7 passeios para você conhecer as belezas naturais de Ibicoara na Bahia

Por                                
Em 26.12.21

Se você vai visitar a região da Chapada Diamantina em suas próximas férias, então saiba que você precisa conhecer as belezas de Ibicoara. Localizada na Bahia, essa cidade conta com cachoeiras, rios, cânions e mais uma série de passeios incríveis. Além disso, é o cantinho ideal para praticar ecoturismo. Confira a seguir mais detalhes desse belo recanto baiano.

Publicidade

Onde fica Ibicoara

A cidade de Ibicoara está localizada no interior do estado da Bahia, a 459 km da capital Salvador. Ela está situada na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina e possui muitas belezas naturais como rios e cachoeiras.

Como chegar

A melhor forma de chegar até lá é partindo de Salvador. De carro, o acesso é pela BR-116 em uma viagem que dura em média 7h. Se preferir, você também pode ir de transporte público. Nessa opção basta embarcar da capital para o povoado de Cascavel, vizinho à cidade. Outra boa alternativa é chegar por meio de Vitória da Conquista, pois o município também tem ônibus diários para a região.

Seja qual for a sua forma de visitar Ibicoara vale a pena curtir o passeio desde o início. Afinal, a região da Chapada Diamantina conta com muitas belezas naturais assim como destinos únicos. Com certeza você vai amar descobrir as belezas do local!

A história de Ibicoara

A cidade de Ibicoara surgiu no século XIX e foi habitada por tropeiros e garimpeiros que exploravam a região em busca de ouro. O seu desenvolvimento aconteceu por conta da agricultura e de plantações de café, que são comuns no município até os dias de hoje. A cidade é considerada jovem e tem apenas 59 anos de fundação.

O nome Ibicoara tem origem tupi e significa “buraco na terra”. Atualmente, a cidade tem a sua economia marcada por produções cafeeiras, artesanato e a culinária local. Além disso, o ecoturismo também tem crescido na região e atrai muitos visitantes.

O que fazer em Ibicoara

A cidade de Ibicoara conta com muitas belezas naturais e também ótimas opções de passeios. Na região é possível visitar cânions, cachoeiras e destinos ainda pouco conhecidos. Veja a seguir 7 programas que você não pode deixar de curtir quando for conhecê-la:

Publicidade

1. Vale do Baixão de Ibicoara

O Vale do Baixão é um destino que vai te garantir momentos únicos em Ibicoara. Localizada na zona rural, a atração possui paisagens lindas e conta com uma série de passeios. No local, é possível visitar cachoeiras, rios e mirantes e, assim, curtir bastante o contato com a natureza. Uma dica é visitar o Rio Jiboia, que é perfeito para praticar esportes aquáticos.

2. Cachoeira do Buracão

A Cachoeira do Buracão é uma das mais belas da Chapada Diamantina e por isso não pode ficar fora do seu roteiro. A atração fica a 30 km de Ibicoara, mas as suas belezas também valem a visita. Lá, você pode desfrutar de piscinas naturais de águas claras e admirar um cânion de 90 metros de altura. O seu acesso é realizado por de uma trilha de dificuldade média.

3. Cachoeira da Fumacinha

A Cachoeira da Fumacinha é mais uma cachoeira que vai te surpreender durante o passeio. Situada em um cânion de 290 metros de altura, a queda d’água é cercada por rochedos e atrai muitos visitantes. No local, você pode conhecer tanto a parte baixa como a parte alta, que tem um visual único da região. Por fim, para visitá-la é preciso fazer uma trilha moderada.

4. Cachoeira do Licuri

A Cachoeira do Licuri é perfeita para quem deseja curtir um cantinho com mais sossego. A atração está localizada em meio a um vale, por isso conta com muitas belezas naturais. O local é ótimo para relaxar e desfrutar de um banho de rio delicioso. Além disso, tem um mirante com uma vista linda. Vale lembrar que para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha de nível leve.

5. Cachoeira Véu de Noiva

Localizada a 30 km do centro de Ibicoara, a Cachoeira Véu de Noiva também promete bons momentos de descanso na viagem. Ela tem acesso por uma trilha curta em meio a natureza e também garante muitas atividades. Lá, é possível se divertir em piscinas naturais e curtir mais de 30 metros de quedas d’água. Sem dúvida, é um ótimo cantinho para conhecer com a família na cidade.

6. Parque Natural Municipal do Espalhado

Além de cachoeiras incríveis, Ibicoara também conta com destinos que reúnem mais atrações naturais. O Parque Natural do Espalhado tem passeios e cantinhos únicos que também pedem uma visita. O local possui uma área de 611 hectares, com saltos, cânions e, aliás, é ideal para fazer passeios ecológicos. Com certeza, você também vai curtir conhecê-lo.

7. Culinária local

Após de um dia cheio de aventuras, que tal repor as energias conhecendo a culinária de Ibicoara? No centro da cidade é possível encontrar ótimos estabelecimentos que valorizam os sabores locais. Uma dica é provar os produtos artesanais, como doces e licores, que são comuns no interior do estado. Sem dúvida, essa vai ser a melhor forma de encerrar a sua viagem.

A partir de todas essas dicas de atrações, com certeza a sua viagem para Ibicoara será incrível! Para o seu passeio ser perfeito, escolha conhecer a cidade com as agências de turismo. Afinal, a visitação a maioria dos atrativos é particular e muitos destinos pedem a companhia de um guia. Então, a melhor pedida é contratar um pacote de passeios para curtir a região, ok?

Onde se hospedar em Ibicoara

Embora seja uma cidade pequena, Ibicoara conta com boas opções de estadia. A maioria das hospedagens são acessíveis e tem aquele clima de interior. Veja a seguir algumas sugestões para você considerar:

Publicidade

  • Pousada Kabana de Pedra – $: essa opção fica próxima do centro da cidade e é uma boa escolha para quem deseja economizar na viagem, pois possui ótimo custo-benefício. O espaço conta com quartos bem equipados, bom atendimento, assim como muitas opções de lazer;
  • Pousada Raposa – $$: essa opção está localizada em meio a natureza, por isso é ideal para quem busca mais sossego. Ela possui ambiente familiar, quartos completos, restaurante e um ótimo café da manhã. O seu diferencial fica por conta do atendimento, pois a recepção é muito elogiada pelos visitantes;
  • Pousada Capão do Mel – $$$: essa escolha tem quartos e ambientes agradáveis, sendo uma ótima hospadagem para a família. Ela também tem bom atendimento e uma área externa ampla. O café da manhã está incluso e é farto, o que é perfeito para iniciar bem o dia de passeios pela cidade.

Seja qual for a opção escolhida, com certeza você vai curtir se hospedar em Ibicoara. Afinal, a cidade tem sugestões acessíveis e com um bom custo-benefício. Descanse e depois curta muito a região.

10 fotos lindas de Ibicoara para inspirar ainda mais o seu passeio

Depois de ficar por dentro de boas dicas sobre Ibicoara, também vale a pena conhecer um pouquinho mais das belezas da cidade, não é? A seguir, veja fotos lindas do destino e apaixone-se ainda mais:

1. Se você ama praticar ecoturismo

2. E adora curtir passeios em meio a natureza

3. Então, saiba que você precisa conhecer as belezas de Ibicoara

4. Essa cidade conta com muitas belezas naturais

5. Assim como uma série de programas incríveis!

6. Lá, você pode tomar um bom banho de cachoeira

7. Fazer trilhas ecológicas

8. E curtir passeios com muita aventura

9. Pronto para conhecer todas as belezas dessa bela região da Bahia?

10. Marque logo o seu tour e divirta-se na Chapada Diamantina!

Animou em visitar Ibicoara? Então não demore em conhecer todas as belezas desse belo recanto baiano. Se estiver com mais tempo livre, conheça também a cidade de Lençóis, que possui muitas belezas naturais assim como passeios incríveis! Sem dúvida você vai adorar visitá-la também!