7 dicas para curtir uma aventura radical até o pico Dedo de Deus

O Pico Dedo de Deus é um dos atrativos naturais mais surpreendentes do estado do Rio de Janeiro. Localizado a 1.692 metros de altitude, o destino é conhecido como símbolo do montanhismo no Brasil, com paisagens de tirar o fôlego. Além disso, o local é o preferido dos mais aventureiros. A seguir, confira como aproveitar esse destino fascinante!

Publicidade

Onde fica o Dedo de Deus

O Dedo de Deus está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no município de Guapimirim. O pico possui mais de 1.600 metros de altitude e está situado entre as montanhas e florestas da Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro. Seu nome, Dedo de Deus, vem do formato das suas rochas, que lembram uma mão fechada apontando para o céu.

Como chegar

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado a cerca de 80 km da cidade do Rio de Janeiro. Para chegar à sua sede, em Guapimirim, basta seguir pelas rodovias BR-040 e BR-116. Se preferir, você também pode chegar por Teresópolis ou Petrópolis, cidades vizinhas ao destino.

Por fim, é importante lembrar que a melhor forma para visitar o Dedo de Deus é de carro. Assim, é possível ter autonomia para transportar os equipamentos de escalada e para explorar melhor as belezas da região.

Dicas e informações sobre a aventura até o Dedo de Deus

O Dedo de Deus é uma das atrações mais conhecidas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e, aliás, atrai visitantes do mundo inteiro. Porém, para se juntar ao time de aventureiros, é preciso conhecer mais detalhes sobre a trilha e a escalada que levam até o atrativo. A seguir, confira informações úteis sobre a montanha:

1. Aspectos naturais

O Dedo de Deus está situado a 1.692 metros de altitude e, por isso, é considerado um dos maiores picos do país. O atrativo está localizado na região da Serra dos Órgãos, que possui uma rica biodiversidade e paisagens lindas da Serra do Rio de Janeiro. Um fato curioso é que a primeira escalada até o pico foi realizada em 1912, fato que tornou a atração um símbolo do Montanhismo no Brasil.

2. A escalada

Para subir o Pico Dedo de Deus, é preciso realizar uma trilha, com início no alto da Serra de Guapimirim, próxima ao restaurante Paraíso da Serra. O trajeto começa com uma trilha em meio à mata nativa e depois com escaladas em diferentes tipos de rocha. O local conta com cabos de aço que auxiliam no percurso, entretanto também exigem bastante condicionamento físico. A escalada até o cume da montanha pode levar entre 12h e 24h, caso outras pessoas estejam escalando no mesmo dia.

Publicidade

3. Como visitar

Para visitar o atrativo, é preciso receber uma autorização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Cada visitante precisa preencher um Termo de Conhecimento de Riscos e Normas disponível no site do parque. No dia da trilha, basta entregar o documento na portaria e começar a aventura. Vale lembrar que o programa é gratuito e a sede do parque funciona diariamente das 8h às 16h.

4. Quando ir

A melhor época para visitar o Dedo de Deus é no inverno, entre os meses de maio e agosto. Dessa forma, você encontrará um clima agradável para realizar a trilha, sem chuvas ou raios. Além disso, nesse período, é possível desfrutar de um céu de brigadeiro, ou seja, sem nuvens e completamente limpo.

5. O que levar

Como a escalada até o Dedo de Deus pode levar até um dia, é preciso estar preparado. Por isso, leve água, lanches e barras de cereais para realizar a trilha. Também não dispense agasalhos, mochila, lanternas e itens de proteção para escaladas, como luvas e capacete.

6. O que vestir

Existem alguns itens básicos que não podem faltar na hora de praticar escalada. Para esse tipo de aventura, use tênis ou botas próprias para o montanhismo, calça fechada e camisas de manga longa. Outra boa opção é usar camisas térmicas para se proteger do frio da Serra.

7. Mirante do Soberbo

Por fim, caso você não queira praticar montanhismo ou não tenha experiência, também pode visitar o Dedo de Deus. Para isso, basta visitar o Mirante do Soberbo, localizado na BR-116, entre as cidades de Teresópolis e Guapimirim. Do local, é possível avistar a montanha por completo, assim como outros cenários lindos da Serra dos Órgãos.

Com essas informações, com certeza, você irá curtir uma aventura em segurança até o Dedo de Deus. Use as dicas para preparar melhor o seu roteiro e divirta-se visitando uma das montanhas mais imponentes do país!

Onde se hospedar perto do Dedo de Deus

Como a trilha até o Dedo de Deus exige bastante disposição e energia, é importante descansar antes e depois da aventura. Por isso, confira as melhores opções de hospedagens para você considerar na viagem. As sugestões mais próximas ficam em Teresópolis e também em Guapimirim:

  • Pousada Berro D’água – $$: essa opção tem uma boa localização e é ideal para quem busca economizar na viagem. Ela possui quartos bem equipados e acessíveis, piscina ao ar livre e um excelente atendimento. O seu diferencial fica por conta do café da manhã elogiado pelos visitantes.
  • Hotel Vila Nova – $$: essa opção oferece quartos confortáveis e é a escolha perfeita para casais. Localizada em Teresópolis, ela conta com piscina, um bom café da manhã e estacionamento gratuito. O seu ponto alto está no custo-benefício.
  • Pousada Nascente Pequena – $$$: essa sugestão possui quartos grandes e completos, portanto é uma boa escolha para uma viagem em família. O espaço também conta com ambientes modernos, bom atendimento e serviços de bem-estar. O seu diferencial está em oferecer atividades de lazer para aproveitar a região.
  • Pousada Terê Parque – $$$: essa opção é ideal para casais, pois conta acomodações modernas e muito confortáveis. O espaço também dispõe de quartos de luxo, bom café da manhã e uma vista privilegiada das montanhas. O seu destaque fica por conta da excelente localização.

A partir dessas opções de estadia, você garantirá o conforto e descanso necessários para a viagem. Escolha a hospedagem que mais combina com o seu roteiro e aproveite muito as belezas do destino.

10 fotos lindas do Dedo de Deus para você admirar

Depois de ficar por dentro de dicas valiosas sobre o Dedo de Deus, confira cliques caprichados de quem já conhece o destino. As fotos são lindas e retratadas por diversas perspectivas. Olha só:

Publicidade

1. Se você é um viajante que curte uma boa aventura

2. E não dispensa um contato intenso com a natureza

3. Precisa conhecer o Pico Dedo de Deus!

4. Essa imponente montanha é uma das mais belas do país

5. E conta com paisagens de tirar o fôlego!

6. Além disso, o destino é perfeito para praticar escalada

7. Rende fotos lindíssimas

8. E, claro, momentos marcantes para toda a vida…

9. Sem dúvida, é um convite irrecusável para quem curte adrenalina

10. E pretende viver uma viagem inesquecível!

O Pico Dedo de Deus certamente encherá os seus olhos com tantas belezas naturais. Não demore para se aventurar por esse destino único e faça logo os seus próprios registros!

Vídeos sobre o Dedo de Deus para inspirar ainda mais a sua aventura

Um pouquinho de informação a mais sobre o próximo destino é sempre uma boa pedida. Portanto, a seguir, veja vídeos com mais detalhes e dicas sobre o Dedo de Deus. A seleção é variada e traz feedbacks de quem já conhece o destino. Olha só:

Como é a escalada até o Dedo de Deus

Nesse vídeo, uma aventureira mostra como é a trilha e a escalada até o Dedo de Deus, inclusive, todos os desafios que envolvem o passeio. Além disso, ela traz dicas e informações úteis que podem ser relevantes para a sua aventura. Sem dúvida, vale a pena assistir.

Publicidade

Imagens aéreas do Dedo de Deus

Conheça o Pico Dedo de Deus por meio de imagens lindas. Nesse vlog, um viajante fez questão de registrar as paisagens exuberantes do local. Vale muito a pena conferir essa aventura, pois as imagens são impressionantes e com riqueza de detalhes.

Trilha do Poço Verde

Depois de viver uma aventura única até o Dedo de Deus, que tal fazer a Trilha do Poço Verde? A atração também faz parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e é uma boa opção para relaxar. Nesse vídeo, você vai conhecer todas as dicas para curtir o programa e, com certeza, irá se apaixonar ainda mais pela região.

Curtiu o roteiro? Então, arrume logo as malas e aventure-se até o Dedo de Deus. Paisagens lindas e muita adrenalina te esperam por lá. Que tal estender o passeio e visitar Teresópolis? A cidade fica próxima ao destino e conta com atrativos naturais maravilhosos.