Descubra a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa – MG, uma das sete maravilhas da Estrada Real

A Gruta da Lapinha é um dos passeios mais famosas do estado de Minas Gerais. Suas formações rochosas são fascinantes e atraem pessoas de diversos lugares do mundo. Confira dicas e informações importantes para conhecer esse importante ponto turístico.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha fica localizada dentro do Parque Estadual do Sumidouro, no município de Lagoa Santa-MG. É uma das cavernas que compõe a Rota das Grutas de Peter Lund, um circuito turístico que envolve também a Gruta do Rei do Mato, a Gruta do Maquiné e outras atrações da cidade.

Belo Horizonte fica a apenas 22 km de distância do local, de modo que esse passeio pode fazer parte de sua visita a essa capital.

Como chegar

O aeroporto mais próximo da Gruta da Lapinha é o Aeroporto Belo Horizonte Confins. Ele fica localizado a apenas 6 km da cidade de Lagoa Santa. A partir do aeroporto, você pode alugar um veículo e chegar à Gruta da Lapinha em menos de 30 minutos.

História da Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha é considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real, em Lagoa Santa. Ela foi formada a partir de rochas calcárias que se originaram de restos marinhos da bacia do Rio das Velhas.

A caverna foi descoberta no ano de 1835, pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund. Este homem é considerado o pai da paleontologia brasileira. O local possui 40 m de profundidade, 511 m de extensão e a área que pode ser visitada representa 300 m desse total.

O interior da gruta possui salões iluminados com luzes de led. Você vai encontrar um belo salão com gotejamento de água, labirintos e formações rochosas incríveis, compostas por calcita, um dos principais minerais formadores de rochas.

Publicidade

Dicas e informações importantes para quem vai conhecer a Gruta da Lapinha

Quem está visitando a gruta pela primeira vez ou para quem quer aproveitar ainda melhor a visita, é importante considerar algumas dicas e informações:

1. Visita guiada ao interior da Gruta da Lapinha

Para visitar a Gruta da Lapinha é preciso fazer o agendamento no site do Circuito das Grutas de Minas Gerais. A visita guiada é feita em grupos de até 20 pessoas e o percurso dura cerca de 40 min. O grau de dificuldade é considerado médio, pois o local possui escadas que dão acesso a diferentes salões e galerias.

2. Salões interligados

Os salões da gruta são interligados por escadas e cada um deles recebe um nome relacionado a uma imagem com a qual se parecem. Alguns exemplos são os salões do Véu da Noiva, Cascata de Luz, Salão de das Cortinas, Couve-Flor, Presépio e Sino. O salão com gotejamento de água é considerado como o mais belo de toda a gruta.

3. Museu Arqueológico da Lapinha

A visita guiada tem início no Museu Arqueológico da Lapinha. Ele fica localizado na entrada da gruta e é um importante centro arqueológico do estado de Minas Gerais. O museu possui um acervo com mais de 8 mil peças e é composto por ossadas humanas, fósseis minerais, artefatos cerâmicos e líticos e animais taxidermizados.

4. Orientações gerais

Não deixe de conferir algumas orientações gerais. Mas lembre-se que algumas informações podem mudar de tempos em tempos, então confirme todas elas no site antes da sua viagem.

  • O horário de funcionamento é das 08h30 às 17h, sendo a última visita à gruta realizada às 16h;
  • O valor da entrada é de R$25. Estudantes pagam meia entrada e pessoas acima de 60 anos não precisam pagar;
  • O uso de sapatos fechados é obrigatório por medida de segurança;
  • O passeio não é recomendado para crianças com menos de 5 anos, portadoras de imunodeficiência, pessoas claustrofóbicas ou que tenham alguma dificuldade de locomoção.

5. Pinturas Rupestres

É possível encontrar diversas pinturas rupestres em alguns pontos do interior da caverna. Os desenhos são de grande importância arqueológica, pois guardam um pouco da história da gruta. Você pode se deparar com diversos deles no decorrer da visita guiada.

6. Trilha da Travessia e Escalada

O ingresso para visitar a gruta também dá direito ao acesso à Trilha da Travessia e Escalada. Para as pessoas mais corajosas, essa é uma atividade bem atrativa que vale realizar pelo menos uma vez.

A Gruta da Lapinha é um local de extrema importância arqueológica para a cidade de Lagoa Santa. Aproveite para contemplar cada momento do seu passeio e registrar fotos incríveis dessa viagem.

10 fotos da Gruta da Lapinha para admirar a beleza natural do local

As formações do interior da gruta criam imagens belíssimas e merecem ser eternizadas. Veja aqui 10 fotos impressionantes que mostram um pouco da beleza da Gruta da Lapinha:

Publicidade

1. Visitar a Gruta da Lapinha

2. É fazer um passeio arqueológico fantástico

3. As formações naturais possuem uma beleza espetacular

4. As escadas facilitam a exploração do lugar

5. Algumas formações rochosas são simplesmente magníficas

6. Possuem uma beleza única e indescritível

7. Ficam ainda mais bonitas com o efeito de iluminação da caverna

8. É uma atração que certamente vale a pena conferir

9. Visitar a Gruta da Lapinha em Lagoa Santa

10. É um passeio muito interessante para se fazer em conjunto

O que achou de cada uma dessas imagens? É difícil não se encantar pela beleza desse local. Comece já a planejar a sua viagem para conferir de perto essa atração.

Um pouquinho sobre a Gruta da Lapinha para explorar antes mesmo de viajar

Nos vídeos a seguir, você pode conferir de perto a Gruta da Lapinha de forma mais detalhada, entendendo melhor como é a visita ao interior da gruta:

Um passeio pela Gruta da Lapinha

Nesse vídeo, você vai acompanhar um passeio pela gruta, iniciando no Museu Arqueológico da Lapinha. O mais interessante é ver algumas das peças que ficam em exposição e a vista da parte de cima de uma das escadas da caverna.

Publicidade

A beleza das formações rochosas

Confira um pouco mais sobre a experiência da visita guiada até o interior da gruta. As formações rochosas iluminadas presentes no vídeo garantem muito mais beleza à atração.

Um olhar mais próximo da Gruta da Lapinha

Nesse vídeo você vai poder conferir as formações rochosas do interior da gruta de maneira mais detalhada. A iluminação da caverna ajuda bastante para que os turistas possam admirar cada cantinho dessa atração incrível.

O que achou desse destino? Se você está planejando conhecer a Gruta da Lapinha, pode pensar também em explorar outras cidades mineiras e nada melhor do que conhecer a capital. Então confira aqui o que fazer em Belo Horizonte e boa viagem!