O que fazer em Timbó: conheça a “Pérola do Vale Europeu”

Escrito por
Em 05.02.21

Timbó é uma cidade aconchegante, com paisagens incríveis e arquitetura que impressiona. Esse é considerado um dos melhores locais para morar no Brasil, além de possuir uma alta taxa de alfabetização. Sua história também é marcada pela imigração alemã e italiana, o que a torna muito mais especial e rica culturalmente. Conheça mais sobre esse destino a seguir!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Timbó

A cidade fica localizada em Santa Catarina, a 176 km de Florianópolis. Ou seja, a partir da capital, você levará cerca de três horas no trânsito para chegar a esse destino, que é lindo e cheio de rios de águas limpas e áreas verdes.

O que fazer em Timbó

Timbó possui uma série de atividades culturais e também voltadas ao ecoturismo. As atrações são bastante variadas e costumam agradar a pessoas de todas as idades e famílias com filhos. Confira os principais pontos turísticos desse lugar maravilhoso e repleto de belezas naturais:

1. Jardim Botânico de Timbó

Esse é certamente um dos pontos turísticos mais visitados de Timbó. O local é perfeito para ir com crianças, dar uma caminhada com seu pet e relaxar em uma tarde de domingo. Aliás, a área verde é bem extensa e ótima para realizar um piquenique delicioso com sua família. Você também verá animais por todos os lados e ainda poderá comprar um lanche em um dos quiosques pela região.

2. Parque Ecológico Freymund Germer – Morro Azul

Outro local incrível para conhecer em Timbó é o Parque Ecológico Freymund Germer, também conhecido como Morro Azul. O ponto abre às 8h e é considerado um dos melhores lugares para ver o pôr do sol e praticar esportes. A região quase sempre fica bem cheia, então escolha os dias mais tranquilos para ir – seja para admirar as belezas naturais, tirar fotos, como também fazer os saltos radicais.

3. Museu do Imigrante

Quando você for ao Vale Europeu, não deixe de visitar o Museu do Imigrante. O estabelecimento funciona em uma casa antiga, que conserva os mesmos móveis desde o início. No local, você poderá fazer uma visita guiada entre as acomodações e conhecer sobre a história e os acontecimentos do lugar. Sem dúvidas, o tour vale muito a pena.

4. Berghain Cervejaria

A Berghain Cervejaria é um dos lugares preferidos para tomar uma cerveja artesanal na noite de Timbó. O local é pequeno, porém bastante aconchegante. Aliás, o estabelecimento ainda oferece petiscos deliciosos e de ótima qualidade, além de bom atendimento – um atrativo importante.

5. Parque Henry Paul

Se você está em busca de mais atrações ao ar livre em Timbó, vai gostar de conhecer o Parque Henry Paul. Esse é um dos lugares preferidos para praticar esportes, caminhar, andar de bicicleta, skate, entre outras distrações. O parque possui 80 mil metros e um espaço completo que agrada a toda a família. Vale salientar que é nesse lugar que ocorrem festividades anuais, conhecidas nacionalmente.

6. Museu da Música

Esse museu foi inaugurado em 2004 e foi construído por imigrantes alemães. Ele está localizado próximo de paisagens e atrações naturais e guarda um acervo completo com objetos de época, além de livros, fotografias e réplicas. Sem dúvidas, ele é um dos mais importantes do país e funciona como um espaço cultural, de aprendizagem e de educação musical.

7. Casa do Poeta Lindolf Bell

Esse é mais um espaço imperdível na cidade de Timbó. Se você gosta de conhecer a cultura e a história das cidades, certamente vai se encantar com o tour guiado por esse local, que é cheio de obras literárias do poeta, além de armários e estantes dos seus livros prediletos. Vale salientar que a equipe do museu é muito atenciosa.

8. Festa do Imigrante de Timbó

Todo mês de outubro ocorre, em Timbó, a festa do imigrante – um dos maiores eventos da cidade. Ele possui uma programação cultural especial e reúne pessoas de todas as partes do mundo para ver os bailes típicos, desfiles e apresentações. Além disso, os convidados são brindados com uma gastronomia típica deliciosa, além de um café colonial maravilhoso. A festividade é gratuita e aberta a todos.

9. Blauer Berg Cervejaria

Se você está buscando um local para ir no happy hour, conheça o Blauer Berg Cervejaria. O local é bastante visitado pelos amantes de cerveja artesanal e de outras bebidas. O atendimento é considerado agradável e o ambiente é bem tranquilo, típico das cidades menores.

10. Cicloturismo

Enfim, uma das atividades mais buscadas em Timbó é o cicloturismo, por isso você verá grupos andando de bicicleta pela zona rural e na zona urbana. Isso ocorre porque esse destino faz parte do roteiro do Vale Europeu.

Timbó é o lugar ideal tanto para visitar quanto para morar. A cidade mescla arquitetura colonial com tecnologia e, por esse motivo, é considerada muito interessante de conhecer. Com certeza, você vai amar o passeio!

Um pouquinho mais de Timbó para conhecer

Paisagens rurais, atividades culturais, esportes radicais… Timbó oferece muitas opções incríveis para o turista. Então conheça mais um pouquinho desse destino agradável e bastante acolhedo.

O que fazer em Timbó

Está em busca de passeios maravilhosos na Pérola do Vale Europeu? Então veja esse vídeo e comece a montar o seu roteiro de viagem.

Descubra as melhores coisas de Timbó

Quer saber algumas particularidades de Timbó? Conheça essa linda cidade catarinense que fica perto de Blumenau!

Principais pontos turísticos de Timbó

Confira, nesse vídeo, ótimos passeios, dicas e o que fazer em Timbó. Sem dúvidas, você vai amar as indicações desse canal.

Gostou das dicas dos vídeos? Pois então inicie o seu roteiro de viagem agora mesmo, com todas essas informações que demos aqui. Escolha um final de semana e viaje para Timbó!

10 fotos encantadoras de Timbó

Veja como Timbó é charmosa e se apaixone ainda mais pela cidade. Certamente, você vai ficar com um gostinho de quero mais para passar o final de semana relaxando com a sua família.

1. Precisa se conectar com a natureza?

2. Então descubra esse cantinho

3. Que se chama Timbó

4. Você poderá admirar as paisagens

5. Se divertir bastante

6. E conhecer os encantos desse lugar

7. Que, sem dúvidas, é inesquecível

8. Pratique caminhadas

9. E aproveite o pôr do sol

10. Certamente, você vai amar!

Timbó é uma cidade linda e cheia de encantos, não é mesmo? Aproveite e dê um pulinho nas cidades vizinhas: descubra o que fazer em Blumenau, localizada no Vale do Itajaí.