Guia: roteiro completo de viagem aos Lençóis Maranhenses

Escrito por Débora Silva

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais belos e desejados do Brasil. A unidade de conservação brasileira está localizada na região nordeste do estado do Maranhão, tendo a sua área de 156.584 ha distribuída pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

Os Lençóis Maranhenses contam com uma paisagem estonteante, formada por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes, e dunas branquinhas.

Conhecer a beleza fascinante dos Lençóis Maranhenses é o sonho de muita gente e, não por acaso, o parque nacional é um dos principais destinos turísticos do estado do Maranhão. Se você está pensando em ir aos Lençóis Maranhenses, confira aqui as principais dicas para você planejar o seu passeio e aproveitá-lo ao máximo.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses?

Ao planejarmos uma viagem, é comum nos preocuparmos se determinada época é a melhor para visitar aquele destino que tanto almejamos. Será que podemos ir ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em qualquer época do ano? As visitas são permitidas durante todo o ano e você encontrará lagoas para se banhar em todas as épocas, no entanto, a falta de chuvas pode esvaziar algumas delas em certos períodos do ano. Por isso, existe sim um período mais favorável para visitar o lugar.

Recomenda-se ir aos Lençóis Maranhenses entre junho e início de setembro, época em que você encontrará as lagoas cheias e o tempo bom. Em meados de outubro até dezembro, as lagoas encontram-se mais secas; nos meses de janeiro a abril, as lagoas estarão enchendo, por ser a época das chuvas.

Como chegar aos Lençóis Maranhenses?

A porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o município de Barreirinhas, a 250 km de distância da capital maranhense, que é cercada pelas águas escuras do rio Preguiças e a mais estruturada no entorno do local. Também há passeios a partir de Atins e Santo Amaro do Maranhão. O aeroporto mais próximo é o de São Luís. A partir de São Luís, você poderá chegar a Barreirinhas de ônibus, van ou táxi.

Para conhecer o parque, você precisará do apoio das agências de turismo, pois todos os passeios são feitos em grupo, em veículos como jipes ou jardineiras. Apenas veículos credenciados podem entrar na reserva, além de ser necessário acompanhamento de um guia credenciado.

Passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses

O Parque dos Lençóis conta com dezenas de atrações. Para conhecer todas elas, podem ser necessários até 7 dias de estadia. Confira a seguir alguns dos passeios imperdíveis no local:

1. Lagoas Azul e Bonita

Se você tem poucos dias, opte por conhecer o básico, como as lagoas Azul e Bonita. O acesso a essas lagoas é permitido apenas com veículos com tração nas quatro rodas ou barco.

A Lagoa Azul é uma imensa piscina de coloração que faz jus ao nome, sendo considerada a atração mais bonita nas redondezas de Barreirinhas.

O Circuito Lagoa Bonita exige a escalada de uma duna de 40 metros de altura, que é recompensada pelas paisagens e banhos refrescantes.

2. Lagoa da Esperança

A Lagoa da Esperança é perene e pode ser visitada o ano inteiro, sendo um ponto obrigatório durante o período de estiagem. É circundada por uma densa vegetação de restinga e divide os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro.

3. Praias

Saindo de barco de Barreirinhas, você também poderá visitar algumas lindas praias, como Barra do Tatu, Moitas, Morro do Boi, Ponta do Mangue e Vassouras.

4. Passeio de voadeira

Barreirinhas também conta com outro passeio clássico: a voadeira (uma pequena lancha com capacidade para até 10 pessoas) que percorre o rio Preguiças em direção ao mar. São três as paradas do passeio: Vassouras; a vila de pescadores Mandacaru, que conta com o farol da Marinha; e o maravilhoso refúgio denominado Caburé, onde o viajante pode tomar um banho de mar.

5. Flutuação pelo Rio Formiga

No povoado de Cardosa, é possível fazer um passeio bem relaxante: a flutuação em boias pelo Rio Formiga. A tranquila descida no rio dura aproximadamente 60 minutos.

6. Sobrevoo no Parque Nacional

Se você quiser ver os Lençóis do alto e não tem medo de monomotor, poderá reservar um passeio panorâmico com duração de 25 a 30 minutos.

7. Atins

Se você ainda tiver alguns dias na região, vale a pena conhecer o pequeno vilarejo de pescadores situado entre o Oceano Atlântico e a foz do Rio Preguiças. O povoado conta com um estilo rústico de vida e é excelente para quem busca paz e tranquilidade.

Onde ficar hospedado nos Lençóis Maranhenses

Como já foi dito, Barreirinhas é a principal porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Em sua maioria, as acomodações são simples, mas há opções com diferentes faixas de preço.

Confira a seguir 7 opções de hospedagem em Barreirinhas:

1. Pousada Toca dos Aventureiros

A Pousada Toca dos Aventureiros é reconhecida como uma excelente opção de hospedagem em Barreirinhas. Com terraço ao ar livre e área de praia privativa, a pousada também dispõe de cozinha de uso comum estacionamento.

Está localizada a 8 km da Igreja e a 1,6 km da prefeitura da cidade. O preço costuma ser mais alto que o de outras acomodações parecidas na cidade.

2. Porto Preguiças Resort

Situado a 2 km do centro de Barreirinhas e em frente ao Rio Preguiças, o Porto Preguiças Resort, hotel bem-estruturado, dispõe de 2 piscinas com bar e espreguiçadeiras, além de quartos aconchegantes, uma academia e uma quadra poliesportiva. Os preços costumam ser mais elevados que o de outras opções na cidade.

3. Pousada Paraíso dos Lençóis

Reconhecida pelo público e por sites especializados, esta pousada está localizada a 50 m das margens do Rio Preguiça, a 1 km da praia e a 40 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os preços costumam ser mais elevados que o de outras acomodações parecidas na cidade.

4. Pousada do Riacho

Situada a 15 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Pousada do Riacho dispõe de chalés privativos com paredes em tijolo e equipados com ar-condicionado, frigobar, TV e varandas. Os animais de estimação são permitidos mediante pedido.
Os preços estão dentro da média.

5. Pousada Atairu

Com uma excelente localização, a Pousada Atairu dispõe de quartos com ar-condicionado e TV via satélite. É indicada para quem gostaria de economizar na hospedagem, pois costuma ter preços mais baixos que os de propriedades parecidas na mesma cidade.

6. Pousada Jatobá

Encontrar hotel e pousada

Esta pequena pousada dispõe de quatro quartos: duplo, quádruplo, triplo básico com banheiro compartilhado e quarto quádruplo com banheiro compartilhado. Os preços da Pousada Jatobá costumam estar entre os mais baixos da cidade.

Lugares para comer

Durante uma viagem, um fator muito importante é a escolha de um bom restaurante para almoçar e jantar. Aqui estão 5 dicas de locais imperdíveis para se alimentar nas proximidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

1. O Bambu

Localizado no centro de Barreirinhas, este restaurante se destaca por apresentar um cardápio bastante variado: comida japonesa, brasileira, contemporânea e frutos do mar.

2. A Canoa

Também localizado no centro de Barreirinhas, A Canoa serve comida regional e pizzas ao forno à lenha, além de entradas com especialidades de petiscos, como os bolinhos de macaxeira recheados.

3. Porto Preguiças

Reconhecido pelo público como um restaurante de muita qualidade, o Porto Preguiças oferece pratos como a peixada de pescada amarela e a moqueca capixaba de lagostins.

4. Bambaê

O Bambaê funciona nos fundos da pousada Encantes do Nordeste, à beira do Rio Preguiça. É uma excelente opção para um almoço muito saboroso ou jantar, com música ao vivo.

5. Restaurante Cantos dos Lençóis

Localizado em Atins, o restaurante Cantos dos Lençóis é reconhecido pelo público como um dos melhores lugares para se alimentar na região. O destaque do estabelecimento é o camarão grelhado, de sabor surpreendente.

Dicas gerais para você que vai aos Lençóis Maranhenses pela primeira vez

Antes de ir até os Lençóis Maranhenses, é importante ficar atento a algumas questões importantes para aproveitar o seu passeio ao máximo.
Confira a seguir algumas dicas gerais:

  1. Lembre-se que você estará em contato direto com a natureza e com um sol bastante quente. Leve roupas leves, como shorts e camisetas, além de roupa de banho, chapéu/boné e sandálias.
  2. O protetor solar é completamente indispensável! Nas dunas não há sombras. Óculos escuros e repelente também são itens fundamentais.
  3. Leve garrafa de água e alimentos que não estraguem para as dunas. Você sentirá sede e pode querer comer algo, mas na região não há locais para comprar alimentos. Lembre-se de acondicionar o lixo adequadamente para levá-lo de volta.
  4. Ao escolher os passeios que vai fazer, é importante considerar o seu condicionamento físico e nível de experiência.
  5. Planeje-se. É importante certificar as datas em que as lagos estarão cheias. Se você programar os passeios para a tarde, poderá apreciar um belíssimo pôr-do-sol.
  6. Os preços dos passeios podem variar e, por isso, pode ser interessante andar um pouco antes de fechar com uma agência.

10 fotos para você se apaixonar pelos Lençóis Maranhenses

Vamos aguçar a sua vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses:

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

Os Lençóis Maranhenses são considerados pedacinhos do paraíso! Se você ainda tinha dúvidas de que a região merece uma visita, ao ver as fotos elas se dissipam, não é mesmo? Além da paisagem exuberante, as cidades da região estão prontas para receber os viajantes durante todo o ano, com muita alegria, boas opções de hospedagem e de alimentação.

PARA VOCÊ