Baía Formosa: um paraíso no litoral do Rio Grande do Norte

Escrito por Gabriella Soares

Baía Formosa é um dos lugares mais bonitos do litoral nordestino e garante uma viagem inesquecível para qualquer viajante. Cercada de uma exuberante natureza e lindas falésias, a região reúne piscinas naturais e algumas das mais belas praias do Brasil. Além disso, esse é um pequeno paraíso para aventureiros e surfistas. Conheça e se apaixone por esse destino!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa de Baía Formosa

O município de Baía Formosa é localizado no litoral leste do Rio Grande do Norte. Em relação às principais capitais próximas, a cidade fica a cerca de 94 km de Natal e a 110 km de João Pessoa, na Paraíba. Para chegar até o litoral, o melhor e mais barato é viajar de carro, em um trajeto de 1h30 pela BR 101, saindo da capital.

O que fazer em Baía Formosa

Com cerca de 26 km de praias, Baía Formosa é um verdadeiro paraíso para quem deseja aproveitar todas as belezas do litoral nordestino. A cidade tem um pouco de tudo: opções para quem quer apenas relaxar e aproveitar o mar e também para quem deseja se aventurar pela natureza ou curtir as altas ondas da região. Confira abaixo os principais pontos turísticos e atividades do local:

1. Baía Formosa

A praia de Baía Formosa é uma das que apresentam as principais características do litoral da região. Além do mar de águas claras e uma orla de areia branquinha, essa praia conta ainda com belas falésias, uma parte com uma exuberante Mata Atlântica preservada e ainda altas ondas, que atraem muito aventureiros. É um lugar ideal para começar a aproveitar a cidade.

2. Praia da Cacimba

É uma das principais praias e atrai grande parte dos turistas da região. Nesse local, é possível encontrar os mais diferentes visitantes, desde os interessados em relaxar ou tomar um banho de mar até os mais aventureiros, que desejam se aventurar nas ondas – que podem chegar a alturas alucinantes. É a praia ideal para entrar no clima de férias e aproveitar as lindas paisagens.

3. Surf

Um dos maiores atrativos de Baía Formosa é que suas praias são ótimas para a prática de surf. Com um mar agitado e de águas claras, é comum encontrar muitos aventureiros aproveitando as altas ondas. Além disso, é comum também ver pequenos campeonatos sendo disputados, assim como novatos curtindo o mar. Se você gosta de surf, visitar esse litoral é uma boa ideia.

4. Mirante de Baía Formosa

O Mirante de Baía Formosa é uma das melhores formas de apreciar um pouco da beleza da região. Em uma posição privilegiada, esse mirante permite uma vista única para as praias e as falésias, que são características na área. Porém, a principal atração para se aproveitar ali é o pôr do sol – momento em que locais e turistas se reúnem para testemunhar o lindo horizonte e suas diferentes colorações.

5. Piscinas naturais

Como muitas das praias de Baía Formosa possuem rochas ou bancos de areias próximos de suas orlas, é possível aproveitar as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Esse é o momento ideal para curtir as águas aquecidas pelo sol e tomar um banho de mar. As piscinas naturais também são um ótimo lugar para as crianças, já que os pequenos podem nadar e se refrescar em segurança.

Continua após o anúncio

6. Praia de Bacupari

Com cerca de 2 km de extensão, a Praia de Bacupari é uma das melhores para curtir o mar e a paisagem, com atrações para todos os gostos. Para quem deseja relaxar, a paisagem dessa praia conta até mesmo com um Farol, além das belezas naturais do nordeste brasileiro. Já para quem quer curtir o mar, as águas também são ótimas para nadar e se refrescar, assim como para surfar.

7. Baía dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos é um dos lugares mais encantadores da região. Lá, é possível ver os golfinhos em seu habitat natural, enquanto eles se divertem entre si e, às vezes, até com os visitantes que nadam para mais longe da orla na parte da manhã. É uma experiência única e que vale muito a pena.

8. Praia do Sagi

Com ares de um verdadeiro paraíso que ainda não foi descoberto pelo homem, a Praia do Sagi é uma das melhores praias desertas para se conhecer. Sem muitas ondas ou visitantes, esse é o lugar ideal para relaxar e entrar em contato com a natureza impressionantemente preservada, além dos inúmeros bancos de areia que emergem em meio à água e fazem do cenário algo ainda mais lindo.

9. Passeio de buggy

Como em outras áreas do litoral nordestino, um passeio muito famoso em Baía Formosa é o de buggy. Essa é uma das melhores formas de conhecer a região, inclusive com trajetos que passam pela Mata Atlântica, pelas falésias características da região e por outras atrações, como lagoas e praias. Os preços do passeio variam, mas ficam em torno de R$ 200 entre os bugueiros que trabalham na região.

10. Passeio de barco

Outro passeio muito procurado na região é o de barco. Para quem deseja conhecer mais das belas praias e do litoral da cidade, essa é com certeza a melhor opção. Além das belezas da orla e do horizonte, esse passeio pode ser ainda mais encantador com a participação de golfinhos e até de um boto cor-de-rosa, que, às vezes, aparecem pelo mar.

Existem muitas atrações e belezas que podem ser encontradas e aproveitadas em Baía Formosa. Faça o seu roteiro com todos os lugares e atividades que te chamaram a atenção e monte uma viagem inesquecível. É uma aventura que vale a pena!

Hotéis e pousadas para relaxar em Baía Formosa

Para aproveitar ao máximo todas as atrações e pontos turísticos de Baía Formosa, o melhor é se hospedar na cidade. E há diversas opções para quem deseja encontrar um lugar para relaxar e desfrutar de conforto durante a viagem. Veja abaixo uma seleção dos melhores hotéis e pousadas:

  • Pouso BF – $: muito perto de Baía Formosa, essa pousada conta com jardim, terraço e churrasqueira para atrair os hóspedes. Além disso, os quartos possuem uma varanda e os animais de estimação são bem-vindos.
  • Pousada da Onça – $$: localizada à beira-mar, essa pousada conta com quartos para casais e famílias, além de possuir estacionamento e café da manhã continental ou em estilo buffet.
  • Pousada La Bonita – $$$: a aproximadamente 50 metros da praia, essa pousada conta com serviço de transfer do aeroporto, piscina ao ar livre e bar, além de um delicioso buffet de café da manhã.
  • Pousada Rio Sagi – $$$$: com diversas redes em sua varanda térrea com vista para o mar, essa pousada é puro charme. Além disso, o local conta com transfer do aeroporto e buffet de café da manhã.
  • Chalemar Hotel Pousada – $$$$: a comodidade é a marca desse hotel, que fica na Praia de Bacopari. A hospedagem conta com piscinas ao ar livre, quartos com vista para o mar e restaurante de culinária regional.

Compare as opções e escolha a que tem mais a ver com você e com a viagem que está planejando. Seja qual for o hotel ou a pousada, uma coisa é certeza: você vai ter muito conforto e a facilidade de estar próximo das principais praias e pontos turísticos de Baía Formosa.

Vídeos sobre a cidade para você se preparar

Antes de visitar um novo destino, é sempre recomendado que você se prepare e conheça um pouco mais sobre o local. E sua viagem para Baía Formosa não deve ser diferente. Pensando nisso, separamos os melhores vídeos de viajantes que já foram até essa charmosa cidade. Confira:

Tudo de melhor para curtir com amigos e família

Nesse vídeo do canal Tacio Adventures, é possível conhecer os principais pontos turísticos dessa linda cidade, com todas as suas praias e atividades.

Aventuras infinitas por terras

Para quem deseja curtir grandes aventuras e conhecer toda a natureza e o litoral de Baía Formosa, o melhor é um passeio de buggy. Veja nesse vídeo do Canal OFF!

Muita emoção e esporte para curtir o mar

Já nesse outro vídeo do Canal OFF, é possível conferir um dos esportes mais praticados em Baía Formosa: o surf. Toda a cidade é um point para os surfistas, com águas ideais para aproveitar as ondas.

A beleza do litoral do Rio Grande do Norte

Com esse vídeo do canal Eu Nasci Pra Viajar, você confere todos os detalhes da viagem de Natal até a cidade de Baía Formosa, além de conhecer um pouco mais da região e suas lindas praias.

Paisagens de tirar o fôlego em Baía Formosa

Já nesse detalhado vídeo do canal Drones Natal, é possível ver as principais paisagens da cidade e da região, com algumas das praias mais belas do Brasil.

Não deixe de anotar as dicas sobre esse lindo destino e se preparar para a sua própria viagem – principalmente se você pretende aproveitar o mar para surfar ou se aventurar por um passeio de buggy. Lembre-se de que a sua segurança está em primeiro lugar.

20 fotos encantadoras de Baía Formosa para te convencer a conhecê-la

Com uma exuberante natureza e praias verdadeiramente paradisíacas, os grandes atrativos de Baía Formosa são as suas deslumbrantes paisagens. E são exatamente elas que vão te convencer que você precisa conhecer essa linda parte do Rio Grande do Norte, que reúne as melhores características do litoral nordestino. Veja abaixo toda a beleza dessa cidade:

1. As praias são os lugares mais famosos de Baía Formosa

2. Um lugar ideal para os aventureiros aproveitarem grandes ondas

3. Assim como para relaxar e curtir o lindo litoral nordestino

4. Esse também é um lugar muito procurado por casais

5. Principalmente pelo visual da romântica Praia da Cacimba

6. Com incríveis rochas que embelezam a paisagem

7. Outro lugar maravilhoso é o Mirante de Baía Formosa

8. Que conta com uma linda vista do mar e da natureza da região

9. As piscinas naturais também são muito procuradas pelos visitantes

10. Assim como a Praia de Bacupari, com seu visual paradisíaco

11. Que possui diversas e divertidas dunas próximas ao mar

12. Outro ponto muito popular na região é a Baía dos Golfinhos

13. Com falésias e rochas que embelezam sua orla

14. Baía Formosa é um lugar onde se respira beleza e tranquilidade

15. Aproveite o mar da deserta Praia do Sagi

16. Com bancos de areia que cortam o mar de forma impressionante

17. E pontos em que a natureza continua muito preservada

18. A natureza é uma das características dessa região

19. Baía Formosa é um lugar simplesmente incrível

20. Com um visual de tirar o fôlego, principalmente no pôr do sol!

Esse é realmente um lugar maravilhoso, não é? Aproveite todas as belezas e atrações de Baía Formosa e do impressionante litoral do Rio Grande do Norte. E já que você vai estar pela região, não deixe de conhecer também outro lindo destino da área: Barra do Cunhaú, com praias de águas transparentes e ilhas desertas.