10 atrações incríveis em Huacachina, o Oásis da América no Peru

Escrito por Liz Santana

Huacachina é um pequeno povoado localizado na cidade de Ica, no litoral peruano. A região fica no meio de um deserto com dunas douradas e é habitada por cerca de 100 pessoas, que vivem da atividade turística. Se você ficou curioso, conheça as atrações e passeios incríveis que você vai encontrar nesse destino!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Huacachina e como chegar

O vilarejo fica localizado a 307 km de Lima e a 803 km de Cusco. Ele é cercado por palmeiras e ainda possui uma lagoa que dizem ter propriedades terapêuticas. Hoje o local é um dos principais pontos turísticos do país e recebe visitantes ávidos por sua cultura durante todo o ano.

Como ir a Huacachina

Partindo da capital, você poderá alugar um carro, pegar um táxi ou até mesmo contratar uma excursão de um dia com uma das agências de turismo da região. Outra opção é ir até a cidade de Ica de ônibus e, depois, seguir para Huacachina com outro transporte. Vale salientar que lá não há terminal de ônibus.

O que fazer em Huacachina

Se você curte esportes radicais e lugares diferentes, certamente vai gostar de conhecer Huacachina. Lá existem atrações para os mais diversos gostos, tenha você um perfil aventureiro ou mais tranquilo. Confira as principais atrações que você verá por lá:

1. Dunas de Huacachina

Quando se fala em Huacachina, uma das primeiras coisas que vêm à mente são as várias possibilidades de diversão nas dunas. Ou seja, você poderá caminhar por elas, praticar esportes ou apenas contemplar a vista. Elas também são ótimas para tirar fotos perfeitas que você levará para toda a vida. Seja lá qual for a sua vontade, sem dúvidas, você ficará encantado.

2. Bate-volta para Paracas

Paracas é uma pequena cidade do interior do Peru que fica a 80 km de distância de Huacachina. É um local de praia, portanto você encontrará mar aberto, falésias perfeitas e ainda poderá fazer passeios de buggy e voos de parapente. A cidade também é bem charmosa e possui algumas vinícolas e pontos turísticos para tirar lindas fotos, como o Museu de Paracas.

3. Reserva Nacional de Paracas

Essa atração é o ponto alto de Paracas e pode ser visitada em um só dia. A reserva fica localizada no Pisco, que é uma área protegida da costa do Peru. Os visitantes poderão observar animais como pinguins, pelicanos e condores, além de outras espécies marítimas. Outra parte interessante desse local são as formações rochosas criadas pela ação dos ventos, que são verdadeiras obras de arte.

4. Passeio de buggy e sandboard

As dunas de Huacachina também são perfeitas para praticar esportes radicais. O local oferece passeios de buggy e sandboard, atividades muito buscadas pelos turistas que visitam a região. Basta procurar uma agência de turismo ou hostel e programar sua diversão, que dura cerca de 1 hora. Aliás, o passeio contempla a vista do deserto e muita adrenalina nas subidas e descidas das dunas.

Continua após o anúncio

5. Ilhas Ballestas

Se você tiver mais alguns dias de folga, separe pelo menos um para conhecer as Ilhas Ballestas. O local é sensacional, além de ser o refúgio de animais como golfinhos, pinguins e leões-marinhos. É nessa área que ocorre também a migração de aves que vão em busca de acasalamento e repouso nas pedras. O visitante poderá realizar um passeio de barco saindo de Paracas, com duração de 1h30.

6. Conhecer a lagoa

Agora que você já conhece as dunas, que tal fazer um passeio por essa charmosa lagoa? Muitos turistas aproveitam as suas belezas para descansar e tirar fotos. Uma curiosidade interessante é que o lago foi construído no meio das dunas para servir de atração turística e é cercado de lendas sobre a sua construção. Vale a pena conhecer sobre a história do vilarejo!

7. Pôr do sol

Após um dia incrível andando de buggy e praticando sandboard, que tal admirar as paisagens e o pôr do sol no fim da tarde? Essa é uma das visões mais lindas de Huacachina e merece um destaque especial; por isso escolha a duna mais alta e admire o sol se pondo bem na sua frente. A lembrança será maravilhosa!

8. Huaca Fucking China

Se você é daquelas pessoas que adoram locais animados e vida noturna, certamente vai amar conhecer o Huaca Fucking China, em Huacachina. O local é perfeito para comer, tomar um drink diferenciado e dançar. O bar possui vários ambientes, portanto você poderá escolher tanto a pista de dança quanto a tranquilidade das mesinhas que ficam na parte de fora.

9. Tacama

Tacama é um daqueles locais perfeitos para degustar um vinho e comer uma deliciosa comida tradicional peruana. A cidade proporciona uma verdadeira experiência gastronômica para o turista que gosta de passeios em vinícolas. As visitas geralmente são guiadas e o visitante poderá conhecer mais sobre a fabricação de vinhos e outras iguarias. Um passeio mais que inesquecível!

10. Cânion de Los Perdidos

Essa atração fica um pouco mais distante, mas as belezas naturais são tão bonitas que todo o esforço para chegar é compensado. O cânion é uma obra de arte da natureza e possui formações rochosas incríveis. Não deixe de contratar um guia, pois é muito fácil perder-se pelas areias do deserto e pelas estradas mal sinalizadas. Por esse motivo, o ideal é que você vá em uma excursão turística.

Não se esqueça de levar roupas leves para praticar as atividades, sobretudo se estiver no verão. Aliás, leve também repelente e protetor solar para se proteger do sol do deserto. É muito importante que você esteja confortável para curtir todas as atrações do início ao fim do passeio!

Onde se hospedar

Perto do lago, existem algumas opções de hospedagem com preços variados. Você encontrará desde albergues com piscina por um valor acessível até hotéis luxuosos, com restaurante e diversas comodidades. A seguir, veja nossas sugestões e escolha a que se adequar melhor à sua viagem.

  • Wild Rover Huacachina – $: se você busca opções com bom custo-benefício, certamente vai gostar desse hostel. Ele possui piscina, bar e restaurante e costuma receber muitos jovens em busca de aventuras.
  • Hostel Boulevard – $$: o Hostel Boulevard é outra alternativa de baixo custo que possui ótimo atendimento e boa localização. O café é considerado simples, porém delicioso.
  • Saramana Lugar de Descanso – $$$: já esse hotel possui quartos para família, restaurante e aceita animais de estimação. A equipe é bastante prestativa e simpática.
  • Banana’s Adventure Hostel – $$$$: se você busca um pouco mais de conforto, certamente vai encontrar nesse local. Como diferencial, o hotel disponibiliza uma atração, que pode ser um passeio de buggy ou pelas vinícolas.
  • DM Hoteles Mossone – $$$$$: essa é a opção mais cara dessa lista e, por esse motivo, mais confortável que as anteriores. Os quartos são luxuosos e as dunas estão a 2 minutos de carro.

Uma das vantagens de viajar para Huacachina é que você poderá conhecer toda a cidade em apenas um dia. Caso não queira fazer um bate-volta, certamente encontrará uma boa hospedagem para ficar!

Vídeos sobre Huacachina

Quem viaja para esse vilarejo fica fascinado com as belezas naturais e os encantos da cultura peruana. Se você quer saber mais informações, confira mais dicas nos vídeos dos viajantes que estiveram lá:

Um vilarejo no meio do oásis peruano

Conheça, nesse vídeo, os encantos da cidade de Huacachina – um lugar perfeito para quem ama fazer turismo!

Desbrave a região de Paracas

Essa é uma opção que você pode conhecer quando for ao Peru. O local é um dos mais visitados do país por turistas de todo o mundo.

Roteiro de um dia na cidade

Está em busca de atrações no Peru? Então, veja aqui um roteiro de um dia em Huacachina, para passar o dia e se aventurar nas dunas do deserto.

Descubra os melhores passeios de Lima

Aproveitando que você estará no Peru, conheça os melhores pontos turísticos de Lima e monte o seu roteiro com as atrações mais incríveis.

Anote todas as orientações para montar o seu roteiro e se divertir bastante nesse destino. Vá também para as cidades próximas, faça um tour pelas vinícolas e tire muitas fotos!

12 fotos de Huacachina para admirar

Por falar em imagens belíssimas, que tal se apaixonar mais ainda por cada cantinho desse oásis? Embora o local seja pequeno, há muitas atrações para conhecer e ficar fascinado. Veja só:

1. Você vai ficar encantado

2. Com as belezas de Huacachina

3. Seu próximo destino

4. A lagoa é perfeita

5. E as ruas são lindas

6. Com construções incríveis

7. Aproveite para andar de buggy

8. Admirar o pôr do sol

9. E fazer outros passeios

10. Pelas regiões vizinhas

11. Que também têm paisagens perfeitas

12. Sua viagem será inesquecível!

Como não ficar maravilhado com Huacachina? Aliás, antes de voltar para a sua cidade, descubra o que fazer em Lima e desfrute mais um pouco desse país cheio de história!