foi criada para, segundo ele, “dignificar a água mais apreciada de Sintra”.

14. Centro Cultural Olga Cadaval

Sintra é um local rico em espetáculos. A maioria deles acontecem no Centro Cultural Olga Cadaval: a casa tem duas salas e tem capacidade de receber simultaneamente até 172 artistas.

15. MU.SA – Museu das Artes de Sintra

O Museu de Artes de Sintra é para quem aprecia arte moderna: o local conta com vasto acervo como esculturas, fotografias e pinturas de renomados artistas portugueses, além de diversas exposições temporárias. Tem uma boa infraestrutura e também é bem localizado, no centro da cidade.

16. Vale dos Lagos – Pateira

Próximo ao palácio da Pena, este local edílico é a pedida certa para quem está a procura de mais conexão com a natureza. No parque você vai encontrar um lago, além de árvores centenárias e com certeza vai se sentir mais relaxado com o delicado cantar dos passarinhos.

17. Praia da Adraga

A Europa tem praias lindas, e Sintra representa muito bem essa regra. A praia da Adraga é um exemplo: mar verde esmeralda, areias fininhas, e com rochas ao redor que deixam a paisagem ainda mais bonita. E o local tem o Restaurante Adaga, que fica à beira mar, com uma comida deliciosa… Uma experiência que ficará na memória!

18. Poço Iniciático

Nos jardins da Quinta da Regaleira, o Poço da Iniciático é uma atração que merece ser mencionada a parte. Trata-se na verdade de uma galeria subterrânea cercada de mistérios: dizem que tem este nome por ter sido usado em rituais de iniciação à maçonaria. Também dizem fazer referência à Divina Comédia de Dante Alighieri, por conta da escadaria em espiral divida em nove patamares. Você vai adorar explorar por lá.

19. Casa Piriquita

Gosta de doces? Você precisa conhecer a Casa Piriquita! Foi nessa doceria centenária que nasceu o “travesseiro de Sintra”: um pastel doce, recheado com um delicado creme de ovos que se tornou uma iguaria da cidade.

O que você precisa saber sobre Sintra

Aqui vão algumas dicas indispensáveis para aproveitar o melhor que essa charmosa cidade portuguesa tem a oferecer:

PARA VOCÊ