Conheça Ibatiba, a capital Capixaba dos Tropeiros

Por                                
Em 22.07.21

Ibatiba é uma cidade do interior do Espírito Santo, repleta de fazendas e atividades rurais. Ela é formada por um povo acolhedor, que possui forte influência dos tropeiros na sua cultura e gastronomia. Além disso, o local também é conhecido como “Cidade do Amor” e apelidado de “Trop Love”, pelos moradores. Curioso para conhecê-la? Confira mais!

Publicidade

Onde fica Ibatiba

O destino fica a 162 km de Vitória, capital do Espírito Santo, e próximo a cidades como Brejetuba, Iúna e Conceição do Castelo. O município está localizado na mesorregião sul do estado e possui mais de 26 mil habitantes. Para chegar, o visitante poderá ir de carro ou de ônibus, em linha reta através da BR-262.

O clima de Ibatiba

Ao longo do ano, a temperatura da cidade varia entre 12 e 29 graus. O inverno costuma ser frio e o verão é bastante abafado. Então a melhor época para visitar a cidade é no mês de abril e no final de setembro, quando o clima está agradável.

O que fazer em Ibatiba

Se você está em busca de uma cidade com clima interiorano para passar alguns dias relaxantes, certamente vai amar Ibatiba. O local possui atividades na natureza, restaurantes e cafés com uma culinária típica e lindas chácaras e ranchos. Por isso, confira as atrações mais visitadas pelos turistas.

1. Café Teeiro

Essa é uma ótima opção em Ibatiba para conhecer com sua família. O estabelecimento fica no meio da estrada e serve um delicioso café da manhã de fazenda. Além disso, o atendimento e o preço são considerados ótimos. A decoração é bem rústica e ainda há um mini zoológico no fundo da casa, o que é certamente uma experiência incrível para o visitante.

2. Restaurante Vó Rosinha

Outro lugar incrível para desfrutar de uma comida saborosa é o Restaurante Vovó Rosinha. O local possui um cardápio com comidas caseiras, feitas com insumos produzidos na região. A recepção e atendimento também são ótimos, assim como o custo benefício. Vale salientar que o frango com quiabo é o prato mais pedido na cozinha.

3. Caminho dos Tropeiros

A rota dos Tropeiros é um caminho turístico referente ao Tropeirismo no Paraná. É nomeado assim, pois o seu objetivo principal é reunir tradições, cultura e história dos municípios ao redor de Ibatiba. Além disso, o nome também é forte estímulo ao turismo local.

Publicidade

4. Fazenda Massini

Ibatiba possui diversas fazendas incríveis, essa é apenas uma delas. A atração é localizada no meio da estrada, bem próximo do Café Teeiro. Esse é o destino preferido de muitas pessoas que desejam passar um dia na natureza, ou mesmo descansar.

5. Haras Santa Luzia

Outro local maravilhoso para levar a família é o Haras Santa Luzia. O local é divertido, possui cavalos para montaria e uma enorme área verde para realizar caminhadas e tirar fotos.

6. Praça de Ibatiba

A praça é o local escolhido para o encontro entre amigos e o passeio de fim de tarde. O local é frequentado por famílias que vão levar os filhos para brincar ou tomar um sorvete. Além disso, nela ocorrem apresentações de filmes e eventos em épocas de festas na cidade.

7. Cervejaria Panzert

Mas, se você deseja terminar o dia num lugar agradável e descontraído com os amigos, certamente vai gostar da Cervejaria Panzert. O local é o preferido dos mais jovens da cidade para curtir um happy hour ou o final de semana. As cervejas são artesanais e produzidas na região.

8. Sítio Vovô Joaninho

O sítio do vovô Joaninho é um daqueles lugares que você vai e se sente em casa. O local é charmoso, possui atividades para crianças, como pedalinho e passeio de Tuc Tuc, um veículo similar a uma charrete, porém motorizado.

9. Rancho NDS

No Rancho NDS ocorre a criação, adestramento, doma e comércio de cavalos na cidade de Ibatiba. O local é lindo, possui uma área verde enorme e animais para recreação.

Gostou das dicas? Então aproveite os dias de descanso para aproveitar ao máximo.Vale salientar que ir de carro pode facilitar a sua locomoção, pois a maioria das atrações ficam localizadas na estrada.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem

Antes de ir para Ibatiba, é muito importante que você tenha atenção às dicas que daremos a seguir. Elas servirão de base para você fazer o seu roteiro e escolher o melhor momento do ano para viajar.

  • Sobre o clima: evite ir para Ibatiba no inverno, pois faz muito frio e você pode encontrar as atrações com neblina. Mas, caso não tenha outra opção, vá bem agasalhado.
  • Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros: esse caminho inclui restaurantes, sítios, pousadas e lojas que vendem produtos locais, como geleias, doces, mel, vinho e café.
  • Gastronomia Local: a cidade possui uma culinária simples, porém deliciosa. Você verá na maioria dos cardápios feijão tropeiro, torresmo, couve, linguiça e carne de porco na lata.
  • Reserva Ambiental: quando estiver em Ibatiba, conheça essa reserva. O local fica no Rio Pardo, perto de uma antiga usina hidrelétrica. Porém, é fundamental que você contrate um guia, pois o caminho é muito perigoso e possui mata fechada.
  • Parque Morada dos Sonhos: se estiver com amigos, visite esse local. Ele é perfeito para relaxar, realizar retiros em grupos e eventos, como aniversários e casamentos. O valor da entrada é de R$ 10 por pessoa.

O ideal é que você consiga ficar pelo menos 4 dias para conhecer a maioria das atrações que mencionamos. Por isso, escolha bem a sua pousada ou hotel fazenda para otimizar a sua experiência na cidade.

Publicidade

Onde se hospedar

Decidiu passar uns dias no município para relaxar com a família? Então confira as melhores opções de hospedagem na cidade.

  • Hotel Nacional Ibatiba – $: o hotel possui uma estrutura simples, porém bastante agradável. Ele está localizado no centro da cidade e foi reformado recentemente. Além disso, ele possui um valor acessível para o turista.
  • Pousada Rota do Mar – $$: já essa opção oferece um café da manhã variado e um bom atendimento ao cliente. O local possui quartos confortáveis e funcionários muito simpáticos.
  • Mata da Onça Lazer e Eventos – $$$: a hospedagem é grande, possui piscina, sala de jogos e área de lazer. O hotel também é o lugar preferido para realizar passeios em grupo, eventos e reuniões religiosas.

O local escolhido deve estar próximo das atrações do seu roteiro, para você perder pouco tempo na estrada. Além disso, verifique as comodidades, conforto e se o café da manhã é satisfatório para você.

10 fotos encantadoras de Ibatiba para conhecer

Está preparado para desbravar cada cantinho de Ibatiba? Então confira as fotos para conhecer os lugares mais incríveis da cidade.

1. Bem-vindo à Ibatiba

2. A capital Capixaba dos Tropeiros

3. O local possui paisagens naturais

4. Que deixam o turista maravilhado

5. Também conheça as diversas fazendas

6. E programe um passeio no campo

7. Para admirar as belas paisagens

8. Experimentar um café delicioso

9. E descansar da vida corrida de cidade grande

Publicidade

10. Não deixe esse destino de fora dos seus planos!

Ficou com vontade de visitar as fazendas, ranchos e experimentar as delícias dos restaurantes de Ibatiba, não foi? Agora que você já sabe o que conhecer na cidade, saiba também algumas dicas sobre o que fazer em Vitória. Descubra as suas atrações e pontos turísticos.