Conheça a história e os encantos de Farroupilha, no sul do país

Por                                
Em 05.03.21

Farroupilha é uma cidade histórica marcada pela colonização e imigração italiana. Além disso, o local já foi conhecido como Capital Nacional do Kiwi e Capital Nacional da Malha. A região também é repleta de atividades culturais, religiosas e naturais. Então, se quiser conhecer mais, acompanhe esta matéria!

Publicidade

Onde fica Farroupilha

O destino fica localizado no estado do Rio Grande do Sul, a 111 km da capital Porto Alegre. Farroupilha possui uma população de mais de 72 mil habitantes e faz parte da Serra Gaúcha, que compreende também municípios como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado e Canela.

Como chegar

O visitante possui diversas opções de transporte para chegar a Farroupilha. Inicialmente, é possível ir de carro, de táxi ou pegar um ônibus de Porto Alegre. Outra alternativa é ir de avião até o aeroporto de Caxias do Sul, que fica a 20 km da cidade. Aliás, as passagens costumam ser bem baratas.

Ao viajar de carro, o turista poderá conhecer as cidades pelo caminho. A Serra Gaúcha é repleta de locais lindos e incríveis, trilhas imperdíveis, belezas naturais e cafés coloniais. Sem dúvidas, a viagem será muito mais rica.

História de Farroupilha

Farroupilha foi habitada inicialmente por imigrantes italianos da Província de Milão. Eles se estabeleceram na região, formaram famílias e, ao longo do tempo, o local se desenvolveu como um importante polo turístico. Vale salientar que esse nome é uma homenagem à Revolução Farroupilha, movimento emancipatório ocorrido em 1934.

O que fazer em Farroupilha

Já se imaginou passeando de bike pelas vinícolas de Farroupilha ou contemplando os belos cenários dessa região? Essa é a cidade ideal para quem quer descansar ou aproveitar as férias. Então conheça as principais atrações desse destino encantador e tão procurado por turistas que vão ao sul do país.

1. Vinícola Perini

A Vinícola Perini é um ponto turístico que proporciona experiências inesquecíveis ao visitante. Nesse local, você poderá andar de bicicleta pelos vinhedos, participar de uma degustação de vinhos ou comprar uma comidinha no restaurante. A visita guiada custa R$ 45 por pessoa e dá o direito de fazer um tour completo pela atração.

2. Santuário do Caravaggio

O Santuário foi construído em homenagem a Nossa Senhora do Caravaggio e atrai muitos religiosos e pessoas em busca de paz e espiritualidade. O local é pequeno, porém bastante conservado, com estacionamento gratuito e uma vista maravilhosa para o vale. Sem dúvidas, esse é um lugar imperdível na Serra Gaúcha e merece a sua visita.

3. Parque Salto Ventoso

Outra atração incrível em Farroupilha é o Parque Salto Ventoso. O local possui mirantes, lindas paisagens, cachoeiras, rios e uma flora maravilhosa. Além disso, existem diversos passeios que levam até trilhas e ruínas de uma mansão abandonada. Sem dúvidas, esse é o lugar perfeito para passear com a família ou mesmo descansar em um fim de semana. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h.

4. Cachoeira do Salto Ventoso

A Cachoeira do Salto Ventoso fica localizada dentro do Parque Salto Ventoso, em Farroupilha. Ela possui cerca de 56 metros de altura e tem uma exuberante cascata, que pode ser contemplada pelos visitantes. Sem dúvidas, esse é um dos lugares mais bonitos da região para passar o dia, tirar fotos e admirar a natureza.

5. Cave Antiga

Se você ama vinhos, certamente vai se encantar com a Cave Antiga, mais uma importante vinícola em Farroupilha. É nesse local que ocorre a produção de espumantes especiais, vinhos e outros produtos. Além disso, você ainda pode fazer uma degustação de chocolates, experimentar os queijos e fazer um tour pelo local. O seu passeio será muito divertido.

6. Museu Municipal Casa de Pedra

Se você adora atividades culturais e gosta de conhecer a história das cidades que visita, vai curtir essa opção em Farroupilha. O Museu Municipal Casa de Pedra é uma construção histórica datada de 1896 e utilizada, nos primeiros tempos, como o lar da família Fin. Hoje, o local possui um acervo com ferramentas domésticas, móveis e utensílios usados na época da colonização italiana.

7. Casa de Bona

A Casa de Bona é um cantinho bem charmoso que fica um pouco mais afastado, mas que merece a sua visita. O local foi construído em 1888 e hoje funciona como um ponto turístico histórico, onde as pessoas vão para tirar fotos. Os donos geralmente cobram o valor simbólico de R$ 2,50 por visita. Vale salientar que, ao lado da casa, há uma linda cachoeira.

8. Casa da Cultura Farroupilha

Outro importante ponto turístico que guarda a história de Farroupilha é a Casa da Cultura. O casarão fica localizado no centro da cidade e recebe exposições multiculturais, além de promover atividades educativas para toda a comunidade. O local funciona de segunda a sexta das 8h às 22h e tem como objetivo difundir a arte na cidade.

9. Museu Municipal Casal Moschetti

Essa casa histórica fica localizada no centro de Farroupilha e possui um acervo da família Mosquetti – italianos naturalizados brasileiros. A principal atração do lugar, no entanto, é uma boneca assustadora, que chega a roubar a cena. O local possui entrada gratuita e fica aberto de segunda à sexta, das 8h às 17h.

10. Adega Chesini

Essa é uma propriedade familiar e pequena, que produz bons vinhos em Farroupilha. Sendo assim, os donos da vinícola proporcionam uma experiência fantástica para os visitantes, através das degustações e passeios pelo local. Por isso, se tiver com um dinheirinho sobrando, não deixe de visitar esse lugar maravilhoso.

Além das atividades na natureza, Farroupilha ainda nos contempla com diversas atrações culturais e religiosas. Por esse motivo, a cidade costuma agradar a pessoas de todas as idades e gostos.

Onde se hospedar

Farroupilha possui diversas opções de hotéis e pousadas, que ficam localizadas no centro da cidade e possuem um bom preço. Confira as sugestões melhor avaliadas pelos hóspedes a seguir:

  • Hotel Concatto – $: esse hotel disponibiliza estacionamento gratuito, café da manhã e wi-fi em todas as suas áreas. Além disso, possui serviço de aluguel de veículos e aceita animais de estimação.
  • Hotel Bemtevi – $$: já essa hospedagem possui uma decoração moderna e recepção 24 horas. Além disso, o local oferece depósito para bagagem e balcão de turismo.
  • Di Capri Hotel – $$$: o Hotel Di Capri fica próximo aos principais pontos turísticos de Farroupilha e possui serviço de concierge. A hospedagem também oferece serviços de limpeza por um custo adicional.
  • Holiday Inn Express – $$$$: essa última opção é um pouco mais completa que as anteriores e disponibiliza academia, lounge compartilhado e restaurante.

É muito importante que você verifique a localização e as comodidades do hotel pelo qual você se interessar, sobretudo se estiver viajando com a família. Certamente, você encontrará um local agradável para ficar!

10 fotos encantadoras de Farroupilha

Agora que você já conhece as principais atrações de Farroupilha, que tal admirar os cenários mais lindos dessa região? E, quando estiver em Porto Alegre, aproveite para dar um pulinho nessa cidade charmosa!

1. Farroupilha é uma cidade repleta de atrações

2. E de belezas naturais

3. Como parques e cachoeiras

4. E caminhos que nos levam

5. A pontos turísticos incríveis

6. E à gastronomia incrível do Sul

7. Certamente, você amar conhecer

8. Cada cantinho desse lugar

9. Que é muito rico historicamente

10. E possui uma cultura marcante

Os pontos turísticos de Farroupilha são encantadores, não é mesmo? Mas que tal aproveitar seu tour para conhecer outras cidades também? Saiba todas as dicas sobre o que fazer em Canela, outro destino perfeito para inserir no seu roteiro!