Formosa: a cidade ideal para fazer ecoturismo no cerrado goianiense

Escrito por Gabriella Soares

Formosa é uma cidade de Goiás que é o sonho de todo viajante que aprecia aventuras. Com o melhor do cerrado brasileiro, é possível encontrar diversas belezas naturais nessa região, como cachoeiras, fontes, poços e cavernas. Se o que você busca é uma viagem emocionante, poderá fazer trilhas, rapel e mergulho por lá. Conheça mais e se apaixone!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Formosa e como chegar

Localizada no estado de Goiás, Formosa é uma das cidades conhecidas como berço das águas do cerrado brasileiro. Ela fica a 110 km de Brasília e cerca de 280 km de Goiânia. Para chegar até lá partindo de Brasília, é só pegar a Rodovia BR-20, em uma viagem direta. Já de Goiânia, siga na BR-153 e, depois, entre na GO-118 até a entrada para a cidade.

O que fazer em Formosa, Goiás

Sendo um verdadeiro paraíso natural em Goiás, Formosa possui diversos pontos turísticos e atrações para serem aproveitadas. Veja abaixo as melhores alternativas para aproveitar a natureza e se divertir nessa encantadora cidade goianiense:

1. Salto do Itiquira

Salto do Itiquira é, talvez, a mais procurada atração de Formosa, pois é a sétima cachoeira mais alta do Brasil, com aproximadamente 168 metros de altura. Não é possível curtir as águas logo abaixo de sua principal queda, por questão de segurança. Porém, há também pequenas quedas d’água, que se formaram a partir do Salto, onde é possível entrar e aproveitar para se banhar.

2. Buraco das Araras

Esse é um lindo lugar que serve de abrigo para aves, como o nome indica, além de ser um point para os viajantes aventureiros. A atração é, basicamente, uma cratera de 1 km de diâmetro e 95 metros de profundidade. Nesse local, é possível descer de rapel, além de observar as belas araras que sobrevoam o buraco. Por segurança, essa é uma aventura que precisa de guia.

3. Poço Azul

Um pouco mais distante do centro de Formosa, no Distrito do Bezerra, fica o incrível Poço Azul. A lagoa de águas incrivelmente azuis é ideal para o banho e para dar um mergulho, já que, como suas águas são cristalinas, é possível observar os pequenos peixes e a vida marinha do local. É um lugar realmente incrível e muito procurado por casais, por ser um cenário muito romântico.

4. Cachoeira do Indaiá

Com fácil acesso por meio de uma trilha de cerca de 1 km, a Cachoeira do Indaiá é ideal para quem está procurando um lindo lugar para aproveitar e relaxar. Essa cachoeira tem uma queda d’água de 15 metros de altura e um poço ideal para o banho. Além disso, Indaiá fica relativamente próxima de outras quedas de Formosa, como a Véu da Noiva e o Salto do Itiquira.

5. Buraco das Andorinhas

O Buraco das Andorinhas é uma caverna de 200 metros de profundidade – uma das aventuras mais famosas de Formosa. Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha considerada difícil, por seu trajeto íngreme. Quando você estiver no Buraco, é possível fazer rapel e, quando chegar lá embaixo, vai encontrar a grande atração: uma lagoa de águas cristalinas que é simplesmente linda.

Continua após o anúncio

6. Poços Verdes

Localizados dentro do Sítio Arqueológico de Bisnau, os Poços Verdes são uma dupla de pequenas lagoas que contam com águas de lindas cores esverdeadas: o Poço Libriana Lua e o Poço da Lontra. Além do lindo cenário que é possível encontrar nesses locais, ainda é possível nadar, se refrescar e aproveitar as hidromassagens naturais nas pequenas quedas que formam os dois poços.

7. Cachoeira do Bisnau

Esse é um ponto turístico muito procurado na região de Formosa e fica dentro do Sítio Arqueológico de Bisnau. A cachoeira conta com uma queda d’água de cerca de 88 metros de altura, que possibilita a prática de rapel. Além disso, as águas são refrescantes e possuem uma linda coloração azul esverdeada. A entrada custa cerca de R$ 50.

8. Sítio Arqueológico Toca da Onça

O local fica em uma reserva particular próxima ao centro da cidade. Lá, é possível encontrar formações de rocha calcária que são consideradas raras, além de impressionantes pinturas rupestres que são de 4500 anos atrás, segundo as estimativas. Uma vez que o sítio está em uma reserva particular, é necessário realizar agendamento prévio para visitar. O telefone para agendamento é (61) 3981-1234.

9. Lagoa Feia

Lugar mais tranquilo em Formosa, a Lagoa Feia é ideal para quem quer praticar esportes aquáticos. É nesse belo lugar, próximo ao centro da cidade e com cerca de 100 metros de profundidade, que muitas pessoas praticam canoagem, stand up paddle e pescaria. Também é possível alugar jet ski, pedalinho e até contratar um passeio de lancha. Os valores para cada esporte variam, mas é possível encontrar vendedores na região.

10. Caverna Escaroba

A Caverna Escaroba é um ponto turístico pouco famoso entre as outras belezas de Formosa, mas que guarda um cenário verdadeiramente incrível. Essa caverna tem um espaço apertado, mas é acessível por meio de rapel por uma claraboia. Lá dentro, os visitantes encontram formações rochosas incríveis, além de uma impressionante e pequena cachoeira que torna o lugar ainda mais belo. Vale a pena conhecer!

11. EcoBocaina

Localizada na Fazenda Bocaina, o EcoBocaina é uma das melhores experiências de ecoturismo que um visitante pode encontrar em Formosa. Em quase 600 hectares, é possível encontrar uma área preservada há décadas, com diversas nascentes de água doce. Além disso, há diversas trilhas que cortam a fazenda, e todas têm vistas incríveis para a rica natureza da região – como o Vale do Paranã, com altos paredões, poços e cachoeiras.

12. Restaurantes

Sendo uma cidade voltada quase exclusivamente para o ecoturismo, Formosa não possui muitas atrações para quem procura o que fazer à noite. No entanto, uma das melhores formas de relaxar após suas aventuras na exuberante natureza da cidade é experimentar um pouco da culinária da região. Para isso, nada melhor do que os restaurantes que ficam espalhados pela cidade, todos com deliciosas opções para os visitantes.

Todos esses são locais e atividades maravilhosas para aproveitar o melhor da cidade. Faça seu roteiro e aproveite uma viagem inesquecível para esse lugar encantador e cheio de natureza!

Onde se hospedar

A melhor forma de aproveitar completamente a cidade de Formosa é ficar hospedado na região. Assim, você fica próximo dos principais pontos turísticos e ainda tem um lugar para relaxar e se recuperar das suas aventuras. Veja abaixo os principais hotéis e pousadas por lá:

  • Hotel New – $: esse hotel oferece estacionamento privativo e quartos equipados com ar-condicionado, além de um delicioso café da manhã em estilo continental.
  • Hotel Divisão – $$: com área de estar, esse charmoso hotel também oferece estacionamento privativo e quartos bem equipados, com ar-condicionado, guarda-roupa e TV de tela plana.
  • Rio Preto Hotel – $$$: já esse hotel é famoso por seu buffet de café da manhã, além dos quartos com varanda e vista para a cidade.
  • Sofisticatto Park Hotel – $$$$: uma opção mais luxuosa em Formosa, esse hotel conta com serviço de quarto 24 horas, piscina, academia e bar próprios.

Considere as características e preços desses hotéis e pousadas e escolha o lugar ideal para a viagem que você está planejando. Assim, você garante não apenas praticidade, mas também muito conforto para aproveitar todos os lindos pontos turísticos.

Vídeos sobre Formosa para você se preparar para sua viagem

Como essa é uma viagem de ecoturismo, é muito importante se preparar e garantir que sua aventura seja segura. Pensando nisso, separamos abaixo os melhores vídeos para que você planeje seus passeios. Confira:

Uma cidade que merece a sua visita

Com diversos pontos turísticos, esse vídeo do canal Couple Mídia apresenta alguns dos locais mais procurados e as paisagens mais bonitas da cidade de Formosa.

Diversos pontos turísticos e belezas para conhecer

Já nesse vídeo produzido pela Secretaria de Turismo de Formosa GO, é possível conhecer mais pontos de interesse da cidade – inclusive locais do centro que, muitas vezes, podem passar despercebidos pelos visitantes.

A incrível beleza do Salto do Itiquira

Com esse vídeo do canal da Nina Ferreira, é possível conhecer os detalhes de um dos principais pontos de Formosa: o Salto do Itiquira, uma cachoeira com queda d’água de 168 metros de altura.

O maravilhoso Poço Azul de Formosa

Quer conhecer mais do Poço Azul, considerado um dos poços de cor mais surpreendente do Brasil? Veja esse rápido vídeo do canal Vai Pra Onde Lukinha!

Buraco das Araras: um lugar lindo e surpreendente

Esse vídeo do canal do Isaac David permite conhecer em detalhes a beleza do Buraco das Araras, um lugar muito procurado na cidade e que impressiona qualquer visitante.

Não deixe de anotar essas informações e dicas de quem já teve maravilhosas experiências em Formosa!

15 fotos de Formosa que vão te convencer a conhecer essa cidade

Sem dúvidas, os maiores atrativos da cidade de Formosa são suas belas paisagens naturais. Alguns desses lugares são verdadeiramente únicos e, por si só, valem uma viagem. Para te mostrar tudo que te espera nesse charmoso destino, reunimos as melhores fotos de quem já aproveitou toda essa exuberante natureza. Acompanhe:

1. Uma das principais atrações de Formosa é o Salto do Itiquira

2. Ele é a sétima cachoeira mais alta do Brasil

3. Outro lugar maravilhoso e radical é o Buraco das Araras

4. Que é muito procurado por aventureiros para praticar rapel

5. Assim como o Poço Azul, que é popular entre os casais viajantes

6. E também entre os mergulhadores, já que suas águas são cristalinas

7. Formosa ainda tem outros belos lugares, como a Cachoeira do Indaiá

8. Que é quase tão impressionante como o Buraco das Andorinhas

9. Um local muito procurado pelos viajantes mais aventureiros

10. Existem ainda novas atrações, como os lindos Poços Verdes

11. Que ficam próximos da maravilhosa e famosa Cachoeira do Bisnau

12. Visite também o Sítio Arqueológico Toca da Onça

13. Se você quer tranquilidade, vá até a Lagoa Feia

14. E se busca aventuras, procure a pouco conhecida Caverna Escaroba

15. As belezas naturais de Formosa são de tirar o fôlego!

Formosa é uma cidade linda e realmente encantadora. Não deixe de se maravilhar com seu lindo visual e conhecer as aventuras radicais que ela pode te proporcionar. E já que você vai estar aproveitando a natureza e a cultura local, não deixe de conhecer também a capital de Goiás e conferir o que fazer em Goiânia.